Comentários para:

Dezembro é foda

VER COMENTÁRIOS EM Tati Bernardi

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulo rogerio alves pacheco

    Aos comentaristas José Duarte; Felipe Moura Lima é Janaína de Moraes Santos que se deram ao trabalho de responder ao meu comentário a resposta aos respectivos comentários sem conteúdo e irrelevantes é “ sem comentário”. Abs

    Responda
  2. paulo rogerio alves pacheco

    Aos comentaristas José Duarte; Felipe Moura Lima é Janaína de Moraes Santos que se deram ao trabalho de responder ao meu comentário a resposta aos respectivos comentários sem conteúdo e irrelevantes é “ sem comentário”. Abs

    Responda
  3. filipe moura lima

    Janio saiu, mas ainda temos a Tati. Espero que dispensem o incompe tente pondé.

    Responda
  4. José Marques Mendes

    É verdade, esta falsa alegria, este falso amor. E o Ano Novo é pior ainda.

    Responda
  5. paulo rogerio alves pacheco

    … e pensar que a Folha demite o Janio de Freitas e te mantém no seu quadro de colunistas. Dispensa um jornalista sério, competente e com conteúdo e textos consistentes e mantém no quadro uma pessoa auto-referente, tediosa , superficial “ e que se acha”. É lamentável! Disse isso ao ombudsman.

    Responda
  6. paulo rogerio alves pacheco

    Moça, além de seus textos serem tediosamente auto-referentes a senhora agora também os denomina com títulos como este. Que é isso, licenciosidade de expressão, abastardamento do idioma ou desrespeito generalizado. Quais serão os próximos: “ janeiro vai ser do caralho” e “ fevereiro será uma putaria”? Se você não tem limites é de se esperar que a Folha os tenha. Estarrecedor isso!

    Responda
    1. José Duarte

      Sugestão pra Tati, a moça, escreva sobre leitores chatos, que insistem em moralismo do início do século passado, no mínimo. Aposto na sua capacidade de criação e que teremos artigos ótimos.

    2. filipe moura lima

      Abastardamento do idioma é escrever "auto-referente" quando o correto é "autorreferente".

    3. JANAINA DE MORAES SANTOS

      E você é um chato do caralho.

  7. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    E aqui, chegando aos 57 bem vividos, as impressões sobre dezembro são semelhantes, e mais aplicáveis quando examino os últimos dez ou quinze anos. Seja em relação aos pais (só restou minha mãe), ou ao casamento, seja pela expectativa futura ou pelo exaurimento no trabalho, é preciso trabalhar bem dezembro na cuca, para não ficar abilolado.

    Responda
  8. Marco Antonio Pereira Guimarães

    Dezembro e os seus ais. Era para ser um mês de comemorações, ficou tão chato, e triste, e comercial que dezembro era. Perdeu o sentido imaculado do nascimento ou renascimento, tanto faz. Basta.

    Responda
  9. Alexandre Miquelino Levanteze

    Legal Tati.

    Responda
  10. JOAO DIAS SOBRINHO FILHO

    Pra mim, dezembro é o melhor mês. Tem recesso. Pode comer guloseima à vontade. Uma delícia. Todo ano, não vejo a hora de chegar dezembro. Melhor que dezembro, só Janeiro de sol e calor e férias.

    Responda
    1. RICARDO BATISTA

      Verdade

  11. Marcos Benassi

    Tati, queridíssima, a grande questão é a da Evolução: se temos o "troço" (quase o trôço) e "o negócio" conosco, num atavismo diabólico, pelo menos sabemos quem somos - não adianta muito, mas tá longe de ser pouco. Deu um trabalhão, pó falá, e custou denários miles. Eu vi um monte de comentários, espero que de suporte, como à Giovana madalosso, ontem. Eu, só digo o seguinte: o único pobrema é sermos mais incompetentes com o cotidiano do que a mérdia; fôramos equivalentes, dava nádegas. É o preço

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      Adoro teu comentários. Abraço

  12. Rafael Issa Obeid

    Lindo texto! Delícia de ler.

    Responda
  13. João Leite Leite

    Parabéns. Muito bom.

    Responda
  14. NACIB HETTI

    Acho que você quis dizer outra coisa. Foda é coisa boa.

    Responda
    1. michelle pereira

      Depende existem vários significados para uma palavra. Assim como, bárbaro, pode ser tanto pra uma coisa boa, como ruim. A apresentação foi bárbara!, ele é bárbaro!, ou ele agiu como um bárbaro!

