Opinião > Gastando por conta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Pery Pedro

    Ele nunca escondeu sua irresponsabilidade. Sempre a pregou durante a campanha. Quem pariu Mateus que o embale. A Folha tem que fazer como fizeram com o orçamento secreto e a PEC suicida: mudem o nome. Passem a chamar irresponsabilidade fiscal de Foco na Pobreza. Soa melhor e não desaponta os desavisados deste espaço. A Folha é a Jovem Pan deste governo.

    Responda
  2. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

    Com a adoção dessa coisa de PEC da Gastança (mas Orçamento Secreto não pode, né?), assinatura cancelada

    Responda
  3. Ary Dantas oliveira Junior

    aquele assunto de isenção de IRPF até R$ 5000, tanto alar...deado na campanha, parece que foi esquecido. e a fami......gerada tabela irpf, vai ser corrigida ou e' outra " so' promessa eleitoreira ". ????

    Responda
  4. Clarissa Nina

    Entendo o ponto sobre a conveniência de discutir ajustes em outros programas, mas isso representaria rediscutir todo o orçamento agora. Se há urgência, identificar e cobrir as crateras do orçamento parece mais prático e viável. Os ajustes podem, inclusive, ser feitos posteriormente, por meio de contingenciamentos.

    Responda
  5. Marcelo Barbosa Câmara

    Esqueceu de falar quantos bilhões vão para o ralo com a política de juros do BC

    Responda
  6. Glauco Bruce Rodrigues

    Mais um editorial indecente, irresponsável e indecoroso dos porta-vozes da Faria Lima.

    Responda
  7. Daniel Reis Plá

    Sim, gastos com educação, saúde, saneamento, obras, servidores que estão há quase dez anos sem nem correção salarial..Sucateados pelo governo de Bolsonaro...São gastança. Cumpri meu propósito de assinar a FSP no período de nosso proto ditador. Agora, que a democracia voltou é hora de parar de apoiar sandices como as ditas nesse editorial.

    Responda
    1. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

      acabei de cancelar

    2. IGOR MOUTINHO

      valeu, Daniel - cancelar assinatura já!!

  8. Antonio Thadeu Wojciechowski

    A m...quem fez durante 4 anos foi o Bozonaro e a Folha foi conivente, então, parem com essa ladainha e deixem o Lula governar.

    Responda
  9. Fernando Antônio P Lemos

    Irresponsável é uma palavra muito forte. Ainda mais que não houve nenhum argumento que mostrasse essa irresponsabilidade. Num país devastado como o nosso, é irresponsável o jornal jogar gasolina na fogueira dos que só leem título e não a matéria para a fabricação de fakenews. Agindo dessa forma é que a mídia deu chance para a tragédia que se instalou no Palácio do Planalto, inclusive transformando determinado juiz e suas práticas em herói e em correção, de maneira, essa sim, irresponsável.

    Responda
  10. Gleison Pereira Leocadio

    ....3....2....1.... começa o boicote irresponsável da FSP ao governo Lula,

    Responda
  11. Emilia Amoedo

    zzzzzzzzzzzzz.....ai que sono, Folha....zzzzzzzzzzz

    Responda
  12. Maria Paula Santos

    "A tese de sucateamento da máquina não se sustenta". O que não se sustenta é esta frase. O autor não faz a mínima ideia do que se passa na "máquina" e confunde a derrama feita pelo governo que se fina com investimento.

    Responda
  13. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Que decepção Folha. Pensei que fosse um veículo de informação isento e honesto. Críticas responsáveis são necessárias mas isso aí é só má fé.

    Responda
  14. Lisandro von Muhlen

    Nossa, verdade, que absurdo gastar mais em saúde, educação, segurança, defesa, corrigindo o orçamento fictício apresentado pelo atual desgovernante... ainda mais depois de um ano de recorde de arrecadação e previsão contínua de alta. Por favor.

