Elio Gaspari > Amália Lucy Geisel morreu aos 78 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quem se lembra da frase seguinte, dita por um humorista que esqueci quem foi: “O hino nacional é igual a filha do presidente. Bonitinha, mas é comprida e ninguém canta.” Sem querer desrespeitar a pessoa falecida.
Noticia sobre a morte desse ou daquele, é sempre uma perca de tempo! Todos irão morrer! Uns vão cedo, outros mais tarde. Mas da morte, ninguém escapa. Os insubstituÃveis, residem no cemitério.
Só o pai lelé ora achar isso perfeito...hahahah
Pois é, a diferença é que existem os simples mortais, e os mortais notórios, cuja histórias são de interesse público, por serem parte importante da história no tempo e espaço em que viveram.
Queria ter escrito isso. Perfeito.
o que tem que morrer e ser apagado é este sobrenome na história de tempos escuros no brasil, ou um só movimento para o tal toffoli
Apagar a história é apagar a memória de toda uma nação. Geisel existiu, foi p penúltimo presidente da ditadura militar, foi aquele que começou a abertura lenta e gradual, e mal ou bem boa ou ruim, triste ou muito triste , é a nosssa história e jamais deve ser apagada. Pelo contrário, é conhecendo a verdade que evitamos cometer os mesmos erros.
Gorilada golpista !
Que coisa demodê.
Gaspari e seu fascÃnio pelo ditador Geisel. Nunca esqueçamos: Herzog morreu sob a ditadura Geisel e houve muitos outros. Sem concessões para essa grilada golpista !
Hugo, pelo amor da decência intelectual que resta na civilização humana, compra a obra que Gaspari escreveu sobre a ditadura. O que vce escreveu é um sacrilégio...de tão equivocado.
Meu caro, logo se vê que não conhece nada sobre a obra de Elio Gaspari. É assim a internet, fazer o que? Vá ler os 5 volumes que o autor escreveu sobre a ditadura e ficara com vergonha do que escreveu sobre Elio Gaspari.
Seu pai era um ditador, daà o seu eterno silêncio.
A figura austera do Presidente Geisel é um diferencial para esta Nação. Um luterano, de hábitos frugais a quem todos respeitavam por sua seriedade. Avesso a intimidades com politicos, estes nunca tiveram coragem para o habitual tapinha nas costas . ImpossÃvel imaginá-lo em uma rodinha de samba comendo picanha acompanhada de caipirinhas. Ele era um presidente da República e se portava como tal.
Maria, a ignorância é tanta que não compensa comentar aqui. Geisel era um bom homem sim, apesar de servir a uma ditadura. A anistia aconteceu em.seu governo , em 1979, e ele decidiu que era hora de começar a abertura. A ditadura foi um horror, mas ninguém assume a verdade que em 1964 quase 80% da população apoiou o golpe, porque à época era isso ou comunismo.
Prefiro um democrata que coma picanha e tome caipirinhas, do que um torturador abstêmio e comedor de chucrute.
Ainda bem que Deus criou a morte, que nivela todos os homens !
Ditadura nunca mais ! Triste página da história brasileira.
Descanse em paz, Amalia. Seu pai foi um grande presidente desse pais. O unico da ditadura que presidiu em prol do pais e nao de empresarios e milicos bajuladores.
Lamentável a quantidade de inverdades e o besteirol que quis ler, escrito pelos 'conhecedores' de Amalia Geisel. Não só trabalhei com Amália como conheci seus pais e alguns familiares. Mas, para os de 'mente pequena', só importa o dinheiro e as aparências. Ninguém parou pra pensar que Amalia podia discordar do pai, questioná-lo e engolir em seco? Acontecia! E , muitos dos que emitem opiniões, pouco sabem da história do Brasil nos tempos que Geisel foi ditador. Amiga, descanse em paz Amália!
até que enfim surgiu alguém que conheceu a falecida e não ficou "Chutando" inverdades ...
E quem se importa com filha de milico?
Eu me importo.
Esses ditadores têm sangue nas mãos. Ditadura nunca mais !
Regina Duarte é pensionista e amasiada, corre sangue milico e bolsonarista nas veias.
