Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe José

    Xi Jinping está se tornando um problema para a China. Após Mao Tsé-Tung o Partido Comunista trabalhou para evitar a ascensão de líderes personalistas que pudessem repetir as tragédias provocadas pelo Grande Timoneiro. Teve sucesso até a ascensão de seu atual Secretário-Geral, que abandou o perfil discreto dos ocupantes daquele cargo e a alternância de poder adotados após Deng Xiaoping. Resta saber até onde Xi planeja ir com seu projeto pessoal de poder e se o Partido vai retomar o protagonismo.

    Responda
    1. Felipe José

      *que abandonou perfil

  2. José Cardoso

    Um país que cresce há muitos anos em ritmo acelerado tem uma grande parte da economia em função disso. Por exemplo, cimento e aço para sustentar tantas novas obras. Se o crescimento cai muito, a demanda por esse produtos se reduz no limite à conservação do que existe. Com menor renda, esses setores compram menos, o que reduz a demanda agregada, iniciando uma espiral recessiva.

    Responda
  3. Alexandre Gonzalez Takahashi

    Já que o foco aqui é opinião, o quanto será que falta para a China desenvolver seus próprios microprocessadores, chips especializados e maquinaria? Essas proibições de exportação de produtos de alta tecnologia podem ser a gota que faltava. Aliás, essa indústria de ponta é totalmente dependente da holandesa ASML.

    Responda
  4. PAULO CURY

    torça para que ela se dê mal, vai sobrar comida no brasil e vamos parar de depender de commodities o dinheiro que entra não muda nada aqui, vai tudo pro bolso do empresário que não paga impostos quando exporta.

    Responda
    1. Alexandre Gonzalez Takahashi

      Também não vejo problemas em empresários tirando o seu quinhão. O que não pode ser suportado é continuar socializando os prejuízos sócio-ambientais. Você vai lá, extrai bauxita, deixa uma terra arrasada, contaminada com rejeitos, e assim vai caminhando, ferrando tudo e deixando a porcaria pra trás.

    2. Joao Luiz Coimbra

      O dinheiro que entra aqui, permite dar lastro a nossa moeda impedindo sua desvalorizacao. Sem as commodities, estaríamos muito pior. Qual o problema do empresário ganhar dinheiro?

  5. JOAO FERREIRA

    Enquanto a China não se democratizar na completa acepção da palavra, será sempre a Fábrica do Mundo. Números impressionantes e nada mais. Militarmente poderá se igualar aos EUA mas é impossível que qualquer uma das 3 maiores potências, subjugue as outras. E, o Japão deu início a remilitarizacao... Por ora, a China não passa de um Estado com um amontoado de grandes números mas, sem liberdades e democracia, não será jamais uma Nação.

    Responda
  6. RAUL MASCARENHAS

    Parece até que deixarão de comprar carne, soja, milho e ferro.

    Responda
  7. Wilson Rossi

    Caneta de aluguel. Mais um "especialista". O questionamento a ordem mundial atual é proibido. Somos obrigados a sustentar meia dúzia de paises com padrão de vida altissimo, e condenados a uma vida miserável.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Enquanto a China não fazia sombra aos EUA na economia, estava tudo bem, inclusive no Brasil. Lembro como o país era lembrado com o um case de sucesso e os analistas econômicos comparavam com o nosso desempenho. É de chorar o com ple xo de vi ra la ta.