Opinião > Retomada em risco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas

  1. carlos campos

    Folha elitista , sem empatia , compaixão, só quer o bem pros farialimers. Hoje foi mostrada no JN , reportagem s/ falta de caminhões pipa em cidades do interior de Alagoas. Pessoas e animais obrigados a beber água suja se não quiserem morrer de sede , obra do governo do mito q cortou verbas para o programa de cisternas, claro , vingança pela escolha de Lula pra presidente. Paulo guedes , paixão da Folha, participou desta ação covarde. Pobre e Folha = Ãgua e Óleo , não se misturam.

    Responda
  2. JOSE LUIS BOMBONATTI

    Há! o Havia é por conta de Mãe Dinah! Folha, dá um tempo! o governo só se desenha ainda, espere ele começar. Parem com a futurologia que nunca se consolida.

    Responda
  3. M Lana

    Não sei quem escreve os editoriais da FSP, mas de uma coisa sei. "Isso" não é jornalismo; é panfletagem. Uma panfletagem raivosa, que, como disse em comentário anterior, não informa, não gera reflexão, mas somente indignação. O conteúdo é desonesto; a forma é vulgar, mais digna de redes sociais onde o ódio é destilado sem pudor e não de um jornal de expressão nacional. No momento atual, a FSP age de maneira irresponsável. Não aprenderam nada com a eleição do atual presidente.

    Responda
    1. gian carlo cilento filho

      Democracia é isso, opiniões diferentes. Aprenda antes de escrever tanta bobagem.

  4. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Concordo inteiramente com o Rodrigo Toni. A Folha deixa de defender os anseios do povo para abrigar interesses de empresários, loucos para abocanhar as estatais (Por que querem?). Já disse que em minha cidade as privatizações pioraram o serviço e aumentaram os custos.

    Responda
  5. Edson Miranda

    Só rindo ( rsrsrs). Lendo alguns dos vários comentários ao editorial não tem como não lembrar de um velho ditado popular: " no inferno tem uma forca para quem não se compreende". rsrsrs.

    Responda
  6. Rodrigo Toni

    Este é um dos meus últimos comentários, já que cancelei a assinatura hoje. Editoriais como este, como o do dia das eleições, a demissão do Janio, ser o unico jornal a usar o termo tendencioso "PEC da Gastança", foram os motivos. Se voltei a assinar a FSP como resistência, hoje deixo por ver que a linha mudou: a nova liderança decidiu ser porta-voz do mercado financeiro, e isso não me interessa.

    Responda
  7. Rodrigo Toni

    Este é um dos meus últimos comentários como assinante. Cancelei hoje, por conta de editoriais como este e o último antes da eleição; pelo uso da expressão "PEC da Gastança"; pela demissão do Janio de Freitas. FSP, votei a assinar pela sua resistência ao fascismo em 2019. Deixo de assinar por sua mal disfarçada defesa do neoliberalismo e pelo seu ressentimento de 3a via derrotada de 2022.

    Responda
    1. SIMONE BOCATER

      Somos 2! FSP ainda não se deu conta que perdeu.

  8. SIMONE BOCATER

    Já cancelei a assinatura, não sei porquê ainda estou com acesso. Editoriais vergonhosos, demissão de excelentes jornalistas, enfim FSP virou lixo! Quem são os covardes que assinam esses editoriais?

    Responda
  9. Evando de Abreu

    Adilson e outros petistas presentes. Estudem um pouco, analisem, vejam o que estava sendo o nosso governo e o que virá agora, caso ele suba a rampa.

    Responda
    1. Rodrigo Toni

      Sério que vc acha que o governo que sai foi bom? Vai pra porta do quartel, bater a cabeça no portão, rezar na chuva e gritar pelo comandante da guarda. É o que te resta.

    2. Rodrigo Toni

      Não sou petista e cito aqui o que foi o governo que se encerra: estouro do orçamento, destruição do Estado, compra de votos, danos à democracia, 33 milhões de famintos, 700 mil mortos e negacionismo, inflação, desemprego, exclusão social, destruição da natureza, terra arrasada na educação e ciência, supremacismo racial, religioso, econômico e de gênero, homofobia, exaltação à violência, tortura, extermínio. Necropolítica, racismo e eugenia. É disso que vc gosta, certo? Continua apoiando.

