Elio Gaspari > O grande dia do ministro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Temer nos deixou o Xandão, ainda bem: até as pilhas têm um lado positivo. Xandão 2026 para varrer a escumalha bozista para o esgoto cloacal, de onde saiu, graças a ver mes como Heleno, Braga, Ramos e outros do mesmo naipe.
Um artigo mais que atual e necessário, talvez de o Ministro Alexandre de Morais, desde o inÃcio que defendeu as instituições , lembram da ameaças da Sara Winter e seus seguidores, e continuar defendendo o estado democrático de direito, a situação seria outra, onde os que namoram o regime de exceção já teriam tomado o poder.
Ninguém é de todo ruim: alguma coisa de bom Temer tinha que deixar, né?
Grande comentário. Bem lembrado, Adonay. Conhecer História faz parte do Cultura. Parabéns, continue nos brindando.
Deus sabe o que faz: colocou o Xerife Xandão no comando do TSE no momento mais delicado e decisivo para a nossa democracia. Chegou a hora de aproveitadores inescrupulosos e fanáticos descerebrados pagarem a conta.
E ele exerceu o poder que lhe foi confiado. Louvável.
Sim cumpriu estritamente a lei, seguindo a constituição. Poucos teriam coragem de dar a cara para um bando de neuroticos , que por falta de olhar as muitas fontes de informações preferem se agarrar as fake, produzidas com claro interesse em criar o caos.
Na minha opinião, o autor é sadomasoquista, pois gosta de despotismo violento, caracterÃstico dos atos do ministro (com letra minúscula) que desgraça a nossa Constituição. Sofreu e internacionalizou violência na infância. Freud explica.
Nossa ! Falou o nosso especialista em direito constitucional com suas pitadas de análises psicoterapêuticas aprendidas nas redes sociais, onde palpita em todos os campos, mas não chega a lugar nenhum , a não ser nomear seus desafetos com os piores adjetivos possÃveis e imagináveis .
PaÃs nada deve a Xandão. Ao contrário. Perdão por discordar, grupo Folha/UOL.
Palmas pro Xandão, tudo bem. No entanto, o que me preocupa, é aquele veneno mental chamado soberba. Esse é mais difÃcil de controlar do que generais insurgentes.
O Min. Alexandre de Moraes mostrou a todos que exercem cargos públicos como se deve portar no exercÃcio de suas responsabilidades, principalmente à queles que ficaram no muro. Parabéns, Ministro !
O colunista só pode estar de brincadeira. jb deitou e rolou na campanha, cometeu abuso de poder polÃtico, econômico e religioso. e nem assim teve sua candidatura impugnada. Seria cômico não fosse trágico: o stf colocou o Lula na cadeia pro jb ganhar a eleição; este acabou fazendo o pior governo da história e o stf teve q reabilitar Lula para que jb não se reelegesse. temos muita sorte de ter um polÃtico como o Lula. É a ele que devemos agradecer. Foi uma vitória épica. O grande dia foi todo dele
Sem dúvida, foi o homem certo no lugar certo e na hora certa, mas ninguém é perfeito, como também pode se ler no artigo. O presidente eleito, como todos sabem, também não é nenhum santo, mas se não fosse ele e as sentenças anuladas pelo STF (sem inocentá-lo), ninguém mais tiraria do Alvorada o atual presidente pelo voto popular.
Agradeço ao jornalista Élio Gaspari a justa homenagem que faz ao Ilustre Ministro Alexandre de Moraes, há muito tempo, desde Ulisses Guimaraes, não se encontrava um brasileiro tão merecedor de nosso orgulho e júbilo, se Ulisses enfrentou os cães na Bahia, em plena ditadura, nosso Magistrado os enfrentou em seu gabinete ,lobos famintos e violentos, capazes de assustar os mais destemidos, porém, ignorados pelo Presidente do TSE, vide o policial rodoviário golpista ,com o rabo entre as pernas.
Justa comparação com o velho Ulisses. É bonito ver uma pessoa assumindo o papel de gente, se abrindo à luz, enquanto tantos se embotam nas masracutáias.
Alexandre de Moraes será lembrado na nossa história como o "homem forte" que sustentou a nossa democracia. Parabéns Ministro!
Acho que com seu discurso ele roubou a cena da diplomação do Lula. Afinal não era ele o personagem principal do evento.
