Wilson Gomes > Por quanto tempo democracia vai respirar aliviada após derrota de Bolsonaro? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Constatação que o 'bacilo da peste' é um mal natural sempre a postos para ressurgir dentro da sociedade que é continuamente assediada por alucinações políticas, acidentes mutáveis, processos ambíguos e ideológicos, alinhamentos radicais, violações diversas, discursos de ódio e tudo o mais que existe para agredir as instituições democráticas, inflamar e iludir as massas. (Claudia F.)

    Responda
  2. Neusa Ferreira Alves

    Poderá surgiu outro que , se for inteligente utilizará alguns motes do bolsonarismo, para protagonizar uma nova extrema direita no Brasil. Mas , o bolsonarismo , ele mesmo cuidará de desmoraluzar-se ; com sua ações desequilibradas , destemperada .

    Responda
  3. MATEUS VAZ DE S Sá

    Minha sogra era muito católica e rezava diuturnamente. Entretanto, sua maior diversão eram as novelas da Globo. Um dia eu a alertei para que não rezasse demais, pois o demônio poderia ficar magoado e ir embora da terra, o que poderia comprometer a existência de bons filmes e novelas. Não sei se reduziu as rezas, mas sei que todos os dias e noites continuava torcendo pelo mocinho. Lula ganhou as eleições, porém o demônio, assim como aquele que protagoniza boas novelas, não foi expulso da terra.

    Responda
  4. Fabio Bittencourt da Rosa

    Se o governo Lula for incompetente, devolverá o governo à ultradireita. Então, a crítica ao governo petista deverá ser aguda. Em defesa da democracia. A omissão será uma colaboração para a ditadura. Combater os desmandos bolsonaristas ou lulistas é um dever do brasileiro.

    Responda
  5. Tersio Gorrasi

    Todos tão preocupados com golpes e ameaças à democracia que parecem esquecer qua os cidadãos de bem são vítimas de terrorismo as 24 horas do dia, com golpes virtuais, sequestros, estupros, feminicidios, latrocínios, violências, assaltos, furtos, consumo de drogas nas ruas dos grandes centros, impedindo o direito de ir e vir das pessoas...

    Responda
  6. Lourenço Faria Costa

    É só não subestimar o neo fascismo! Devemos acreditar que esse movimento existe e é mundial e ameaçador

    Responda
  7. Alberto Henrique

    Infelizmente em 2026 o Bostanaro estará de volta,alguém acha que um governo com 37 ministérios pode dar certo?

    Responda
    1. ana marques

      O Brasil tem um território imenso, mais de duzentos milhões de habitantes, portanto, trinta e sete Ministérios é pouco.

  8. ana marques

    Texto muito esclarecedor. Quando voltar das férias vou à biblioteca pública da minha cidade e emprestar este livro que deve ser lido por todos. A democracia sempre vai precisar de cidadãos alertas às constantes ameaças em qualquer lugar do mundo.

    Responda
  9. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    O PT vai manter Bolsonaro vivo,porque é do interresse deles. E ñ falta impressa para ajudá-los.

    Responda
    1. ana marques

      Que malu quice é essa? O interesse de todos os sensatos é manter essa gente mali gna longe do poder. Em breve a imprensa vai parar de falar deles. Vão para a geladeira da história.

  10. Adailton Alves Barbosa

    - Que texto sensacional, Albert Camus deveria ser lido por todos, lembrei inclusive de cidadãos alemães, que ousaram dar um golpe recentemente na Alemanha, "A Peste" paira sobre várias democracias.

    Responda
  11. JOIRAN SOUZA MENDES

    Pois é, precisamos ficar com as barbas de molho diante do cenário atual e da História que se repete mesmo quando não esperamos. Camus nos ensina caminhos que devemos trilhar sem esquecer as pedras que teimam em interromper nossos passos em busca de sonhos mais felizes!

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Óia, seu Wilson, caríssimo, o bagúio tem sido tão lôko que a mim me basta o alívio - também tenho usado bastante o termo - da burrrice, feiúra, descaramento e contra-ética Bozofrênicas. As ameaças antidemocráticas, bem, é isso que o senhor falou, pairam infindas; todavia, há imensa esperança de que o conjunto eixcrotivo, a Totalidade Bozolóide, não se repita. Foi muito impreCionante, como conjunto, e as circunstâncias de sua erupção não se reproduzem facilmente, não. Oxalá, né? Boa sorte pra nós

    Responda
  13. Jacqueline Soares

    Por isso o governo de Lula não tem o direito de errar. Se respirar errado...

    Responda
    1. MATILVANI MOREIRA

      Então se preparemos para a peste!

  14. Luiz Carlos de Mesquita Cabral

    Ufa! Até que enfim! O ladrão voltou, e o governo poderá roubar em paz! Reestabelecendo a democracia, ajudando os países irmãos menos afortunados, e se Deus permitir, rumo ao comunismo salvador da pátria!

