Opinião > O canto de Haddad Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Marcelo Alvarez Ghibu

    Penso que o auxílio emergencial, colocado quando os mais vulneráveis viam cair sobre si o peso da pandemia, deve ter revirado o estômago deste senhor. Não se pode servir a dois reis.

    Responda
  2. leonardo oliveira

    Pior prefeito de SP e eterno derrotado eleitoral, assumiu que colou em economia . Pobre Brasil. Lula quer queimar o filme do poste em definitivo.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Manézinho e os papagaios: Curupapo Venezuela, curupapo mito, currupapo Cuba, currupapo esquerda, currupapo Nicarágua, currupapo currupição, currupapo, currupapo...

    2. leonardo oliveira

      Mané é o barnabé incapaz de ter sucesso com os seus méritos e vive a acreditar que as verbas e bolsas públicas o levarão a algum lugar... Fica esperando a cerveja gelada e a picanha, lá na Nicarágua Mané.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Perdeu Mané. Desce da carroça dos arruaceiros de porta de quartel e não amola.

  3. Dionisio DeBarros

    A conversa desses representantes do mercado eh sempre a mesma: Diminuir os gastos publicos, para diminuir a demanda, para segurar a inflacao. Aplicaram essa receita durante os governos Sarney, Color, FHC, temer-bosonaro, e o legado foi sempre o mesmo. Mais inflacao, mais desemprego, menos salario, mais miseria. Ate quando a midia vai continuar dando o microfone para um grupo que so trabalha em prol de especuladores multimilioarios? Sem projetos publicos, Brasil nao tem futuro.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      A mídia é porta-voz do mercado.

  4. Rogerio Soares

    A Folha começando a tirar os esqueletos do armário, o globo já começou trazendo na pauta do dia as agências de risco. São tão previsíveis, né.

    Responda
  5. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Proer, na era FHC, injetou bilhões para a rede de bancos e o mercado aprovou. Agora bolsa-família eles reprovam.

    Responda
    1. fausto almeida

      sem contar que nessa era o banco do brasil perdoou as dívidas do agronegócio, leia-se: plantadores de soja, e isentou o pagamento do imposto de exportação. lembrando que a grana foi utilizada para a construção de mansões com total apoio do 'mercado'.

    2. Fabio Dutra LEALDINI

      E que já se sabe o destino do dinheiro: Argentina, Venezuela, Cuba....

  6. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Quando FHC injetou bilhões de dólares para os ban-queiros, através do PROER, o mercado aplaudiu! Agora despejar dinheiro para os po-bres consumirem é cri-me para eles.

    Responda
  7. Carlos Alberto Komora Vieira

    Parece que está com inveja! Quer ser ministro?

    Responda
  8. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Essa política que restringir demanda (consumo) que o mercado e a mídia prega é absurda, como o país crescerá sem vendas na indústria, comércio e serviços? Controlar a inflação através da fome e recessão? Conta outra...

    Responda
  9. Florentino Fernandes Junior

    O Redbanho mugiu muito.

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Parabens Professor . Belissima analise

    Responda
  11. carlos henrique de sousa almeida

    E Paulo Guedes seduziu quem?

    Responda
  12. Gabriela Araujo

    Veja, esse negócio de querer ser seduzido não combina com o comportamento racional esperado dos agentes não.

    Responda
  13. andre lunardelli

    Estas caras criticando o artigo são leitores da Folha mesmo? Achar que mercado financeiro é um ente malvadão é muita ignorância - está para a economia assim como, na medicina, alguém ser contra vacinas. Votei em Lula no 2T, sempre fui a favor do bolsa família, acho fundamental uma regulação bem feita, mas as medidas que o governo de transição está desenhando são basicamente anti-ciência, com evidências empíricas claramente desfavoráveis.

    Responda
    1. José Bueno

      Temos que tomar cuidado porque esta folha não está promovendo debate, com a apresentação do contraditório. Estamos acompanhando uma repetição diária de críticas embasadas em ultrapassados manuais escolares e muita distorção de interesse político.

  14. eli moura

    Sera que o cara tá amargurado porque ninguém convidou ou perguntou coisa alguma para ele?. Esquecido será que é porque não tinha algo positivo pra construir? Tem pessoas que o melhor delas e desconstruir entao é bom deixa las longe.

    Responda
  15. francisco xavier de azaredo neto

    Não entendi bem: como tomar medidas antes de assumir o ministério? Por enquanto o que é possível são palavras. Parece que o colunista está apressado para criticar. É um típico representante do "mercado".

