Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Dias

    Ao assistir um filme como "Nomadland", de Chloé Zhao temos a exata dimensão das consequências do neoliberalismo, como política econômica. Compreende-se também o crescimento da extrema-direita, em particular, no sul dos EUA. Brancos pobres, miseráveis transitam pelo país, em trailers, desesperançosos de uma vida melhor. Em contrapartida, bilionários acumulam cada vez mais riqueza e procuram dominar os meios de comunicação para manter o controle do discurso já hegemonizado nas redes sociais.

    Responda
  2. Sergio Dias

    Lula vem sofrendo as mesmas críticas que Biden enfrentou no início de governo ao anunciar sua plataforma econômica keynesiana. Dizem eles que o keynesianismo que tirou o capitalismo do fundo do poço após a segunda guerra mundial não é ciência econômica. Se ancoram em Smith, Mises e Hayke. Essas ideias ao serem aplicadas só viram a miséria avançar, inclusive, nos EUA. Basta olhar os EUA dos anos 1950 e o atual. Keynes dizia, olho nos banqueiros, afinal são capazes de tudo, na busca da liquidez.

    Responda
  3. Sergio Dias

    Não há como dar refresco ao tal Mercado. Por querer comer a galinha com ovos de ouro ainda no útero. Trouxeram do fundo das entranhas mais profundas do país a extrema-direita que ora fere, amedronta e destrói. Fato desconhecido até então, jovens com ensino médio têm se somado ao crime e começam a frequentar, em maioria, as Febens da vida. Ao receber os entregadores, sem esperança, fico pensando. Olha Mercado, o que fizeste! Mereces o que então?

    Responda
  4. Dionisio DeBarros

    Donos do dinheiro estao com medo que aumento de consumo, puxado por investimentos publicos direcionados aos esquecidos de baixa renda, alem de gerar crescimento economico, gere tambem inflacao. Donos do dinheiro preferem que nada mude. Que o governo continue remunerando 14%AA em suas aplicacoes parasitarias, e esqueca de vez esse negocio de manufatura e crescimento economico. Por isso adoram o ex-governo bosonaro, que os remunera bem com juros altos e produz nada.

    Responda
  5. Sergio Dias

    Lula deve ter uma carta na manga. Ele só costuma ser inflexível quando tem todos os ases na mão. Quem sabe isso não advirá da questão ambiental. Com fortes aportes financeiros vindos de fora. Quem sabe o Citi não saiba de algo que desconhecemos.

    Responda
  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O tempo parou para o lulopetismo. Tudo igual, tudo vai mal. Alteração da Lei das Estatais visando uso político e já corrompendo o espírito da lei, um não peremptório às privatizações, criação de Ministérios para acomodação de compadres, desprezo pela Responsabilidade Fiscal significando gastança sem levar em conta os custos, Haddad já fala do aumento da carga tributária. O jeito é colocar o coração à larga, acalmar e esperar para ver no que vai dar. (Claudia F.)

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Dionisio preferem sim não é mesmo uma incoerência? ou é bu rri ce?

    2. Gilmar Maghenzani

      Sem essa de Lulopetismo agora é frente ampla e que não foi para acomodar compadres não, foi o centrão que forçou para ter mais cargos e negociar com Lula, a FSP disse isso mas eu não caí nessa vê se vc tbm não caia

    3. Dionisio DeBarros

      Parece que vcs nao gostam de ter que retornar aos velhos e bons tempos de crescimento economico de 5% AA, com pleno emprego, obras por todo o pais. Alguns preferem permanecer eternamente na estagnacao que caracterizou os governos temer-bosonaro.

  7. Alberto A Neto

    Luís Inácio III não aprendeu nada, não esqueceu nada. Derrete em 2 semanas o minúsculo bônus eleitoral obtido por um triz. Luís Inácio III dá mostra de que a idade eliminou seu instinto de sobrevivência política e de não ter aproveitado o cárcere para refletir sobre o "que fazer". Luís Inácio III ressuscitou "O Aloprado". Luís Inácio III comete seu quinto erro crasso no BNDES. A lua que vem por aí é de fel. Uma pena! Pouca gente tem uma terceira chance na vida. E que chance!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      depois de chorar bastante na cama que é lugar quente Alberto, procure ler o Sakamoto de hoje

    2. Robson Simões

      Democracia é assim mesmo: no voto. Lugar de chorar é na cama, Albertinho .

  8. Fernando Alves

    Alguém viu o colunista que se preocupa tanto com dívida comentar o rombo de quinhentos bi que o Bozo deixou no setor de energia? Isso pelo visto não afeta as contas públicas, nem juros futuros, nem o humor dos mercados. Essa conta eles pagam com gosto.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é só enxergam o querem ver típico de bolsominium

  9. Gil Almeida

    Lula já aprendeu com Dilma2 que sem controle de gastos, o país afunda ainda mais. Tem que reduzir os gastos com os privilegiados funcionários públicos e aposentados e com as renúncias fiscais. Basta cortar 10% dessa farra que as contas fecham. Agora, se quiser transformar o Brasil em potência mundial, basta corta essa farra pela metade. Vai sobrar uma montanha de dinheiro para cuidar do país e de suas famílias.

