Opinião > Retrocesso à vista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Junior Lima

    Privatização,leia-se EXPLO-RAÇÃO o resto é blá-blá-blá,e nem é preciso possuir diploma universitário pra entender isto

    Responda
  2. Junior Lima

    Imprensa fiel subirdinada do capitalismo financeiro e thuthuca do mercado,nojo

    Responda
  3. Junio Barbosa

    O saneamento básico é uma vergonha para o nosso país. Milhões vivem ao lado de esgoto e contraindo doenças, sendo que grande parte das empresas de saneamento são públicas! Além disso, estas empresas sofrem grande influencia politica local que interfere nas suas atividades! Então meus amigos vamos voltar a um sistema que não funciona?

    Responda
  4. Rafael Pimenta

    Com a reforma trabalhista foi a mesma coisa, não é mesmo? Cadê as dezenas de milhões de empregos q geraria? Galera já tá ligada neste conto neoliberal dona folia, o interesse de poucos querendo lucrar em cima de muitos. Nem todo leitor é trou xa e não estuda, como vcs pensam.

    Responda
  5. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Um conhecido meu, funcionário de estatal do meu estado, disse que os diretores proibiram os servidores dela de realizarem alguns tipos de serviço para terceirizarem. Também disse que o sucateamento da empresa estatal era proposital para realizarem a sua venda. Pensso q

    Responda
  6. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Objetivo de um governo: atender ao povo. Objetivo de uma empresa: dar lucro ao (s) dono (s). Só isso dá para ser contra privatizações. Um amigo meu funcionário da SANESUL, empresa de saneamento do meu estado (MS) falou-me há alguns anos que seus diretores estavam sucateando a empresa e terceirizando serviços que os funcionários faziam no intuito de privatizá-la. Isso tem ocorrido em várias estatais. Penso que é o caso dos Correios.

    Responda
  7. Mozart Cabral

    Este jornal não se conforma mesmo com o fato de que o seu candidato perdeu, e tenta sistematicamente impor o programa neoliberal dos aplicadores rentistas da Faria Lima ao futuro Governo da Frente ampla Lula + Alckmin. O custo anual do Programa Bolsa Família custará aos cofres públicos cerca de 200 bilhões, que irá movimentar a economia e minorar a miséria de cerca de 50 milhões de brasileiros; já os serviços da dívida interna para meia dúzia de banqueiros e aplicadores custará 600 milhões.

    Responda
  8. Emerson Oliveira

    Não foi suficiente "o ensaio sobre a cegueira"? Insistir no erro é sinal de pouca inteligência. Não perceberam que se tivesse mais um mês de (des)governo, as contas públicas não resistiriam? Por favor, façam um jornalismo menos parcial. As estatais "doadas" para os amigos do rei são mais úteis que utilizadas para o bem comum? As argumentações são infundadas. Vou parar de ler a folha. Assinei faz um mês e já estou arrependido.

    Responda
  9. gabriela loureiro de bonis simoes

    Pelo menos isso! Nada de mamata pra essa gente que so quer mamar na teta do estado. Pegar uma empresa prontinha e lucrar muito. O resto fica pro governo administrar.

    Responda
  10. Ruy Luís de Araújo Araújo

    A Folha‚ antes mesmo de Lula tomar posse‚ vem-lhe fazendo — em editoriais seguidos — severas críticas. É oposição antecipada? Ou preferia a continuidade do governo desastroso de Bolsonaro dividindo a nação com ataques golpistas a toda hora? Os exemplos ainda estão aí com baderneiros plantados às portas dos quarteis do Exercito‚ clamando por ditadura.

    Responda
  11. PAULO ROBERTO HASSE

    Governinho que vem aí já mostra sua incapacidade , querem apenas seguir controlando estatais improdutivas e ineficientes , eles não tem nenhuma intenção de resolver o problema do Saneamento .

    Responda
  12. PAULO ROBERTO HASSE

    Qual é a surpresa, estavam esperando o quê dos medíocres ? Este jornal ajudou a eleger este retrocesso mais do que conhecido que já tô há quebrado o país em 2014 , além da corrupção descontrolada fartamente noticiada aqui mesmo . Tudo o que é benéfico para o Brasil o PT é contrário : contra Plano Real , contra privatização das telecomunicações , contra Reforma da Previdência , reforma trabalhista etc .

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Sabe Paulo, eu até acredito que a esquerda tenha boas intenções, só que eles não entendem como funciona a economia real. Eles possuem uma visão completamente ideológica da economia. Sentem saudade da URSS. No final, é o povo e justamente os mais pobres, que arcam com as consequências disso.

  13. Henrique Marinho

    Equilibrada e correta a análise. Ou mudamos o modelo retrogrado e clientelista estatal ou seremos sacudidos por mais um 2013. E os black blocks do Bozo são 48 milhões.

    Responda
  14. José Bueno

    O que está faltando nesta imprensa é debate aberto, amplo, com análises e argumentos, com espaço para o contraditório, como recomendam as regras de uma imprensa livre e imparcial. Mas estamos sendo agredidos diariamente com panfletagem.