    Responda
  16. Gian Furii

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. José Bueno

    Panfletagem tosca cansa!

    Responda
  18. jose mário fonseca

    Quanto papo furado amigo!O deus Mercado anda meio desacreditado,acaba de ser derrotado

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O mercado é onipresente e vc faz parte dele. A falta de entendimento disso equivale a crer que a Terra é plana.

  19. Gian Furii

    Colunista chato que aparece na GNEWS de vez em quando. Sai da sua bolha. Vai mu-gir na JP News

    Responda
  20. Marcelo Magalhães

    Todos os articulistas deveriam declarar seus conflitos de interesses. É apenas uma cuidado ético, mas poupa tempo na escolha dos artigos a serem lidos. Esse artigo é totalmente previsível e não acrescenta absolutamente nada para o raciocínio de ninguém.

    Responda
    1. Gil Filho

      Sem duvida sua fala esta corretissima. O jornalismo Brasileiro é o que há de pior no mundo, tanto eticamente, quanto intelectualmente. Dá asco dos jornalista da foilha , do Estadao , do Globo etc etc etc... Deveriam dar cadeia certos artigos...

  21. Filipo Studzinski Perotto

    Para os economistas, tudo se resume a reduzir o Estado, de preferência até sumir. Seria o caso se a escolha democrática fosse pelo neoliberalismo.

    Responda
    1. Gian Furii

      Esse aí era figurinha carimbada do Em Ponto na época da Júlia Dialibi. Gente chata do barrlho.

  22. Rodrigo Silva de Souza

    O mais engraçado, pra não dizer triste, é que esse mesmo mercado, tão sagaz e exigente, como diz o colunista, caiu no papinho do guedes, o contador de estórias, de fazer trilhão com venda de estatal e resolver a covid com 5 bi.

    Responda
  23. Dionisio DeBarros

    Alexandre Shwartzman era aquele que durante os governos Lula-Dilma dizia que o desemprego era muito baixo e que o governo deveria se empenhar para aumenta-lo. Faria Limers sao totalmente desconectados da realidade da populacao Brasileira. Para esses a unica coisa que importa eh um retorno de acima de quinze porcentos ao ano em suas aplicacoes. Se para isso for necessario afundar o pais em depressao economica e desemprego , que seja. O importante eh que rentistas nunca parem de ganhar e muito.

    Responda
    1. Gian Furii

      Um baita de um @ané que aparece na GNEWS de vez em sempre tbm. Gahdo enrustido.

    2. Gian Furii

      Um o - t a. r i o profissional ele. Sim.

  24. JONES DARI GOETTERT

    Quem define mais "gastos sociais", a escolha democrática ou o dito mercado, Sr. Alexandre?

    Responda
  25. AILTON SOUZA

    Ninguem, quem é esse ninguém. Com certeza está se referindo a cadeia produtiva do agronegócio e os gananciosos do mercado financeiro porque o povo está tranquilo e com fé que tudo vai voltar a normalidade.

    Responda
  26. Maria Almeida

    Força, Haddad! Não se deixe assustar pelos rosnados dos dragões do mercado financeiro. Vamos mudar o rumo dessa história. O povo trabalhadormerece três refeições por dia.

    Responda
  27. Rafael Lopes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. jose mário fonseca

      Com muita força!!!

  28. paulo machado

    O curioso é que o miliciano psicopata, transformou a lei de responsabilidade fiscal em papel higiênico além de inundar o agro de subsídios sem nenhuma contrapartida para aliviar o preço dos alimentos do brasileiro, e o tal "mercado" nem se abalou. Alias achou tudo muito bom. O tal deus "mercado " é uma aberração da extrema direita.

    Responda
  29. Ernesto Solis

    O liberalismo faria limer da FDS volta com tudo. Na verdade já estão com saudades do Guedes. Não duvido se trabalharem intensamente contra o governo petista, pra chocar novamente o ovo da serpente fascista.

    Responda
  30. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Caro Schwartsman, o Haddad nem começou e você já antecipou tudo que fará em 4 anos. Voltemos ao atual governo do bozo/pguedes? Segundo posso confirmar da sua fala preguiçosa, opaca e chapa-branca o desgoverno que está saindo foi um assombro!

    Responda
    1. José Bueno

      Não estão esperando nem a posse, muito menos a tradicional tolerância dos 100 primeiros dias do novo governo para já criticarem a sua 'prática'...

