Comentários para:

Retomada em risco

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROGER HOEFEL

    Fake news arrogante.

    Responda
  2. Simone Araujo

    A Folha sendo Folha.

    Responda
  3. ROGER HOEFEL

    Golpista.

    Responda
  4. Victor Sardenberg

    Com a pauperização de cada brasileiro proposta pela crença neoliberal a qual a Folha é devota, não sobrará nenhum assinante deste jornal.

    Responda
  5. Rafael Alves Albuquerque

    Se ainda existisse escravidão, alguém tem dúvidas de que lado este jornal estaria?

    Responda
  6. Carlos Alberto Adi Vieira

    A Folha não pensa, acusa. A Folha procura desclassificar um governo que ainda não começou. A Folha fala como tivesse um mandato concedido pela maioria da população brasileira. Este jornal requer para si um poder autorreferente, presunçoso, especulativo. Estou pensando em não ler mais esta mesmice. Este desarranjo mental.

    Responda
  7. alberto carvalho

    Verdadeiro jabar ao preço da fruta abacaxi amassado. Lamentável esta ansia em nome do capitalismo. Todos nós sabemos que a privatização de qualquer setor eleva os preços, pois se fosse eficiente como pregam, manteria os meus preços praticados de quando era estatal. Alguem lembra da privataria tucana nas comunicações que foi concedido percentual superior a 500% antes da venda?

    Responda
  8. Luiz Ferreira

    Tchau, Folha. Cheguei a ter a ingênua impressão que o jornal se pautava por uma certa decência, mas, ao longo desses últimos dias, o uso repetido, sistemático da expressão 'Pec da gastança' conseguiu triturar toda a minha paciência. Lamentável, na acepção bem lata da palavra, essa guinada editorial. Que falta de nobreza, de decência intelectual! Triste final de um jornal desse porte..

    Responda
    1. Julio Barroso

      De acordo!

    2. Marcelo Pires Santana

      Um li xo do que ainda chamam de jornal.

  9. Sebastião Staut

    Editorial ridículo, desonesto, mal escrito.

    Responda
  10. Maria Lúcia Bergami

    Se o dono do texto ainda n compreendeu como o atual governo recebeu o país, então n tem nada para dizer q n seja porcaria.

    Responda
  11. Maurício Guimarães

    Pela estatização da Folha! Urgente.

    Responda
  12. Luiz Ferreira

    'Visão ultrapassada"? ... Essa matéria é uma ofensa à inteligência dos seus leitores, FSP. Deem uma olhada na peça orçamentária que o governo catastrófico, e agora moribundo, legou ao seu sucessor. ... Dê uma olhadinha no que o orçamento com 'responsabilidade fiscal' do governo Bolsonaro iria destinar a setores cruciais do país, como saúde e educação, por exemplo... Sem falar no bolsa-família!

    Responda
  13. Andre Moraes

    Dúvida cruel. Eu já pensei inúmeras vezes em cancelar a folha. Não cancelei em respeito ao jornalismo profissional e em combate ao monopólio das milícias digitais travestidas de jornalismo. No entanto, estamos diante de uma clara “privatização” dos editorias da Folha. Antes alugavam um espaço para fazer uma matéria ou outra, dessa vez compraram definitivamente o espaço. Não há contraponto nos editoriais e cada vez mais se aproximam do formato da Jovem Pan.

    Responda
  14. Mateus Santana

    Estou boquiaberto com esse manifesto reacionário da pior categoria da Folha. Desde quando um Jornal deve escolher a política econômica? Desde quando Lula deve se dobrar a meia dúvida de rentistas da Faria Lima? Desde quando a política econômica de Guedes deu certo com milhares de famílias sem ter o que comer (não só pessoas "carentes, Folha). Esse editorial é uma desfaçatez. Que elite po*dre nós temos! Me dá asco.

    Responda
  15. Iverson Jesus Santos

    Folha, por favor, lance um candidato próprio nas próximas eleições à presidente da República para defender o que vocês pensam!

    Responda
    1. Mateus Santana

      Qualquer tucano ou neoliberalóide do Partido Novo; estes a Folha ama. Os pobres e a classe média que se lasque. Porque nem a classe média essa política liberal atende.

  16. Paulo Sergio de Souza Moreira

    É duro ver essa petezada que não aceita críticas, se acham os donos da razão, estão tendo a sorte de pegas de novo a máquina pública bem melhor do que deixaram, vão destruir tudo o que foi feito de bom e eles sabem o que foi, e vão deixar novamente a conta para a sociedade brasileira. Estamos ferrados, podem apostar. E podem apostar, o condenado não termina o mandato. Está bilionário, apaixonado e vai mandar todo mundo às favas.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Fica tranquilo, Jovem Pan é a nova dona da Folha.

