Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. REINALDO CATALDI

    Mais uma copa meia boca, com 2 ou 3 times jogando bola de verdade ! O que veio de bom após 2002 ? Espanha, finalmente, em 2010. Depois, mais nada. Parabéns, Argentina, que, pra ser campeã teve que comer grama; enquanto outros comiam carne com ouro.

    Responda
  2. João Orlando Santos

    Pelé é eterno,iniqualável,incomparável e insubstituível. Nem Garrincha seria candidato a Pelé. Messi talvez seja candidato a Maradona e Mbappé talvez seja Zidane. E com a bola nos pés nem Messi e muito menos Mbappé tem a habilidade de Ronaldinho Gaúcho sequer. O Jornalismo opinativo dos "especializados" em futebol não evolui muito pelo contrário regrediu em qualidade de opinião induzindo ao erro. a Mídia informativa mostra os fatos ao longo da história e corrige os erros crassos.

    Responda
  3. Joseberto R Cruz

    PVC desculpa ai os comentários afobados dos leitores abaixo, eles estão afoitos com a final hoje, ao meio dia, e preocupados em preservar o nosso rei, mas no final tudo acaba bem... eu abonei seu artigo num comentário ao Francisco Barbosa, logo abaixo.

    Responda
  4. Francisco Barbosa

    Tudo isso para vender uma copa medíocre, de uma geração pobre em futebol e rica financeiramente, campeonato de influencers, vocês não são jornalistas, são jabazeiros, publicitários da Fifa, Pelé foi soberano em todos os quesitos, em um tempo em que não existiam cartões amarelos ou vermelhos, simples, comparar épocas é leviano, e Messi e o Mbappé são destaques em meio a um deserto de técnica e de arte futebolística, volte para as estatísticas, PVC.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Esse radicalismo vocabular demonstra angústia e certo desespero de sua parte. O Pvc não comparou uns com o outro, ou seja Pelé. Ele apenas referenciou os demais, escolhendo Pelé como "o padrão". Certas sutilezas da linguagem usada pelo Pvc lhe escapou Francisco. Existe muitas maneiras de jogar futebol, no ataque e na defesa, mas a forma com que Pelé o fez, naqueles tempos difíceis, inaugurou uma era de luz para as futuras gerações desse esporte. Foi isso que Pvc quis dizer... só isso.

  5. Claudyr Montagnolli

    Você PVC , também deve achar o pé de rato , Daniel Alves o maior vencedor do futebol , como ele se apresenta , Messi levou cinco copas , pra jogar alguma coisa , no teu conceito é gênio , eu vi e você também viu , muitos melhores que Messi , mas sem a midia e marketing , quanto ao outro , o francês , um Muller com grife e nada mais!!!

    Responda
  6. MARCELO ROCHA

    ...depois Pelé ( meu pai um frequentador do antigo Maracanã não o trocava por Garrincha), Depois Zico, Ronaldo Gaúcho, Neymar. Repetindo, Pelé foi o melhor de sua época, uma lenda, um craque,um gênio.

    Responda
  7. MARCELO ROCHA

    É fácil resolver essa discussão, mas aí não se venderia jornais e nem assinatura de blogs. Como o jogador de futebol tem entre 10 e 15 anos de atuação e houve a evolução do esporte nas mais diferentes épocas: Pelé é o melhor de sua época, sem comparações e talvez Messi seja o melhor desta época. Gostaria de uma pesquisa para sabermos o melhor do Séc XIX, e depois o melhor a cada 30 anos ( No Brasil seria Frienderreic entre os anos 10 e 20 do Séc XIX, depois Leônidas, o próximo Zizinho...

    Responda
  8. MARCO ANTONIO PAPINI

    Comparações são complicadas, Pelé tem o mérito de ter virado imortal em uma época que as imagens não gravadas e não existia mídia digital

    Responda
  9. Luiz Antonio Ferretti

    A FSP menos, o UOL mais, parem com esse mimimi de comparação. Não cabe, pelos números, claro quantidade de jogos, anos da carreira e o espetáculo criativo do momento. Bola dura e campos horríveis etc...portanto as comparações são descabidas. Já deu. O Rei por tudo isso nunca terá igual.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Correto.

  10. raymundo de oliveira reis neto

    Essa copa não fez bem ao PVC.

    Responda
  11. Antonio Pimentel Pereira

    Deixa pelé em paz pvc, esses dois aí nem que sejam campeõs chegarão ao status do rei, não mistura alhos com bugalhos homem, é outro tempo, bola plástica e leve, campos espetaculares, var, cinco substituiçòes, esses recordes já vão ser todos batidos nas copas cm trinta e duas seleções e breve cm quarenta e oito, gosto de estatística tbm, não mete pelé no meio, fala dois dois, são bons mesmo e amanhã precisam confirmar e torço pros raçudos hermanos e parabenizo a escola francesa, o q der deu

    Responda
    1. Claudyr Montagnolli

      Pelé nem deveria entrar em pauta , Messi está anos - luz de Maradona , Diego sim foi craque , Pelé , Maradona , Zico , Cruyff , só pra citar alguns....nunca mais , quem viu....viu!!!Esses caras de hoje são movidos a marketing!!!

  12. Jane Medeiros

    O colunista já usa de cara o termo que define Pelé desde que se impôs, ainda adolescente, como uma espécie de divindade no futebol: "intocável". Desde a Renascença, quem superou Da Vinci? Besteira buscar um outro que o supere! O próprio gênio francês se referiu à Pelé há dias como Rei, chancelando sua majestade eternamente!

    Responda
  13. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Jornalista gosta de comparar coisas e situações que fogem de comparações. O Messi hoje é incomparável nos seus 33 anos de genialidade, serenidade e profissionalismo.

    Responda
  14. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Jornalista gosta de comparar coisas e situações que fogem de comparações. O Messi hoje é incomparável nos seus 33 anos de genialidade, serenidade e profissionalismo.

    Responda
  15. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Se alguém discorda, tudo bem. Mas eu penso que não se pode comparar craques de épocas diferentes. Como fica Garrincha? Quem foi melhor, Airton Senna ou Fangio?

    Responda
    1. MARCO ANTONIO PAPINI

      No caso F1 , Schumacker e Hamilton

    2. Galdino Formiga

      Comentário bom e evidente que o cronista não entende.

  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Nelson Rodrigues tinha razão

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Óbvio ululante é Pelé.