Tenho uma visão diferente. Mais do que nunca, nesta eleição e no seu contexto, a diplomação do vencedor foi uma vitória do TSE. Por estar à frente do processo e pelo histórico dos últimos 4 anos, o ministro mereceu ser reverenciado neste evento.
Isso aconteceu pq bem no momento ele havia mandado prender e multar manifetantes
A democracia agradece ao Alexandre de Moraes e ao STF.
O Exmo Senhor, Doutor, Ministro Alexandre de Moraes merece toda a nossa gratidão. Sem a atuação dele, hoje estarÃamos vivendo uma outra realidade. Ele é possuidor de reputação ilibada, notável saber jurÃdico, e muita coragem. Ouso sugerir o nome dele para o Prêmio Nobel da Paz.
O ministro Alexandre de Moraes foi a única coisa decente do governo Temer
É a Elite tratando você como idiota.
Helio, Helio, você é maior do que isso.
ELIO!!!
Não ele não é maior pq o que está acontecendo é a volta da democracia
Agiu com a autoridade que lhe foi conferida como ministro. Alexandre de Moraes merece os aplausos de todos os brasileiros
Mesmo sabendo que a história exige tempo para que seus registros sejam consolidados com credibilidade mais robusta, arrisco dizer que, houvesse um panteão de heróis nacionais brasileiros, o ministro já estaria com lugar reservado. Torço para que a vaidade ou ambição não o diminua.
A coisa ficou mais fácil para Moraes, quando lançou mão da Doutrina da Democracia Militante, criada pelo jurista alemão Karl Roisenkratz, fórmula para deter a ascensão do nazismo. Lá não deu tempo de empregar. Aqui deu. Moraes passa à História.
Enquanto isso, segundo reportagem da Forum de hoje, o GSI do general Heleno trama a arruaça que aconteceu em Brasilia. Incitando o therrorissmo. E de outro lado Mourão continua incitando os arruaceiros a continuarem em sua "luta democrática" e permanecerem em frente aos quarteis. Mourao é muito pior que o B o z z o , Mourão é reacionario e ultradireita com algum grau de ilustraçao, Embroa seja tosco e ignorantese apresenta como um sujeito com a lingua menos suja que a do B o z o.
Ele é mais lobo se escondendo de cordeiro do que o bozo
pois e' caro esc..riba, missão dada e' missão cumprida , ne'. ?
Não é o caso do bozo. Ele vive falando, mas acho que ele quer dizer que só leu as quatro primeiras linhas da Constituição. TÃpico bolsominion: analfabeto funcional!
Amadurecemos quando somos capazes de divergir sem agredir. Aceitar o resultado do processo e ter ânimo para continuar o embate. Os fascistas são movidos pelo ódio, ensandecidos, querem um estado só para eles: o agro, o garimpo, a milÃcia, o desmate e o fogo tudo com violência. Encontraram no bozzonazzi o sinal que os liberou. Ao Gaspari, muitas vezes divergi, hoje concordo.
Pois é. O fascismo não resiste quando a Democracia age na dosagem certa. A arrogância, a mentira, a violência e o cinismo foram colocados nos seus devidos lugares. No futuro, a história colocará os farsantes num desconfortável esgoto.
Xandão, o terror dos gadolÃneos.
O ministro Alexandre de Moraes é um exemplo a ser seguido por todos os juizes e promotores do paÃs. Apenas se incomodam com suas decisões, aqueles que comentem atos criminosos ou aspiram à uma ditadura ou mesmo tirania. Parabéns ministro, pelo que fez pelo Brasil!
Quanto mais degenerados atacam Xandão, mais cresce sua autoridade moral e, como tal, a jurÃdica. Tremei, boçalnaristas depravados (principalmente os de alto coturno), pois a justiça se aproxima e será impessoal, implacável e justa.
Excelente análise! Quem dera o Dr. Teodoro Madureira (vulgo Augusto Aras) tivesse um décimo da dignidade do Dr. Alexandre de Moraes!
"Nomeado por Michel Temer, o ministro Alexandre de Moraes caiu na presidência do TSE por um afortunado rodÃzio. Se no seu lugar estivesse um dos ministros nomeados por Lula ou Dilma Rousseff, a batalha teria sido mais áspera" - e se no seu lugar estivesse André Terrivelmente Evangélico ou, o pior dos piores, Kássio Conká, talvez estivéssemos repercutindo a vitória de Bolsonaro, não de Lula.