    2. Mateus Santana

      Máquina pública boa com preços de tudo nas alturas, renda das famílias baixa e juros de 13,75% ? Que mundo você vive? Não sou PT, mas sei reconhecer que a economia, para o povo e classe média, não vai bem.

  17. Jéverton dos Santos

    A FSP como sempre inovando: colocando-se em oposição a um governo que nem mesmo começou em nome dos interesses mesquinhos - e daí, sim, corporativistas - do mercado financeiro. Jornaleco da altura de Ponde e Narloch.

    Responda
  18. Denise Cabral de Oliveira

    O Que a Folha Pensa me faz cancelar já minha assinatura. Quanta ignorância, reacionarismo, chute e má fé. Quanto colunista bom, quanto editorial besteirol!

    Responda
  19. Paulo Ruiz

    Folha de São Paulo, um jornaleco a serviço da Faria Lima.

    Responda
  20. Laurindo Feliciano

    Logo após o editorial leio o botão “erramos”. Erraram e pelo visto continuarão errando ao se posicionar de maneira tão equivocada aos primeiros passos de um governo que, antes mesmo da posse, articula para desfazer as lambanças do desastre ético e moral que desola essa nação. Esse pessimismo generalizado nas colunas desse jornal, excepto pelo excelente Reinaldo Azevedo, ecoa a imagem que o campo progressista sempre teve desse folhetim, dependente da especulação contínua do mercado.

    Responda
  21. Jose L F Trindade

    Quão baixo pode um jornal descer para se manter servil?

    Responda
  22. Raimundo Carvalho

    Li aqui neste jornal ou no portal UOL extensa reportagem sobre mães de famílias se prostituindo no Reino Unido pra poder pagar as contas e despesas da casa da alta da inflação e da austeridade das medidas econômicas. Isso já acontece aqui. Mulheres e maridos uberizados e prostituindo-se de toda forma. É isso que a folha quer que continue.

    Responda
  23. Bruno Guedes

    Mas o mundo em crise "inaudita" não segue essa cartilha aí? Não são "Uzmercadus", como diz o Reinaldo Azevedo, que estão levando o planeta ao esgotamento e à destruição, com concentrações cada vez mais elevadas de riquezas nas mãos de uma meia-dúzia? Para não falar nos riscos geopolíticos de uma nova guerra total. Convenhamos: esse papinho neoliberal também já está bastante envelhecido, não é não? Será que não basta olhar ao redor para ver que esse modelo também não funciona?

    Responda
  24. Felipe Valença

    Mais um editorial ridículo da Folha, e aqui estou mais uma vez pensando em cancelar minha assinatura. Governo nem começou, e lá vem o jornal se render novamente ao ente "mercado". Quem se importa com os 33 milhões de miseráveis, nao é msm? Nem parece que nossa democracia estava quase morta até final de outubro. Só queria estar comemorando a volta da civilidade, mas estou passando raiva vendo esse título e subtítulo estampado no jornal

    Responda
    1. Bianca S

      Também penso assim. A Folha simplesmente coloca debaixo do tapete tudo o que a eleição do Lula significa em termos institucionais e políticos para o Brasil, depois de um governo destruidor. Tudo isso em nome de uma análise rasa da futura política econômica. Rasa e maniqueísta. Por exemplo, privatizações são boas ou más? Podem ser boas ou más. Confio no julgamento e na experiência do Lula. Gastar mais sempre resulta em dívida e juros altos? Se o gasto for bem planejado, não.

  25. Bruno Ferreira

    O título deveria ser: Visão ultrapassada e corporativismo põem credibilidade jornalística da Folha em risco com o fim do governo Bolsonaro Que papelão desse jornaleco!

    Responda
  26. Henrique Oliveira

    Nunca fui --- e continuo não sendo --- petista, mas é inegável que Lula está herdando, sim, uma "herança maldita". Pelo menos, diferente do histérico preguiçoso que foi demitido em 30/10 passado, esse governo está arregaçando as mangas e tentando fazer o possível para que as coisas realmente deem certo. Uma dúvida, porém, tem persistido ultimamente: a FSP está contra ou a favor do país?!

    Responda
  27. Maria Irene de Freitas

    Cansei, acho q fico por aqui assinando esse jornaleco até a posse do presidente Lula p ver, ler, ouvir a festa democrática q faremos todos e me divertir com a irritação da folha em ter q estampar nas suas páginas os chefes de estado q comparecerão à festança, a multidão q lotará Brasília, os sorrisos das gentes, a felicidade de termos mandato embora o inútil q falta pouco p sair de onde nunca deveria ter chegado. A folha perderá mais uma assinante e sei q vai querer q eu volte, com descontos.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Dalton, Trump ia ganhar, Bozo idem, Lula não ia tomar posse...os cães ladram e a caravana passa

    2. Antonio Roberto Cuccati

      Também já pedi e aguardo o cancelamento da FSP. Infelizmente o jornal se transformou num porta voz dos interesses do mercado.

