Hélio Schwartsman > O Brasil perdeu a Copa porque Tite não sabe biologia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Perdeu a copa porque Tite entende é de panelinha, agora é tarde, mas antes tarde do que nunca, se Pedro e Dudu fossem titulares nesse time, seleção teria chegado mais longe . Facim facim.
Minha Pátria no futebol se chama Santos, a seleção da cbf não me representa!Só que quem conhece futebol, em disputa de pênaltis, jamais mandaria um menino cobrar. A Cobrança começa com os mais experientes.E quem manda é o técnico.
Mas quem errou foi o mais jovem
Só que quem conhece futebol, em disputa de pênaltis, jamais mandaria um menino cobrar. A Cobrança começa com os mais experientes.
Fiquei com a sensação de que este texto é do Rolando Tite.
... só que já jogou futebol, mesmo pelada, sabe que jogadas dependem de frações de segundos mágicas, oportunistas, de virada e sem tempo de pensar em qual jogada, bem diferente quando, mesmo rápido, é preciso 'armar' a jogada com a colocação boa da bola...
Eita, que bela análise.
Em 1978, na Copa da Argentina, a seleção brasileira não perdeu nenhuma partida, sendo desclassificada pelo saldo de gols favoráveis a Argentina, que goleou o Peru. À época o técnico brasileiro Claudio Coutinho auto intitulou a seleção brasileira de "Campeã Moral". E a cada quatro anos temos as estatÃsticas favoráveis à seleção 5 estrelas e muitas matérias esportivas ufanistas, sempre lembrando o elenco canarinho bilionário e suas manias. Mas o que vale mesmo é levantar a taça.
Ao invés de fazer um artigo tosco sobre futebol, fizesse um explicando o que é essa PEC DA GASTANÇA que tanto incomoda a FSP e é herança de quem você queria ver mo r to.
Na avaliação da FIFA o futebol brasileiro é o melhor do mundo, mesmo após perder para a Croácia por certa dose de azar. De quem é este mérito? É mais importante ganhar a Copa, ou ter o tÃtulo de melhor equipe do Mundo? Aprendemos mais uma vez mais uma lição, mas continuamos competitivos para pegar o Hexa antes de outro paÃs pegar um Penta.
Pensei que Hélio ia comentar sobre o lateral direito Daniel que o Tite levou, acho que não para jogar, mas para talvez ser conselheiro dos mais novos!
O Brasil perdeu a Copa, porque não temos mais craques como aquele que está hospitalizado e lutando contra um câncer, chamado de Rei Pelé. Os jogadores brasileiros que participaram da última Copa do mundo não são culpados de serem menos talentosos que os de outras épocas, lutaram muito e caÃram de pé, não tem nada a haver com biologia.
Caro HS, a questão não é o técnico, nem biologia e nem cobrança de pênaltis, não há cartilha pra ganhar a copa, há superação. Mas primeiro devemos fazer a lição de casa: ganhar da Argentina. Nas eliminatórias do 'penta' ganhamos de 3x1 no Morumbi com dois gols de Vampeta e um de Alex. Chegamos no Japão com a autoestima elevada!
Nao e biologia so q desconhece! E bom senso ao faltar na hora dos penaltis… mas saiu andando pros jogadores e foi olhar a conta bancaria no vestiário pois e o q mais conta…
O Brasil não 'perdeu a copa'' porque perdeu da Croácia Ainda tinha dois jogos pela frente, poderia sair em qualquer um dos dois. É claro que qualquer paÃs deve sempre buscar aprimorar o seu futebol, mas ter como objetivo ''ganhar a copa'' é ufanismo e mania de grandeza. Concordo que Neymar, poderia ter cobrado antes, mas lembro que a responsabilidade final pelos batedores não é do técnico, e sim dos jogadores.
Matéria tÃpica de alguém que já está na senescência
Acho que o técnico ganhador da copa também não sabe o que é "senecencia" e nem seja especialista em biologia. O técnico tem sua equipe para dizer quem pode mais ou menos. Ele tem que saber administrar isso. Jogar e pensando em ir para os pênaltis é um erro, favorece o time mais fraco dando igualdade técnica pra ele. Pênaltis é uma loteria - pode se ter dezenas de cartões e perder pra quem tem apenas um.
*senescência...
É. Para ganhar a copa tem que deixar o ufanismo de lado, jogar melhor e ganhar das ouras seleções. Deixar para pênaltis é pedir para sair em algum momento.
Em parte concordo com o José. Creio que o ufanismo atrapalhe, mas não é o único dos males, e talvez nem seja o pior deles. Faltou bola mesmo. Quanto aos pênaltis assinalo que ninguém deixa para os pênaltis, simplesmente não se conseguiu vencer antes. Além disso a Argentina passou a semi e a final nos pênaltis.
O colunista tava sem assunto e sem saco para inventar um antes do dealine. Acontece.
Realmente, esse termo da biologia poderia ser substituÃdo por inúmeros outros de vários campos da ciência. Além disso fica a pergunta: quantos técnicos vitoriosos ao longo das Copas o conheciam? Felipão? Parreira? Menotti?
Recomendo ao articulista conversar com um atuário. A probabilidade de um indivÃduo chegar aos 80 cresce se ele tiver passado dos 70...e não quando ainda tem 20. Ganhar precisa de garra, de uma vontade inexorável de estar, além do corpo, com paixão. Aos jogadores brasileiros parece sobrar desprezo ao adversário e faltar paixão por ganhar.
