Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Ferraz Costa

    Juca, você como bom corinthiano, chega a ser imperdoável ter omitido o nome do seu grande amigo e gênio da bola, Dr. Sócrates, na galeria dos craques "fora de série" que não conquistaram uma Copa do Mundo. A sua antipatia que já chega a obsessão pela atual gestão do SCCP está lhe fazendo cometer injustiças!

    Responda
  2. Sergio Dias

    Me causa espécie, que nenhum colunista esportivo, pelo menos daqueles, que eu lido tenha estabelecido uma relação entre a vitória na copa do mundo e o desenvolvimento dos países envolvidos. Brizola e Darci Ribeiro ao retornarem ao Brasil, após o exílio, tinham uma obsessão, a escola de tempo integral, criaram os brizolões. Seus filhos, no exílio, estudaram em escolas com esta estrutura. Brizola e Darci queriam repetir a experiência exitosa. Em suma, boa educação é fundamental.

    Responda
    1. Sergio Dias

      Quanto mais craques, como Mbappe, Saka, França e Inglaterra, produzirão nos próximos anos? Para nós fica a minha lembrança do jovem Kurumin, jovem porque não teve a oportunidade de alcançar idade mais avançada. Era o fino da bola, veloz, hábil, inteligente, de técnica apurada. Em poucos anos, se envolveu em atividades criminosas. Encarcerado, contraiu AIDS no presídio. Solto rapidamente, já definhado pela doença, morreu. Há vários Kurumins por aí....

    2. Sergio Dias

      Ao ver aqueles jovens negros perfilados no meio do campo para a sentença final dos pênaltis me veio a mente os delírios fantásticos de Brizola e Darci em relação à educação. Se a política educacional brizolista e darcisista tivesse dado certo, seríamos ainda os bambas do futebol? Com esse pacto narcisista do mercado financeiro com a pobreza, o Brasil conseguirá sair das amarras do subdesenvolvimento? Enfim, França e Inglaterra, com suas políticas públicas de excelência vencerão todas as copas?

    3. Sergio Dias

      O fato é que, se analisarmos por este viés, realmente o futebol brasileiro nas disputas de Copa do Mundo estará fadado ao lixo esquecido da História. Não apenas pela pobreza, mas, sobretudo, pelo que as necropolíticas adotadas pelos governos recentes vem tecendo. Genocídio e encarceramento são a tônica das consequências dessas políticas. Milhares de jovens negros (pretos e pardos) são sacrificados anualmente, num massacre de dimensões estratosféricas.

    4. Sergio Dias

      Muitos não entenderam a fala equivocada de Mbappe. Parece que ele tem opiniões políticas interessantes. Não sei se sua conclusão, de que os países da América latina, estariam destinados a derrotas contínuas, na atual, e nas futuras disputas se baseia em análises sobre o desenvolvimento dos países latinos. Por outro lado, não podemos afirmar que a Argentina não tenha o padrão subdesenvolvimentista que o Brasil apresenta. Pelo contrário, a Argentina, e Chile exibem altos padrões de desenvolvimento

    5. Sergio Dias

      Mas, infelizmente, no Brasil, o óbvio nem sempre é consensual. Assim, como Brizola e Darci tentaram, Lula e Dilma também tentaram. Havia até um cronograma no projeto, de que na década, dos anos 2020, toda rede pública estaria estruturada como escola de tempo integral. Hoje, talvez, apenas uma pequenina parcela da rede pública se organiza desta forma. O projeto foi abandonado, quiçá liquidado pelo atual governo, assim como outros tão importantes quanto, como o Ciência sem Fronteiras.

  3. josé almeida

    Não é Mbappé, Juca?

    Responda
  4. Samuel RIBEIRO GIORDANO

    Ótimo texto Juca

    Responda
  5. Marcos A

    Da mesma maneira que a humanidade teve centenas de reis e reinados, na minha visão, o futebol até onde me lembro, tem 3 reis : o 1º, chamado Pelé (o mais genial), o 2º, chamado Maradona e o 3º que continua seu reinado pelo planeta bola, chamado Messi. Temos pela frente alguns bons candidatos a uma coroa, só o tempo nos mostrará.

    Responda
  6. Nabil Onaissi

    O que dizer? Textão do Juca!!!!!!!!!! E que final foi essa???? Ganhamos todos nós!

    Responda
  7. Otavio Teixeira

    Brilhante artigo, Juca. Expressou profundamente todo o meu sentimento e opinião sobre o que foi esta conquista da Argentina do grande Messi.