    3. Rachel Matos

      Estarei com você nessa, Maria Irene. Também ficarei até 1 de janeiro, só pra tripudiar esse que já foi um jornal informativo importante e que se tornou mais um agente do dito mercado de capitais com seus ridículos bordões.. Não mais cumpre sua missão de informar, oferecer análises consistentes, trazer o novo. Hoje não passa de um arremedo de um passado brilhante. Triste...

    4. Raimundo Carvalho

      Eu vou continuar assinando a Folha, pq adoro ler os comentários dos leitores, mais que certas matérias e certos colunistas. E também porque quanto mais a folha ataca Lula, mais me convenço que ele está no caminho certo.

    5. Bruno Ferreira

      Também farei o mesmo... Para escrever essas barbaridades é só acessar a Jovem Pan. Não é necessário ser assinante da Folha

    6. Dalton Matzenbacher Chicon

      A festa será efêmera, ainda que certamente digna. A realidade, perene, agravará a miséria e demais mazelas. A não ser que um raio de responsabilidade calcine essa pueril utopia.

  28. Marcelo Holanda

    Como a Folha consegue ser tão torpe num pré-governo após a monstruosidade bolsonarista?

    Responda
  29. Paulo Alvarenga de Faria

    Não seria mais prudente e justo o Editorial da Folha esperar pelo menos alguns meses de governo? O governo nem assumiu ainda. O Ministro Hadad está prometendo rigor fiscal!!!

    Responda
  30. Dalton Matzenbacher Chicon

    Os comentários, todos apaixonados, revoltam-se sem um único contraponto objetivo à abordagem da FSP. A realidade se impMe, e os incautos negam-na. É o terraplanismo petista, tão lóide quando os bozolóides em frente aos batalhMes. Desejo, sinceramente, estar errado. Mas temo, à toda evidência, não estar.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A ver, lamentavelmente.

    2. Lourenço Faria Costa

      Diga de fato a quem tem fome! Literalmente!

    3. Marcelo Holanda

      Falou o incauto!

    4. Lourenço Faria Costa

      O seu temor não se compara a realidade da fome de milhões de seres humanos deste país

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Digo e reitero a qualquer um, sob qualquer circunstância.

    6. Lourenço Faria Costa

      Diga isso para quem tem fome!

  31. Paulo Alvarenga de Faria

    Não seria mais prudente e justo o Editorial da Folha esperar pelo menos alguns meses de governo? O governo nem assumiu ainda. O Ministro Hadad está prometendo rigor fiscal!!!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim, tem falado. Mas as movimentaçMes e atitudes têm sido em sentido aposto.

  32. Rosana Brito

    Folha sendo Folha; nenhuma surpresa. Lula nem tomou posse e esse jornal já começa a bater. Ensaia até mesmo um elogio encabulado ao genocida - pior presidente do país. Quando o furo no teto de gastos era pra comprar votos pro inominável não se ouviu um pio; agora que é pra levar comida aos pobres, a Folha esbraveja. Que vergonha alheia de vocês se prestarem a esse tipo de papel. Tststs.

    Responda
  33. Paulo Alvarenga de Faria

    Não seria mais prudente e justo o Editorial da Folha esperar pelo menos alguns meses de governo? O governo nem assumiu ainda. O Ministro Hadad está prometendo rigor fiscal!!!

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Não seria.

  34. Luís Fabiano Oliveira

    Quem escreveu este editorial deve pertencer ao genial círculo do poder que demitiu o gigante Jânio de Freitas, a título de contenção de despesas...ah, Folha, por que judias de quem tanto gosta de ti?

    Responda
  35. Luís Fabiano Oliveira

    Muito triste com este editorial ultrapassado, retrógrado e que apela para ideias econômicas datadas (privatizações como solução mágica, intervenção mínima do Estado na economia, etc.). Achei que a Folha talvez estivesse resgatando um editorial da década de 70, publicado pelo 'El Mercurio', sqn...Infelizmente a Folha não percebe que a educação se encontra sucateada, que urgem investimentos no SUS, que a fiscalização ambiental tem que ser recomposta e ampliada e por aí vai.

    Responda
  36. Dalton Matzenbacher Chicon

    Abordagem perfeita.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      implica precisamente descaso com o emergencial combate à fome.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Reitero que a abordagem é perfeita, e não implica descaso com o emergencial combate à fome.

    3. Lourenço Faria Costa

      Essa tão chamada gastança é a diferença entre a vida é a morte lenta, escruciante e dolorosa pela fome

    4. Lourenço Faria Costa

      Diz isso para uma mãe que segura um filho no colo vendo-o morrer de fome de pouco em pouco

    5. Lourenço Faria Costa

      Diz isso para quem tem fome!

