Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    Cristina é competente, corajosa, intrépida, destemida. Que bom que ainda a temos por aqui, mas temo pela sua permanência nesse espaço.

    Responda
  2. clarice speranza

    Parabéns Cristina Serra! Todos os colunistas deveriam seguir o seu exemplo. A demissão de Janio é uma vergonha!

    Responda
  3. Marcos Martins de Souza

    Leio a Folha desde 1975. Não se conhecem os detalhes da dispensa, mas desde já fica o meu registro do desvario do jornal ao abrir mão, de um dos maiores jornalistas deste país. Trata-se de um time composto, entre outros e outras, por Barbosa Lima Sobrinho, Alberto Dines, Elio Gaspari, Mino Carta, Dorrit Harazim, Armando Nogueira, Carlos Heitor Cony, Rui Castro. Para além de questões econômicas e financeiras, uma covardia referendar demissão de um lúcido, grande profissional de 90 anos de idade.

    Responda
  4. Fatima Marinho

    Folha indo para a extrema direita começa a excluir os verdadeiros jornalistas. Em breve os assinantes também serão forçados a sair.

    Responda
    1. Marcos Andrade moraes

      Faça-nos um favor; saia antes. MAM

  5. Ernesto Dias Junior

    A Folha precisa abrir espaço, inclusive no caixa, para a nova geração de colunistas de inutilidades como, por exemplo, os que fazem o pseudo jornalismo do F5.

    Responda
  6. Maria Ines Polotto

    Não acredito, leio Jânio desde os 15! Não aceito! Retorne Mestre!

    Responda
  7. CARLOS ARTUR FELIPPE

    Menina, seu texto impecável, carregado de coragem e altivez, é a comprovação de que as referências de Alberto Dines, Carlos Castelo Branco, Janio de Freitas e outros monumentos do jornalismo brasileiro seguirão iluminando o senso crítico da cidadania brasileira, a despeito da mediocridade dos capachos. O grande mestre pode se retirar, já tem uma discípula à altura.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Muito bem, disse tudo.

  8. jose borges

    Inteligência. Lucidez. Coragem. Conhecimento histórico. Talento jornalístico superlativo. Texto invulgar. Retidão de caráter. A Folha dispensou tudo isso com Janio de Freitas . A troco de que? A troco de que? O negócio do jornalismo é a veracidade e a independência.

    Responda
  9. Paulo Emmerich

    A folha secou e caiu da árvore jornalística.

    Responda
  10. Paulo Emmerich

    A folha secou e caiu da árvore fornalistica.

    Responda
  11. Gildázio Garcia

    Excelente! Parabéns Cristina! Obrigado!

    Responda
  12. Marcelo Rod

    "Janio de Freitas é grande, dos maiores que o jornalismo ja produziu. Infinita// maior do que quem teve a ideia de afasta lo de seu oficio'. Marcelo Lins, eu so concordo. A Folha de forma vergonhosa, matou Janio de Freitas, antes da morte. E morre junto, desagradando os assinantes, ja que é o colunista de maior engajamento. Viva Janio de Freitas, Jornalista! O leandro narloch, continua...Ne fooiia?

    Responda
  13. adenor Dias

    Acho que vou ler só Facebook daqui pra frente! Os grandes jornalistas, uns morrem, outros são impedido de exercer a profissão livremente.

    Responda
  14. Jane Medeiros

    A demissão de Janio de Freitas da Folha não é contra o próprio, mas, sobretudo, contra seu exército de leitores que tem direta participação na sustentação financeira deste periódico. Uma demissão deste peso não deveria acontecer, em respeito ao leitor, sem antes perguntar, concorda? Quem perde são o leitor e a democracia . A Folha fazia a diferença porque tinha Janio de Freitas, não ao contrário.