    Responda
  15. João Paulo Zizas

    Nada há de surpreendente nos posicionamentos da equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ela tem atuado conforme conhecidos paradigmas esquerdistas. Mas é importante lembrar do fato de diversas pessoas terem sufragado o barbudo achando que agora tudo seria diferente e os interesses da população estariam imunes a cacoetes ideológicos. Os absurdos quanto à infraestrutura já anunciados ao menos são úteis para mostrar a esses incautos eleitores as consequências dos seus votos.

    Responda
  16. Miro Costa

    Faz o L, FSP. L de futulo.

    Responda
  17. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Cunho ideológico só o editor pode ter na fsp.

    Responda
  18. Pai Lerê

    Razo e sem argumentos o editorial. Chamar de guinada corporativista e ideológica a partir de uma frase solta de ministro que nem assumiu só desinforma. É preciso relembrar que a folha, não se sabe movida a qual interesse, manifestou-se em outros editoriais a favor do marco regulatório com foi aprovado, sem arestas a aparar. Para quem domina o assunto, parece sempre interesseiro, e não jornalístico, os editoriais. O editorialista do Estadão manda lembranças e escolhas muito dificieis.

    Responda
  19. Igor Cornelsen

    Parece que os nossos rios continuarão poluídos e nossas crianças andando em ruas com esgoto a céu aberto. Será que o PT não reparou que século de estatismo no setor não resolveu nada?

    Responda
  20. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Sugiro à FSP que ouça especialistas na área. Vai entender que vários países europeus como França, Alemanha estão adotando o caminho inverso, ou seja, reestatização do saneamento. As empresas qdo compram o serviço, em geral só querem o filé e não expandem os serviços em áreas periféricas ou rurais. Além disso ficam em geral à mercê de financiamentos públicos.

    Responda
    1. DEBORA MARTINS

      E nem precisa ir tão longe, aqui já temos o exemplo do Rio de Janeiro.

  21. Maria Almeida

    A privatização já deu mostras de resolver o saneamento básico onde e quando np Brasil?

    Responda
    1. Joao Massucci

      Não seria óbvia a pergunta contrafactual? A estatização, em 100 anos, resolveu o saneamento básico no Brasil?

  22. Marcelo Magalhães

    De um jornal preocupado em formar opiniões a um panfleto com o compromisso de defender seus acionistas e anunciantes. Assim foi o fim da Folha como jornalismo e sua migração para ferramenta de criação de contextos com pseudo informações que favorecem os seus financiadores. A falácia do capital privado responsável por benefícios sociais se realizou nessa aventura liberal do golpe na presidente Dilma. O resultado é a fome e a miséria. Logicamente com milhões de promessas.

    Responda
  23. Anete Araujo Guedes

    Está tudo errado com esse governo que nem começou. Chamem os generais, o Cunha, o Aécio, os banqueiros, os empresários, o Lira, o Moro, o Dallagnol, os pastores, o Valdemar Costa Neto, o Bolsonaro, o Heleno, o Carlos, o Eduardo, o Flávio, o Guedes, os bolsonaristas…. golpeiem Lula. Quem sabe dão ordem de prisão?

    Responda
    1. Fernando Minto

      Vc se esqueceu do Queiroz.

  24. José Alves

    Tudo que der errado a imprensa terá sua parte de culpa pois fez campanha descarada contra a figura de Bolsonaro, mesmo com ótima administração mormente na infraestrutura. Agora é papel dela ajudar o novo governo com críticas pontuais.

    Responda
    1. Fernando Minto

      Gostei do "ótima administração". Pras Emas?

  25. Felipe Araújo Braga

    É sempre assim: interesses ideológicos - no caso aqui o ódio injustificado às privatizações - acima das necessidades da população. Esse o mal das ideologias: Bolsonaro fez isso ao colocar sua visão anticiência antes da vida da população. Agora é a vez da esquerda: se é possível, através da iniciativa privada, melhorar e expandir o saneamento básico no Brasil, por quê não fazê-lo? Aos comentários que vociferarão contra mim, apresentem argumentos e não qualificativos! ("neoliberal", "etc.").

    Responda
    1. José Bueno

      O que está faltando nesta imprensa, caro Felipe, é debate aberto, amplo, com análises e argumentos, com espaço para o contraditório, como recomendam as regras de uma imprensa livre e imparcial. Mas estamos sendo agredidos diariamente com panfletagem.

  26. Valdeck Nascimento da Silva

    Quem pariu Mateus que embale. Quem pariu mantém e embale

    Responda
  27. alonso barros

    Volta Jânio e Duvivier . Estes editoriais da Folha se tornaram um panfleto neo liberal de quinta categoria.

    Responda
  28. Alan Alves Pereira

    Achei curioso esse editorial colocar em pé de igualdade privatização do saneamento básico e portos e aeroportos, por exemplo. Talvez seja o mesmo nível de problema se alguma empresa privada, por ventura, contaminar a água, e um ar condicionado que não funciona num aeroporto.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.