Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flavio Lima

    como as suas colunas são bonitas!

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Nesta copa, assim como a forma de jogar da seleção canarinho, comandada pelo 'menino-craque' Neymar, as premonições do colunista não foram satisfatórias. Afinal de contas, quando o menino Neymar será aquilo que o colunista escreveu que seria?

    Responda
    1. Luiz Marcos de Carvalho

      Nunca. Neymar é superestimado. Sua fama é muitas vezes maior que seu talento. Mas seus vícios, sua maneira individualista de jogar é prejudicial. Não nego seu talento, mas o que ele entregou até agora para a seleção brasileira? Na próxima aos 34 ficará ainda mais difícil caso não tenha aprendido com o Messi a jogar para a equipe e não apenas para a glória individual.

  3. Nilton Silva

    Temos que ter um técnico que não aceite a pressão da CBF ou de quem quer que seja pra escalar esse ou aquele jogador. Esse papo de Neymar mais dez, por exemplo, não faz o menor sentido.

    Responda
  4. pompilio furtado

    Os argentinos falavam, num passado recente, que Messi não era argentino. De fato não era, não provocava os adversários com ofensas e agressões. Foi criado em outro ambiente. O goleiro é típico desses jogadores que aprendemos a detestar.

    Responda
  5. Gerson Almeida

    Tostão tem um dos melhores textos de análise esportiva, um oásis no meio.

    Responda
  6. eli moura

    tostão jogava muito, o que não era dificil para o time que ele participava, ze carlos, dirceu lopes, natal, piazza e cia bela, mas fora do campo manda bolas para fora do estádios com suas analises. Suponha que o jogador frances tivesse feito o gol na prorrogação da prorrogação, como seria vista a jogada de messi que perdeu a bola e propiciou o empate no tempo normal? La putamadre seria o minimo a estar sendo ouvindo agora. É o time sttuppid e não só o jogador.

    Responda
  7. Rogerio De Souza Cruz

    Tostão, te admiro muito pelo futebol que você jogou, e muito. Mas, ao analisar a seleção brasileira, os seus textos foram compêndio de panegiricos a Tite e sua panelinha capitaneada por Neymar.

    Responda
  8. Luiz Carlos Alves Alves

    Pelé e Messi , dois geniais atletas de futebol Maradona e Garrincha, dois geniais artistas da Bola!

    Responda
  9. Antonio Pimentel Pereira

    Importante tbm ressaltar, a argentina foi uma equipe tão boa, que dentre os convocados, aliás a frança tbm não sentia quando entrava outro jogador, todos os jogos os que entravam iam se superando, falando toda verdade, a argentina ia sendo penalizada pois o ferrolho ficou aberto e martinez operou um milagre no último minuto, daí a frança seria campeã sem penaltes e mbappé seria o título dessa coluna, viva dibu, goleiraço

    Responda
  10. Antonio Pimentel Pereira

    Um coisa de messi fundamental, dimaria ao fazer o gol desabou no choro, messi é de gêlo e sabe certinho cada jogada a executar, um repertório imenso que scaloni respeitou e deixou o messi ser o técnico de campo, sobre a copa, essa pressão alta desgasta, jogo de copa é diferente, prevaleceu as equipes organizadinhas, o brasil não treinou, se tivesse treinado, teria ido à final, tite não formou uma equipe, isso foi claro, daí pq ninguém confiava, não tinha líder de campo, cm em outras copas.....

    Responda
  11. Luiz Carlos Alves Alves

    Pra mim, Maradona foi o melhor jogador de futebol nos últimos 50 anos. Em todos os tempos, abaixo só de Pelé e ao lado de Garrincha. Tanto Pelé, quanto Maradona e Garrincha,foram muito mais espetaculares nas Copas que ganharam do Messi nessa Copa do Catar.

    Responda
  12. Danilo Aires Teixeira Aires

    Os técnicos e jogadores brasileiros precisam aprender com o futebol jogado em outros países. É uma pena que ocorre com o time do Ceará, com uma grande torcida mas um atraso na diretoria

    Responda
  13. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    ´Concordo que o Messi é o melhor jogador desse século e do anterior. Discordo que o Tite seja um bom técnico, aliás para falar francamente acho um homem sem liderança, sem conteúdo e de difícil compreensão. Um porre, um chato de galocha, um bobo alegre que sempre enganou os trochas.

