Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Henrique Marinho

    Depois de me formar em engenharia no Brasil e fazer mestrado e doutorado nos EUA, estou há 26 anos como professor de uma federal, entre as 5 mais bem avaliadas do país. Noto um fosso imenso entre os setores produtivos e a universidade brasileira, dificultando o financiamento de pesquisas e o seu crescimento, ao contrário das grandes universidades americanas, onde sobra dinheiro, e cujos think-tanks norteiam a discussão dos grandes temas. Segundo um empresário daqui, o gargalo é a ideologia.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Uma cooperação bem sucedida implica a existência de um tripé, a política do Estado, o papel que cabe a Universidade na pesquisa, o investimento privado e no futuro, a participação das instituições nos resultados, a exemplo do modelo Coreano, o problema é quando o empresáriado quer todos os ganhos, nesse caso não se trata de parcerias, apenas o ganha ganha, que não funciona!

  2. Joao Massucci

    "valor inestimável". Concordo totalmente e é este o problema: o valor deveria ser exatamente calculado. Muito PPT e pouco XLS.

    Responda
  3. JONES DARI GOETTERT

    Universidades Federais: uma reconstrução fundamental e, sim, estratégica para o desenvolvimento nacional com inclusão e diversidade. Obrigado Prof. Alfredo!

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Ah, professor, bela reflexão. Secundado por Bípedes, possivelmente o Luloverno bota alguma ordem na casa nesses primeiros dois ou três anos - evita a ruína, mas não creio que nesse governo a gente consiga uma recuperação plena. Enfim, só de não ter um Weintrolha no poder, falando dos "laboratórios de metanfetamina", putz, já é um alívio e tanto. A Era Bozozóica foi mesmo surreal.

    Responda
  5. Ricardo Sallet

    Ecossistema universitário.... .... Quem inventou esse neologismo ... aquela galera que aplica física quântica em tudo.....

    Responda