    Responda
  15. Emerson dos Santos

    A Folha não publicou o meu texto. Não há ofensas ou palavrões. Liberdade de expressão, de fato, só para o dono do jornal.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É qdo a opinião é contrária né?

  16. Emerson dos Santos

    Folha de S Paulo: um jornal a serviço do mercado, do sistema financeiro e das elites. Apoiou 1964, 2016, e a eleição do pior presidente da história.

    Responda
  17. Iraia Galindo

    Irresponsável é a Folha.

    Responda
  18. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Está tudo sucateado! Bolsonaro acabou com o país. Os hospitais universitários atendem ao povo. A merenda é a única refeição para muitas crianças brasileiras. As enchentes estão apenas começando. O caos humanitário é enorme! Assim, infelizmente, não existe outra opção senão "gastar". Quem não depende do governo é contra as "gastanças". É bem assim.

    Responda
  19. Sandra Maria Cabral

    Eita Folha irresponsável!!!

    Responda
  20. Taniara Aguiar de Souza

    A Folha pensa que elegemos Lula para ele deixar o "tal mercado" governar. Ou Folha, divide aí a "irresponsabilidade" de buscar recursos para tocar a máquina pública com o Congresso. São eles que irão aprovar, ou não. Assim, vocês matam dois coelhos, digo, dois poderes do Estado Democrático com uma cajadada só. Lembrem-se que o povo elegeu o Presidente Lula e o Congresso. O "tal mercado" não se candidatou. Recebeu algum voto? Juízo, mercadores da desgraça!

    Responda
  21. clarice speranza

    Este editorial reflete a postura de um jornal que apoiou alegremente o golpe contra Dilma e defende agora as posições rentistas de seus proprietários. Lamentável o fim do jornalismo brasileiro. Grandes jornais viraram house organ de bancos e financeiras, sem qualquer compromisso com o interesse público. O compromisso com o teto de gastos esconde uma licença irrestrita para a gastança (aí sim) do Estado com o pagamento de juros ao mercado privado. E dane-se a população.

    Responda
  22. AILTON SOUZA

    Calma Folha, espere Lula assumir. Que pressa!

    Responda
  23. AILTON SOUZA

    Calma Folha, espere Lula assumir. Que pressa!

    Responda
  24. Nathália Moreira

    "O restante é distribuído alegremente". Pergunto ao autor se um orçamento que prevê o preço de uma Van (isso mesmo, 400k) como valor total para transporte escolar de um país deste tamanho é algo sério? Não precisa de ajuste? Um orçamento de 36 centavos por aluno para merenda é algo aceitável, meu caro? É como se eu em minha casa me preparasse para viver com 100 por mês. É simplesmente impossível. Tome vergonha. A peça orçamentária existente é uma vergonha. Inexequível e irrealista.

    Responda
    1. Nathália Moreira

      O orçamento do atual governo é mais ficção que filme da Marvel.

  25. vicente oliveira

    Se os Banqueiros,corretores e demais especuladores tão reclamando e um sinal queLula tá no rumo certo

    Responda
  26. eduardo gonçalves de castro

    Bolsonaro nem saiu e a folha já está com saudades dos ataques do presidente. Folha, deixa o Lula tomar posse, fazer um governo no primeiro ano e depois se nada mudar tudo bem, ok? Paz!

    Responda
  27. vicente oliveira

    Traduzindo:O que a famiglia frias dona da maio dede de maquininha de cartão de crédito a abusiva Pag seguro , federação dos bancos e demais especuladores pensam.

    Responda
    1. vicente oliveira

      Nb:Maior rede

  28. Rodrigo Campos Dilelio

    Editorial sob encomenda do Arthur Lira.

    Responda
  29. Paulo Sales

    A economia que a imprensa defende, debate, analisa e divulga, é a economia do qie resta. Depois de pagar mensalmente divida interna absurda, previdência publica do privilégios, isenção fiscal paternalista aos montes, facilidades, subsidios e não taxação de fortunas e rendas, ai sobra uma tiquitinha pra administrar o país. É essa tiquitinha que todo mundo gosta de dar palpite e fazer críticas.

