Opinião > Retomada em risco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas

  1. josé SOARES

    Nada mais a falar: Jornal nojento!

    Responda
  2. Eduardo Freitas

    O PT sempre foi isso... empregos $$$ para a turma e arrebentar os cofres públicos. Alguém esperava o contrário? Preocupação com o desenvolvimento do Brasil? Pára.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Quem arrebentou os cofres foi Bolsonaro colega. Já viu como está o orçamento do ano que vem? Acho que não né

    2. Lourenço Faria Costa

      No caso do Bolsonaro, as oportunidades são circunscritas a sua família (incluindo ex esposasssss) e milicianos amigos.

  3. Márcia Meireles

    Fato consumado? o governo nem começou.

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    Qual a intenção da Farça? Ser a vanguarda de um movimento pela deposição precoce do governo que ainda não assumiu? Ou herdar os herdar os minions órfãos das redes sociais? Na verdade, é irrelevante, estou na torcida de que quebre a cara.

    Responda
  5. EDSON CARLOS MOROTTI

    Lamentável a opinião da Folha. Não precisava recompor apenas o orçamento no que diz respeito ao combate à fome, mas todo ele. Qual parte do orçamento inexequível é difícil de entender. Foram destruídos o orçamento da Saúde, Educação, Programa Minha Casa Minha Vida, Farmácia Popular, Salário Mínimo e tantos outros. Gastança é 4 anos de motociatas, golpismos em viagens desnecessárias e eleitoreiras, 4 anos de cartão corporativo sem limites e bilhões distribuídos para ganhar as eleições. Vergonha!

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Perfeito!

  6. SERGIO DIAS CANELLA

    PIB, Inflação, Dolar, Bolsa, Investimentos privados, Juros, Dívida Pública, Carga Tributária, etc... É dessa forma rasa que a Folha e o "mercado" analisam o desempenho do governo Lula. Detalhe, de um governo que ainda nem começou. Nenhuma palavra sobre as tragédias ambiental, social, administrativa e fiscal deixada pelo desgoverno que se encerra. Uma leitura no relatório produzida pela equipe de transição poderia abrir certas mentes. SQN.

    Responda
  7. Marco A Moreira

    Excelente editorial. O que está errado no texto? Quem vai investir no Brasil? Ou é só imprimir dinheiro?

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Pergunta pra quem passa fome e precisa comer agora!

  8. Joabe Souza

    Bolsonaro renunciou? Que eu saiba, Lula só toma posse dia 1º.

    Responda
  9. Alexandre Arantes

    Houve tempo que se lia Claudio Abramo, e em suas folgas Clóvis Rossi que depois assumiu a coluna; Oto Lara Resende, Jânio de Freitas. Do glorioso Otávio Frias de Oliveira e Filho... Graças que ainda há Elio Gaspari, Marcelo Coelho, Reinaldo Azevedo. Inacreditável o caminho da esc uridão que vem sendo traçado por essa instituição que há tanto respeitamos e trazemos como nossa... Triste, mas acredito que a reflexão ajudada por um espírito natalina possa ainda trazer a luz à nossa Folha querida.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se sair o RA e mais alguém a folha fecha

    2. Benjamin Nunes

      Marcelo Coelho também saiu, amigo. E não sei se o Reinaldo resistirá....deve pedir pra sair já já, haja vista a coluna dele de hoje...um desmonte brutal de um ex jornal que só fala pro tal "mercado"

  10. Eduardo Potsch Camara Matos

    "Requiem aeternam dona eis, Domine"

    Responda
    1. Eduardo Potsch Camara Matos

      "Et lux perpetua luceat eis"

  11. Marcelo Magalhães

    Momento perfeito para iniciarmos um movimento robusto de exigência de uma auditoria imediata na dívida pública, para divulgarmos o que os acionistas e financiadores da folha andaram fazendo com o dinheiro público.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Marco Moreira, entendi a sua colocação, mas não tem semelhança alguma. A Auditoria Cidadã da Dívida é um movimento que existe desde 2001 e tem uma missão forte que é dar publicidade ao que é público. Só isso já é radicalmente diferente de tudo que propôs o grupo que valorizava o sigilo de 100 anos. A questão é que a reação à auditoria sugere que ali haja realmente muita coisa para esconder.