    2. José Bueno

      Como, Daverson, dizer que o governo eleito está praticando outra coisa? Nem assumiu, ainda?!

    3. Daverson Furlan

      Não foi isso o escrito. Interpreta o texto sem viés que vc vai entender: diz que não basta discursar uma coisa e praticar outra. E é o que está acontecendo, fala em controle fiscal mas pede dinheiro para gastar e a taxa de juros do bndes se alterada vai contra a política monetária do bacen, ou seja, fogo amigo. Capiche? Quer q desenhe?

  31. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Caro Schwartsman, o Haddad nem começou e você já antecipou tudo que fará em 4 anos. Voltemos ao atual governo do bozo/pguedes? Segundo posso confirmar da sua fala preguiçosa, opaca e chapa-branca o desgoverno que está saindo foi um assombro!

    Responda
  32. Alberto A Neto

    A professora Maria da Conceição Tavares silenciou durante a campanha eleitoral e após a nomeação dos principais nomes da área econômica. Sabe-se que a Livre-Docente Conceição Tavares, indagada quanto ao cargo mais importante da área econômica, respondia de pronto: "É o Banco Central". Sem exceção, ministro da fazenda é menino de recado do setor financeiro e, portanto, subsecretário-executivo do Banco Central. Ministro da vez dança a marchinha dos endinheirados que são os mandantes "deste país".

    Responda
  33. Adriano Alves

    Não obstante o doutorado (e incluindo ele), o articulista tá com a cabeça toda formatada sob o signo do mercado financeiro. Essa democracia de mercado não quer saber de necessidade básica popular. O sentido da responsabilidade fiscal defendida pelo mercado (do é um porta-voz) é similar ao Delfim da divisão do bolo quando crescer, uma ficção, uma mentira, um engôdo. Equilíbrio fiscal para o capital especulativo circular e expropriar com a segurança: um dedo médio em riste pra eles!!!!

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Coloco o meu dedo em riste junto ao seu.

  34. Marcelo Santana

    Cara FSP, espero realmente que haddad ñ faça nem uma virgula do que vcs querem. Pq senão podem fechar o caixão, pois ñ sobra mais ao se atingir o fundo do poço, a ñ ser sair dele.

    Responda
  35. Mateus Santana

    Eu estou sim! Haddad vai fazer uma ótima gestão.

    Responda
  36. Nilo Mismetti

    O que é que o colunista espera. O pior é sempre pior. O par, Haddad e Mercadante, vai fazer o que sempre fez.

    Responda
  37. raimundo nonato pereira menezes

    O mau caratismo do colunista já se revela quando diz q ninguém está feliz com a indicação de Haddad: como assim? Ninguém do grupo dos liberalóides.

    Responda
  38. José Cabello

    Não dá-la nada sobre o estado em que o atual governo deixou o país. Que o atual orçamento não contempla atividades essenciais e básicas do Estado. Tá c… pros pobres o pros serviços públicos dos quais dependem milhões de pessoas. Muito fácil protegido por um bom cargo, um bom seguro saúde e uma coluna num grande jornal onde pode mandar confortávelmente os pobres irem passear

    Responda
    1. Robson Simões

      Exato. Para o colunista é fácil falar , nunca encarou uma sala de espera de uma UPA .

  39. Cassiano Laureano Couto

    Por que será que cada vez que leio analistas inteligentes dizendo que o PEC da gastança isso, Pec bomba aquilo, fico com a sensação de estar de cara com um blefe indecorável? Sabe o que me parece? A mendicância do rico. Ele deve pensar "caramba, amanhã posso não ter patê de ovo de peixe (como chama mesmo isso?)... então a realidade vêm à cavalo, a economia recobra sua força e ficam todos com cara de pirulito... que deselegante.

    Responda
  40. Antonio Carlos Orselli

    O articulista perguntou ao Haddad se ele está querendo seduzir o mercado? Ele, eu sei, está seduzido pela tarefa de azucrinar um governo que ainda nem posse tomou.

    Responda
    1. Robson Simões

      Perfeito. Ele e o jornal todo.