Temos um estadista.
Eu, também, "torci o nariz com a indicação" do Dr. Alexandre de Moraes para o STF, coisas de esquerdopatas, reconheço e me penitencio. Parabéns Doutor! Muito obrigado!
Não só era coisa de esquer dopa tas mas tbm que era do P C C
Texto impecável. Alexandre de Moraes um grande defensor do regime democrático.
Alexandre, o grande!!!! Obrigada Ministro
Maior que o outro
Eu critiquei muito a nomeação de Alexandre de Moraes ao STF, mas tenho q reconhecer: excelente autuação do ministro. O estado brasileiro democrático deve muito a ele. Homem corajoso, discreto e firme.
Eu idem
Torci o nariz com a indicação de Xandão ao STF, mas a defesa inconteste, firme, corajosa nesses tempos bicudos, obscurantista e de fake news do estado democrático de direito foi de um alÃvio fenomenal. Bravo, ministro!
Fala por mim e outros milhares. Fizemos bico, hoje reconheço meu erro. Dá-lhe Xandão. O Ministro Fachin também cresceu no processo, defendeu a Urna Eletronica e segurou o geniocida.
Com certeza, o ministro Alexandre de Moraes escreveu o seu nome na história desse paÃs. Se ainda vivemos em um estado democrático, devemos a ele.
Irretocável texto, sei Elio. Eu, que tive horror a escolha temerária do "policial" para o tribunal, há tempos dei o braço a torcer. Obviamente, isso não me traz simpatia alguma pelo mordomo de vampiro, apenas o reconhecimento do acerto, eventualmente involuntário. Nada disso limpa a nódoa de seu papelão histórico, mas dá uma melhoradinha na impressão. Para rimar, viva Xandão!
Caro Marcos , como você , também me surpreendi com Alexandre de Moraes . Contrariado com sua indicação ao STF , hoje sou obrigado a ceder e concordar com o colunista , pois a democracia hoje está de pé graças a coragem de Moraes no enfrentamente ao golpismo bolsonarista !
A coragem deste ministro nos fez acreditar que vale a pena lutar pela democracia. Que tal um livro sobre isso, Elio ?
O maior legado do presidente Michel Temer foi , ter nomeado ao supremo uma pessoa que não é covarde e isso será o legado do presidente Temer, é assim que se nomeia ministro, não basta só o notável saber jurÃdico mas também que o mesmo não tenha medo e não seja covarde, parabéns. Maktub
Prezado, você foi direto ao ponto: o ministro teve/tem talvez a principal virtude que se necessitava para a ocasião: coragem. Aqui no Rio Grande temos um ditado: o homem é "de cravar o facão no toco!"
A História fará justiça a atuação corajosa do ministro Moraes. Não tergiversou, não fez média, aplicando,sem vacilar, a Lei. Marginais da politica foram barrados em seus intentos excusos. Blefaram e deram-se mal. Moraes é um exemplo a ser seguido.
Caro Elio, muito obrigado pelo texto preciso. A ser verdade que as circunstâncias revelam o grande homem ou mulher, há que se lembrar, também, do background da pessoa. O ministro está à altura deste momento Ãmpar da História do Brasil. Bem haja.
Não sei se é correto colocar o Ministro Alexandre de Morais como um Herói... Acho que o jornalismo profissional deveria seguir mais o princÃpio da impessoalidade... Já vimos esse filme e acabou em um Juizeco utilizando o cargo público para alavancar a sua popularidade e ir para o congresso nacional....
Concordo que é perigoso mas a diferença é que o Elio acertou, mas GM do STF errou
Hahahahah, não é observação que se desconsidere, de modo algum, dados os precedentes. Apenas observo que o jornalista foi rigoroso nas observações; acrescento que o "heroÃsmo" do marreco teve o luxuoso ou auxÃlio do próprio Superior tribunal, com decisões tÃbias em momentos cruciais. "TÃbias" foi sutil, não foi? Hahahahah!
Realmente muito altivo esse ministro. Parabéns!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O grande dia do ministro Voltar
Comente este texto