    Responda
  30. Jailton Souza Lira

    A FSP sendo porta-voz do sistema financeiro enquanto ignora absolutamente as necessidades da população. Um texto vil pela sua essência e pelo o que defende.

    Responda
    1. vicente oliveira

      A folha é o sistema financeiro,a folha é dona da rede Pag seguro ,sua principal atividade é especular,o jornal é só para dar um pequeno verniz a família de tubarões.

  31. Mauricio Borborema de Medeiros

    "O restante é alegremente espalhado pelas mais diversas áreas da administração, de saúde e educação até habitação, ciência e tecnologia, turismo, defesa, agricultura, ambiente e outras —sem esquecer um reajuste salarial para os servidores do Executivo." Folha, isso se chama governar. E que saudade de um governo de verdade. A opinião de vocês não tem nada a ver com responsabilidade fiscal, é apenas cegueira ideológica.

    Responda
  32. José Bueno

    Lula e a equipe de transição já mostraram que uma política econômica e social não pode se reduzir à mera satisfação deste "mercado" da Folha. Felizmente, Lula e seus assessores acompanham os avanços na teoria econômica que estão afetando as tomadas de decisão dos principais agentes econômicos do mundo. A economia é uma pouco mais complexa e dinâmica do que os envelhecidos manuais de Economía clássica.

    Responda
  33. José Bueno

    Lula e a equipe de transição já mostraram que uma política econômica e social não pode se reduzir à mera satisfação deste "mercado" da Folha. Felizmente, Lula e seus assessores acompanham os avanços na teoria econômica que estão afetando as tomadas de decisão dos principais agentes econômicos do mundo. A economia é uma pouco mais complexa e dinâmica do que os envelhecidos manuais de Economía clássica.

    Responda
  34. andre lunardelli

    Parabéns à Folha. Ao mesmo tempo fico abismado com a quantidade de leitores prefere ficar como gado contra o que foi claramente explicado aqui e que está de acordo com praticamente todos os especialistas da área. Enquanto o gado bolsonarista quer destruir a democracia porque odeia o "sistema" político, o gado petista parece querer destruir a economia por odiar o sistema econômico...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A economia não vai ser destruída ela já foi a 4 anos e foram 800 bi de furo no teto, o problema que está morrendo seres humanos sabe o que é seres humanos?

  35. Aljamir Duarte Chedid

    Finalmente a Folha de São Paulo se comporta como o jornal que sempre pensei estar assinando. Às vezes, nem é preciso ser profeta para enxergar o óbvio. Há um livro genial de GG Marquez chamado “ Crônica de uma morte anunciada……… Parabéns pelo editorial FSP

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      parece o bozo querendo que morram asfixiados

  36. Adolfo Coli

    2023 será um ano bem turbulento na politica e no país. Lembrando 2003 no primeiro ano do Lula.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Boa Dagmar

    2. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Depois veio a bonança. Brasil se tornou a 6a economia do mundo e deixou o mapa sa fome da ONU.

  37. Rondon De Castro

    O editorial quer fazer crer que o 1,8 trilhão gastos são a prova de que o país não está sucateado. Quer dizer que o governo atual gastou o dinheiro da forma correta, cuidando devidamente do funcionamento dos serviços públicos. Estou impressionado!

    Responda
    1. Marcelo Do Prado Oliveira

      Esse argumento mostra que o editorial buscou fundamentar uma opinião ao inves de opinar com base em fundamentos.

  38. José Manoel Martins

    Folha Cobre do inominável os 800 Bilhões acima do Teto primeiro, ou cale-se para sempre

    Responda
  39. José Odon Duarte Machado

    Análise rasa. Vou repensar minha relação com a Folha. Estar pagando para ter publicações de sandices como desta opinião me faz sentir um idiota.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A FSP pode expressar a sua opinião o que não pode é o povo acreditar nela

  40. José Adolfo Mota de Almeida

    A FSP queria que o país funcionasse sem orçamento. A Faria Lima deve tá pagando bem!