Assim os filhos dos polÃticos atuais tivessem a mesma discrição da filha do milico.
O articulista, para um bom entendedor, só fez uma comparação subliminar entre os filhos passados e presentes de milico.
E como vivem esses pensionistas!
Nenhuma filha de militar se casa no papel, para continuarem aproveitando a boquinha da pensão. Ela largou o emprego no Ministério da Educação pro mesmo motivo, e não em virtude da austeridade paterna.
Somente o fiel escudeiro de Geisel na imprensa para produzir um texto de meia página sobre a filha daquele ditador em 2022.
Bem lembrado!!
Na vdd ela era meio do ida.
"Magra e comprida que nem a rodovia Belém BrasÃlia." Jô Soares.
Sobre a demissão de Jânio de Freitas nenhuma linha.
O que uma coisa tem a ver com a outra?
Mario Sérgio, a vergonha, ou melhor a falta dela, não encontra limites pela FSP.
Diga-se o que quiser. Foi um bom militar. Se ele estivesse vivo, jamais um certo capetãozinho miliciano teria sido presidente e arruinado tudo o que funcionava.
Lamento apenas que essa gente mesmo morta continua onerando os cofres públicos.
Geisel, o "pastor alemão" luterano em 1976, durante a ditadura militar criou a Lei Falcão, proibindo a organização de campanhas eleitorais nos veÃculos de comunicação. Além disso, esse mesmo decreto ampliou a duração do mandato presidencial de cinco para seis anos e um terço do Senado seria escolhido indiretamente pelas assembleias estaduais. Um milico déspota e draconiano dos anos de chumbo.
O General Geisel foi o primeiro presidente que vi se preocupar com pobre. Explico-me! Numa viagem ao Japão, entrevistado , alguém perguntou sobre a carestia carne. Ele respondeu: vou fazer o impossÃvel para que diminua o preço. O pobre tem direito a comer carne. Demitiu o Frota que queria impedir a abertura. Ernesto Geisel disse sobre o capitão cloroquina: Mau Militar. Se o Exército tivesse expulsado o mau militar, hoje a história seria diferente:pior do que a Ditadura foi tê-lo mantido .
A Ditadura Militar acabou com a Educação e Segurança Pública ( Leis 5692/ 71 e 5941/73),acabou com as Ferrovias, que começara a ser sucateada nos anos cinquenta, e deixou de brinde a Hiperinflação. Mas, o pior para o Brasil foi ter mantido o Mau Militar nas fileiras.
Presidentes histriônicos, folclóricos e populistas costumam ter filhos idem. São os casos do Lula e Bolsonaro com os seus lulecos, zero um, zero dois e etc..
Libera o comentário folha, demitindo Jânio e patrulhando os leitores, em breve só terá assinantes do "mercado".
Concordo, até os meus comentários mais banais imediatamente vão para a moderação.
Censura e depois publica. Fui censurada em dois aqui.
Qualquer crÃtica minimamente qualificada que vá na raiz é censurada!
Geisel, um ditador que bancou o IIPND, num contexto adverso,acreditou na sequência milagreira, não deu certo, tio sam cortou o barato, ele representou um segmento mais racional da ditadura, enfraquecida na economia, recuou e destronou os loucos frotistas, cujas sementes brotaram em 2018, zumbis que insistem perambular, sua capacidade de contágio não deve ser subestimada, proliferam na academia e tem eco nos templos de pastores bilionários, na renovação carismática e no meio da soja transgênica!
Talvez não tenha sido casada no papel, mas... Viveu maritalmente com alguém? Deixou filhas solteiras que, após um processinho com desfecho amigável, continuarão a fazer escoar para suas contas essa bolada mensal injusta paga a descendentes de militares? É o que queremos saber sobre essas pessoas.
Se tivesse vivido amigada, por óbvio que saberia,a imprensa não teria silenciado. Aliás, conheço uma senhora, com cinco filhos, que recebe pensão militar...Tinha que acabar com as pensões quando mulher se amiga , tem filhos e não se casa. Para outros fins a parceria civil é válida: até para herança, quando um dos amigados falece. E as dos militares, civis para algumas carreiras no passado, por má-fé da pensionista não é cortada?