    Responda
    1. Marcelo Rod

      É obvio, Jane...Como disse Chico Pinheiro, a Folha tem sintomas de doença mortal. Desagradar o assinante mandando embora o colunista de maior engajamento, é obra de algum jenio...E se foram outro, em outras epocas, como Mario Magalhaes, Xico Sa e Lucio de Castro. So nao sei se tenho mais estomago pra aceitar a maior das traiçoes, cintinuando a dar amem qdo chega a renovaçao...Que sera em Julho...Nao sei

  15. Jane Medeiros

    As perguntas que ficam sobre a demissão de Janio de Freitas, por si só um monumento do jornalismo brasileiro, são: por que e para onde irão seu magnífico texto e capacidade de análise e interpretação da política brasileira? Precisamos do endereço para irmos atrás. O gesto pequeno da Folha se assemelha a de uma morte fabricada! Parabéns, Cristina, pelas verdades ditas!

    Responda
  16. wilson kfouri

    A Folha cometeu um crime de lesa- pátria ao ofender um patrimônio nacional como Janio de Freitas. Injustificável essa ação deletéria que mancha indelevelmente o jornalismo da Folha.

    Responda
  17. Katya Kozicki

    Janio deFreitas é uma referência. Lúcido, preciso, por vezes tive que buscá-lo nas entrelinhas mas ali estava a análise precisa do tempo e contexto. Um mestre do jornalismo e honestidade intelectual.. Sempre esperando suas colunas. Todos perdemos com sua saída. A Folha perde meu respeito com sua saída e as recentes demissões.. Hora de mudar. Me despeço como leitora e assinante e registro profundo desapontamento pela linha editorial e falta de pluralidade. É uma pena.

    Responda
  18. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A folha se converteu ao cinismo e narrativas.

    Responda
  19. Marcelo Luiz de Lima

    É um dia triste para a democracia brasileira,Cristina. Quando o maior jornal do país manda o melhor jornalista vivo embora (com 90 anos e 42 anos de serviços prestados),tem muita coisa errada.

    Responda
  20. Newton Broetto

    Parece que o jornalismo, isso a nível mundial inclusive, está abrindo mão da complexidade e sofisticação de vez. Diante do extremismo e polarização, é melhor ser pueril para abarcar opiniões.

    Responda
  21. LEA TEREZINHA GANDARA VIEIRA

    Cresci lendo Janio de Freitas na Folha. Seus textos tortuosos e precisos eram uma aula de boa escrita e bom jornalismo. A Folha despedilo-lo é só mais um sinal da derrocada imparável desse jornal.

    Responda
  22. Fernando Luiz Peixoto Guimarães

    Folha nunca mais. Vou cancelar minha assinatura agora.

    Responda
  23. orlando gomes de freitas

    Sou leitor e assinante da Folha desde muito jovem,hoje tenho 66 anos. Acompanhei os grandes jornalistas desse país,os grandes políticos,como Ulisses e Covas,jornalistas como Clóvis Rossi ,Dimenstain e outros. Tenho em Janio de Freitas um dos maiores nomes desse país,não só no jornalismo. Uma perda irreparável para os leitores da Folha,estou muito triste,decepcionado mesmo !

    Responda
  24. jose borges

    Dispensaram a inteligência, a lucidez, a coragem, o conhecimento histórico , a retidão de caráter e o texto invulgar . A troco de que? A troco de que? Atrapalha os negócios? O negócio do jornalismo é a veracidade e a independência Sorte aos que permanecem . A Folha não contará mais com este leitor de 40 anos( desde os 17 ). Sentirei falta de Cristina Serra , Marcelo Coelho e muitos outros Sorte aos novos leitores, se os houver

    Responda
  25. MARCIO Gionco

    Não entendi nada, tiraram o Jânio ? Sempre discordei da sua admiração pelo Lula e pelo PT, um flagelo que está retornando agora para enterrar o Brasil infelizmente. Muito ruim também o Bolsonaro, mas o PT supera. Aguardem

    Responda
  26. orlando gomes de freitas

    Sou leitor e assinante da Folha desde muito jovem,hoje tenho 66 anos. Acompanhei os grandes jornalistas desse país,os grandes políticos,como Ulisses e Covas,jornalistas como Clóvis Rossi ,Dimenstain e outros. Tenho em Janio de Freitas um dos maiores nomes desse país,não só no jornalismo. Uma perda irreparável para os leitores da Folha,estou muito triste,decepcionado mesmo !

