Mirian Goldenberg > A arte de roubar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. filipe moura lima

    Mirian, não fique chateada. Saiba que muitos de nós permanecem assinantes da FSP por sua causa, além de outros poucos colunistas. Vida longa para você, menina, nesse jornal (e fora dele também)!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Você não imagina como seu comentário me deixou feliz, Filipe. Emocionada aqui

  2. Nelia Rios

    Seria bem interessante se os nomes das “influencers” fossem divulgados… eu gostaria de saber. Não que eu siga ou leia alguma delas. Só para dar o crédito

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Nelia, são muitas. Hoje mesmo aconteceu, infelizmente

  3. Nelson Oliveira

    O "r" ao finaldo meu primeiro comentário foi uma tentativa de escrever "rsrsrsrsr". Aproveito para lembrar também que Lavoisier foi guilhotinado pelos revolucionários franceses junto com outros cobradores de impostos, uma categoria muito criticada por se apropriar daquilo que outros criam. rsrsrsrsr. Mas a história diz que o nosso herói da química era inocente das acusações. Roubos, julgamentos sumários, execuções...E ainda temos esperança na vida e na salvação!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Temos ainda?

  4. Nelson Oliveira

    Lamentável o roubo! Lembrando que a máxima escrachada do Velho Guerreiro é uma paráfrase da célebre afirmação de Lavoisier: "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Chacrinha, portanto, recriou, transformou, de modo zombeteiro, o que Lavoisier escrevera - algo metalinguístico, dado o conteúdo dos dois 'axiomas'. Na internet, poderíamos dizer: nada se cria, tudo se fatia. Miriam, escreva mais difícil pra ninguém ter a tentação de se apropriar das suas (de todos) palavras. r

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É muito difícil escrever simples, Nelson

  5. Amarildo Caetano

    Cara Mirian ,se você é plagiada é sinal que é ótima .

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Melhor pensar assim

  6. Dionisia de Jesus Brito

    Por essa e outras razões, não tenho rede social. Prefiro acompanhar este jornal. Sua coluna é maravilhosa.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz, Dionisia

  7. Marcos Benassi

    Pô, que coisa, hein, Dona Mirian? Nem imaginava um bagúio era tão descarado, não uso essas drogas pesadas, meu limite é o Zap e uns blogs. Cara de Fal... Enfim, no contexto de ultimamente, de tanta barbaridade, essa presta alguma homenagem - anônima, mas vá lá - à virtude do pensamento. Pelo menos que a pessoa não repita também a Dddooidamares na sua tripa de ideias copiadas, botando vossa mercê em má companhia, meno male. A conferir, torço pela senhora! Hahaha!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É descarado mesmo, Marcos, infelizmente

  8. Fabrizzio Milani

    Quando (infelizmente não é "se") isso acontecer novamente, não tenha o menor pudor de desmascarar a impostora. Comente no perfil dela que ela "esqueceu" de lhe dar o devido crédito, mas que você tem certeza que não foi por mal, e que está apenas alertando-a pq, afinal, né, pega muito mal passar por plagiadora. Aí, a depender da cara-de-pau da pessoa, é até possível que isso não se repita...

    Responda
    1. Nelia Rios

      Concordo…. Elas não vai ler mas serão desmascaradas.

    2. Mirian Goldenberg

      O pior é que elas nem vão ler

    3. Mirian Goldenberg

      Muito feio, não é mesmo?

  9. FRANCISCO FARIAS

    Nas..rss

    Responda
  10. FRANCISCO FARIAS

    Na Universidades também existem muitos copiadores: alunos, professores, orientadores etc.

    Responda
  11. José Cardoso

    É muita falta de educação. Talvez o melhor seja encarar como numa contribuição à Wikipedia. Você sabe que fez, mas não existe propriamente o conceito de autoria. É um trabalho coletivo e anônimo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Complicado

  12. Marcio Paim

    Grande Mirian, infelizmente essas redes sociais contem muita bobagem, e quando ha algo inovador, imediatamente copiam. Nao se preocupe, por que o que for seu, ninguem tira: A CRIATIVIDADE. Forte abraço.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade, Marcio. Melhor pensar assim

  13. Maria Rita Fonseca

    Mirian , também adoro seus artigos. É bom envelhecer com suas preciosas dicas e Ser original é pra poucos!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      E adorei o ponto fora da curva

    2. Mirian Goldenberg

      Adorei querida Maria Rita. Fico muito feliz

  14. Henrique Marinho

    Miriam, sou homem mas adorei seu vídeo. Farei uma enquete com minha namorada (que está nos 40) e verei onde ela está no U. Abs.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... 'Sugar Milf', Sra. Rita??? ...