Que vergonha chamar um ditador de presidente eleito.
A ditadura era militar! Civil não entrava, tanto que , em sessenta e oito, houve o golpe dentro do golpe: foi impedido de tomar posse o mineiro , vice presidente de Costa e Silva, Pedro Aleixo., aà entrou Garrastazu Médici. Só que, nunca houve um Militar, nos vinte e um anos de Ditadura, que tivesse ampliado seu mandato. Chegava o termo final, saia. Diferentemente da Ditadura Vargas: um cara só foi ditador. Na Ditadura Militar, não.
Eleito????
Nunca casou para não deixar de receber pensão milionária, simples assim. Façam uma matéria de quantas pensões pagamos a filhos ricos de militares. Se calcular todo o valor pago no tempo, nossa economia seria maior que a dos EUA. Concentração de renda para vagabundos. Vão trabalhar, vagabundos
Para Elio Gaspari, a filha solteirona de ditador que viveu a vida com salário de ministro era "virtuosa", e Chico Buarque era o "falso". De cair aquilo da parte de trás...
Elio está corretÃssimo.Chico Buarque, para não ter a música censurada, por ser o Chico, criou um pseudônimo: Julinho da Adelaide. Pseudônimo,apelido, outro nome . Se a letra da música estivesse o nome Francisco Buarque de Holanda seria censurada, como tantas letras à época o foram... dele e de outros artistas. Ser idosa tem suas compensações, uma delas foi ter acompanhado o momento histórico. E comparativamente aos filhotes dos presidentes dos últimos anos :Amália Lucy foi uma virtuosa!
Durante 4 anos na Presidência, ele fez de tudo para desencalhar a filha. Mas tem coisas que nem um General Presidente consegue.
O Elio e sua compulsão a lamber botas de milicos.
O mané chama o outro de esquizofrênico e acha que é equilibrado? Só no Brasil mesmo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Certa vez conheci viúva de um general e suas 3 filhas s ordem do dia da casa era meninas vocês estão proibidas de casar no papel juntar os trapos podem.
Mais e mais mentiras espalhadas pela ditadura.
Correção: não é "presidente Geisel". O correto é Ditador Geisel. Não esqueçamos.
A Folha tem uma diretriz infantil de colocar a palavra ditador em qualquer frase sobre Maduro. Mas quando fala dos ditadores brasileiros, é Presidente Eleito.
Tenho a impressão que em relação a esses assuntos Gaspari morde e assopra.
Iria se casar por quê? Recebia pensão vitalÃcia de R$ 38 mil mensais do gal. morto fazendo, jus por ser filha solteira...É de fdr, não é?
Não sei por que deixam Pondé e demitem Janio. Que lógica tem isso?
Claro que tem lógica, apesar de não compactuar: o jornaleco está mostrando a sua cara!
A filha do ditador Geisel ...simplesmente não casou .......para receber a pensão militar , se não casou ou não teve filhos , pouco importa , o inetere$$e dela era a pensão vitalicia , e viveu bem .....com todas as regalias , nunca deve ter levado a propria calçola !
JC se não me engano a neta de uma filha solteira de um milico herda a pensão no caso da mãe solteira falecer. Conheço alguns casos.
Discreta. Hoje os filhos de Presidente querem holofotes , mesmo que seja atraves de rachadinha.
Atualmente os filhos dos presidentes são mestres em rachadinhas, negócios com pen drive em plena copa do mundo, etc. Tem também o sujeito que limpava kk de elefante e que se tornou o Ronaldinho dos negócios de uma hora para outra, e tem também o caso daquele filho genial que fez um trabalhinho escolar - tipo ctrl-c, ctrl v e recebeu mais de 2 milhões por isso. Ao final, nem direita nem esquerda reconhecem estes filhos prodÃgios.
Com todo o respeito, trocaria 10 Elio Gaspari, por 1 Janio de Freitas. JK
Sentirei falta toda semana do texto de Janio de Freitas. Um jornalista inteligente, perspicaz, honesto e crÃtico. Dos melhores que tivemos e ainda temos. Espero poder continuar lê-lo em veÃculos comprometidos fundamentalmente com os interesses do povo brasileiro.
