Celso Rocha de Barros > Aonde vai Tebet? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Antonio Rosatti

    Estão valorizando demais a contribuição de Tebet. Foi uma ajuda?! Sim, foi! Mas não a ajuda decisiva. Não a ponto de entregar a galinha dos ovos de ouro para ela.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Se ela, Simone, tivesse ficado neutra ou, cruzes, apoiado o capitão cloroquina, hoje estaríamos amargando a reeleição . E Simone pensou no Brasil...o pt deveria pensar também. Fazer um Governo de União Nacional, e não: primeiro nós, segundo nós, terceiro eles, se sobrar... aí o Brasil soçobra! Votei para Lula, pela primeira vez na vida, porque pensei no Brasil. Pense no Brasil, pt!

  2. Ademar Adams

    Não vejo Lula viável para 2026. Digo que pela idade e saúde não há de concorrer. Mas como partido é e será por muito tempo o preferido do povo brasileiro. Qual o partido dos que nasceram com redemocratização ainda está de pé. Mesmo com toda campanha de mídia em 2018 foi pro segundo turno. Este ano, mesmo com toda compra de votos, bateu o Bozo no primeiro turno sem Tebet. Então, essa sobrevalorização de Simone é demais! Quantos votos mesmo ela de ao Lula no segundo turno? Não foram muitos não.

    Responda
    1. Maria Irene de Freitas

      E algo que a mídia quer esconder é que há pesquisas informando que a maioria dos votos da senadora foram para o inominável, conclui-se que não teve tanta transferência assim. A senadora vislumbrou o futuro e apoiou o Lula por saber que ele não tentaria e a reeleição e ela seria uma opção, mesmo não sendo do PT.

  3. Alberto A Neto

    "O pior cego é aquele que quer ver". (Millôr Fernandes).

    Responda
  4. Mario Rudolf

    Se houve um compromisso de dar uma participação no governo para ela, se deve dar, talvez um especial para mulher. Bem antes da eleição, ela esteve num encontro sobre o tema na casa de Marta Suplicy.

    Responda
  5. MATHEWS NUNES MATHIAS

    Tebet foi peça importante na luta pela democracia que marcou o 2° turno e seu papel deve ser valorizado, mas será que a melhor maneira de "agradecê-la" é entregando uma pasta com a qual ela não tem nenhuma afinidade? Desenvolvimento Social não é área dela; se a ambição por esse ministério tinha apenas o objetivo de projeção política, Lula acertou ao não nomea-la.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Positivei equivocadamente. O pt só pensa em si mesmo e em seu projeto de Poder.Não pensa no Brasil. Nunca pensou. Basta ver a sua história. Votei, pela primeira vez na vida, para lula,mas, ao digitar o voto não deletei o que sempre pensei dele.

    2. Neli de Faria

      Positivei equivocadamente. Se ele prometeu o ministério antes, na conversa onde ele implorou que ela apoiasse, não é projeção, cumpra a palavra. O pt sempre foi isso: pensa apenas em si, em seu projeto pessoal de poder!Preferiu dar a vitória a Jânio a apoiar fhc; nas indiretas ficou neutro e se maluf ganhasse? e expulsou quem votou para Tancredo.Em 2018poderia ter apoiado Geraldo,Ciro.O projeto do poder dele era mais importante do que a democracia e o Brasil. Simone pensou no Brasil!

    3. MATHEWS NUNES MATHIAS

      Se a intenção de Tebet era defender a democracia e contribuir com o governo eleito, pq não quis a pasta da Agricultura? Essa é uma área que ela certamente teria muito a contribuir com sua visão moderna do agronegócio. No entanto, parece que a Agricultura é "menor" e Tebet precisa de um ministério que a ajude a fazer campanha por 4 anos. O PT deveria concordar com isso?

    4. MATHEWS NUNES MATHIAS

      Para assumir um ministério como esse, o titular deve entender o desafio que será redesenhar o CadUnico e é inegável que o PT possui a expertise necessária pra fazer isso. Aliás, a pessoa certa pra esse ministério era a Tereza Campello.

  6. Humberto Cal

    Desde quando jornalista opina sobre indicação de ministério? Procura seu lugar e se coloque.

    Responda
    1. José Bueno

      Concordo que a liberdade de opinião deve ser de todos. Por isso sinto falta do contraditório nas notícias da imprensa brasileira, impedindo o livre debate.

    2. José Bueno

      Neli, os governos do PT sempre defenderam intransigentemente a liberdade de opinião. O novo governo vai copiar agora das potências consideradas como de maior liberdade de imprensa as suas normas de regulação, exatamente para proteger a livre manifestação. Sem viés ideológico, você poderia ter incluído na sua lista dezenas de outros paises que impedem a livre manifestação.

    3. Neli de Faria

      Só em Cuba, no Gramma e na antiga União Soviética, hoje não sei, no Pravda, o Jornalista não podia dar a sua opinião. Certa ou errada. Na Venezuela, por não concordar com as críticas, Maduro fechou jornal, idem na Nicarágua. Recomendo visitar a Nicarágua. Um país lindo. Político é para ser cobrado, porque erra muito e não para ser idolatrado. Quem idolatra político , é porque não quer o melhor para o País e nem para ele.