    Responda
  14. PEDRO LAURENTINO REIS PEREIRA

    Melhor do que Maradona não é, doutor. Como Maradona não foi melhor que Pelé. Essa é a ordem hierárquica da santíssima trindade dos deuses dos estádios.

    Responda
  15. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    ´Concordo que o Messi é o melhor jogador desse século e do anterior. Discordo que o Tite seja um bom técnico, aliás para falar francamente acho um homem sem liderança, sem conteúdo e de difícil compreensão. Um porre, um chato de galocha, um bobo alegre que sempre enganou os trochas.

    Responda
  16. Valci de Freitas

    Tostão, Tostão. "Messi melhor dos últimos 50 anos"? Menos, meu caro, bem menos. Só no Brasil, cito: Zico, Sócrates, Falcão, Ronaldinho Gaúcho, etc. Me desculpe mas só pq a geração de Zico não ganhou a copa? E qtas copa o argentino disputou e passou em branco? ( e de fato nunca jogou nada seleção argentina antes).Vc, tanto pelo q jogou tanto pelo intelecto q possui sabe q ta exgerando.

    Responda
    1. Gustavo Porpino

      Concordo com Tostão. Messi joga em alto nível há 15 anos, sempre contra grandes clubes. Conquistou tudo com times e, agora, tb com a seleção argentina.

    2. Valci de Freitas

      Sempre vejo suas escritas aqui. Na maioria das vz concordo com sua opinião, mas às vezes tem algumas colunas q não dá. Como essa de hoje é uma q escreveu em 2015, quando disse q Pelé não era armador. Como prova de que está enganado citei o genial passe dele pra Carlos Alberto Torres marcar o 4° gol contra a Itália em 70.

  17. Luís Cardoso

    Acrescentaria que Messi age, nas vitórias e nas derrotas como um adulto apenas. E pelo que vejo em alguns vídeos recuperados dele com menos de 10 anos, não era diferente lá atrás. Por outro lado, o menino Ney não chegou aos 10 anos ainda hoje. Mas sobre o maior jogador nos últimos 50 anos eu discordo. Entre a parada de Pelé e a chegada de Messi tivemos Maradona e nenhum ranço pode apagar o que foi Diego.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Ou um portador de autismo leve, que transparece ser um adulto pleno.

  18. Carlos Ernesto de Oliveira

    Dr. Tostão, genial em campo e na reflexão!

    Responda
  19. Flavio Camilo

    Ilustríssimo Tostão, qual o dedo do Tite nessa seleção ? Qual seu diferencial perante tantas peças potencialmente ótimas? Essa lentidão do Brasil pra sair do seu campo e chegar à área adversária, tirando o fator surpresa, não te incomoda? O descalabro de não determinar o Neymar batendo o primeiro? Qual o dedo do Tite na seleção????

    Responda
  20. Barbosa Wilson da Junior

    Tostão, apenas acrescentaria que no seu tempo nosso craques tinham postura e elevada personalidade dentro do campo. Vocês numa disputa de pênaltis certamente não permitiriam que o melhor(es) batessem por último como o Sr. Tite o fez. Parabéns você seus companheiros de copa foram exemplares.

    Responda
  21. Jane Medeiros

    Maravilhoso! Escreve e faz reflexões tão interessantes! Sua escrita está no nível do seu excelente futebol!

    Responda
  22. Florentino Fernandes Junior

    Afinal, quem é/ foi melhor, o tostao jogador ou o tostao cronista?

    Responda
    1. EUSTAQUIO PIMENTA DE AZEVEDO

      Como bom mineiro e cruzeirense vi e acompanhei o Mestre Tusta no Mineirão dezenas de vezes. Sem igual ! A Copa de 70 foi o ápice de uma belíssima carreira. Brilhante aluno de Medicina da UFMG, excelente professor da Faculdade de Ciências Médicas ; também psicanalista. O grande cronista de hoje já existia mas ainda não conhecíamos. Salve IAPI e Colégio Estadual.

  23. Florentino Fernandes Junior

    Assim como Messi, Tostao é conciso e preciso. Sempre com um olhar novo, criativo

    Responda