    Responda
  27. Antonio Mauricio F Oliveira

    Concordo integralmente com seu artigo. Mantenho minha assinatura em função da presença ativa de jornalistas como o Jânio de Freitas, você e alguns poucos mais.

    Responda
  28. Alberto A Neto

    Primeiro foi Abramo, depois Rossi, em seguida Cony. A Folha já não andava muito bem das pernas; porém os lendários iam por vontade própria pela "vertente do Oeste" de que falava o Bruxo do Cosme Velho. Agora, não; foi um baque! Os filisteus do Brasil de cima enfiam 7 a 1 no jornalismo com J. Faltava um formidável vexame para fechar o quadriênio pavoroso. Agora não falta mais. Quis a Folha servir aos leitores ao apagar das luzes a sua maior e mais ignominiosa pá de cal.

    Responda
  29. ESCOLA DE E I P PRINCIPE Maciel

    Jânio é gigante A Folha se apequena

    Responda
  30. Fernando José Nicoli

    FSP mais uma vez sendo FSP. Cristina mais uma vez sendo Cristina. E agora José? Acabou o milho , acabou a pipoca. Quanta sandice se vê nesta FSP, e o Jânio era o contrapeso. Talvez neste tempo onde poste mija em cachorro,a FSP contrate uns desempregados da Jovem Pan,estaríamos assim no padrão aparentemente desejado por este jornal.

    Responda
  31. MARIA ALVES

    Fiz jornalismo por admirar o trabalho do Janio. Ele é um senhor de 92 anos, enquanto a Folha é caquética

    Responda
  32. Maria Bethania Malato

    Jânio é um dos poucos jornalistas deste País que honra sua profissão. Não só um grande jornalista mas também um homem bom. Centenas de pessoas deste País que não podiam sair do anonimato para denunciar falcatruas e irregularidades dos órgãos federais onde atuavam sob pena de serem demitidas, valeram-se de Jânio que usou de sua pena brilhante para expor a luz do sol os corruptos. Não sei o que lhe fizeram, mas lamento profundamente.

    Responda
  33. carlos campos

    Cristina, c/sempre externando de maneira brilhante,a opinião de muitos assinantes da Folha. Jânio faz parte daquele time seleto de jornalistas q atingiram um patamar difícil de ser equiparado, q dirá superado. Sempre correto, sem amarras e sem rabo preso c/quem quer que seja, brindou -nos ao longo dos últimos anos c/suas colunas, leitura obrigatória. Fará muita falta ,espero logo logo vê-lo brilhar em outra redação. Gregorio Duvivier ter saído tb foi bola fora da Folha,espero q pare por ai.

    Responda
  34. MARIA CORINA ROCHA

    Obrigada, Cristina Serra! Uma atitude digna estará sempre ao lado de quem faz jornalismo de verdade.

    Responda
  35. Marcos Barbosa

    Não fiquei surpreso e vejo um dedo pobre de alguns que não chegam ao pés de Jânio, não é Sérgio Dávila

    Responda
  36. Marta Vainchenker

    Se essa foi uma demissão por razões políticas, como parece ser o caso, realmente é uma vergonha entre tantas que a cúpula editorial acumula. O melhor da FSP são mesmo os colunistas corajosos e sérios como o mestre Janio e como esta Cristina, uma digna discípula dele.

    Responda
  37. Aljamir Duarte Chedid

    Uma é o "carreirismo desbragado, a bajulação, a adesão política e a prestação de serviços contra a ética jornalística". A outra é "trabalhar muito". Dentre essas posições o Sr . Freitas parece ter se esquecido ao se tornar um dos líderes da campanha impiedosa que junto com outros jornalistas e o establishment acabou com a Operação Lava Jato , juntamente com a defesa intransigente de Lula : a adesão política. Além disso , aos 90 já passou da hora de ir curtir a sua aposentadoria ….

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Provavelmente você é leitor do Alexandre Garcia.

    2. Maria Lopes

      Na verdade quem perde a credibilidade é seu comentário.

