Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Souza

    Não me surpreende a postura da Dona Solange. O “mindset” dela dificulta qualquer questionamento e pensamento próprios.

    Responda
  2. Ivan Moura Campos

    O lead da matéria diz o oposto do que está no último parágrafo do texto. O mercado não aceitou a PEC!

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Tudo pelo "mercado", desemprego, miséria, fome. Nada disso importa. (Abner Nazaré Cândido)

  3. Alberto Melis Bianconi

    Como os mercados, assim como os astros, não se manifestam, facilmente se multiplicam o numero de astrólogos a analistas dos mercados. E se os números não contam a mesma narrativa que se quer incutir no leitor, apela-se para um outro fator qualquer como uma futura redução de juros nos EUA. Isso tudo para mostrar que a tal irresponsabilidade fiscal do futuro governo, e a trajetória explosiva da dívida pública, são fantasmas criados pela colunista, que não prestará contas das besteiras que fala.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Oi Abner, de um lado você está mais do que certo, a colunista vocaliza os interesses daqueles que a pagam... Mas não se trata de uma "visão diferente" de economia, é enganação pura e simples. Instituições financeiras e seus economistas são praticantes profissionais de enganações, mas não somente eles e nem apenas os economistas de "direita". Neste caso o b. é muito mais embaixo.

    2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Não é por acaso que ela é economista chefe do banco credit suisse, aliás pra escrever na folha tem que ser deste campo, é como se não existissem economistas com visões diferentes. (Abner Nazaré Cândido)

  4. Ney Fernando

    O mercado, como sempre, aceitou porque terá alguma vantagem financeira. Se fosse perder dinheiro, o jornal já teria publicado um editorial na primeira página condenando veementemente a PEC.

    Responda
  5. José Cardoso

    'Aceitou' não é o termo correto. O que eu acho que ocorre é que há um risco em comprar dólares, diante de taxas de juros reais tão altas. Diante da alta probabilidade de ganhar 6% acima da inflação em um ano, porque correr o risco de ficar com dinheiro parado em moeda estrangeira, podendo até terminar com menos reais no fim do ano que vem se a taxa de câmbio cair um pouco?

    Responda
  6. Alberto A Neto

    "O que o Brasil realmente precisa é que alguém apague a luz no fim do túnel". (Millôr Fernandes).

    Responda
  7. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    O “mercado” de um lado e os militares do outro pressionando o novo governo bem antes de começar. Nesses quatro anos do governo atual não houve nenhuma pressão

    Responda
  8. Cassio Vicinal

    Muito porta-voz dos mercados é engraçado. Termos como deve, não deve, é aceito, não é aceito, etc, na verdade, buscam direcionar a vontade política do estado invocando uma entidade abstrata que, declara-se, não existe quando conveniente. Do mesmo modo, contração primária no orçamento, inviabilizando gastos sociais (farmácia, merenda, educação, etc) não é contraponto à responsabilidade fiscal, mas em outros termos, apontam gastança irresponsável. Qual percentual do PIB é gasto com juros mesmo?

    Responda
  9. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "Por que o mercado aceitou a PEC da Transição?" Acho que não foi por causa de milhões passando fome e em insegurança alimentar. Deve haver um interesse oculto nessa aceitação.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      O "mercado" tá se lixando com os milhões que passam fome

    2. EDUARDO MAMAN

      Tenha certeza que os governantes e políticos corruptos sabem exatamente porque isto está sendo feito.

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Só li o título da coluna para fazer o comentário.

  10. NACIB HETTI

    O mercado sabe que a grana volta para o mercado. Simples assim.

    Responda
  11. Pedro Rocha

    Lula foi eleito pelo povo, e não pelo mercado. 2026 tem eleição presidencial. Dispute o voto do povo, mercado!

    Responda
  12. Marcio Souza

    Milhões de desempregados e famintos no Brasil, e o mercado tem que aceitar ou não a PEC do bolsa família? Ora bolas! Esse novo governo foi eleito para minimizar a miséria neste país!

    Responda