  37. Ricardo Condeixa

    O editorial da folha além de mal intencionado, é falho. Não entende de geopolítica, desenvolvimento econômico, e economia política. Me fala um país desenvolvido que não é um estado empreendedor? Todo país de alto capitalismo abandonou as bravatas neoliberais depois que a China começou a ganhar a corrida tecnológica. O Brasil como retardatário em tudo vai demorar para essa elite tosca estudar e começar a jogar junto com o governo num projeto de desenvolvimento pro BR.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Noção zero.

  38. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Escolheram o PT então vamos esperar para ver. Vamos dar o benefício da dúvida. Não devemos torcer contra. De resto o editorial reflete o interesse do mercado financeiro, este sim o verdadeiro câncer do país. Como sempre digo não importa o governo, direita ou esquerda, a chantagem é a mesma, e a imprensa um dos principais veículos de ressonância. Maior taxa real do mundo, pois juros é o único gasto que não tem teto.

    Responda
  39. Marcelo Holanda

    Lula 3 começa com as críticas “jornalísticas” de sempre

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Adequadas

  40. Lourenço Faria Costa

    Parece que o Brasil não passou pelo Bolsonaro! Parece que o país passa por uma incrível bonança. Todo mundo comendo caviar. Nefelibatas ou mau intencionados!

    Responda
    1. carlos campos

      Ambos.

  41. Nelson Oliveira

    Esse jornal e seu pretenso liberalismo está dando sono. Pensando se vale a pena continuar assinante.

    Responda
    1. carlos campos

      Definitivamente nao.

  42. Jean Carlos Costa Soares

    Vocês, que fazem esse editorial, são a escumalha de uma elite retrógrada que teima em manter a desigualdade social no país. Vocês são horríveis.

    Responda
  43. Jean Carlos Costa Soares

    Quando é que a Folha e sua família controladora irá apoiar a maior parte da população em vez de seus financiadores que representam o capital brasileiro?

    Responda
  44. Anizio Vianna Silva

    "Limitada o suficiente para garantir a assistência social " , a frase que se refere ao uso dos recursos do Estado, traduz o pensamento, este sim, retrógrado da Folha. A perspectiva quando se trabalha com os mais vulneráveis é a do direito a renda mínima e da distribuição de renda e o abandono da visão assistencialista. Os mais pobres devem fazer parte do orçamento sim!

    Responda
  45. carlos campos

    É melhor a folha parar de pensar logo , porque ninguém tá aguentando mais o cheiro!!!!

    Responda
  46. Paulo Pinheiro Machado

    Editorial ridículo. O jornal quer liderar a direita?

    Responda
  47. Josiane Pasa

    O que ocorreu com a folha de SP? Houve mudança na direção? Venderam para algum banco ? Manchetes sensacionalistas mal escritas, sem nexo....

    Responda
  48. Airton Borzi

    Lamentável, imoral, sem nexo, imprudente, mal intencionada, etc... Parece que virou um blog da extrema direita. A bola de cristal virou notícia! Cansei. Acabaram de perder uma assinatura. Pode não significar muito, mas acredito que não serei apenas EU !

    Responda
    1. carlos campos

      Referendo 100% suas palavras , também estou vazando.

    2. Bira Scutari

      Com certeza, repensando minha assinatura tbm, esta virada de 180° esta muito estranho, o que mais virá?

    3. leonardo oliveira

      Vai e não volte mais aqui.

  49. Eduardo Galvao

    Sempre é esse lenga-lenga. Vender estatais. O Brasil já vendeu a maioria e não saiu do lugar. A folha reclama de um governo que ainda não começou baseado em suposições. Não é sério, deseja apenas vender jornais. Nunca fui lulista e jamais seria Bolsonaro. A Folha reclamou jogou sujo com o Bolsonaro, agora descobre virtudes.

    Responda
  50. luiz lima

    Meus caros amigos, é impressão minha ou a Folha está elogiando o caos de Bolsonaro e Paulo Guedes? - não temos dinheiro p passaporte, merenda e livro escolar, farmácia popular, bolsas de estudos para pesquisa.. etc. A fome voltou, inflação, 60 milhões de brasileiros c carência alimentar.... instabilidade institucional... risco à democracia.a Folha quer Bolsonaro de volta?

    Responda
    1. carlos campos

      Não é impressão sua Luiz , não. A folha sempre tolerou o mito no poder pois com ele estava o paulo guedes , este sim paixão antiga da fo!ha. Pra folha todas as barbaridades q o inominável fez ou continua fazendo não importam nada, o q importa é um povo com potencial de usar o pagseguro, a maquininha , algo q os miseráveis não tem , por isso não contam e portanto q morram de fome. Isso é o q de fato a folha pensa ou deseja.