    2. Marco A Moreira

      Igual as inúmeras campanhas realizadas pelos minions?

  12. silvia ramos

    Que tal saírem de trás da "cortina" do Editorial, assumirem uma legenda e concorrerem à Presidência em 4 anos? Sequer dão jeito na situação financeira da Folha e vêm cheios de lições "resolver" o Brasil.

    Responda
  13. Jane Medeiros

    Este editorial da Folha revela o que será este periódico no novo governo Lula. Muito ataque e baixa argumentação convincente! Uma ode ao governo Bolsonaro sob o ponto de vista econômico, governo que deixou milhões passando fome e uma grande parte morrendo de Covid e muitos sequelados. Lula não foi eleito para seguir a cartilha da Folha e do mercado. Foi eleito pelo povo para atender urgências brasileiras: combate à fome e à desigualdade. A Folha já viu como a posse do Lula será um sucesso?

    Responda
  14. Lourenço Faria Costa

    Crianças famintas e com um destino de miséria, violência, alojamento de direitos humanos básicos já traçado desde antes de nascer, não entra na equação dessa gente bonita! Para vocês da FSP, isso pode ser facilmente ignorado. A tragédia humana da fome e do mal trato a crianças é a maior indignidade e vergonha que um país pode passar. Essa vergonha e indignidade estão representadas neste editorial.

    Responda
    1. Antonio Carlos Araújo Franqueira

      Verdade Lourenço. A Folha não está nem aí prá tragédia humana provocada pelo liberalismo dos Faria Lima boys. Ela é porta voz dessa elite vergonhosa

    2. Lourenço Faria Costa

      *alijamento

  15. Lourenço Faria Costa

    Em algum momento vocês se envergonharão muito desse (e outros) editoriais. Vigarice intelectual no seu estado mais puro!

    Responda
  16. Wlander Kwasniewski

    A simplificação da análise da FSP sobre o governo em planejamento é também jornalismo pueril. O Brasil tem problemas sociais vergonhosos e desigualdades clamorosas que não se resolverão com a receita ortodoxa e liberalismo radical. Nunca resolveram. É necessária abordagem corajosa e decidida sobre o problema maior: o povo esquecido, precisamos nos tornar civilizados.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      A organização econômica proporcionada pelo plano real não melhorou, é muito, a condição dos mais pobres?

  17. Lilian Machado Cabral

    Isso não é jornalismo, mesmo sendo opinião, como é o editorial, precisa de fatos que comprovem tais afirmações sobre uma imprudência orçamentária do próximo Governo Lula como fato consumado. Que tal ler o diagnóstico do GT Transição ao invés de defender a política econômica nefasta que acirrou a miséria no país nesses últimos 4 anos?

    Responda
  18. calixto rosa neto

    Ridículo esse editorial, principalmente na parte que fala de retomada vigorosa dos empregos. Que empregos? O de vendedor de água, batatinhas e bugigangas diversas nas ruas das cidades, sem qualquer tipo de proteção? De acordo com o IBGE, são quase 40 milhões na informalidade. O que aconteceu foi que essa turma, impedida pela pandemia do conoravirus em 2020 e 2021, voltou às ruas para tentar sobreviver.

    Responda
  19. José De Almeida Soares

    No próximo a Folha pode ensinar como negociar com o Congresso. Certamente os gênios que escreveram esse artigo tem uma solução para isso também.

