Latinoamérica21 > A nova era da China Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Xi Jinping está se tornando um problema para a China. Após Mao Tsé-Tung o Partido Comunista trabalhou para evitar a ascensão de lÃderes personalistas que pudessem repetir as tragédias provocadas pelo Grande Timoneiro. Teve sucesso até a ascensão de seu atual Secretário-Geral, que abandou o perfil discreto dos ocupantes daquele cargo e a alternância de poder adotados após Deng Xiaoping. Resta saber até onde Xi planeja ir com seu projeto pessoal de poder e se o Partido vai retomar o protagonismo.
*que abandonou perfil
Um paÃs que cresce há muitos anos em ritmo acelerado tem uma grande parte da economia em função disso. Por exemplo, cimento e aço para sustentar tantas novas obras. Se o crescimento cai muito, a demanda por esse produtos se reduz no limite à conservação do que existe. Com menor renda, esses setores compram menos, o que reduz a demanda agregada, iniciando uma espiral recessiva.
Já que o foco aqui é opinião, o quanto será que falta para a China desenvolver seus próprios microprocessadores, chips especializados e maquinaria? Essas proibições de exportação de produtos de alta tecnologia podem ser a gota que faltava. Aliás, essa indústria de ponta é totalmente dependente da holandesa ASML.
torça para que ela se dê mal, vai sobrar comida no brasil e vamos parar de depender de commodities o dinheiro que entra não muda nada aqui, vai tudo pro bolso do empresário que não paga impostos quando exporta.
Também não vejo problemas em empresários tirando o seu quinhão. O que não pode ser suportado é continuar socializando os prejuÃzos sócio-ambientais. Você vai lá, extrai bauxita, deixa uma terra arrasada, contaminada com rejeitos, e assim vai caminhando, ferrando tudo e deixando a porcaria pra trás.
O dinheiro que entra aqui, permite dar lastro a nossa moeda impedindo sua desvalorizacao. Sem as commodities, estarÃamos muito pior. Qual o problema do empresário ganhar dinheiro?
Enquanto a China não se democratizar na completa acepção da palavra, será sempre a Fábrica do Mundo. Números impressionantes e nada mais. Militarmente poderá se igualar aos EUA mas é impossÃvel que qualquer uma das 3 maiores potências, subjugue as outras. E, o Japão deu inÃcio a remilitarizacao... Por ora, a China não passa de um Estado com um amontoado de grandes números mas, sem liberdades e democracia, não será jamais uma Nação.
Parece até que deixarão de comprar carne, soja, milho e ferro.
Caneta de aluguel. Mais um "especialista". O questionamento a ordem mundial atual é proibido. Somos obrigados a sustentar meia dúzia de paises com padrão de vida altissimo, e condenados a uma vida miserável.
Enquanto a China não fazia sombra aos EUA na economia, estava tudo bem, inclusive no Brasil. Lembro como o paÃs era lembrado com o um case de sucesso e os analistas econômicos comparavam com o nosso desempenho. É de chorar o com ple xo de vi ra la ta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Latinoamérica21 > A nova era da China Voltar
Comente este texto