    2. Marcos Benassi

      Mmmmmmm... Nacib, meu caro, acho que quando não se a deseja, e é no fiofó, e sem o Ky, monopolizado pelos milicos, pode ser bem ruim. E não quero conferir. Hahahahah!

  15. marcos fernando dauner

    Natal - Data magna da cristandade sic ! Somente na cabeça do CDL . Data magna da cristandade é a Páscoa ! Nascer, todos nascemos ...

    Responda
    1. michelle pereira

      CDL - câmara dos dirigentes lojistas

    2. Marcos Benassi

      Xará, meu caro, me adiscurpe a inguinorãca, mas não desvendei o CDL. Quesquecé?

  16. RITA DE CÃ SSIA KOVALINKINAS FOLTRAM

    Dezembro e Natal me remetem à união. Já que comemoramos o aniversário de tanta gente durante o ano, para mim, é o momento de comemorar o nascimento de Jesus. O Espírito natalino deixa as pessoas mais próximas Dele. Em casa não tem árvore de Natal. Tem presépio!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      depois que os filhos crescem e vão embora , "árvore de natal" vira passado .

  17. Jose L F Trindade

    Belo texto. As reuniões com as famílias ainda repleta de avós, tia-avós e tal eram animadas e deixaram saudade. Aqui no Paraná, os aromas da cozinha eram a senha pra anunciar o Natal. Mas as famílias se foram, sobrou o vazio existencial. O Papail Noel do Shopping é uma armadilha, o brilho não preenche o Ser. Não é o Natal que tem que mudar, são os outros 364 dias. Foda-se o capitalismo que nos destrói.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Qual sistema sócio político econômico o senhor sugere? Conhece gum que funciona de verdade como o "capitalismo que nos destrói? Se conhecer nos avise porque as alternativas que a história nos mostrou são piores. Abrcs

  18. Jorge Larangeira

    Será Tati capaz de escrever uma coluna que não seja sobre o próprio umbigo?

    Responda
    1. José Duarte

      Adoro coisas da Tati, inclusive o próprio umbigo.

    2. Marcos Benassi

      Uai, ela é paga justamente pra isso! Será que o cartorário não foi capaz de mostrar um dicionário e dizer que Larangeira é com J? Mmmmm...

    3. Flávio Taylor

      Mas o umbigo dela é um arquétipo de todo ser humano que passa pelas mesmas coisas. Acho- bem interessante...poderia até dizer poética. Gosto muito.

    4. Guilherme Magalhães de Carvalho

      Disse o Jorge que curtiu o próprio comentário. Patético. Manda uma cartinha pra folha pedindo uma coluna pra vc, invejoso! Hehehehe

    5. José Tarcísio Aguilar

      Laranjas igualmente caem não longe do pé. Dizem que tem umbigos. Todo fruto não existe por si, é parte de um esquema engendrado pela vida, para que a vida sobreviva, nao aquele um fruto. Um só fruto só faz apodrecer, e só.

  19. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Tudo isso tem a ver com estas emoções programadas. Quem foi que disse que porque convencionamos que é um dia qualquer eu tenho de estar com quem não quero?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem: depois dos cinquenta anos só razões profissionais me fazem estar com quem não quero. Familiares não. E isso não é privilégio é um direito conquistado a duras penas.

    2. José Tarcísio Aguilar

      Nos outros dias você está sempre com quem quer? Privilégio.

  20. Hélio Costa

    Dezembro é essa vertigem de sentimentos mesmo

    Responda
  21. João Carmo Vendramim

    Caramba, me identifiquei com dezembro dafo. Energia no ar forçando avaliação do ano e projetos, mas o fato é que estou exercitando “let It be”, minimalismo e “dafo-se”. E até que a vinda para Milano, Itália, num frio “ducaraca”, passar Natal com netos está dando uma boa mãozinha….

    Responda
  22. José Paulo Frankel da Rocha

    Se fosse fo da seria muito bom!

    Responda
  23. julio c s barbosa

    não é só dezembro que é foda, todos sacaneiam a gente.

    Responda
  24. Sérgio Lisboa

    Natal é o encontro dos sozinhos

    Responda
  25. Jairo Almeida

    Dezembro ! Começa com os presentes da crianças afinal adoramos faze-las e ve-las felizes. Apenas tres , reclamo pois deveríamos ter mais uma ou duas na casa. Tempo de férias, zoeira o tempo todo, é uma delícia, é a vida se renovando anunciando o futuro. Enfeitar a casa , armar a árvore de natal, espalhar lâmpadas coloridas ......dá trabalho sim. Mas tudo que vale a pena também. A reunião familiar...ceia...maravlha.