  10. João carlos Gonçalves de souza

    A Folha tem todo direito e deve emitir sua opinião em editoriais . Agora esse não é o problema . Cada vez mais o jornal está se afastando das questões do País e tornando-se pró mercado . A dificuldade em admitir crítica de jornalistas progressistas está corroendo sua credibilidade .

    Responda
  11. FLAVIO MORAES MAGALHAES

    Que fase hein Folha? A cúpula do jornal decidiu não fazer mais jornalismo, decidiu transformar a empresa numa think tank com viés ideológico neo-liberal. Despediu absurdamente jornalistas de pesso e decretou o fracasso econômico do novo governo faltando 9 dias para a posse. Assim não pode, assim não dá!

    Responda
  12. Peter Janos Wechsler

    Em vez de tanto bílis por que não simplesmente cancelar a assinatura? Procurar um outro lugar para opinar? A FSP está batendo recordes de "audiência". Isto indica que o conteúdo crítico levanta poeira. Os opositores morrem de raiva, mas continuam lendo.

    Responda
  13. Almir Santos

    Passado: Um jornal a serviço do Brasil De rabo preso com o leitor Diretas Já! Presente: Um jornal a serviço da Faria Lima De rabo preso com o mercado Ditabranda Já! "O que pensa a Folha" tem desapontado muitos leitores. Dei uma espiada no Estadão e seus editoriais pareceram mais equilibrados. Um tratava das questões fiscais, também crítico porém mais analítico e melhor escrito, e o outro das perspectivas promissoras para a educação. Tem faltado equilíbrio à nossa Folha.

    Responda
  14. SILVANA MARIA ROCHA BRENHA RIBEIRO

    Lamentável trazer para a primeira página, ao invés de uma notícia, o editorial que evidencia o ressentimento do jornal frente a vitória inquestionável do Lula nas urnas! Qual a intenção? Instaurar o pessimismo , trazer mau agouro para um governo que nem começou, ameaçá-lo de golpe, conquistar bolsonaristas inconformados, atrair empresários? Fica aí a dúvida do que o texto esconde, mas não deixa de aborrecer quem acredita em um Brasil melhor daqui para frente e também assina este jornal!

    Responda
  15. Washington Santos Silva

    Que folhetim, vai ser colaboracionista e defensor dos interesses dos donos do dinheiro e dos interesses do seu dono lá em SP

    Responda
  16. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    A Folha, como qq jornal, tem o direio de emitir sua opinião, isto faz parte do estado democrático. Ser liberal não é ter nossa opiniões, mas tb , mesmo discordando, admitir uma perspectiva contrária? Ser neoliberal, ao contrário, é ter princípio e defendê-los de forma sectária: fazer defesa do pensamento único. Fato que discordo: seja de partido político único, seja de visão econômica única. É isto que me preocupa atualmente com a visão da FOLHA. Lamentável!

    Responda
  17. Rômulo Godoi

    Acho que a Folha deveria passar a assinar seus editoriais. Eu queria saber o nome do indivíduo que sentou em uma cadeira e achou interessante escrever isso.

    Responda
  18. Gilmar Maghenzani

    Vamos lá publiquem o meu comentário demora tanto assim para regulamentar

    Responda
  19. Gilmar Maghenzani

    Será que quem escreve esses editoriais lê os comentários?, por que se lê vai perceber que 99,99 % está indig nado, será que vai mudar o pensamento e os pode rosos ajudarão o governo a colocar os mais pobres no orçamento?, é utopia.

    Responda
  20. Gilmar Maghenzani

    Lembrei de uma coisa nestes 4 anos quantos bolsonaristas raiz deixaram de assinar a grande mídia?, acho que é por isso esses editorias mulambentos dos últimos dias para conseguir as assinaturas de volta

    Responda
  21. PAULO ROBERTO HASSE

    Qual é a novidade , Folha ? Foi este modelo de governinho que vocês apoiaram,agora querem liberalismo entre estatistas & burocratas parasitas ? Resolveram acreditar em quem foi condenado mas fala o politicamente correto como o ilusionista profissional que sempre foi . Esta turma medíocre só sobrevive com o clientelismo e parasitismo estatal às custas dos que produzem . Mas desconfio de que o povo já não terá mais tolerância .

