-
Jose Paschoal Pimenta
O problema é que a escola pública é o mais eficiente exterminador do futuro de jovens pobres (negros ou não). Quando vamos mudar esse quadro? Elegendo o governador que acabou de se eleito, certamente não conseguiremos.
-
Caubi Maciel da Nóbrega
Achei ótimo, e concordo com todas as opiniões do autor. Mas me parece que a culpa pelo fracasso na introdução da matemática na cabeça de todos inicia na infância, quando pais desinformados estimulam o desenvolvimento verbal em detrimento do aritmético. Na sequência teremos formação deficitária de professores, sendo que os melhores serão atraídos para o ensino privado, com maior remuneração, o que fará com que apenas raras pessoas decidam seguir o aprendizado. Deve ser por aí.
-
José Cardoso
Realmente o ensino de matemática tem a dificuldade da distância em relação às aplicações imediatas. Qualquer aluno percebe a utilidade de aprender a ler, ou de aprender inglês. As vantagens são evidentes no cotidiano e no trabalho. Mas ninguém chega em casa comentando: meu chefe resolveu hoje um sistema de equações...
-
PATRICIA RIBEIRO
O ensino técnico junto com o médio com certeza demonstrará aos jovens a necessidade do estudo de matemática, para além do básico, especialmente aqueles que optarem por cursos como eletrônica, mecânica, edificações e mecatrônica.
-
-
Hermes Yaly
O matemático Marcelo Viana, ótimo colunista da FSP, aponta que não existe ninguém que se vanglorie da sua ignorância em Português mas existem pessoas que admitem com júbilo que nada entendem de Matemática! Parabéns ao colunista e espero que muito em breve ele faça progressos na matéria: a Matemática não só é útil como uma fonte de prazer para quem a conhece. Basta lembrar Fernando Pessoa, para quem o Binômio de Newton é tão belo quanto a Vênus de Milo...
-
Paloma Fonseca
Achei injusto você apontar defasagem no ensino público em relação à matemática, Veny. Há dois leitores que apontaram proveniência de escolas privadas e ausência de conhecimentos mais aprofundados e relacionados ao cotidiano: com certeza o ensino privado em geral ensina na base da decoreba, sem relação com as situações da realidade do aluno e eventualmente da aplicabilidade desses conhecimentos (não que tenham de ser necessariamente aplicáveis).
-
Carolina Dias Aidar
Tenho 50 anos, sou fruto de escola privada, tive acesso a graduação e pós graduação e sou analfabeta em matemática. Até hoje (salva pela tecnologia dos cartões e outras formas de pagamento) suo frio pra conferir um troco... Parece que alguma coisa está errada no ensino da matemática e não é recente...
-
Ernesto Dias Junior
Texto tão mais delicioso por vir de uma mente da área de ciências sociais, equivocadamente chamada de "humanas". A matemática não precisa ser compreendida em profundidade para apaixonar. Assim como a fisica, a compreensão dos seus princípios básicos já encanta, e é acessível a qualquer pessoa. Meu caro, permita-me recomendar-lhe que comece a viagem lendo O Último Teorema de Fermat, de Simon Singh.
-
Ernesto Dias Junior
Sim, caro Hermes, uma excelente lembrança, a gostosa estória escrita pelo carioca Júlio César. Mas quase sou capaz de apostar que esse o moço já leu. Quem não?
-
Ernesto Dias Junior
Sim, caro Hermes, uma excelente lembrança, a gostosa estória escrita pelo carioca Júlio César. Mas quase sou capaz de
-
Ernesto Dias Junior
Sim, caro Hermes, uma excelente lembrança, a gostosa estória escrita p
-
Hermes Yaly
É uma questão de gosto pessoal mas eu recomendaria para início de viagem "O Homem Que Calculava", do brasileiríssimo (apesar do pseudônimo) Malba Tahan.
-
-
Alexandre Silva
excelente texto! gostaria apenas de acrescentar que essa falha terrivel na formação não existe apenas nas escolas publicas, mas nas privadas também... mesmo nas de renome. A pessoa até decora, mas não entende verdadeiramente. E essa falha de formação atrapalha a cognição em outras áreas também, que exigem algum grau de abstração.
-
VANESSA AUGUSTA DO NASCIMENTO BRANDAO
Seu artigo veio afagar meus traumas por conta da matemática. Sofri perguntando e fui sistematicamente ignorada sobre o uso social da matemática. Querendo compreender a intenção e utilidade de todo aquele esforço. Quase repeti o 8° ano e sonho com essa humilhação até hoje.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.