    Responda
  10. Amelides Santos

    Oi, Alguém aí... avise ao Vinícius e ao mercado - este ser etéreo - que eles perderam a eleição. O que se espera é que o novo governo cumpra as suas promessas de campanha. E vocês, passem de situação à oposição, que é o papel que lhes resta.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Putz o melhor comentário de hoje parabéns

  11. Rafael Pereira

    Acho curioso ver o comentário das pessoas com raiva sobre a análise do VTF sobre como o mercado ou ou o BC vão reagir às mudanças propostas pelo novo governo. É uma simples análise de um processo de causa e efeito que ocorre na economia e que é conhecido. É como ter raiva de alguem que te explique como as marés funcionam por causa da gravidade da lua. A maré não deixa de subir porque você discorda, nossos irmãos argentinos que o digam.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O problema não é a raiva é que no governo do presidente dele aconteceram as coisas que o mercado abomina mas ele e ninguém do mercado disse que o governo iria despencar, percebe?

    2. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Acredita mesmo que economia é uma ciência exata? Nem O FMI acredita mais nisso. Instrumento de poder. Contorcionismo dos números aliado ao jogo especulativo do mercado. Procure se informar além da cartilha desse representante dos bancos.

    3. Fernando Alves

      Curioso é alguém achar que tem algo de técnico nessas análises. Deve ser alguém que ainda vive com aquela ilusão de que o mercado é uma entidade divina que protege os interesses do povo.

    4. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      O articulista jamais criticou Bolsonaro qto ao aumento da fome, o fim da Farmácia Popular, a fila do SUS, o sucateamento das universidades públicas, o não repasse de verbas para a merenda escolar, etc etc Pagou o juros da dívida? Banqueiros felizes? Então... tudo ok

    5. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Errado. Tudo na vida é política e jogo de poder. A economia não é ciência exata. Economistas sérios já disseram.isso. É instrumento de poder. O articulista JAMAIS criticou o Bozo qto ao aumento da fome, do sucateamento do SUS, o fim da Farmácia Popular, o sucateamento das universidades públicas. Bozo pagou os juros da dívida...banqueiros felizes... o povo q se dane.

    6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Sabe quanto estão os juros ? Quem colocou nas alturas ?

  12. José Cardoso

    Títulos públicos prefixados de longo prazo já estão com mais de 6% reais (acima da inflação). Debêntures de empresas privadas tem que pagar mais que isso, o que inibe investimentos. Não me surpreenderia se o BNDEs voltasse com a política de juros fortemente subsidiados para setores e empresas selecionadas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Os governos de quem quer que sejam em algum momento tem de fazer isso pq não conseguem fazer com a economia se ajeite

  13. Carlos Alberto Adi Vieira

    Esta pressão dos agentes econômicos sobre o futuro presidente é inominável. Beira a chantagem e ameaça de boicote. Está lamúria, este temor ,dos banqueiros e companhia é assustador: cheira a golpe.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      cheira golpe? veja o edital da FSP de hoje

    2. Gilmar Maghenzani

      Rodrigo é dinheiro de pinga eu ficaria preocupado é com o capital de fora que o bozo ruiu

    3. Fernando Alves

      E se o governo tirar a isenção de quatrocentos bi por ano desses agentes que supostamente financiam o governo, quem quebra primeiro? Acho que os mamateiros da "iniciativa privada".

    4. Rodrigo Andrade

      Quem coloca o seu dinheiro pra financiar os excessos do governo deveria simplesmente retirar o seu capital. Aí veríamos como o governo faria pra continuar a gastança.

  14. Amelides Santos

    Por favor.. Alguém aí... Avise ao Vinícius e ao "mercado" - esse ser sobrenatural - que eles PERDERAM A ELEIÇÃO. Que o novo governo cumpra suas promessas, e eles que se acomodem. Relaxa que foi menos!

    Responda
  15. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    Esse pessoal não aprende. Até o FMI já desistiu de políticas neoliberais da escola de Chicago, que só causaram miséria e fome. FHC, com sua obsessão por arrochar despesas ou investimentos, deixou herança de 12% de desemprego e 11% de inflação.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Dalton o populismo eleitoral que vc diz nos levou a sexta economia do mundo, reserva cambial de 600 bi de dólares e risco Brasil a 300 porcento positivos, tire o ódio do Pt do coração de resto concordei com tudo

    2. Gilmar Maghenzani

      Dagmar esqueceu que triplicou a dívida externa é que não tinha teto

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      FHC não foi santo, mas deixou uma estrada limpa para o pt, o qual fritou a maior oportunidade que o país já teve, por populismo eleitoral e vaidade ideológica. O bozo agravou isso tudo, e produziu um descalabro total. Voltaremos àquilo que foi muito ruim, por conta de ter-se de afastar o péssimo. A culpa, claro, será dos outros. Duzmercado, do qual vc faz parte, mas imagina que seja algo alheio a vc.