    Responda
  22. Patricia Pedrosa

    Começo a desconfiar que alguns patrocinadores dos gol pi zoi desconfiar de quartéis mudaram de tática e começaram a colocar o dinheiro nas matérias da Folha

    Responda
  23. EMANOEL TAVARES COSTA

    As seguidas declarações de Haddad e Lula no sentido de que priorizar o atendimento às necessidades básicas da população mais pobre não implica em irresponsabilidade fiscal, não foram suficientes para convencer a Folha, que insiste em uma visão neoliberal (da década de 80 do século passado), revelando um viés político incompatível com a recuperação da dignidade humana do povo brasileiro

    Responda
  24. Peter Janos Wechsler

    A Folha permite aos leitores criticarem livremente os seus artigos e editoriais. Por outro lado, ela tem o pleno direito de ter a sua linha editorial e expô-la. Esta linha pode não coincidir com a opinião da maioria. Viva a democracia.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Gilmar. Todos os grandes periódicos do mundo tem uma linha editorial. É praxe mundial exceto nas ditaduras. Da FSP é a do PSDB raiz que não existe mais. Isto não impede que os colunistas expressem suas opiniões livremente, o que fizeram mais do que claramente durante as eleições. E que nós leitores façamos o mesmo. Esperar que a FSP se torne fã do estatismo é querer um milagre.

    2. Gilmar Maghenzani

      Viva, mas vamos combinar que voltou a ter ideologia é errado, um jornal de grande porte não pode.

  25. Marcelo Magalhães

    Nunca, na história da folha, tiveram tantos comentários e na sua grande maioria, esculhambando os seus editoriais. Com certeza nesse episódio o jornal perde dinheiro, não pelas assinaturas canceladas, que não serão poucas, mas pela perda de credibilidade dos seus jornalistas. A esse episódio apenas se soma à demissão de articulistas de renome. A folha não é mais a folha.

    Responda
    1. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Exatamente

  26. Ana Ferraz

    Senti vergonha ao ler esse editorial!! Reduzir o compromisso do Estado com a recomposição da dignidade da população brasileira a um benefício assistencial de 600,00 e chamar de moderno medidas (as neoliberais) que assolam o planeta há mais de 50 anos e não produziram mais que miséria, é absolutamente abjeto!! Investir em educação, saúde, cultura e ciência é retrocesso??? Editorial abjeto, abjeto!!

    Responda
  27. Maria Fernanda Araujo do Carmo

    gente... que vergonha esse texto... não é possível que tiveram coragem de escrever e publicar isso... a gente se enche de esperança ao ver um governo comprometido com as pessoas (com o mínimo!) e aí vem a Folha e me solta uma dessa... a pessoa ou pessoas por trás da visão de mundo exposta nesse editorial representa uma mistura de egoísmo, conservadorismo retrógrado e estupidez que chega a abalar as nossas esperanças na humanidade. que venha a nova era com gente mais fina, elegante e sincera.

    Responda
  28. João Paulo Zizas

    O editorial "Retomada em risco" apresenta, logo no início, uma óbvia inversão da realidade: a ideia de que houve atraso civilizatório generalizado no governo Bolsonaro. Já o restante do texto é preciso na análise sobre o quão nociva ao Brasil será a postura tipicamente petista de desrespeito à responsabilidade fiscal. Vale notar o fato de até agora não ter saído nada de inusitado das ações de Lula e seu entorno, elas só podem surpreender criaturas bastante cândidas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ocorre que ele nem assumiu o governo já estão cobrando? vc acha isso correto?

  29. maristela jardim gaudio

    Estou escrevendo pela terceira vez, por que os dois primeiros comentários ainda não passaram pela tal "moderação". "Retomada em Risco" é mais um título capcioso da Folha, como "PEC da gastança". Vejam a publicação do Alckmin. O Brasil é terra arrasada na saúde, educação, infraestrutura, cultura, meio ambiente, habitação. Retomada em Risco"? Em risco está o país, depois da passagem desse governo de in co pe tentes. Depois da pandemia, o mundo inteiro está crescendo um pouquinho! Mas "retomada"?

    Responda
  30. Camila Souto

    Caro editor, de que "retomada vigorosa" do emprego você está falando? Se diz respeito àquela taxa de desemprego de 8,3% (out/2022) ancorada em número recorde de trabalhadores informais, que não tem qualquer tipo de amparo e proteção, penso que é importante que você reveja sua opinião porque isso nem emprego é; é no máximo trabalho para garantir a sobrevivência. E, vamos combinar uma coisa; todos querem viver e não sobreviver. Dito isso, fica aqui a dica: melhore!