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      O Ladrão, que também é um covarde, espelho de seus seguidores, está com viagem marcada para os EUA, dia 28 de dezembro.

    2. Alberto Henrique

      Bolsonaro,o encantador de idiotas.

    3. Marcos Benassi

      Eita, Cabral, nada de Zeus aí no meio, não: comunismo é coisa do demo. Assim, cê num vai pro céu, não.

    4. Antonio Catigero Oliveira

      A peste ainda está entre nós. Basta ver alguns comentários.

  15. Luiz Carlos de Mesquita Cabral

    Ufa! Até que enfim! O ladrão voltou, e o governo poderá roubar em paz! Reestabelecendo a democracia, ajudando os países irmãos menos afortunados, e se Deus permitir, rumo ao comunismo salvador da pátria!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Talvez você prefira 30 milhões de pessoas famintas?...

  16. José Cardoso

    É como a revolução francesa. Começou com arruaças populares como nossos motins de 2013. Prosseguiu para o fase do terror como nossa lavajato. Depois veio Napoleão Bolsonaro. Agora volta o antigo regime, sem ter esquecido nem aprendido nada.

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Lembremos que o antigo regime, que segundo sua "brilhante" análise não aprendeu nada, ainda não começou. Estamos no Novo regime ainda, de Bolsonaros e Guedes, que já entraram de "férias" desde o dia 31/10.

    2. José Cardoso

      É o Moro! Guillotin ou Robespierre. E estão querendo guilhotinar seu mandato de senador.

    3. Marcos Benassi

      Calma! Ainda não apareceu nosso doutor Guillotin. Ainda há esperança.

  17. Francisco Bezerra de Menezes

    Foram 4 anos torturantes. Sempre há esperança de uma palavra de esperança no governante, mas os rompantes prevaleceram, e dia a dia uma algazarra oficial se manifestava. De tudo, e mais surpreendente, foi o subalterno ter conseguido cooptar parte das FFAA, em dar coro às suas bravatas endandecidas. Ao fim, e ao cabo, venceu o mundo civilizado com a saída do mais trágico período da história republicana.

    Responda
  18. ALEXANDRO DA REIS

    Excelente Dr. Wilson!!! O antídoto contra a peste é mais democracia, menos pobreza, violência e racismo, mais educação e saúde, mais cidadania, menos corrupção de agentes públicos e privados. Enfim, a peste não morre, mas com as condições citadas ela também não vive. Feliz 2023!!!

    Responda
  19. Marcelo Galvao de Oliveira

    Precisam urgentemente procurar outro culpado. Bolsonaro não serve mais para isso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Claro que serve! O idiota do Bozo fez tão poucas e boas que ainda terá muita utilidade! Os mais espertinhos, tipo Jjjeegues, é que saem por cima da carne seca e vai continuar empulhando uns tapuias "do mercado". O Bozo, bocó, vai carregar o ônus no *nus.

    2. Antonio Catigero Oliveira

      Aliás, para quê o dito-cujo serviu algum dia de sua vida, a não ser para sugar dinheiro público?

  20. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Estamos respirando os últimos dias de tranquilidade. Primeiro de janeiro se aproxima rapidinho.

    Responda
  21. Alberto A Neto

    Simplesmente, o que se vê é que "o novo é o mesmo", com a licença de emprestar a expressão do ex-sociólogo FHC. A conferir os navios queimados no cais e o aluguel da "base ampla" não é possível conter que salte da memória lembranças duma frase do Millôr Fernandes e duas do Paulo Francis. Millôr: "Já se começa a perceber a escuridão no fim do túnel". Francis: "Talvez o país já tenha acabado e não tenhamos dado conta disso" e "O otimista, antes de tudo, está mal informado". Não piorar já é muito!

    Responda
  22. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A depender dessa FILHA o bsonarismo estará cada vez mais vivo.

    Responda
  23. Bruno Sebastião Neto

    Já começo assentir que sociedade estar começando á sorrir de novo ,aquele ódi. que o Brasileiro nunca teve estar se dissipando ,é hora voltar há ser familias por inteiro ,amizades serem reatadas ,conversas com desconhecidos sem ter medo que o outro possa lhe agredir pelo seu posicionamento belicoso(Bolsonarista ) viva o Brasil, viva alegria de ser Brasileiro de novo !

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Sr. Nelson, pode-se chamar bolsonaristas de esclarecidos? Basta ver as presepadas nas portas dos quartéis e nos bloqueios de vias para ter certeza que não. Inaceitável essa descrença que a maioria do povo reprovou JB e só manipulação do processo eleitoral é que explica a derrota. Nada disso, ele é muito ruim mesmo. Verbo haver quando sinônimo de existir é impessoal, só conjugado no singular.

