Opinião > O canto de Haddad Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. joão chaves neto

    Vamos por um caminho de inflação e crise. Incompetentes e arrogantes aproveitam o caminho para se locupletarem. E nós pagamos o Pato.

    Responda
  2. Rachel Matos

    Perdeu, Alexandre, desta vez, você e sua turma perderam. Costuma ser de bom tom uma certa elegância em perder. Entre os economistas desse país, Galípolo e Belluzzo situam- se no primeiro time. Você já teria lidos os livros escritos pela dupla? Vale a pena para se atualizar. Confesso que exigem um certo esforço de entendimento quando só se tem renda fixa na mente, mas, insisto vale a pena. Leia e publique suas críticas.

    Responda
  3. Rachel Matos

    Perdeu,Alexandre, não amola!!!

    Responda
  4. marcos andrade moraes

    A Folha informou que JF saiu por contenção de despesas. Seria possível cortar algumas assinaturas de petralhas e afins por contenção de idiotia? Esse artigo está cheio nos comentários ! MAM

    Responda
  5. ricardo fernandes

    não há muito sentido reclamar da política financeira, se o presidente do banco central será mantido, porque agora existe um mandato. também não há sentido em reclamar do aumento de despesas se é para sair deste atoleiro. nos eua, com a crise de 29, a solução foi aumentar gastos publicos.

    Responda
  6. Carlos Lima

    O rumor da renda fixa é tão desastrado que não consigo prestar muita atenção no texto. Triste é o país cujo grande timoneiro é o pessoal da renda fixa.

    Responda
  7. Claudemir Araujo

    Empresários bolsonaristas e suas viúvas vão chorar até quando?!

    Responda
  8. Amarildo Caetano

    Só o fato do futuro ministro não ficar indignado por causa do filho do porteiro fazer curso superior ,jä  um progresso .

    Responda
    1. Ademar Barros

      E ainda demitem o Janio de Freitas, lamentável!

  9. Ricardo Lobo

    Votou 22, ainda sofre. Perdeu, chuchuca não está mais, agora vai mudar. Mandem esse aí embora, tragam de volta Jânio .

    Responda
  10. Ricardo Lobo

    Votou 22, ainda sofre. Perdeu, chuchuca não está mais, agora vai mudar.

    Responda
  11. Rafael Alves Albuquerque

    O encanto de Haddad. Brilha, Haddad! Realiza, Haddad. Deixa chorar essas viúvas de Paulo Guedes.

    Responda
  12. alonso barros

    Volta Duvivier !

    Responda
  13. alonso barros

    Volta Jânio .

    Responda
  14. João carlos Gonçalves de souza

    Pelo artigo acima , notamos com certeza que o futuro ministro entende mais de economia que o autor aí . Nos últimos anos , se o autor desconhece , vários países usaram o estado como indutor da economia . O governo americano está dando incentivos milionários para transferir a fábrica inteira de semicondutores de Taiwan vir pro USA , inclusive trazendo até os funcionários de lá pra América .

    Responda
  15. Rafael Marques da Silva

    Engraçado que Haddad, em exercicio como prefeito de SP, deixou as contas em dia para o Dória. Já PG colocou o dolar acima de 5 reais e gastou quase 800 bi acima do teto, fato ignorado pelo artigo (e também pelo mercado) que prefere buscar frases soltas numa dissertação de mestrado do que a realidade que a vida impõe.

    Responda
  16. Carlos Alberto Zamprogna

    A bem da verdade, e também em nome da honestidade editorial/autoral/jornalística o autor do texto, além de lembrar os gastos da pandemia (coisa que não fez), deveria fazê-lo até para posicionar-se a favor da política contraciclica do período, ou para manifestar-se contra a política de auxílios e incentivos implementada pela equipe de Guedes e cia, em nome de sua suposta fidelidade a responsabilidade fiscal. O que não dá é para ficar no comodismo hipócrita de escrever apenas para agradar um lado.

    Responda
  17. Alan Alves Pereira

    Chega a ser cômico, se não fosse mesquinhez, o articulista pedir AÇÕES. O mercado financeiro que ele defende a plenos pulmões precisa de ação em alguma coisa? Lula faz simples discurso, como acabar com a fome, e os especuladores de plantão já entram na paranoia masculina de que a bolsa caiu, o dólar subiu e o "brazil" perdeu. Esse mercado gosta mais de discurso que ações, se ações fossem importantes, os 700 mil mortos pelo Guedes e Bolsonaro, a bolsa tinha quebrado e o dólar estaria a 10 mango.

