Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    E minas gerais, ganhou q ministerio?

    Responda
  2. Monica Damous Duailibe

    Falta vc explicar o que é Elite Civilizada. É quem vota em Damares ? Ou em Bananinha 2? Ou em Tiririca? Ou nos Coronéis e tropas afins? Por favor, faça um texto com essa discussão, abordando, inclusive a questão de oposição entre Nordeste e Civilidade.

    Responda
  3. Carlos Eduardo Cunha

    O ministério até que está bastante razoável, já imaginando os 37 ministros. É uma evolução em muitas áreas. O maior problema  de fato o receio que se repita a gestão desastrosa da Dilma, nossa pior presidenta, com uma visão ideológica furada e desconhecimento do mundo real do mercado, base de tudo. Mas creio que Lula saberá segurar este ímpeto, pelo menos em parte.Boa sorte.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Está faltando chamar o Queiroga, o Guedes e o general Heleno. Aí sim! Viraria 'união nacional' Afinal de contas, onde estão os terraplanistas?

    Responda
    1. Neli de Faria

      eles apoiaram o adversário, aí não teria lógica.

  5. Antonio Jose Lima

    Vinícius, seu texto é muito chato, daqui pra frente adotarei a seguinte postura: não li e não gostei!

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    SC é a sexta economia nacional., Paraná é a quarta ; provavelmente nenhum dos dois estados terá um Ministro sequer . "União nacional" , aonde ? SC e PR só servem para pagar impostos federais e sustentar essa turma toda . Nossas rodovias BR estão em estado falimentar .

    Responda
    1. Jonhnatan Cordeiro de Almeida

      Eu pensei que Bolsonaro tinha feito

  7. Marcelo Magalhães

    O que o autor chama de elites civilizadas são super ricos, banqueiros, herdeiros dos que tomaram posse das riquezas do país e trouxeram os escravos para explorá-las. São os que se uniram ao Aécio Neves para dar o golpe na Dilma e implementar essa aventura liberal que resultou em 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 33 milhões com fome, um país destruído, desrespeitado internacionalmente o pária do mundo. Com a precarização dos contratos trabalhistas retornamos à escravidão.

    Responda
  8. Gustavo Aguiar Fernandes

    Pelo visto, para o nobre jornalista, que se posiciona no front das novas posições de seus patrões, um governo de união nacional talvez se consolidasse se o Lula ganhasse e colocasse outro em seu lugar. Na presidência mesmo, para não perdermos tempo com isso de ministério. Talvez o Temer? Nossa direita só não é mais patética porque 5 famílias monopolizam os meios de comunicação.

    Responda
  9. Humberto Cal

    Como este comentarista mudou?que decepção!porque este preconceito com os nordestinos?fomos nós que ajudamos a Lula vencer,e são pessoas competentes . Que formar seu ministério se candidate Está envelhecendo e piorando ao contrário de janio. Meu repúdio para você.

    Responda
  10. Neli de Faria

    Na hora de implorar apoio de Simone ele implorou, na hora de formar o Ministério, dará a ela o que sobrar dos companheiros, se sobrar. Sempre disse: o pt só pensa em si, em seu projeto pessoal de poder. Nas eleições Maluf x Tancredo: preferiu ficar neutro... se Simone tivesse ficado, lula teria vencido?, e convidou a sair quem votou em Tancredo; contra o Plano Real ; em oitenta e cinco preferiu dar a vitória a Jânio a apoiar Fhc. E dezoito? Preferiu a vitória do capitão a apoiar outro.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Ana : lula implorou sim, dê uma pesquisada na Folha entre os turnos. Digo isso imparcialmente, porque votara para lula no primeiro e mantive no segundo. Ou a senhora acha que se a Simone mantivesse neutra ou apoiado, cruzes, o capitão, lula teria sido eleito? Enio: o pt sempre foi nós contra eles: eleição de tancredo e Maluf, eleição de Jânio e fhc, eleição de dezoito: que gente da direita vencesse , mas, não apoiaria. Não pensa no Brasil, mas em seu projeto de Poder. O Brasil? Oras...