Jânio de Freitas é jornalista de Politburo
Com todo respeito, não trocaria 10 por 1
Aumentarei 100 pra 1.
Elio, sumidade, adoro cada linha sua. Onde mais posso lê-lo? Preciso saber, pois a a partir de segunda-feira uno-me ao movimento hashtag corte uma despesa e cancele a assinatura na folha, em reação ao corte do Jânio.
Graduada em História ? Na opinião de um bolsonarista, "ela deveria ser kumonista!" . Se fosse "gente boa" seria graduada em plantar soja . .
Ve si as filhas do Braga Netto e do nanico Heleno casaram???
Que deselegância!
É isso mesmo Juan! Tem toda razão. E pra você, Marcos Dauner: não é necessário ser amigo Ãntimo da famÃlia para saber que filhas de milicos herdam ou pelo menos herdavam pensão vitalÃcia apenas por ser filhas de milico. Você devia estudar mais o assunto.
Concordo plenamente! A instituição filha de militar é uma piada.
caro Julio. v. deve ter sido Ãntimo da falecida, para conhecer tão bem sua vida ...
Marcos, vc nunca leu que ela tivesse um companheiro ou companheira também? Nem todos casais tem filhos, sabia?
Bem entendido o "anual" ou quer que desenhe, pateta?
E você usa preservativo anual...
nunca li que ela tivesse filhos .
a famÃlia Geisel não reuniu patrimônio de 104 imóveis ... E papai foi general de Exército, presidente da Petrobrás e presidente da República .
Lembro de ouvir, à época, que ficou meio estranho ele se tornar diretor do Polo PetroquÃmico de Camaçari, ao que consta sem ser especialista no assunto, ao mesmo tempo que a Petrobras se afastava (ou era afastada) do setor petroquÃmico, o mais lucrativo da área petróleo, abrindo caminho para o monopólio estrangeiro.
Morte que deve ser lamentada, mas ontem perdemos Nelida Piñon. Não mereceria um artigo?
Houve o artigo. Bom artigo, vale a leitura.
Vida triste e obscura à sombra de general presidente.
Magra e comprida que nem a rodovia Belém BrasÃlia.
Em 1974 , Geisel presidente eleito? Eleito ou escolhido por uma junta?
Foi neste perÃodo, do "Você não gosta de mim, mas sua filha gosta" que comecei a me interessar por polÃtica. Lembro bem dela, sempre à sombra do casal Geisel. O General apoiou Tancredo, acabou com AI-5, dividiu o Estado do Mato Grosso, Guanabara/Ria, Metro de São Paulo, foi o cara da redemocratização lente, segura e gradual....
Celso e Carlos, também!....O cara era general desde pequinininho. No contexto geral, teve sua importância "democrática", inédita em relação aos seus predecessores, mas também sua arrogância militar.
Geisel, um ditador que representou um segmento mais racional da ditadura, bancou o II PND, apostou no aprofundamento de um modelo milagreiro num contexto adverso, seu governo matou e reprimiu, enfraquecido na economia, recuou e se contrapôs aos loucos frotistas, que,mais uma vez provaram seu desvario, eis Bolsonaro e sua trupe, secundado pelo ordenança do golpista destronado!
A expressão corrente era: lenta, gradual e segura. Geisel se opôs aos setores "sinceros, mas radicais", a linha dura, indicando como sucessor João Figueiredo, que promete "prender, arrebentar", quem fizesse oposição à redemocratizacão. O regime se esfarelava. Fatos narrados de memória, deve haver alguns erros.
A expressão corrente era: lenta, gradual e segura. Geisel fechou o Congresso em 1977, e demitiu o ministro do Exército, Silvio Frota, que forçava nos bastidores para ser a única opção na sucessão, representando os setores "sinceros, mas radicais", a linha dura contra a qual Geisel se opunha. Geisel impôs João Batista Figueiredo, honesto, mas atrapalhado, que promete "prender, arrebentar", quem fizesse oposição à redemocratizacão. O regime se esfarelava. Fatos de memória, deve ter alguns erros.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Amália Lucy Geisel morreu aos 78 anos Voltar
Comente este texto