  41. Eiron Nunes da silva Neto

    https://m.folha.uol.com.br/mercado/2016/05/1773658-governo-temer-preve-deficit-de-r-1705-bilhoes-no-orcamento.shtml - aqui podia aumentar o rombo. Podia pautas bombs! hipoteticamente, e se Lula romper o teto em centenas de bilhões pra tentar se reeleger em 2026, e, ao mesmo tempo, enviar um orçamento bem abaixo da realidade, pra Tarcísio de Freitas, presidente eleito pra 2027, que irá assumir uma máquina destruída, onde sequer tem dados reais sobre cobertura vacinal.. imagina o tilt dos liberais

    Responda
  42. renato mocellin

    A desonestidade intelectual do articulistas chega ao ápice. Defende claramente o ideario do "Consenso de Washington". Felizmente, Haddad não está agradando os neoliberais tupiniquins...Na verdade vocês desejavam a vitória do Bolsonaro. Perderam...Não vou ser deselegante com o sábio "nobel de economia".

    Responda
  43. Frederico Figueiredo

    Ê laiá, o mundo inteiro (China, EUA, FMI, Banco Mundial, UE) já virou ao reconhecer que certos gastos públicos podem estimular o crescimento do PIB e fazer a relação dívida/PIB diminuir. Colunistas como este, contudo, insistem em fórmulas unilaterais de diminuir essa relação somente via corte de gastos, ignorando propositalmente que subindo-se o denominador também se pode melhorar a relação e diminuir o risco da dívida e a curva de juros. O jogo é pesadíssimo na disputa pelo orçamento federal.

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      Claro que o colunista está coberto de razão, tem gasto absurdo precisando ser cortado, a exemplo da empresa do trem bala e privilégios a rodo. Não há espaço para essa PEC da gastança. Vem aí juro alto, inflação e desemprego.

  44. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    É muita prepo tência desse senhor fazer uma afirmação dessas. Vcs, defensores do Deus mercado precisam se encontrar com grupos de moradores de rua, de catadores de lixo, como Lula e Haddad fazem todos os anos, pra se tornarem pessoas mais sensíveis. Sim, senhor Alexandre, o senhor defende quem não precisa de defesa. Lula foi eleito prometendo colocar o pobre no orçamento, por isso terá um ministro como Haddad. Mané, sua terceira via perdeu, seu posto Ipiranga perdeu. Aproveite pra se humanizar.

    Responda
  45. EDMUNDO NASCIMENTO

    Alexandre mais uma vez direto e reto no ponto, haddad não convence ninguém e vai ser mais um desastre como foi o manteiga, levando o Brasil as trevas de novo ! fora haddad !

    Responda
  46. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    É muita prepo tência desse senhor fazer uma afirmação dessas. Vcs, defensores do Deus mercado precisam se encontrar com grupos de moradores de rua, de catadores de lixo, como Lula e Haddad fazem todos os anos, pra se tornarem pessoas mais sensíveis. Sim, senhor Alexandre, o senhor defende quem não precisa de defesa. Lula foi eleito prometendo colocar o pobre no orçamento, por isso terá um ministro como Haddad. Mané, sua terceira via perdeu, seu posto Ipiranga perdeu. Aproveite pra se humanizar.

    Responda
  47. Alfredo Teodoro

    Continuo esperando ansioso por uma análise inteligente do cenário econômico futuro e presente do Brasil e a Folha continua entregando o prometido, mais uma análise tosca e enviesada. Parece que o cara esqueceu quem estava à frente do Brasil quando o PIB crescia mais de 5% e os investimentos vinham a rodo e como o país encolheu com o posto Ipiranga.

    Responda
    1. fausto almeida

      parece que esse articulista foi seduzido pelo posto ipiranga.

  48. Andréia Chaieb

    Chega de retrocessos, reacionarismo e neoliberalismo! Será que a "Folha -Mercado" não se deu conta que tais valores pariram o fascismo à brasileira? Há conexão, senhores! Basta saírem da própria ganância/ignorância! Será que quando falarmos de pessoas, meio ambiente, etc podemos trocar o termo gasto por investimentos? Será que pode-se falar menos de pib e mais de idh?? Esta insistência bur ra da Folha para manter privilégios e rezar p deus desgra ça do do "Mercado", irá afundar vcs!

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      Quem vai afundar é a economia, ao invés do Lula está assumindo a Dilma de novo.

    2. MARCIO Gionco

      Quem vai afundar é a economia, ao invés do Lula está assumindo a Dilma de novo.

  49. fausto almeida

    por acaso alguém foi seduzido por esse articulista quando ele foi indicado como diretor do banco central. o que esse moço fez de espetacular durante sua gestão que nenhum antecessor ou sucessor conseguiu fazer.

    Responda
  50. André Luís Moraes

    Saí Jânio de Freitas; volta esse senhor. A Folha está ferozmente empenhada em defender o capital, confiante em que o fascismo já foi derrotado e não vai voltar.

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.