    Responda
  18. José Cardoso

    Haddad tem mestrado em economia, com tese criticando o socialismo na antiga URSS por ter quebrado o país. Da turma do PT, acho até que é uma cabeça mais liberal. Mas como o Guedes em relação ao Bolsonaro, fará tudo que seu mestre Lula mandar, independente de suas próprias opiniões.

    Responda
  19. Sérgio Linard

    O articulista cobra AÇÕES de um ministro que ainda não assumiu, retira de contexto uma frase de dissertação de mestrado, une diversas conversas já há muito batidas, mistura tudo e joga como se fosse artigo. Falta honestidade intelectual a este senhor.

    Responda
  20. José Bueno

    O articulista usa o termo 'intervenção estatal', desconsiderando que as mais importantes economias capitalistas estão sobrevivendo às custas de salvação de bancos privados com o dinheiro de quem paga imposto, de manutenção de empresas estatais de interesse básico nacional, etc. Uma discussão séria teria que se basear em fatos e atualização de manuais de Economía. E, claro, tendo como objetivo os interesses nacionais. Com textos como esse, não dá.

    Responda
  21. Ricardo Knudsen

    O site do autor se chama A Mão Invisível, ele acredita em fantasmas. Sugiro ler Kahneman e Thaler para entender q fantasmas não existem. Se não funcionar, sugiro um exorcista, para ver se o tal fantasma da mão invisível deixa de assombra-lo.

    Responda
  22. josé SOARES

    Não basta esse articulista , voz da banca, ? no Jornal da Cultura,agora também aqui

    Responda
  23. Devanir A Merengué

    O Deus Mercado gosta mesmo é do Guedes! Raivoso e sensível, odeia ser contrariado!

    Responda
  24. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Os assinantes querem Janios de Freitas

    Responda
    1. JONES DARI GOETTERT

      Sim, queremos Janio de volta!

  25. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    O “mercado” quer Guedes e Bolsonaro sem depressão, em motociata, se divertindo, deixa ele brincar. O mercado toma conta de tudo.

    Responda
  26. Hercilio Silva

    O dinheiro vai pata executar serviços que o atual governo sonegaria à população no ano que vem. Parece que só há analistas preocupados com os pobres recebedores de juros. Incrível como a maioria da população os torna Maria Antônieta modernas.

    Responda
  27. ROGER HOEFEL

    sugestão: artigo sobre fo lha e maquininhas.

    Responda
  28. ROGER HOEFEL

    folha e f a ke n ews: campanha para 2026

    Responda
  29. ROGER HOEFEL

    Jânio de Freitas demitido. Temos que aturar este alexandre S reaça: folha sendo folha.

    Responda
  30. Mauricio Dias

    Agh, faz favor, ficas aí na academia, viu? E deixa a gente trabalhar antes de sentir seu mal-hálito de agouro de novo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quanta sabedoria e perspicácia. Impressionante.

  31. MATILVANI MOREIRA

    Excelente artigo! Mostra o outro da moeda. Mas se acontecer a tragédia que se anuncia, a culpa também é sua. Quem mandou você deixar o futuro ministro colar nas provas!!!

    Responda
    1. José Bueno

      Temos que tomar cuidado porque esta folha não está promovendo debate, com a apresentação do contraditório. Estamos acompanhando uma repetição diária de críticas embasadas em ultrapassados manuais escolares e muita distorção de interesse político.

  32. Marcos Benassi

    Tanto o ex-chefe quanto o chefiado parecem desconhecer que a fala e escrita também são comportamentos. E, pela quantidade de comentários de colegas leitor@s, creio que não é necessário criticá-los (os comportamentos), certamente já enfiaram o dedo no'zóio. Bagúio tá lôko e o mano no blá blá blá.

    Responda
  33. Fatima Marinho

    Muito confortável de Berkley criticar o suporte aos que passam fome. O pior cego é aquele que não quer ver. Venha conhecer a miséria de perto, venha vivê-la, talvez vc aprenda um pouco de economia e humanidade.

    Responda
  34. eli moura

    Senão fosse Haddad mas Pérsio Ãrida o cara tava criticando da mesma forma. Ele precisa falar alguma coisa significativa e diferente mas quem escuta não ouve nada.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      As atitudes de Pérsio Arida são absolutamente distintas das de haddad e mercadante.

