João Pereira Coutinho > Pior que mentir sobre Papai Noel é inventar só para encobrir a mentira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sempre ótimo!!
Ótimo texto. O importante é que a criança se divirta. Quando crescer vai ter mais saudade dos momentos de alegria que viveu do que de revelações se o pai mentiu ou não.
Meu amigo Noé, ótimo pedreiro, tem os pés no chão. Ele nunca acreditou em Noel. Nosso único contato com o mundo é mediado pelos nossos conceitos. Também não acredita nos realistas que dizem que há uma "correspondência" entre nossas crenças e o mundo, ou seja o Noel de shopping centers. Noé tem uma posição pragmática e anti-realista. O mundo molda e nos informa de nossos conceitos. Nós colocamos certos conceitos para fazer sentido desse mundo mediado. Nossas teorias não são verdadeiras.
"Durante todo o percurso, sentia que viajava com Galileu Galilei a caminho de um congresso de terraplanistas." Vou roubar esta frase para mim, Little Couto. Muito bom texto.
Coutinho, meu caro, que safanagem, hein? Rapá, pra que fazer isso com a criança? Pior, justamente a uma criança; piorzÃssimo, à sua própria. Olha, acho que foi lendo a Tati Bernardi, sua colega de folha, que eu me lembrei de que não me lembrava da desilusão Noelista; chego a pensar que nunca a tive, e vou confirmar pessoalmente com mamãe nesse Natal. Todavia, dado o incréu rubrovermelhista que virei, capaz de ser boa idéia a empulhação do petiz. Prepara-o desde já pros futurogovernos de direita.
Bom texto, do João Pereira Coutinho, em boa forma natalÃcia/ Natalina!
A fÃsica clássica de Newton não é verdadeira, é uma mera aproximação como Einstein mostrou mas isso não impede os engenheiros de construÃrem boas pontes e edifÃcios como uma quase-verdade. A fÃsica quântica e a relatividade geral são incompatÃveis ou contraditórias mas à s vezes vemos algumas coisas como partÃculas e outras como ondas. Alguns querem tirar a contradição e manter a lógica clássica. A alternativa é usar a lógica paraconsistente e aceitar a contradição.
TaÃ, Coutinho, você não mentiu pro miúdo: és um Pai Quântico! Manda cem euros pro Vito, vale mais do que os cenzão que cê investiu no Noel! Hahahahah!
Na lógica clássica uma proposição e sua negação não podem ser ambas verdadeiras: "Papai Noel existe" e "Papai Noel não existe". Por causa do princÃpio de não contradição. Na lógica paraconsistente podemos admitir a contradição mas temos que usar o conceito de quase-verdade. Se papai Noel não existe o papai Coutinho pode existir, pois em seu coração, a segunda mentira, como a primeira, é a permanência da alegria de seu filho. A ciência moderna não busca a verdade mas a quase-verdade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Pior que mentir sobre Papai Noel é inventar só para encobrir a mentira Voltar
Comente este texto