    Responda
  8. Rodrigo F Cabral

    Bom ler textos do Juca que falam de futebol. Só futebol. Bravo

    Responda
    1. Joana Souto

      Futebol nunca é só futebol e os grandes jornalistas, como o kifuri, e as lendas desse esporte, como Maradona, sabem disso.

  9. Adriano Araújo

    Na copa de Messi e dos amantes do futebol,também tivemos a copa onde se procurou deixar obscura as relações da Fifa com governos autoritários e perversos. Não podemos esquecer que tivemos essa realidade fazendo parte deste espetáculo triste de alguma forma chancelada pela Fifa.

    Responda
  10. Valéria Murad

    Parabéns pela coluna Juca e, principalmente, parabéns à Argentina, ao Messi, ao Di Maria. Parabéns ao futebol, ao ótimo futebol, aos realmente grandes no futebol. Grande jogo (França esteve à altura da gigante Argentina). Parabéns ao Mbapé, a todos os jogadores das duas seleções que nos proporcionaram um desfrute único. Jogo maravilhoso. Messi gigante. Argentina gigante. É nóis melhor que nóis. Viva o lindo futebol!

    Responda
  11. cesar garcia

    Ops… O melhor texto de todos os tempos. A Folha ganhou Juca Kfouri, um gênio. Sorte de quem pode lê-lo e apreciá-lo

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Excelente texto. Juca faz valer mais a assinatura da Folha.

  12. cesar garcia

    Ops… O melhor texto de todos os tempos. A Folha ganhou Juca Kfouri, um gênio. Sorte de quem pode lê-lo e apreciá-lo

    Responda
  13. cesar garcia

    O melhor texto de todos os tempos. A Folha ganhou Juca Kfouri, um gênio. Sorte de que pode lê-lo e apreciá-lo

    Responda
  14. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Impossível que tantos analistas não possam dizer que enquanto contarmos com Neimar nada vai acontecer. O jogo de hoje foi o exemplo comparativo que aponta o momento em que se separa os meninos dos homens. Somos um país infantilizado.

    Responda
    1. Valéria Murad

      Perfeito comentário. "Somos um país infantilizado". Temos um presidente que tá chorando até hoje porque lhe tiraram a bola. Temos jogadores iguais. Não dá para contar com isso para ganharmos nenhuma copa.

  15. Gerson Narciso

    De fato vida de goleiro não é fácil. Se erra é crucificado. Se faz proeza ao possibilitar o título, ninguém se lembra.

    Responda
  16. ALESSANDRO PINESSO

    Belissimo texto, uma homenagem à altura da performance de Messi. Parabéns.

    Responda
  17. geraldo magela sobrinho

    O melhor jogo de uma seleção de futebol que já assisti.

    Responda
  18. Marcos Benedetti

    Grande sorte da Copa, sorte dos argentinos, por Messi ser deles, e sorte de todos, por vivermos num tempo em que Messi desfila sua genialidade. Parabéns aos grandes campeões.

    Responda
  19. Valdo Neto

    Fico muito feliz pelo Messi e pelos nossos hermanos argentinos, mas não dá para deixar de sentir uma dorzinha de cotovelo por não estarmos na final. Paciência, vamos nos renovar e tentar de novo daqui quatro anos.

    Responda
    1. Valéria Murad

      Temos que mudar muito para que isso aconteça. E pra falar a verdade, a vitória da Argentina foi justiça pelo melhor jogador que apareceu nos últimos tempos. Realmente merecido. Viva Messi!

  20. Valdo Neto

    Sofrido, mas, merecido. Parabéns Argentina!

    Responda
  21. Maria Izabel Costa

    Parabéns Argentina e obrigada pelo espetáculo que me proporcionou. Parabéns Messi, o Pelé argentino, se não for melhor.

    Responda
  22. Valdemar Domingues

    Argentinos e franceses em campo e não vi nenhum com os cabelos pintados; trocaram a tintura dos cabelos pela pintura das jogadas. Viva o foco no futebol! ....aliás, como deve ser!

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Então se japoneses e coreanos não tingissem os cabelos teriam feito a final.

  23. Geanneide Soares de Andrade

    Parabéns Argentina, congratulations a los mejores!