Hahahahah! Eu, que não gosto de bola e sou um senscente convicto, achei interessante a contribuição da biologia à evolução do esporte: ô Hélio, bastou vassuncê falar de futebór, biologia e técnico, que transformaram o jogo em queimada: já vi uns três que miraram a bola bem nocê, meu caro! Agora, toca dar devorteio de corpo. Cuidado com a espinha dorsal senescente, não vai torcer demais, hein? Hahahahah, ótimo Natal pelaÃ!
Tite perdeu a copa porque foi treinador do Brasil e não das Argentina .
As teorias da mÃdia não pode ser levada a sérioÂ… Bebeto era o último batedor na final da Copa de 94, Márcio Santos foi quem abriu a cobrança para o Brasil . A Itália iniciou com Baresi e fechou com Roberto Baggio por coincidência os dois melhores jogadores italianos perderam suas cobranças. Na olimpÃada do Rio o treinador brasileiro escalou Neymar para cobrar a última penalidade. O astro converteu e o Brasil ganhou a primeira medalha de ouro olÃmpica no futebol.
Sim, o Técnico errou pois haviam outros bons batedores no elenco. Neymar é um ótimo jogador mas não sabe bater pênaltis. Não vejo nenhuma analogia no pensamento do articulista. Acho que tem que estudar mais futebol e biologia.
Neymar é narcisista e beira a irresponsabilidade. Já o vi ( pela tv) batendo pênaltis, acertando e errando. Vi perder pênaltis importantes para o time, onde ele só queria aparecer.
Neymar é um sujeito questionável, mas dizer que não sabe bater pênalti é falta de bom senso.
Um paralelo muito interessante e desenvolvido com elegância pelo articulista. Mas não é só Tite a desafiar "leis". Os jogadores brasileiros se preocupam mais com aparência e com aparecer do que com jogar futebol. Espelho, espelho meu...
Todos dão palpites, mas não levam em conta os estados fÃsicos e psicológicos dos jogadores depois de mais de 120 minutos de batalha. Só os que estão no jogo têm esses dados. E, com eles, o técnico.
Nessa historia o Tite pagou o pato. Eu vi. Enquanto um auxiliar estava com os jogadores confabulando na preparação das cobranças, o Tite estaca distante, pensativo, como se aquilo não tivesse nada a ver com ele. Bem feito. Duplamente mereceu. Como deixam os jogadores decidirem uma decisão nos penalties?
Pq o Neymar é sempre o último a bater o pênalti? Foi ele quem bateu o pênalti (último) q deu a primeira medalha olÃmpica dourada oara o Brasil. Pq? Nessa disputa ganhamos nos pênaltis por conta das defesas do Weverton, mas quem saiu na foto? Os melhores jogadores normalmente escolhem a hora de bater e qdo estão se borrando se medo dizem q o músculo da coxa "fisgou" e dão o fora. Outros choram copiosamente e assim vai. O bom da Copa é q tem sempre. É só esperar.
Tite pisou na bola e ponto . Pecou por excesso de otimismo. Fez uma aposta no futuro , sem cuidar do presente . Quando viu, já era …
Ou, como diria Keynes, no longo prazo estaremos todos mortos. O 5º penalti é um prazo longo demais. Tão longo que vai demorar 4 anos para termos a chance que se foi antes que ele chegasse.
É, pois é, né? Que coisa né?
Foi, né? Já era, né? Se escafedeu, né?
O problema do Tite é muito mais que a biologia. O seu problema maior é a falta do disconfiômetro, ou seja, é um chato de galocha que adora filosofar e isso causa sonolência nos jogadores.
"Texto ótimo, movido pela capacidade escrever". Elementar.
Faltou jogar bem o futebol.
Faltou empenho, objetividade e foco.
CertÃssimo! E um técnico que saiba formar um time, e não um bando de catados.
Simples assim.
Exatamente. Não sabe biologia, não sabe de futebol e só sabe de marketing. Messi bateu primeiro. Mbape bateu primeiro. Teriam que garantir p continuar. Tite resolveu enfeitar. Voltaram sem brilho.
Texto sem sentido, movido pela ansia em ter que escrever alguma coisa e ser original.
Concordo. Ele usa uma "descoberta" da Biologia aplicável a casos determinados para sustentar que os "goleadores" devem bater pênaltis antes. Pelo amor de Deus, o autor não percebe que não dá pra pegar uma coisa X e deduzir dela o que quer que se queira? A argumentação deve ser clara e mostrar que de A pode se chegar a Z. A questão é que não dá pra pular o alfabeto todo. Artigo bobo.
1982 talvez seja a exceção, e não assisti mas parece que 50 tb os melhores éramos nós
Sei que não é assim em outros campeonatos, mas essa foi a décima primeira Copa que acompanhei, e um detalhe salta aos olhos : a melhor seleção sempre vence! Nenhuma ganhou com os pés nas costas, e às vezes precisaram dos pênaltis em algumas fases. Mas todas apresentaram o melhor futebol de sua edição, e tiveram ao menos um jogo épico. Portanto, para ser campeão novamente, o Brasil precisa melhorar. E muito!
Você acha realmente que a Argentina apresentou o melhor futebol na copa? Fez três jogos horrÃveis na primeira fase. Depois jogou com a Austrália em um jogo médio pra ruim. Foram 6 ou 7 pênaltis a favor da Argentina em 7 jogos. O pênalti marcado na final contra a França foi brincadeira. Parabéns ao Messi e a Argentina, mas acho que havia uma boa vontade da FIFA para que o craque Argentino vencesse a Copa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O Brasil perdeu a Copa porque Tite não sabe biologia Voltar
Comente este texto