Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Silva Barbosa

    Ou o Brasil tenha uma política de industrialização eficiente e consiga produzir produtos que realmente necessita , ou ficaremos eternamente na pendencia das importações e eterno fornecedor de commodities . A indústria ferroviária precisa ser incentiva , face aos grande s investimentos na área de transporte ferroviário e até agora não vi ninguém comentando este fato.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    É, Dona Marília, bagúio doido, sô. A senhora acaba tocando em duas questões, que deságuam em "interiorização" de cadeias produtivas: as disrupções conjunturais e as questões geopolíticas. A China, como grande provedor em tudo que é nível, sofrerá com ambas: na miuçalha de baixa e média tecnologia, por conta das cadeias localizadas; na alta e altíssima tecnologia, por conta de sua ameaça ao poderio ocidental. E nós, ou criamos políticas científico-industriais próprias, ou ficamos na perifa pobre.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Cabe uma retrospectiva aos anos 30 do século passado meu caro Benassi, câmbio baixo e novo governo, com nova atitude frente ao agro e com condições para buscar um novo modelo, foram determinantes para esboçar os contornos da indústrialização no país, fomos reenquadrados de fora para dentro e de dentro para fora, reagir é preciso !