Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. HELENA KESSEL

    Sempre ótimo!!

    Responda
  2. sergio ribeiro

    Ótimo texto. O importante é que a criança se divirta. Quando crescer vai ter mais saudade dos momentos de alegria que viveu do que de revelações se o pai mentiu ou não.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Meu amigo Noé, ótimo pedreiro, tem os pés no chão. Ele nunca acreditou em Noel. Nosso único contato com o mundo é mediado pelos nossos conceitos. Também não acredita nos realistas que dizem que há uma "correspondência" entre nossas crenças e o mundo, ou seja o Noel de shopping centers. Noé tem uma posição pragmática e anti-realista. O mundo molda e nos informa de nossos conceitos. Nós colocamos certos conceitos para fazer sentido desse mundo mediado. Nossas teorias não são verdadeiras.

    Responda
  4. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Durante todo o percurso, sentia que viajava com Galileu Galilei a caminho de um congresso de terraplanistas." Vou roubar esta frase para mim, Little Couto. Muito bom texto.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Coutinho, meu caro, que safanagem, hein? Rapá, pra que fazer isso com a criança? Pior, justamente a uma criança; piorzíssimo, à sua própria. Olha, acho que foi lendo a Tati Bernardi, sua colega de folha, que eu me lembrei de que não me lembrava da desilusão Noelista; chego a pensar que nunca a tive, e vou confirmar pessoalmente com mamãe nesse Natal. Todavia, dado o incréu rubrovermelhista que virei, capaz de ser boa idéia a empulhação do petiz. Prepara-o desde já pros futurogovernos de direita.

    Responda
  6. Helder Bettencourt

    Bom texto, do João Pereira Coutinho, em boa forma natalícia/ Natalina!

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    A física clássica de Newton não é verdadeira, é uma mera aproximação como Einstein mostrou mas isso não impede os engenheiros de construírem boas pontes e edifícios como uma quase-verdade. A física quântica e a relatividade geral são incompatíveis ou contraditórias mas às vezes vemos algumas coisas como partículas e outras como ondas. Alguns querem tirar a contradição e manter a lógica clássica. A alternativa é usar a lógica paraconsistente e aceitar a contradição.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Taí, Coutinho, você não mentiu pro miúdo: és um Pai Quântico! Manda cem euros pro Vito, vale mais do que os cenzão que cê investiu no Noel! Hahahahah!

  8. Vito Algirdas Sukys

    Na lógica clássica uma proposição e sua negação não podem ser ambas verdadeiras: "Papai Noel existe" e "Papai Noel não existe". Por causa do princípio de não contradição. Na lógica paraconsistente podemos admitir a contradição mas temos que usar o conceito de quase-verdade. Se papai Noel não existe o papai Coutinho pode existir, pois em seu coração, a segunda mentira, como a primeira, é a permanência da alegria de seu filho. A ciência moderna não busca a verdade mas a quase-verdade.

    Responda