  35. Rodrigo Ribeiro

    Agora é esse cara que vai aparecer por aqui? Este é o grande economista que vai se contrapor ao Haddad? Piada...

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Que problema, não ?! ... e o pior é que o colunista está apontando o óbvio com o exemplo de erro já cometido há 10 anos. Mas a culpa é dos outros, sempre.

  36. carlos campos

    Se o "Deus mercado"não se impressionou c/ a fala de Haddad,então está+ do que comprovado q sua indicação é correta,ou seja, se o mercado não comemora é pq não vai ser o principal ator da política econômica, q aliás tem outros atores em situação de miséria, fome, sem mínima assistência e q só voltarão a ser reparados pela eleição de Lula,caso contrário continuariam a ser ignorados de maneira covarde. Força Ministro Fernando Haddad e Presidente Lula , o povão conta c/vocês.

    Responda
  37. Alexandre Lemos

    Me parece que um estado que abdicou de policiar o desmatamento da Amazônia, atrasou o censo, deixa cientistas sem saber se terão bolsa no outro mês e deixou bilhões serem drenados pro centrão, não anda lá com a mais realista das peças orçamentárias. Então fica a pergunta, é pra continuar com essa fantasia de que o governo federal tem orçamento suficiente pra funcionar?

    Responda
  38. José Roberto Pereira

    "Se o Mercado estiver chorando, sorria". Convenhamos que é um ditado bem melhor do que os capitalistas selvagens "Compre ao som de canhões, venda ao som de trombetas" e "Se houver sangue nas ruas, compre bens".

    Responda
  39. Beckenbauer Souza Simas

    O Alexandre é o Guedes com a cabeça pelada. Este neoliberalismo hard já deixou a UE há algum tempo, e seu nome é Inglaterra. E agora o povo de lá passa por um perrengue danado por causa dessas ideias da escola de Chicago que entraram em desuso.

    Responda
  40. WAGNER WALMIR DE JESUS

    Me impressiona a cara de pau de certos colunistas desse jornal. A idéia deve ser a seguinte: "Agora que o Bolsonaro perdeu, o risco a democracia diminuiu, agora a gente começa a bater no novo governo antes de começar e cavamos o impeatchment do Lula, daí o Alckmim assume, o mercado vai gostar". A preocupação do jornal é com os negócios, o povo que se dane.

    Responda
  41. Maria Cenerentola

    Lógico que ninguém está seduzido. Ele não profere fórmulas mágicas, nem vende tônicos miraculosos, como fez Guedes, o coach motivacional do mercado.

    Responda
  42. Alvaro Almeida

    O mercado não queria o Lula. Simples assim!

    Responda
  43. Alvaro Almeida

    Tem que governar pro povo. O mercado...deixa pra lá!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tipo como se o povo não fizesse parte do mercado ? ... genial ! ...

  44. Marivaldo Ferreira Cruz

    Como pode Folha? Que Ódio é esse? Lula ainda não começou.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nem começou mas já está anunciando a M

  45. Alexandre SS

    Ninguém quem, cara pálida?

    Responda
  46. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    O "mercado " não queria Haddad. O "mercado " não queria Mercadante. Lula kgou e andou para o " mercado". Os colunistas do "mercado" ainda não perceberam quer perderam. Não amolem seus Manézinhos.

    Responda
  47. MARIA CORINA ROCHA

    You wish!

    Responda
  48. RILER BARBOSA SCARPATI

    esse alexandre é tão insignificante q certa vez aqui nesta folha o nelson barbosa se recusou a debater com ele pq ele só joga abaixo da linha da cintura. e de onde vc tirou q marcos mendes é respeitado? ele q foi um dos mentores do teto de gastos q se mostrou a política mais inútil e burlada da história recente do Brasil e q vive cobrando autocrítica dos outros mas a dele msm até hj nada

    Responda
  49. Pedro Oliveira

    Alexandre Schwartsman é um dos colunistas cuja pena mais faz falta aos leitores que sabem somar 2 + 2 e não se arregimentam a nenhum dos dois rebanhos de gado, nem o vermelho nem o auriverde.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. O problema é que leitores não necessariamente têm capacidade à interpretação do que leem. Fora isso, como dito por vc, têm as paixões. Estas, resolvem qualquer raciocínio. Ou a falta dele, no mais das vezes.

  50. Eduardo Freitas

    Quem conhece, não compra.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.