    2. Maria Rita Fonseca

      Bem, respondendo a enquete. Claramente sou um ponto fora da curva, tenho 44, sou magra e sensual e para brilhar sou muito mais feliz com meu namorado de 60, que além de me dar liberdade, me dá muito prazer, rsrs. Beijos

    3. Henrique Marinho

      Eita!

    4. Maria Rita Fonseca

      Bem, respondendo a enquete. Claramente sou um ponto fora da curva, tenho 44, sou magra e sensual e para brilhar sou muito mais feliz com meu namorado de 60, que além de me dar liberdade, me dá muito prazer, rsrs. Beijos

    5. Mirian Goldenberg

      Depois me conta Henrique

  15. Maria Lopes

    Miriam, adorei a imitação de prestígio. Em situação e trabalho diferentes do seu, me aconteceu muitas vezes, ideias que eram apropriadas e usadas (por homens, era um mundo corporativo masculino). No começo fiquei com raiva depois passei a dar de ombros: ideias, invento outras. E inventei muitas. Passei a relaxar em relação a isso. Criatividade sempre decorre de estímulos variados. Usando uma imagem que em uma palestra Foucault atribuiu a Nieztche, é como centelha do entrechoque de duas espadas.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      .... como centelha do entrechoque de duas espadas'???... Dios Mio, Maria!!... como resistir a não se apropriar de tal ideia mágica, Maria? Habls me!!!... vamos nos apropriar desta ideia mágica, Miriam Goldberg?? Bora??? Vamos nos apropriar desta ideia coleitivamente , sempre fica melhor cantando juntos como em um coral!!!... com orquestra ou sem fica bom igual...

    2. Mirian Goldenberg

      Lindo, Maria, parteiras da luz. Amei

    3. Mirian Goldenberg

      Adorei, Maria. Invento outrasÂ… e elas copiam

    4. Maria Lopes

      E portanto essa centelha precisa de duas espadas, e das mãos que as empunham. Vai ver nós somos somente o meio em que as ideias se manifestam. Em castelhano alumbramiento também é um termo usado no nascimento, no dar à luz. Bacana né : parteiras da luz. Ótimo Ano Novo para vc e seus leitores.

  16. Paloma Fonseca

    Achei bem interessante esse sua TED, Mirian! Do ponto de vista da curva, estou chegando na época mais feliz. Tenho 48, os cinquenta portanto estão chegando, pronta pra ligar o... Quando olho pra trás, dos 18 aos 35, corri atrás da minha formação (graduação, mestrado), cresci profissionalmente, sempre galgando postos mais bem remunerados e que me trouxeram aprendizagem, isso sem mencionar o cansaço nos estudos e os estresses em ambiente de trabalho. Tá chegando a hora de virar a chave.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Está chegando Paloma, só melhora

  17. Marcelo Luiz de Lima

    Não tenho nenhum desses aplicativos citados e fico 'boiando' na conversa,mas sei que é (ou deveria ser)crime roubar textos alheios,sem citar a fonte. P.S.: feliz aniversário atrasado,Mirian.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Marcelo, tem coisas chatas, mas também coisas muito boas

    2. Mirian Goldenberg

      Muito obrigada pelo carinho, Marcelo

  18. NACIB HETTI

    Honestidade não é tema recorrente para boa parcela da sociedade brasileira. A parcela política inspira.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

    2. Hercilio Silva

      A parcela política inspira ou ela é o espelho da sociedade. É comum ver gente que ataca políticos achar que seus pequenos desvios éticos não tem a ver com isso. Do gatonet a coisas mais simplórias.

    3. Mirian Goldenberg

      Infelizmente

  19. Raymundo De Lima

    Mirian, acho que você muito muito elegante com a influencer, pois ela cometeu plágio, que é crime. Talvez crime de direito autoral. Ou seja, merece entrar com uma processo criminal. Você sabe que nas universidades, citar autor/obra sem mencionar a fonte, é crime, que pode invalidar o trabalho acadêmico (TCC, dissertação, tese), ou até cassar o título, após 5 anos conquistado. Mas como se trata de mídias, influencers, 'choche', etc não sei se pode ser crime. P/favor, pesquise seus direitos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É complicado mesmo

  20. EDUARDO DE MELLO

    Dar os créditos e citar as fontes, valorizam o trabalho de todos. Hoje é muito fácil detectar plágio e até perigoso fazer citação sem dar os devidos créditos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      No Instagram é complicado isso…

  21. Roberto Rangel

    Vai ter de registrar seus textos em cartório antes de publicá-los.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Imaginou que trabalheira? Não iria ter tempo para escrever minhas colunas aqui

    2. Paulo Abreu

      Olha o trabalho que essa mulher vai ter, criatura.

    3. Mirian Goldenberg

      Imaginou?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.