    3. carlos campos

      A lava jato perdeu a credibilidade com a Vaza Jato , repleta de provas de parcialidade de um juiz imoral , cínico, parcial e que se acha um Deus , aliás se acha nao, tem certeza , junto com procuradores igualmente desqualificados , que jogaram sujo e pegos com as calças nas mãos , trataram logo de sumirem com seus celulares pra impedir a perícia que os entregaria de bandeja. Jânio esteve sempre do lado certo da história.

  38. Antônio Carlos de Paula

    Fiquei surpreso com essa demissão. Perde a Folha e muito mais nós leitores. Janio é um monumento do jornalismo brasileiro.

    Responda
  39. Eda Rocha de Oliveira

    Pasma com essa notícia da demissão de Jânio de Freitas da FSP.. Fiquei esperando sua coluna a semana inteira como sempre faço. Que estupidez e mesquinharia hein FSP? Inacreditável!

    Responda
  40. Luiz Carlos Fonseca

    Voltei a assinar a Folha há dois meses. Fosse hoje, não teria assinado. Assim, daqui 10 meses minha assinatura termina e não renovarei. Jânio não foi demitido. Jânio foi descartado. E isso, para alguém que acompanho há décadas, considero inadmissível. A Folha perdeu muito e nós, seus leitores aqui, perdemos também. Inadmissível e inaceitável. Atitude mesquinha da Folha.

    Responda
    1. Ivan Cunha

      E eu que renovei minha assinatura esta semana ? Já vinha com uma pulga atrás da orelha com certos posicionamentos da FSP nos últimos anos. Essa atitude insana e maldosamente foi a partir de cal na minha assinatura que, definitivamente, não será mais renovada. Não leio e não dou régua, tal como o Janio de Freitas fez e continuará fazendo enquanto ainda lhe restar o sopro da vida, a extremistas de direita. Tchau FSP!

  41. Marcos Magri

    Tinha certeza de que a Cristina Serra seria a primeira (e potencialmente a única) a levantar sua voz contra o absurdo que aconteceu. Se não ainda não cancelei minha assinatura é essencialmente por conta dela. Que profissional incrível e corajosa!

    Responda
  42. geraldo magela sobrinho

    Grande jornalista esta Cristina Serra

    Responda
  43. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Escrevi o que penso sobre isso no ultimo texto de Janio. Tbm penso em cancelar a assinatura, mas diante do perfil de tantos leitores com opiniões semelhantes às minhas, espero que que façamos a diferença. Essa é a hora de resistir.

    Responda
  44. José Antônio

    Cristina, o Jânio foi demitido ou ele se demitiu como li na Folha ontem através de comentário? Você sabe por onde anda o Mauro Santayana ( faz tempo que ele não publica no blog dele)?

    Responda
    1. Maria Lopes

      Foi demitido.

    2. Vezio Natalino Nardini

      Saberemos pelo Ombudsman, creio eu...

  45. filipe moura lima

    Janio de Freitas é maior do que a Folha. Janio é um gigante. Todos perdemos com a sua demissão. Triste folha de são paulo!

    Responda
  46. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Gota d'água. Vou cancelar a assinatura.

    Responda
  47. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Tinha que ser vc, Cristina, a escrever esse merecido texto sobre o grande Janio. E vc disse tudo: a Folha se apequenou. Assim como outros, vou cancelar a minha assinatura. Fico com muita pena pois não terei mais acesso aos seus textos, sou sua fã, mas a linha editorial metendo o pau num governo que nem começou já estava me enervando. Janio e Duvivier foram a gota d'água.

    Responda
    1. Pedro Teixeira

      Cancelei a minha assinatura hoje, pelos mesmos motivos.

  48. Ernesto Solis

    Como bem disse alguém, é a Folha exercendo sua liberdade de empresa, e quem paga por isso é a liberdade de imprensa. É inaceitável, e vou encerrar minha assinatura.

    Responda
  49. Ernesto Solis

    Fiquei estarrecido com a falta de respeito da FDS com o maior jornalista brasileiro e com os leitores e assinantes do jornal. Dispensar, aos noventa anos, esse profissional magnifico, é absurdo. Na verdade Jânio é que deveria demitir a FDS, pela sua baixeza.

    Responda
    1. Antonio Carlos Antonio Carlos

      Nós, que cancelamos nossaa assinaturas, demitimos a FSP!