Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    É bom lembrar também que há cerca trinta anos, dois químicos da Universidade de Utah anunciaram a fusão nuclear à temperatura ambiente. A fusão do Sol ocorre a enorme temperatura e pressão. Um dos químicos obstruiu dados para que a experiência fosse replicada e confirmada por pares. Por isso que a replicação pelos pares na ciência é importante para evitar fraudes. Mas nesse caso a replicação envolve grandes recursos financeiros e de instalações, tornando o processo demorado.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Há 60 anos atrás estávamos a 30 anos de conseguir energia via fusão. 60 anos depois, parece que ainda estamos a 30 anos de conseguir. Embora o sarcasmo do comentário, espero que isto seja resolvido o quanto antes.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    No universo temos espaço e energia, esta última se transformando em matéria. Após a explosão de uma supernova os gases que vagueiam no espaço, compostos principalmente de hidrogênio, pelo efeito da gravidade dá início à formação de um novo Sol. A fusão nuclear de hidrogênio no seu interior faz nascer a luz do Sol, que perdurará bilhões de anos até este se transformar numa supernova e explodir novamente dando início ao processo. O interessante é que esse processo pode dar início à vida também.

    Responda
  4. Enrique Castro

    Interessante... se a notícia fala da solução do problema energético da humanidade: 2 comentários. Quando se fala de Neymar o Bolsonaro... centos de comentários e discussão forte. O interesse parece ser inversamente proporcional à importância do argumento. Voltando ao assunto, se um kWh produzido por fusão custa 1 milhão de dólares (hoje deve estar na faixa do bilhão) nunca usaremos essa fonte de energia, que produz também certa quantidade de resíduos radiativos. Falta muuuuito desenvolvimento.

    Responda
  5. Celso Caramori

    Isto sim é uma notícia deveras importante, Deveria sair no JOrnal Nacional, no Datena, até no Ratinho

    Responda