    4. José Fernando Marques

      A opinião é livre quando o assunto é público.

  7. Rubens Ventura

    Sem a Simone Tebet, Bolsonaro continuaria presidente. Lula e o PT devem muito a Simone Tebet.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Se ela, Simone, tivesse ficado neutra ou, cruzes, apoiado o capitão cloroquina, hoje estaríamos amargando a reeleição . E Simone pensou no Brasil...o pt deveria pensar também. Fazer um Governo de União Nacional, e não: primeiro nós, segundo nós, terceiro eles, se sobrar... aí o Brasil soçobra! Votei para Lula, pela primeira vez na vida, porque pensei no Brasil. Pense no Brasil, pt!

  8. Claudio Carvalho

    Concordo com o colunista. A Tebet foi peça importante, ao lado de outras peças importantes, mas se destacou um pouco mais pela avenida aberta pelo Ciro Gomes que não esteve à altura da história e do legado do Brizola. O que acho equivocado, em alguns comentários, é usar a indefinição sobre o futuro da senadora para desancar o PT. Foi justamente esse antipetismo que levou JB ao poder.

    Responda
  9. Ernesto Dias Junior

    O petezão de sempre.

    Responda
  10. José Cardoso

    A Marina tem a marca do meio ambiente e a cearense da educação. Pela formação da Tebet, advogada e professora de direito, o caminho natural seria o ministério da justiça. Mas o Dino também é qualificado e já abocanhou a pasta. Não vejo outro ministério que combine com a área de competência da senadora. E talvez seja melhor ficar de fora, há indícios de que esse barco está furado.

    Responda
  11. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Vai para o porta-malas. A estepet.

    Responda
  12. Luís Cláudio Marchesi

    Alas mais históricas e tradicionais do PT veem Simone Tebet como potencial adversária de Lula nas próximas eleições presidenciais. Ou seja: sempre voltados ao próprio umbigo. Independente de cargo, Tebet está credenciada, política e moralmente, à candidata no próximo pleito. Queiram ou não os petistas!

    Responda
  13. Maria Lopes

    Penso ser um erro atribuir a Simone Tebet apenas o percentual de votos que de fato recebeu. Muitos teriam votado nela não fosse a necessidade de derrotar Bolsonaro. A coragem dela, e inteligência e capacidade de aprofundar temas foi conhecida durante a CPI da covid. Grave erro deixá-la fora ao sereno. Quem vai confiar em aliados como esses petistas ditos raiz?

    Responda
  14. Jose L F Trindade

    Tebet chegou no momento certo e hora certa. É preciso que o Lula construa a governabilidade com o centro democrático e Tebet é essa liderança. A transição, a reconstrução do estado pelo novo governo precisa encarar 2026 já. Haddad é um nome, mas já vimos que sem aliança, não se ganha do fascis mo.

    Responda
  15. Hercilio Silva

    A importância de Tebet é reconhecida, parte da dificuldade não foi citada aqui,o próprio PMDB não a reconhece como ministra do partido. O termo frente ampla é um enorme erro,não houve isso, houve apoios no segundo turno. Frente seria se tivesse sido feita no primeiro turno.

    Responda
    1. Claudio Carvalho

      Prezado Ciro, "a outra parte", do MDB, foi a que participou do golpe contra a Dilma. Se estar com o PT não é bom sinal, pior ainda é desconsiderar a complexidade do jogo político (o lavatismo que o diga). A Simone Tebet deve ter espaço pela responsabilidade que demonstrou ao não apoiar um fascista. Pelas mesmas razões, seria um equívoco político primário deixá-la ao sereno por seu recente passado golpista.

    2. ciro lauschner

      A parte do PMDB que não a reconhece é justamente aquela que já é petista há muito tempo, vide Renan Calheiros e cia., mas não foi essa a parte que trouxe os votos, como o meu, para o 2° turno.

  16. Humberto Giovine

    A senadora Simone Tebet ajudou e muito a eleição de Lula, além de demonstrar ombridade e decência. Mas parte do PT e os petistas acreditam que tem luz própria. Não percebem que não representam quase mais nada, além da pecha de corruptos. Ainda não aprenderam a lição. Se não tiverem humildade desaparecerão do mapa político.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Senhor Lula ficou preso, Lula foi alvo de inúmeras capas com críticas e deboche, Dilma Rousseff sofreu um impeachment, a imprensa, esta Folha inclusive, atacava o PT e ataca o PT todos os dias e nem mesmo assim o partido desapareceu. Em 2018 ele fez a maior bancada do congresso nacional e em 2022 fez a segunda maior bancada do congresso, perdendo apenas para o bolsonazismo do PL. Este partido não desaparecerá facilmente como quer a direita.

    2. Rodrigo Matheus Pereira

      Bom dia, acorda. Lula do PT foi eleito presidente, pois só ele né seria capaz de derrotar Bolsonaro! Houve apoios e só. O PT jamais desaparecerá do cenário político!