    Responda
  31. Márcia Santana

    Gostaria de entender o que a FSP entende por "gastança", se ao impedir o prolongamento do chamado "Orçamento Secreto", metade do valor total destinado a projetos desconhecidos e desconectados das políticas públicas e do orçamento planejado foi redestinado a elevar investimentos na Saúde, Educação e Bem Estar Social. É bom lembrar que as joias da Coroa já foram vendidas e 96% são despesas obrigatórias. Penso ser uma opinião rasa e que denota mais má-vontade que diagnóstico jornalístico preciso.

    Responda
  32. José Bueno

    Perdeu, Folha, o Lula já deu a pauta, a inclusão do pobre no orçamento!

    Responda
  33. stenio miranda

    depois desse editorial lunático a bolsa subiu e o dólar caiu. o vinícius torres freire deve ter alguma explicação prá isso.

    Responda
  34. ulysses ferraz de camargo flho

    É lamentável que a Folha considere o compromisso do governo Lula com a justiça social "ultrapassado", como se a manutenção do país num ultraliberalismo milicianizado à la Paulo Guedes, que acelerou o aumento da pobreza extrema, da desigualdade, da precarização, do desalento e do colapso ambiental fosse o cúmulo do avanço.

    Responda
  35. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Se vale dessa crítica como estratégia para atrair assinantes bolsonaristas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Foi na mosca Antonio e Maristela pf não se vá

    2. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

      Não pessoal! Devemos permanecer para ser o contra ponto das críticas indevidas.

    3. maristela jardim gaudio

      E tentando atrair bolsonazistas, afasta os que não são da seita, como eu, por exemplo. Adeus FSP

    4. stenio miranda

      mas a direita não lê jornal. muitos sequer sabem ler.

    5. maristela jardim gaudio

      E tentando atrair bolsonazistas, afasta os que não são da seita, como eu, por exemplo. Adeus FSP

  36. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    A Folha de SP padece de saudosismo antecipado do desgoverno Bolsonaro. O desgoverno Bolsonaro , segundo esta mídia, entregará ao próximo governo um país padrão Suíça : "PIB avançando , emprego com retomada vigorosa ( risos ) , etc ". Só faltou combinar com os mais de 100 milhões de subempregados, os 33 milhões de famintos crônicos, os donos de supermercados com seus aumentos estratosféricos, os salários insuficientes, etc . Só resta ao assinante cancelar sua assinatura.

    Responda
  37. José Ricardo Braga

    A Folha nada aprendeu, nada esqueceu...

    Responda
  38. Berenice Gaspar de Gouveia

    Incrível a desfaçatez da FSP!! Chamar de sucesso o desmonte do país, a fome em alta, os serviços públicos destroçados é obtuso e venal. A Folha acaba de demitir excelentes colaboradores por contenção, pretende dar aula de gestão. Deviam ter vergonha

    Responda
  39. Marcelo Masiero

    Chega a dar um frio na barriga toda vez que me deparo com essa expressão: " O que a Folha pensa." O texto é sempre recheado de preconceito e intolerância.

    Responda
  40. Orasil coelho pina

    O PT é a síndrome do escorpião, no meio da travessia do rio não contém o instinto! Não fez nada para destronar o desgoverno Bolsonaro porque entendia ser mais fácil enfrentá-lo em uma eleição! Quando se viu num segundo turno dificílimo buscou apoio da Tebet e Marina e agora quer nomeá-las para Ministério de segunda categoria!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Ô Gilmar, votei no Lula mas não sou boi para ser tangido por populismos! Na hora que precisa busca apoio e após ganhar banca o escorpião! Se não conhece a fábula eu te envio! Feliz Natal e Fraterno abraço OrasilSertanejo!

    2. Orasil coelho pina

      Ô Gilmar, votei no Lula mas não sou boi para ser tangido por populismos! Na hora que precisa busca apoio e após ganhar banca o escorpião! Se não conhece a fábula eu te envio! Feliz Natal e Fraterno abraço OrasilSertanejo!

    3. Gilmar Maghenzani

      Qual é o assunto mesmo?