    Responda
  20. Anna Rodrigues

    Não tem índice econômico favorável que supere o malefícios da concentração de renda em um País que já é um fábrica de miseráveis. É uma vergonha que esse editorial não observe isso. Agora, quanto ao sonho do Brasil se espelhar em um Pais nórdico, realmente desabou. O PT ainda não entendeu que o estado de bem estar social também tem que ser eficiente e desburocratizado. Essa parafernália de Ministérios e esse radicalismo em relação às privatizações enche os olhos dos esperançosos de lágrimas.

    Responda
  21. Jose Roberto X de Oliveira

    Ô editorialista o. Governo começa em Janeiro viu? Além do bolsa família vc notou que o Governo perdoou dívidas de multas do meio ambiente e a farra de desoneração? Viu a desorganização e demonizacao de serviços de proteção ao meio ambiente, invasão religiosa administrativa? Remédios, cirurgias, consultas adiadas? Vcs querem milícias mandando nas cidades? Já até armaram os homens de bem pra isso.

    Responda
  22. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    A Folha se apequenou ao fazer uma análise tão superficial da (provável) herança maldita do governo que sai (e todas as maquiagens para conter a inflação? Não conta?) e concluir tão rapidamente que o que entra não vai dar certo. Ficou com cara de jornaleco se preparando dizer , não falei?, caso o Lula 3 não dê certo. Folha, já deu certo, a democracia venceu.

    Responda
  23. edilson da silva cruz

    Lamentável o editorial da Folha de São Paulo. Fingindo defender o interesse do setor privado, apenas demoniza o Estado e insiste em defender o indefensável: o modelo fiscal inaugurado com o "teto de gastos", ou poderíamos chamar de "teto de investimentos", "teto de desenvolvimento social", "teto de distribuição de renda". Boa sorte ao governo Lula que mal começou e já se empenha em superar o atraso social, econômico e político herdado do Temer.

    Responda
  24. RUBEN SALOMAO GOMES DA SILVA

    Por isso que deixo hoje de assinar a Folha. Obrigado pela luta contra o b o zo, mas não dá para voltar a repetir os erros do passado. Que os cancelamentos sirvam de alerta à Grupo Editorial, os tempos mudaram.

    Responda
  25. Elizabeth O Costa

    Concordo com tudo exposto no editorial. Além disso, a equipe de transição não fez nenhuma menção de como conter gastos e estimular a receita. A esquerda populista só fala em entregar, mesmo que o preço vá ser pago pelo próprio beneficiário com inflação e estagnação econômica. Votei no governo eleito, mas esperava que ele representasse uma frente ampla por direito. Mas a nossa esquerda ainda não sabe ser democrática, a não ser para negociar mais poder.

    Responda
  26. Jove Bernardes

    Tomei ranço da palavra gastança. Que carimbo ridículo.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Preciso cortar a gastança, cancelando a assinatura desse jornaleco. O que me segura são uma dúzia de colunistas, dentre eles, conrado, antonio prata, miriam goldemberg, cristina serra, marcão da cozinha e outros feras. Mas a linha editorial...

  27. CLAUDIA ROVERI

    Tradução desse editorial: deem esmolas aos pobres, sigam a cartilha perdedora e governem para o mercado. A PEC foi uma vitória possível dentro de um cenário catastrófico de terra arrasada. A FSP parece querer milagres de quem sequer é santo ainda.

    Responda
  28. MADELEINE MONICA ATHANAZIO

    Muita pressa em criticar. Tem alguma coisa boa nas ações do novo governo ou vcs só conseguem ver defeitos? Vamos esperar a equipe governar. Vamos dar um tempo ao Fernando Haddad, ele é competente tecnicamente e tem sensibilidade social. O anterior era fanfarrão e estava a serviço do sistema financeiro. Vamos dar uma chance pra equipe e não ficar plantando o terror! O governo nem começou e lá vem onda de negatividade. Ufa!

    Responda
    1. Ruberli de Lima

      O Presidente Eleito nem tomou posse e lá vem a Folha com críticas pesadas. O PT está ultrapassado? Tem certeza? Quem queria a volta da Ditadura? Acho que não foi o PT.O capacho do Guedes foi um bom Ministro? Só para os investidores. Governar com foco nos menos favorecidos é retrocesso? Sinceramente....que decepção, Folha.