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Caríssima, o PT e Lula não querem aliados, mas vassalos. Nada obstante termos nos livrado da nefasta administração que está de saída, a que vai entrar continuará com o mesmo discurso: nós contra eles; união nacional: esqueça!

    3. Ana Elisa Lobo

      Implorar, ele não implorou. A Tebet que praticamente anunciou o apoio logo após o primeiro turno, independentemente do MDB. Nem o próprio partido a apoia, vide a candidatura à Presidência do Senado e da República. O Lula quer dar um ministério a ela, mas não faz sentido ela pegar o bolsa família, que é uma construção do PT. Ou ela aceita o que oferecerem, ou está fora. Ela chega atrasada e quer sentar na janelinha?

  11. Julio Louzada

    Só faltou a FSP definir o que ela considera "união nacional"! É o ministério mais diverso e qualificado que essa república já teve e nem assim está bom? Porque esticar a corda e sempre achar que tem o direito de criticar de maneira irrestrita? Teria algum motivo obscuro nisso?

    Responda
  12. Samuel Fagundes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. frankklim alencar figueiredo

    Para Folha de SP o governo Lula já é um desastre e o governo GuedesBozo um baluarte por levar milhões de pessoas a miséria e fome. Jornais paulistas já tem Lula como inimigo. São criminosos econômicos com canetas nas mãos

    Responda
  14. CARLOS ARTUR FELIPPE

    Sugiro que os doutos analistas façam como as mesas redondas de programas esportivos e comparem, nome a nome, ministério a ministério, a composição do presidente eleito com a dessezinho, de triste memória. Aí perceberão os motivos a comemoração e à esperança.

    Responda
  15. Paloma Fonseca

    Eu tendo a dar maior peso, Vinícius, ao fato de os ministérios da Educação, Saúde e Meio Ambiente estarem nas mãos dos aliados, independentemente de qual estado provenha o ministro. Como Lula já sinalizou que irá se reunir com os governadores, como fez em Lula1 (acho que foi em Lula1), ele poderá obter uma concertação nacional para os principais programas de governo. Não adianta ter ministros de um estado rico como São Paulo se não houver um governador aliado (e Tarcísio não é aliado).

    Responda
    1. Neli de Faria

      Tarcísio foi levado para a vida pública no Governo Dilma. Achei absurdo Tarcísio ter vencido, com o apoio de quem eu votara no primeiro turno, mas, sou justa.

  16. José Fernando Marques

    Não vejo Vinicius Torres em qualquer militância antigoverno. Mas a Folha, como um todo, tem dado tristes sinais de que estará na oposição. Esperamos que não seja o tipo de oposição automática e sectária com que ajudou a "impedir" Dilma.

    Responda
    1. Cassio Tonsig

      A Folha estar na oposição até poderia ser uma boa coisa se seus editores fossem, no mínimo, honestos com a própria profissão. Sabemos que não.

  17. Anderson Sandes

    O ministério possível. Até agora. O ajuste fiscal é necessário. Lembro-me do Governo Sarney. Um horror. A inflação atingiu em cheio a classe média e os pobres desse País. Vejo retrocesso. Mas torço para dar certo

    Responda
  18. JOSE HAMILTON

    Seu texto é cheio de estereótipos e reproduz um discurso hegemônico sem pudor. A prefeitura de Sao Paulo equivaleria a um governo (terceiro maior do país), devido a quê? Densidade populacional, poder ecoomico ou complexidade administrativa? Voce conhece a realidade administrativa dos demais estado da federação? De onde saiu esse termo elites civilizadas? Elite intelectual, cultural, financeira? Não gostei do seu texto, muita de falácia e esteriotipos.

