Txai Surui > Por uma justiça anticolonial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Carneiro da Rocha

    Queimar estátuas é não ter perspectiva histórica , na outra semana a chamada de matéria cobrava um Lula que nem tinha assumido enquanto um outro índio bolsonarista de tacape queria entrar no Palácio. Me parece imaturo sim este novo movimento indígena.

    Responda
  2. RUTH RUTMAN

    Derrubar os obeliscos e os arcos de triunfo tbm q simbolizam a colonizacao e invasoes? Proibir monteiro lobato por como retrata o negro ou proibir shakespeare por como retrata os judeus? Nao seria o mesmo q os talibas destruindo monumentos de budas gigantes ou ISIS destruindo monumentos milenares? Nao seria melhor por placas explicativas nunto aos monumentos e noyas explicativas junto aos livros?

    Responda
  3. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Que tanto bolsonaristas golpistas como Paulo Galo, e seu vandalismos, sofram as consequências dos seus atos. A lei tem que ser a mesma para todo. Nem racista nem antirracista. Justa. E, só pra completar: vândalos têm que se lascar mesmo. Todos eles.

    Responda
  4. Felipe Araújo Braga

    Por que ninguém chora pelas vítimas dos condenados no Carandiru? Ou o que estavam ali não mataram, roubaram ou estupraram? Alguma vítima, de certo, houve.

    Responda
  5. Felipe Araújo Braga

    Vamos queimar as estátuas dos césares e dos faraós também?

    Responda
  6. TULIO RENATO DE SOUZA

    Recomendo a Autora estudar história para melhorar sua narrativa. Se ele conhecesse a história do Brasil saberia que Teixeira de Freitas, ao criar seu projeto de Código Civil, se inspirou nas relações familiares indígenas, pois eram a base da nossa sociedade, deixando de lado o modelo europeu baseado na Lei Sálica. Eurocentrismo? Estude história cara Autora.

    Responda
  7. FABIANA MATOS BARBOSA

    Concordo com a autora. É preciso fazermos justiça com as atrocidades do nosso passado colonial e escravagista, como tbm com a recente ditadura militar e governo bozó. Chega de Estátuas que celebram esse passado! Que elas sejam deslocadas para local apropriado com o explicações do que essas figuras históricas cometeram de atrocidades.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ah sim, a dívida histórica... É essa mesma dívida que os judeus alegam para contra os palestinos da região e que o Estado Islâmico utilizava para reivindicar Portugal e a Espanha.

  8. Ulrich Dressel

    Brava matéria, bravo depoimento. Assim que se conscientiza e me conscientizei nessa matéria.

    Responda
  9. Márcio Santana

    Pois é, Txai, a perversidade histórica continua guiando uma horda cínica. E nosso seletivo Judiciário cumpre seu papel de anteparo dos indecentes. Lamentavelmente chegamos ao final de mais um ano perdido. E, para nossa tristeza, o fascismo prosperou e continua a nos amedrontar.

    Responda
    1. ROSA MARIA

      O senhor é um moço inteligente, usou a expressão correta: "nosso seletivo Judiciário cumpre seu papel". Parabéns, ganhou a estrela vermelha.

  10. Ney Fernando

    Além de tudo, essa estátua é horrível; parece mais com um Visconde de Sabugosa feito por alunos da terceira série.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Orra, coitado do Sabugosa! (Aliás, Ney, o Lobato era Neto de Visconde, abastardado, mas era. Não me lembro bem agora da história, estou cada vez mais neto de alemão, Visconde de Alzheimer!)

  11. ROSA MARIA

    Txai Suruí, se não fosse o Borba Gato, talvez a senhora não escreveria esse artigo, pois não saberia compreender essa língua. Quanto ao indulto Presidencial, deve tratá-lo com cuidado devido sem leviandade. Certo é que agora no Natal, tem muito bandido solto pela saidinha natalina, se cuide, pois o sistema está invertido mesmo. Você deve repensar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, dona rosa, essa foi torta, hein? "Ah, não fossem os naturalistas alemães, as rosas não existiam: portanto, nunca critique Hitler." Péssima, essa.

    2. FABIANA MATOS BARBOSA

      A senhora foi muito arrogante. Por conta de Borba Gato muitos dos nossos antepassados e seus descendentes não estão aqui para contar sua história. Brava é essa jovem que está aqui para apontar essas atrocidades.

  12. Paolo Valerio Caporuscio

    Depois de séculos reclamam? Não mudaram o rumo da História na época agora já e tarde e já deixou seu legado e cultura que moldou a nacao junto com suas cicatrizes.

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Txai, querida, pegou leve: num caso, sujeito é condenado por ofensa a uma memória (tá, há um pedaço de patrimônio público, a estauta); em muitos outros, a violência impudica contra a lei, contra populações vivas, contra gentes e propriedades do agora, não da memória. Ora, assinar portaria liberando exploração florestal em terra indígena? Isso é a cereja mofada do bolo Bozofrênico de Herda, jogado no ventilador e espirrando na cara do país, pô. Basta um grileiro levantar a mão? Ah, vão fão!

    Responda
  14. EDUARDO COUTO SILVA

    A pessoa decide por conta própria atear fogo numa estatua q é patrimônio público e o sistema judiciário q está errado? O erro está em como foi citado os criminosos de porta de quartel n terem sido igualmente punidos, n em punir quem se acha no direito de decidir com as próprias mãos oq pode ter na cidade

    Responda
  15. Agricio de Jesus Silveira

    Não podemos usar dois pesos e duas medidas frente essa situação que condenou injustamente Paulo Galo por ter ateado fogo a estátua de um escravista e assassino de indígena. Por isso temos que protestar e ao mesmo tempo lutar contra tal injustiça!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.