    2. Nelson Malta Neto

      Olá Bruno, Não será fácil para a sociedade, que não votou no Lula,voltar a sorrir novamente pois perceberam que houveram mal feitos perpetradas pelo TSE e STF na condução das eleições 2022. Todo esse ódio que constatamos começou de fato com a ação do ministro Edson Fachin que ,via malabarismos jurídicos , conseguiu trazer de volta à política o condenado Lula, esse fato nunca foi tolerado pela sociedade esclarecida ,seja de direita e até parte da esquerda. O PT é submisso a um candidato!!

  24. Raphael Cássio

    Adorei o texto. Mas me acalenta saber que, se eles são milhões, também somos e não esqueceremos o que Bolsonaro fez.

    Responda
  25. Marisa Coan

    Seu Wilson, o senhor acha que Fidel Castro foi um democrata? Bem, o próximo sinistro da Justiça de Luizinácio parece adorar este democrata cubano, a exemplo de Luizinácio com suas ideias ainda por implantar por aqui. Tenho certeza do quanto democrático será este governo com estas criaturas. Fezoeli?

    Responda
    1. Marisa Coan

      E vc Sílvia, vá lamber a foto do Castro.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Coan, vá cantar um hino prum pneu, vai

    3. Marcelo Pires Santana

      Incendeia uns pneus que passa

    4. Marisa Coan

      Sérgio, capacidade cognitiva é algo a ser pensado. Por exemplo, como alguém com alguma capacidade como esta a que vc se refere, consegue colocar de volta no poder alguém como Luizinácio, Zédirceu, Mercadante e Flávio Dino, por exemplo?

    5. SERGIO VICENTIN

      Se vc tem capacidade cognitiva poderá comparar o ar que respirou sob Luizinácio e o que respirou sob bolsonázio e o ar que novamente está respirando quando o suino mor não aparece no cercadinho.

    6. Nestor Bercovich

      Marisa, onde vc morou entre 2003 e 2015? Os governos petistas atentaram contra a propriedade privada? Foram autoritários? Não, né? Então, não amola. By the way, vc acha o Brasil muito democrático? Quantos milhões de pessoas não conseguem se alimentar bem, ter acesso à cuidados de saúde nem chegar na universidade? Bom, é verdade que em Cuba não há liberdade, mas todo mundo têm acesso a boa educação e saúde, isso também é democracia!

    7. Marisa Coan

      Seu Vicente. Seria o senhor tão da sinistra que perde a cabeça e escreve coisas feias para as outras pessoas? Só faltou o " perdeu mané" tão comum na boca dos assal tantes nas rua brasileiras, bem como na dos nossos magistrados da alta corte e agora na boquinha de vcs da sinistra.

    8. vicente oliveira

      A zumbilandia não se toca que acabaram se as trevas,que já passou da hora de retornarem as fetidas catacumbas de onde sairam,Xô bando de inconhas ,almas sebosas.

  26. Tadêu Santos

    Talvez nem o Lula da Silva teria evitado a vitória eleitoral do pífio mito em 2018, por ter sido uma inexplicável onda formada pela ultradireita bolsomínia neonazifascista e de antipetistas. Onda que enfeitiçou milhões de pessoas sem uma razão satisfatoriamente esclarecida, conciliada com o cochilo das esquerdas, tanto que, com tudo que o BoZonaZi fez em quatro anos de mandato, espalhando ódio, ataques à democracia e retrocessos inimagináveis, quase conseguiu a reeleição mesmo contra o Lula da S

    Responda
  27. João Carmo Vendramim

    Triste constatar a nossa vulnerabilidade à peste que pode nos abraçar e a vacina é se manter atentos, fortes e dispostos a fazer valer o instinto de luta. Esse vírus, fascismo, braço do capitalismo, está sempre em mutação.

    Responda
  28. Marta Vainchenker

    No Brasil, um governo à esquerda que já começa com baixo capital político, mesmo com um gigante da articulação como Lula à frente, dificilmente resistirá aos contínuos ataques da grande mídia - muitas vezes sem bases que não a ideológica - com destaque a esta FSP, ou a seus próprios vícios. O centro ou centro-direita "moderados", por sua vez, são notoriamente incapazes de gerar carisma duradouro. Daí é questão de tempo para a Peste voltar, com força, na próxima crise econômica e política.

    Responda
  29. RICARDO BATISTA

    Ótimo texto, e um tanto ominoso. Lendo comentários no YouTube, percebemos que o buraco é bem fundo. Muita raiva, rancor e ressentimento que nunca imaginávamos tão grandes. Será necessário bastante discernimento por parte de todos os que prezam a democracia.

    Responda
  30. Dirley dos Santos Guedin

    Parabéns pelo texto, apesar da tristeza de constatar que a peste nunca acaba.

    Responda
  31. Dirley dos Santos Guedin

    Parabéns pelo texto, apesar da tristeza de constatar que a peste nunca acaba.

    Responda
  32. Raimundo Carvalho

    A democracia no Brasil nunca vai respirar aliviada enquanto a Bolha de São Paulo respirar ódio e ressentimento farialimer contra Lula e o PT.

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Essa bolha que citastes não é nada perto do sentimento que prolifera nos três estados sulistas!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.