    Responda
  19. Humberto Giovine

    Caro Vinícius. Lula Foi o único candidato capaz de impedir a reeleição de bolsonaro, e consequentemente, a destruição total do país. Na formação de seu novo governo, faz o que pode e é possível, pois não tem apoio da maioria do congresso e também da sociedade, inclusive da imprensa. Quanto ao PT, muitos de seus integrantes ainda vivem no século passado, literalmente. Mas com a sua habilidade e inteligência, Lula saberá "contornar" as situações difíceis.

    Responda
  20. delane José de souza

    A vida tá ficando difícil para os comentaristas que, diferentemente do Janio de Freitas, aceitaram se curvar à guinada editorial da Folha, que consiste em minar o governo eleito. Que, na prática, já está governando e inclusive viabilizou, com a PEC tão demonizada, até o pagamento dos rombos do atual(?) governo.

    Responda
  21. Marcos Benassi

    Ôôô, Grão-Resumidor, grato do panorama, hein? Tô torcendo particularmente pela dona Marina e tchurminha. Tenha excelente Natal, Vêtêfê, muito grato pelo ano!

    Responda
  22. RICARDO JOSE PICCOLO

    O Centrão estava feliz com o orçamento secreto e com seu sindicalista como Presidente da Câmara. Já a elite econômica que nem liga mais para as indústrias e sim para a especulação financeira, que não tira suor da testa, sente saudades do inapto Paulo Guedes, que iria privatizar a Petrobrás, acabar com SUS e entregar de bandeja para os especuladores e empresários da saúde privada.

    Responda
  23. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Nem eh nada fácil unir o BR enquanto o jornalao da frente liberal nacional bota terror na classe media.

    Responda
  24. Vanderlei Nogueira

    A política é uma só, tirar do Sudeste e sul e jogar no Nordeste, sempre foi assim, nada mudou, além da migração em massa para reformas trabalhistas, políticas e principalmente étnicas

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      E o Vinícius ainda fala em união nacional!

  25. Aderval Rossetto

    Parem com esse 3 !!! Depreciativo denominar com 3 para o governo do Lula. Fazem tantos anos que foi o seu último governo que existem os menores riscos de confusões. No entanto, se a intenção for depreciativa como monarquias não vai colar.

    Responda
  26. Leandro Eustáquio da Silva

    Nordeste a toda no governo! Claro, foram eles que elegeram Lula. Nada mais natural do que isso.

    Responda
  27. José Cardoso

    '...e Márcio França (Portos e Aeroportos), que não são de esquerda.' Como não? Sempre foi do Partido Socialista Brasileiro. Se ser socialista não é ser de esquerda não entendo mais nada.

    Responda
  28. Antonio Calmon

    Só uma toupeira pode achar que o Brasil tem elites civilizadas e que um governo de centro esquerda deva ser formado por ministros oriundos do campo da direita. Quem ganha leva.

    Responda
  29. MICHAEL XAVIER

    Se Tebet assumir o Planejamento, Lula terá feito um gol de placa. Juntaria Alckmin e Tebet a Haddad, de sua inteira confiança. Por mais que eu tenha votado em Lula, mas esteja mais afinado ao pensamento de Tebet na economia, penso que é muita bur.rice achar que o Haddad vai meter os pés pelas mãos o Ministério da Economia. Haddad é responsável, quer voar alto e sabe que o povo não tolera inflação.

    Responda
  30. RICARDO BATISTA

    Parece bastante boa a equipe que Haddad está montando. E estava na hora da sensibilidade feminina no ministério da Saúde, ainda mais depois de tanto descalabro. Além disso, após aqueles inacreditáveis ministros de Bolsonaro, a pasta da Educação volta a ter rumo. E certamente a Tebet será contemplada. Óbvio que erros serão cometidos, mas a Geringonça vai se azeitando.

    Responda
  31. Robson Simões

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.