Marcelo Viana > Quanto vale a medalha Fields? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Já li uma fofoca de que o matemático Sophus Lie estava certo de estudar conceitos abstratos o bastante para não ter aplicações no mundo físico. Pois seus grupos são fundamentais na física das partículas elementares.

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    A matemática também contribui muito para a astronomia. No século onze, em Toledo, Espanha, o matemático Arzachel sugeriu que os planetas moviam-se em elipses, porém seus contemporâneos, mostrando intolerância científica, declinaram argumentando que isso era contrário às conclusões de Ptolomeu no Almagest. A trigonometria e a astronomia andavam juntas.

    Responda
  3. Paloma Fonseca

    Muito triste a iraniana Maryam ter falecido por câncer de mama aos 40! E bom saber que as ucranianas estão podendo estudar matemática (ou podiam antes da guerra). Creio que esse prêmio seja uma distinção para os pesquisadores da área, que poderão ser contratados por instituições de pesquisa e ensino; aqui no Brasil é bom reajustar as bolsas de estudo da Capes e do CNPq para aqueles que se dedicam à pesquisa em diversos saberes, pois estão com o valor defasado.

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    Peter Scholze, medalhista Fields, descobriu estruturas que ele chamou de "espaços perfectoides" que permitem interpretar os números de uma forma melhor do que as figuras geométricas. Até colegas de sua área tem dificuldade de entender. Uma teoria científica não passa de um modelo matemático para descrever nossas observações. Ela existe apenas em nossa mente. Talvez algum físico encontre utilidade em utilizar os "espaços perfectoides" para uma teoria de gravitação quântica ou grãos de espaço.

    Responda
  5. Vito Algirdas Sukys

    John Charles Fields passou seis meses estudando em Göttingen com o físico Max Planck. Einstein estudou a teoria dos espaços curvos de Riemann, que pensava exclusivamente no espaço como sendo curvo. Einstein achava que era o espaço-tempo. Em uma visita a Göttingen, conversou com o matemático David Hilbert; este encontrou as equações que relacionava a gravidade à curvatura do espaço-tempo antes de Einstein. Este era humano e falível como qualquer um. Matemática e física eram amigas.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Caro Janilo, sem dúvida. Dois anos antes Einstein e Grosmann, num artigo conjunto, tinham publicado as equações, mas Einstein tinha cometido um erro. Hilbert publicou alguns dias antes, mas deu o crédito à Einstein, pois a intuição deste de que a gravidade era devida à curvatura do espaço-tempo foi o que levou às equações. A ciência e a matemática devem andar juntas. Numa visita a Göttingen um aluno de física me informou o quanto o departamento de matemática era importante para a carreira.

    2. Janilo Santos

      Einstein também obteve o resultado e as publicações, apesar de separadas, foram quase concomitantes. A Lagrangeana que leva às equações do campo gravitacional hoje é conhecida pelo título de Lagrangeana de Einstein-Hilbert.

  6. José Roberto Martins Filho

    Força Marcelo. Sou seu admirador. Poucas pessoas sabem que a matemática é o substrato do mundo moderno.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.