  16. Edson Rocha

    Será que essa raça suja desse "sobrenatural mercado" estaria tão preocupado com o Brasil se o estu pício tivesse ganho as eleições ? Será que se acham com moral de cobrar qualquer coisa do novo governo ? A questão aqui não é preocupação com o país ; é tentar chantagear o novo governo pra continuar a encher o rhabo de dinheiro

    Responda
    1. Fernando Alves

      Mercado existe na Coreia do Norte também. Quem fala em "mercado" não está falando em sistema econômico. Se eu sou mercado, quero recebe minha fatia dos quatrocentos bi anuais que o governo dá de lambuja pro mercado. Pelo contrário, eu pago a farra do mercado.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é sobrenatural, e vc é um dos agentes do mercado, por mais sobrenatural que isso lhe pareça.

  17. Adauto Lima

    O Bolsa Família resgatou milhões de brasileiros da miséria. Mas os desvios da boa governança funcionaram como cabo eleitoral sob medida e assim surgiu o Auxílio Brasil. No seu período houve o que vimos e o que vimos funcionou como um cabo eleitoral perfeito para o ressurgimento do Bolsa Família. Pelo jeito, começaram com o pé esquerdo e pelo mesmo caminho que não funcionou antes. Aposto que daqui a 4 anos veremos o ressurgimento do Auxílio Brasil.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Começou com o pé esquerdo sim pq querem ajudar o mercado e não o povo

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bastante provável.

  18. andre lunardelli

    Artigo perfeito! Lula viajando e radicalizando na ideologia, de modo parecido com Bolsonaro, seus apoiadores reagindo como os bolsonaristas, e Haddad sem força, ao contrário de Guedes.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      fome

    2. Gilmar Maghenzani

      quem não passa fomo não se preocupa com ela e sim com a economia para que fique mais rico

    3. andre lunardelli

      Dagmar Maria, orçamento se faz com conta. Radicalismo se faz sem conta, como você e outros petistas. Auxílio, merenda, SUS e universidades estão na minha conta, enquanto desemprego e destruição da economia não estão na sua.

    4. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Alguém aí está preocupado com a fome, com o sucateamento das universidades federais com a fila DO SUS? Hipocritas!

  19. Evandro Sada

    Ôpa. Já ganhei um troquinho ontem com o aumento dos juros futuros. Com os políticos que temos, à esquerda e á direita, sempre dá pra ganhar apostando contra o Brasil. Fazendo arminha ou o fazendo o L , é muito fácil ganhar dinheiro no mercado financeiro com os populistas. Quero mais que o Lula tenha 70 Ministérios e que o Centrão domine o governo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Fico imaginando o que é o Dalton, será que um robô de algum banco?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. Os leitores comentaristas acham que fé, simpatia e satisfação ideológica solucionam a equação orçamentária. Creem que pelo fato de o bozo ter sido alijado a economia se fará virtuosa. E, claro, tudo de errado é sempre culpa do mercado, como se todos não fizessem parte do mercado.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      A classe média tem uns troquinhos na poupança e se acha " investidora no mercado de capitais".

    4. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Olhando o próprio umbigo enquanto crianças passam fome. Lula tem compromisso em acabar com a fome.

  20. Moezio Martins dos Santos

    Que matéria ridícula e sem nenhuma credibilidade. O Lula é presidente apartir de janeiro, até lá o fascista continua.

    Responda
  21. Márcio Santana

    Tá. Quer dizer que quatro anos de ação fascista, do saque de mais de 700 bi para compra de votos, da ação criminosa de caminhoneiros financiados por empresários do agrofascismo, da expansão do tráfico de armas e ouro, do desmatamento recorde na Amazônia e da compra de mansões com dinheiro vivo não afetaram as taxas de juros. Mas, sim, a vitória da Democracia. Chega de mistificação!

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      "Vitória da Democracia"! kkkk Amigo, acorda. Só muda quem mete a mão no seu bolso e com que força faz isso, nada mais...

  22. Marcos Benassi

    Vêtêfê, desconfio que muitos dos leitores crêem que você se comporta como os apostadores do mercado, crê do que seu texto não é apuração jornalística + conhecimento pessoal, mas sim, aposta pessoal. Como minha visão é a de que és Resumidor-Geral, aposto mais na primeira. Tens alguma vontade de esclarecer? Hahah!

    Responda
  23. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    O texto é repetitivo e datado, cansativo ao extremo.

    Responda
  24. jose luiz ribas

    Filha voltando ao q sempre foi. Apoio a aí grande capital. Ódio aos pobres e aderente a golpes

    Responda
  25. Robson Simões

    O Vinicius deixa para publicar essa baboseira tarde da noite não sei porque, acho que é para a gente não ler mesmo. E esse pastel foi chefe de redação da fsp, deve ter sido durante o Golpe contra a ex-presidente Dilma. Tonto.

    Responda
  26. Marcelo Santana

    O Vinicius se preocupado tanto com a divida que deveria cobrar a auditoria da divida publica junto com a maria Lúcia fatorelli

    Responda