    Responda
  41. luiz alfredo Rezende

    A Folha não teve o menor pudor em apoiar um cidadão condenado até o talo por corrupção...corroborou com o discurso mentiroso que sustentou a maior maracutaia jurídica em terras tupiniquins e quiça do planeta.....agora... guente

    Responda
    1. José Bueno

      * Mentiras contra Lula, pode?!?

    2. José Bueno

      Mentiras contra,Lula pode?!?

    3. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Vive em que planeta? F sempre foi crítica feroz do PT. Tucana fervorosa. Manchetes dias seguidos louvando Moro e a parcial a Jato. Escândalo foi a parcialidade do juiz condenado até pelo Comitê de DH da ONU, formado por 12 juristas renomados de 12 países diferentes. Agora tem o desplante de dizer que verbas para a saúde e educação (q estão sucateadas) é desperdício.

  42. Anderson Nunes

    Será até o fim com essa estratégia FSP? Faturar com comissão paga pela especulação da faria lima? De fato vcs acreditam que isso jamais dará a volta em vcs, jornal lacaio do sistema financeiro Internacional, que não constrói nada é só destrói dignidades. Vão em frente, vcs e os seus talvez ganhem mais algumas migalha$

    Responda
  43. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Imaginem a folha governando o país? Estamos num país cheios de miseráveis, e a FSP já escolheu quem irá apoiar.

    Responda
  44. Marciano Alves

    Na matéria diz que os outros 70 bilhões são distribuídos alegremente por áreas como educação e saúde... ora, e não seria para se colocar dinheiro nessas áreas?! Ora, francamente, vão se fo...

    Responda
  45. luiz alfredo Rezende

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Bueno

      Duas mentiras que não devem ficar. O cidadão não foi condenado e a FSP não corroborou com o discurso mentiroso. Não atende a orientação de moderação deste jornal.

    2. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Nunca houve. Sempre foi tucana fervorosa. E infrator é Bozo. Lula foi considerado perseguido político até pelo Comitê de DH da ONU, formado por 13 renomados juristas de 12 países diferentes. Moro considerado parcial e indigno

    3. José Bueno

      Duas mentiras. Não passou pelo moderador deste jornal?

  46. Irene Regina Pedroso Ferreira

    Tenho certeza que, assim como eu, muitos leitores estão se lixando para o que a Folha pensa, mesmo porque ela não pensa. E se pensa, pensa somente nos seus lucros e de seus pares, a elite podre deste país. Egoístas que exploram os pobres e no Natal dão uma esmolinha. Aliás, a grande maioria dessa "gente" votou no mito para salvaguardar seus interesses mesquinhos. Este jornal não vale nada, o que vale mesmo são muitos de seus leitores que dão uma aula diária de economia, cultura e humanidade.

    Responda
  47. Irene Regina Pedroso Ferreira

    Tenho certeza que, assim como eu, muitos leitores estão se lixando para o que a Folha pensa, mesmo porque ela não pensa. E se pensa, pensa somente nos seus lucros e de seus pares, a elite podre deste país. Egoístas que exploram os pobres e no Natal dão uma esmolinha. Aliás, a grande maioria dessa "gente" votou no mito para salvaguardar seus interesses mesquinhos. Este jornal não vale nada, o que vale mesmo são muitos de seus leitores que dão uma aula diária de economia, cultura e humanidade.

    Responda
  48. Marciano Alves

    Acho que dinheirama é irresponsabilidade foram 800 bilhões além do teto, feito por Bolsonaro sem qualquer contrapartida social. E o mercado não disse nada. Ora, vão se catar.

    Responda
  49. Samuel Fagundes

    Fsp, porta-voz da elite atrasada.

    Responda
  50. Desirrê Freitas

    A família Frias, fascista e genocida, já indenizou, ao menos, as famílias daqueles que ela matou na Ditadura com empréstimos de carros a torturadores? Vai devolver a grana que ganhou na farra da Ditadura?

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.