    Responda
  26. Jairo Almeida

    Dezembro é irado! Minha esposa consegue gastar todo nosso salário e ainda fico devendo. Começa com os presentes da crianças afinal adoramos faze-las e ve-las felizes. Apenas tres , reclamo pois deveríamos ter mais uma ou duas na casa. Tempo de férias, zoeira o tempo todo, é uma delícia, é a vida se renovando anunciando o futuro. Enfeitar a casa , armar a árvore de natal, espalhar lâmpadas coloridas ......dá trabalho sim. Mas tudo que vale a pena também. A reunião familiar...ceia...

    Responda
  27. carlos campos

    Dezembro é fo da mesmo. Com 64 anos fico fazendo balanço da vida, do ano que está findando ,relembrando as pessoas queridas q se foram e as realizações e não realizações q me propus . Este ano em especial foi triste , perdi um sobrinho muito querido de 33 anos, que teve um enfarte dentro de casa em "home office ", dor q não tem tamanho. Pelo menos , o coiso foi despejado do Palácio do Planalto mas o Brasil não ganhou a copa e ainda o Corinthians está triste de ver. Dezembro é fo da mesmo.

    Responda
  28. RICARDO BATISTA

    Texto muito bem construído! Bem que dizem que todas as famílias felizes são parecidas, já as infelizes o são cada uma à sua maneira. Natal é uma maravilha quando se é criança. Para os adultos também é bom, mas tem um certo tom de melancolia. Nem imagino como deve ser duro para os pais que perderam um filho.

    Responda
  29. FRANCISCA FRANCINEUMA FERNANDES BASILIO

    E temos que ser foda também para sobreviver, né? Texto espetacular!

    Responda
  30. Jorge Guimarães

    Meus dezembros já foram tão diferentes que deveria não me surpreender. Mas eis que me vejo com saudade da angústia do pertencimento que nos unia. Sim… havia muito amor, muita fé e um sentimento transcendente do Natal que permanece intangível. E fo-da.

    Responda
  31. maria Cristina medeiros

    Tati, eu tb compartilho dessa sensação negativa de dezembro. Parece uma correria sem fim e sem sentido. Sinto uma leve melhora quando passa o Natal. Este dezembro só está melhor pq estou viajando.Fica a dica.

    Responda
  32. ADONAY ANTHONY EVANS

    Cacilda Tati! Che Testo! Casa comigo que eu cuido de você. Faço sopinha todo dia. Te boto na caminha prá dormir e leio historinhas do tio Jung. Comemoramos Natal em janeiro. Muito perto? Fevereiro então. Só nós dois. Sem parentes nem conhecidos. Você me fez entender por que humoristas judeus são fantásticos. Unem a tragédia da vida familiar ao riso. E olha que vc tem vantagem. Apesar de palmeirense, nem Diáspora sofreu. Beijos

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, como o amor é magnífico! Dá um cafuné pr'eu também, compadre? Eu não sofro especificamente desse jeito, mas não vou recusar um afeto honesto, não! Hahahahah!

  33. Gaya Becker

    Falou tudo Tati. Curta um espumante bem gelado e pense que dezembro vai passar. Afinal tudo passa.

    Responda
  34. CARLOS TARDIVO

    Detesto as festas de final de ano, consumismo, correria,( gente só, doente, dormindo na rua evidentemente não curte e sofre) fico deprimido lembrando da infância pobre e torcendo pra passar logo , é um porre!

    Responda
  35. Sergio Akira

    Minha cara Tati.Seu relato me remeteu à genial abertura de Ana Karenina, de Tolstoi. " Todas as famílias felizes se parecem, as infelizes o são cada uma à sua maneira ".Adolescente de 15 anos na época, não tinha maturidade ou vivência para compreender a frase.Hoje,mais sambado na vida,tenho a plena compreensão da veracidade dessa reflexão.

    Responda
  36. Pauline Luise Fonseca

    Sensacional teu texto. Me incluo nessa roubada dezembro natalina. Fico pensando como hoje é para você: com amigos que são quase parentes, novos parentes que são muito amigos ( de casamento? filhos?) ou igual que nem. Feliz Natal Tati.... A árvore do Ibirapuera -nas fotos- está linda esse ano! Eu não tinha visto ainda.

    Responda