  29. Giovani Ferreira Vargas

    Vão colher o que plantaram...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Vaticinou Zora Yonara.

  30. Mauricio Vidal de Carvalho

    Esdrúxulo! É o termo que melhor define este edital. Preguiça de vcs FSP...

    Responda
  31. Maria Salomão

    Cada vez mais desanimada com a FSP. Só não cancelo a assinatura devido a alguns colunistas que resistem.

    Responda
    1. julio alves

      Moça! Semana passada quase quase eu cancelo. Cancelei uma vez , depois de 40 anos, durante o Golpe. Aí me deram umas ofertas e voltei a assinar , justamente por alguns colunistas. Com a demissão ridícula de Jânio de Freitas, tá dando vontade de novo de sumir com a Folha da minha vida.

    2. julio alves

      Moça! Semana passada quase quase eu cancelo. Cancelei uma vez , depois de 40 anos, durante o Golpe. Aí me deram umas ofertas e voltei a assinar , justamente por alguns colunistas. Com a demissão ridícula de Jânio de Freitas, tá dando vontade de novo de sumir com a Folha da minha vida.

  32. Antônio João

    Para a FSP o programa do Lula deveria ser o Felipe D'Ãvila, o do Novo. FSP, este perdeu, caso não saiba, foi um partido rejeitado nas urnas.

    Responda
    1. julio alves

      Ótimo

  33. Jose Roberto X de Oliveira

    Editorial mais parece escrito por um dono de corretora de valores, banqueiro ou herdeiro rural. Grande erro foi deixar a terra pros barões e seus descendentes. Hoje ainda temos os grileiros liberais. Gente prudente nossa! Se as estatais fossem um empreendimento ruim não teriam interessados. Podemos falar dos veículos travestidos de impressa ou comunicação cujos donos são banqueiros, ruralistas, pastores evangélicos, etc e que dão opinião desinteressada? Só no Brasil domado mesmo.

    Responda
  34. Humberto Cal

    A folha já começou, isto é o que a folha pensa ,só que o povo não pensa assim Bolsonaro esculhambava aí estava bem, vocês criticando antes de começar a folha virou notícias populares, e só vida dos outros, violência e pauliceia desvairada. Virou Macunafolha jornal sem caráter

    Responda
  35. Antonio Roberto Cuccati

    Visão ultrapassada mina a confiança na Folha SP antes da posse do governo Lula.

    Responda
    1. Giovani Ferreira Vargas

      Ui!

  36. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    Chora, Fel-lha! Não vai adiantar querer minar o novo governo! Aceitem que dói menos! E recontratrem o Jânio para ontem, seus patéticos!

    Responda
  37. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    Chora, Fel-lha! Não vai adiantar querer minar o novo governo! Aceitem que dói menos! E recontratrem o Jânio para ontem, seus patéticos!

    Responda
  38. Ernesto Solis

    Folha, que demite o seu grande jornalista aos noventa anos, já revelou seu caráter, nojen to. Enfia essa sua opinião no... Tenho cada dia mais desgosto de lê-la.

    Responda
  39. julio alves

    Folha sendo Folha! Modo Antipetista ligado em velocidade mil, mesmo antes dos vencedores da eleição assumirem! Editorial voltado à alegria do tucanato neoliberal. O segundo parágrafo beira o ridículo, ao exaltar veladamente o fiasco de Guedes, não mencionando os 30 milhões de famintos que a extrema direita deixou como legado. Aberta a temporada de caça da Folha, apostando no insucesso.

    Responda
  40. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    A Folha deve estar muito a perigo, por isso quer levar o próximo governo já para o buraco. A luta ideológica começou dentro do próprio Jornal. Com a perda do Otávio Frias talvez a Folha não tivesse final tão melancólico.

    Responda
  41. Egon Kutomi

    Se a nefasta nova matriz econômica não retornar, já podemos agradecer bastante.