    Responda
  24. Maria Carvalho

    Final da copa emocionante e maravilhoso! Parabéns à aguerrida seleção da Argentina, especialmente ao craque Leonel Messi, q jogou com amor a camisa e ao futebol, iam buscar a bola em todos os momentos, jogaram com humildade e beleza. Brilhante atuação de uma seleção pé no chão e profissional. Eis a grande diferença.

    Responda
  25. Jacqueline Soares

    Os Argentinos nos brindaram com um belo futebol e foram humildes. Quanta diferença. O Papa deve estar orgulhoso de seus conterrâneos. Obrigada, Kafouri, pela por colocar em palavras a beleza que o futebol nos proporciona.

    Responda
  26. Paulo Emmerich

    ...e ter a "sorte' do juiz da partida enxergar um penalti inexistente no início da partida. Sempre o juiz ...modificando o resultado esportivo. Sem solução.

    Responda
    1. Luís Cardoso

      Só você e o Sandra Meira Ricci, o vendido do SporTV não viram o pênalti. O juiz a poucos metros do lance e mais 5 assistentes do VAR com centenas de ângulos nas imagens também devem estar errados. A inveja de alguns brasileiros realmente é algo muito pequeno. Mas ainda tem vaga para chorões na festinha dos parças do Neymar, onde ele comemora a taça que havia prometido aos otá. Rios

    2. Julio Shiogi Honjo

      Nem franceses reclamaram, mas brasileiro...

  27. Antonio Pimentel Pereira

    A argentina montou a equipe, teve um líder messi e mereceu, orgulho. Algo mt bonito vi, um presidente de um país, macrom de frança desceu ao gramado pra consolar seu fera, o mbappé, mts lições aprendemos, que saudade de pelé, jairzinho, ronaldos, rivaldo, cafú, dunga, romário, zagalo, didi, vavá, ô meu deus quando vamos voltar encantar o mundo como o argentinos e franceses fizeram hoje, ponto fraco arbitragem, mt penalte manbembe, simulações, isso tem que parar pelo bem do futebol, martinez.....

    Responda
  28. Antonio Pimentel Pereira

    Sémpre a arbitragem apárece mais, no entanto a argentina é nosso orgulho

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Nem franceses disseram nada, mas brasileiro...

  29. angelim pilati

    Enquanto MESSI dava aula de patriotismo e humildade neymar(minúsculo) da churrasco, só faltou o bozó o grande ídolo dele. Argentina ainda e a grande cultura da América do Sul Viva MESSI, viva Argentina, temos q aprender com eles como um pivô se torna patriota de verdade não com esta camisa corrupta da cbf e seu usurpador bozo

    Responda
  30. Raildo Alencar

    Ainda bem que não sou argentino e nem francês. Estaria morto com esse.jogo. Alguém deve ter morrido do coração. Caramba.

    Responda
  31. Alberto Henrique

    Neycai comemorou o hexa antes da copa do mundo começar,Messi na mesma época deu entrevista dizendo que o Brasil e França eram os favoritos. Essa é à diferença entre um craque e um bom de bola.

    Responda
    1. Valéria Murad

      Estamos muito longe do hexa. A continuar assim, com essa empáfia, nunca virá. Espero sinceramente uma alteração profunda no nosso pensar futebol. Que mude e retorne o espírito de luta, de jogo a ser jogado, não de jogo ganho antes da partida. E outra coisa: não vamos ganhar com alegria se não tivermos jogadores à altura de representar o país.

  32. moacyr da Silva

    Messi e Lula, grandes craques! Argentina e Lula são TRI.

    Responda
    1. Luís Cardoso

      #mondego: e na quarta instância (STF) que é a última e decisiva, foram anulados todos os atos frau. Dulen. Tos das instâncias inferiores. Uma das razões foi pq Moro, o amigão e sócio de Bolsonaro, não poderia ser o juiz dos processos. Moro até hoje não apresentou provas para condenar Lula. Apenas o powerpoint com as convicções do Dallagnol. São delin. Quentes!

    2. Helio Sisco

      O tri do Lula é diferente. Três (instancias) vezes condenado....mas é tri.

  33. Lyrion Matheus da Silva

    Que final! Parabéns, Lionel! Merecido!

    Responda
  34. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Que final!

    Responda
  35. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Sem dúvidas. Sorte para Copa do Mundo. Sorte para os que gostam de futebol.

    Responda
  36. Alberto Henrique

    Argentina mereceu,o Messi mereci.

    Responda
  37. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Amei o jogo. Somente o futebol para nos dar tanta emoção!!!!!

    Responda