  41. Jose Neto

    A FSP não contente em apoiar o Golpe contra a Dilma, e ajudar a eleger Bolsonaro, vem com esse pessimismo e novamente com uma onda contra o Lula e o futuro governo! A opinião da FSP em nada vai ajudar o Governo e tão pouco os que passam fome, e os que não tem remédios e aos que vivem nas ruas! Não aprenderam nada nestes últimos 4 anos!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A mídia não quer, são zelites e uzmercadus

  42. Orasil coelho pina

    O PT é a síndrome do escorpião, no meio da travessia do rio não contém o instinto! Não fez nada para destronar o desgoverno Bolsonaro porque entendia ser mais fácil enfrentá-lo em uma eleição! Quando se viu num segundo turno dificílimo buscou apoio da Tebet e Marina e agora quer nomeá-las para Ministério de segunda categoria!

    Responda
    1. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Só de recursos do Fundo da Amazônia o Ministério do Meio Ambiente ou a Autoridade climática vão administrar a aplicação de algumas dezenas de bilhões de dólares. As mudanças climáticas, carbono zero, alteração das matrizes energéticas para obtenção de uma economia,e preservação da Amazônia,são assuntos centrais para o mundo inteiro, que se reune em conferências concorridíssimas. Ministério de segunda categoria? Faça-me o favor!!!

  43. SERGIO DIAS CANELLA

    Gostaria de saber qual as palavras que tornam um comentário passível de moderação pela FOLHA. Não há um comentário meu que não seja elegível para tal procedimento.

    Responda
  44. LUIZ CRUZ LIMA

    Editorial que, antes de iniciar o governo, nos joga um balde de pessimismo, de pretensa certeza de um governo altamente negativo. A Folha é um jornal muito importante para escorregar para se por no lugar do tal mercado. Mercado cheio de especuladores, de financistas que só querem lucro de dinheiro parado em aplicação. A Folha não atenta para um povo animado por trabalho, por investimento. A Folha esquece os aplausos de muitos e muitos países que deram VIVA à vitória de um democrata. Péssimo ed.

    Responda
  45. alonso barros

    Atualmente ninguém da a mínima para o que a Folha e o seu editorial pensa . O que não deixa de ser triste , mas está nova posição do jornal frente ao governo que nem começou é deplorável. Muito mais pelo fato de não apresentar uma justificativa plausível para uma crítica tão ácida e claramente partidária . Patético

    Responda
  46. Joaquim Orilio Do Carmo

    Pela visão dos defensores capitalismo-neoliberalismo o mundo seria um paraíso, no entanto, o que esse duo tem causado, é cada vez mais, é concentração de riquezas nas mãos de poucos que por sua vez, cada vez mais, aumentam suas influências sobre os governos em detrimento do aumento da pobreza e da fome em todo o mundo. Não veem que esse duo capitlismo-neoli realismo está fortemente impregnado por organizações criminosas transnacionais. A prova disso está visível nos paraísos fiscais.

    Responda
  47. Joaquim Orilio Do Carmo

    Pela visão dos defensores capitalismo-neoliberalismo o mundo seria um paraíso, no entanto, o que esse duo tem causado, é cada vez mais, é concentração de riquezas nas mãos de poucos que por sua vez, cada vez mais, aumentam suas influências sobre os governos em detrimento do aumento da pobreza e da fome em todo o mundo. Não veem que esse duo capitlismo-neoli realismo está fortemente impregnado por organizações criminosas transnacionais. A prova disso está visível nos paraísos fiscais.

    Responda
  48. alonso barros

    Atualmente ninguém da a mínima para o que a Folha e o seu editorial pensa . O que não deixa de ser triste , mas está nova posição do jornal frente ao governo que nem começou é deplorável. Muito mais pelo fato de não apresentar uma justificativa plausível para uma crítica tão ácida e claramente partidária . Patético

    Responda
  49. Luís Alberto Ferreira

    Desonesto é o mínimo que se pode dizer desse editorial. Estou sentindo vergonha alheia.

    Responda
  50. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    A Folha de SP padece de saudosismo antecipado do desgoverno Bolsonaro. O desgoverno Bolsonaro , segundo esta mídia, entregará ao próximo governo um país padrão Suíça : "PIB avançando , emprego com retomada vigorosa ( risos ) , etc ". Só faltou combinar com os mais de 100 milhões de subempregados, os 33 milhões de famintos crônicos, os donos de supermercados com seus aumentos estratosféricos, os salários insuficientes, etc . Só resta ao assinante cancelar sua assinatura.

    Responda

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.