    Responda
  42. Luiz Carlos de Mesquita Cabral

    Faz o L!! Pronto, vai dar tudo certp!

    Responda
  43. Marco A Moreira

    Excelente editorial: conciso e realista. Crítica o governo atual corretamente, aponta o crescimento econômica e a diminuição diminuição da dívida pública, inflação caindo, a necessidade do auxílio de R$600,00. Critica a fala datada e contrária às privatizações. Acrescentaria: 37 ministérios, aumento dos salários com efeito cascata. De onde virá o dinheiro?

    Responda
  44. Alcione Malheiros dos Santos

    Mina a confiança de quem cara pálida? Do editor do jornal?

    Responda
  45. Otto Nelson Nobre de Brito

    Se os que ‘pensam’ pela FSP tivessem lido o relatório de Geraldo Alcikmin, coordenador da transição do governo que ainda não assumiu, não teriam sidos tão irresponsáveis e não há desculpas por ele ainda não ter sido publicado, em algum momento ele seria, era só aguardar para depois argumentar em um nível republicano.

    Responda
    1. Otto Nelson Nobre de Brito

      . O Mercado fica com 45% dos recursos públicos e não o pobre que ‘causou’ tanta preocupação nos que ‘pensam’ no Jornal FSP. Gostaria de ver a FSP pensar por si mesma em algo como os juros aos níveis Americanos, quem sabe, sobraria mais recursos para fazermos as nossas guerras contra a realidade social do Brasil.

  46. victor cravo

    Que pena que o governo não dá ouvidos aos çabios da ekipeeconomika da Folha. Que pena que correntes inteiras de economistas ainda teimam em analisar dados empíricos de forma equivocada. Gostaria que a folha detalhasse a sua analise sobre os dados que a fazem ver com tanta clareza o único caminho para salvar o Brasil. Um bom começo seria a análise de despesas x receitas dos últimos 20 anos . Tem lá no site do Tesouro Nacional. Isso seria um belo debate

    Responda
  47. Luiz Sena

    O que salva a FSP são comentaristas imparciais, que enxerga o todo e não se limitam apenas a fazer comentários "imprudentes". Destaco o jornalista Reinaldo Azevedo, entre outros "coerentes" e "prudentes", contrários a este editorial, que me animam a ler a FSP, ainda.

    Responda
    1. julio alves

      Concordo com o seu comentário até chegar em Reinaldo Azevedo. Ele se diz independente, mas não é. Anote aí: Folha acaba de ativar a velocidade mil do modo Antipetista. Não dou um mês para o Reinaldo recriar termos como petralha, como criou no seu passado , hoje negado, lavajatista.

  48. Washington Fazolato Barbosa

    Depois do silêncio - ou conivência - com os erros (?) cometidos pelo governo que finda, nenhum, repito, NENHUM veículo da grande imprensa tem moral para vir criticar o futuro governo. Que, diga-se de passagem, ainda nem começou. Minha assinatura já tem data pa ser cancelada: 1 de janeiro.

    Responda
  49. Claudia Cristina da Cruz Zanardi

    A visão ultrapassada da FSP tenta minar o novo governo na largada. O novo governo não é uma aventura, está coerente com promessas de campanha. Como leitora, sinto total descrédito e decepção com o posicionamento editorial deste jornal. É o momento de procurar outras opiniões e leituras. Melhore FSP

    Responda
  50. Jorge Ceretta

    Se o editorialista desse uma lida na coluna do Reinaldo Azevedo de hoje teria uma pequena idéia do que Lula está fazendo para pagar os pepinos deixados pelo Bozo.

    Responda
    1. julio alves

      Não boto fé no Reinaldo. Ele joga para a torcida. Muda de camisa como eu troco de cueca. Tendo a Folha ativando o modo Antipetista, não duvido muito que daqui a um mês ou dois o moço esteja recriando coisas como o termo petralha que criou.

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.