  17. Marcos Barbosa

    Eu votei no Lula e me considero um lulista raiz ,mas eu tendo em mente que esse éo último mandato de Lula já assumi para todos que considero próximos que votarei na próxima eleição em Simone ,pois ela foi forte ,leal ,e se mostrou como uma democrata de marca maior .

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Tendo a concordar convosco, caro Celso. E acrescento que a dona Simone, que nunca contou com minha simpatia - por conta da origem de seu mandato - pareceu-me particularmente elegante em seu comportamento político nos últimos tempos. E, se elegância não era virtude primal na política, agora toma uma relevância particular: no momento em que a galera esfomeada cai de boca nos cargos, parece-me auspicioso que a senadora a mantenha. Tá fazendo jus a melhor tratamento, mêmo.

    Responda
  19. Rodrigo Romani Nicolau

    Quem deu a margem apertada para Lula foi a pistoleira Zambelli e o Kid Bob Jefferson, que acabou virando muito voto que teria sido nulo. Tebet serviu somente de racionalização para quem já ia votar no Lula “de nariz tapado”!

    Responda
  20. Leandro Eustáquio da Silva

    Ela vai é pra casa chorar na cama que é lugar quentinho.

    Responda
    1. Max Morel

      Comentário tonto.

    2. Humberto Giovine

      É graças a empáfia como a sua que o PT não é mais nada, e com certeza, não farão o próximo presidente. A senadora Simone Tebet ajudou e muito, a impedir que bolsonaro se reelegesse e transformasse o Brasil em uma tirania jamais vista. Portanto, quem tem que colocar a cabeça no travesseiro e refletir sobre o que pensa, fala, e escreve, é você!

  21. Virgínia Oliveira

    Tebet foi de uma grandeza enorme. Não se omitiu. Entre a democracia e a barbárie, escolheu a democracia. Arriscou muito. Porisso merece reconhecimento e merecemos Tebet lá. Votei nela e votei no Lula com mais convicção graças ao apoio dela. Puxou votos para Lula? Não tenho dúvidas.

    Responda
  22. Lênin Camargo

    Não acho Simone como peça de nada. Estão supervalorizando menos de 5 milhões de votos. Outras mulheres ao longo de outras eleições como Eloisa Helena e Marina Silva fizeram 20 milhões e não forma decisivas para nenhum candidato. Simone merece um ministério porque acenou ao projeto de Brasil do Lula. Mas votos que é bom, com certeza não veio dela.

    Responda
  23. Lênin Camargo

    Não acho Simone como peça de nada. Estão supervalorizando menos de 5 milhões de votos. Outras mulheres ao longo de outras eleições como Eloisa Helena e Marina Silva fizeram 20 milhões e não forma decisivas para nenhum candidato. Simone merece um ministério porque acenou ao projeto de Brasil do Lula. Mas votos que é bom, com certeza não veio dela.

    Responda
  24. Lênin Camargo

    Não acho Simone como peça de nada. Estão supervalorizando menos de 5 milhões de votos. Outras mulheres ao longo de outras eleições como Eloisa Helena e Marina Silva fizeram 20 milhões e não forma decisivas para nenhum candidato. Simone merece um ministério porque acenou ao projeto de Brasil do Lula. Mas votos que é bom, com certeza não veio dela.

    Responda
    1. ciro lauschner

      Esse tipo de empáfia está nas raízes do anti petismo, que só diminuiu porque do outro lado tinha Bolsonaro, que conseguiu ser pior.

  25. Paulino Fernandez

    Simone Tebet não é a frente ampla. Sem dúvida é figura importante deste momento político de um governo que se propõe a pensar plural, mas política se faz de ajustes. Está na sua essência. É necessário reconhecer a importância de Tebet, como é importante reconhecer as concessões de Marina, ou de Isolda, ou de Wellington Dias. Ninguém que participou da frente ampla fez mais ou fez menos. Tudo se equivale. Não é uma questão de proporção. Cada elo de uma corrente importa mas a força é um todo.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Concordo com você Paulino, todavia, a senadora demonstrou força, já antes da eleição., em defesa do correto e da democracia. O PT não ganhou estas eleições, mas boa parte do partido continua sectário e radical em seus pontos de vista, acreditando no contrário. Se lula perder o apoio que teve, não conseguirá governar. E eu votei nele já no primeiro turno, e não sou petista.

  26. RICARDO BATISTA

    Nísia e Izolda, Simone e Marina. Acabei de lhe dar, quatro nomes de menina. Devemos sempre lembrar o conselho da abuela : é importante ser grato a quem nos ajudou no passado. E também é sábio não desfazer a Frente Ampla. Ainda mais com essa direita energizada e amalucada.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E até mesmo porque a dona Simone é, de certa forma, síntese dessa "frente ampla" mezzo aliche, mezzo mussarela, combina um conservadorismo, tosco de origem, com uma dignidade e uma responsa bem demonstradas na CPI e eleições. Não é nada desprezível.

  27. Galdino Formiga

    Perspectivas para 2026.

    Responda
  28. Ana Luisa de Carvalho

    Sem dúvida, Tebet teve peso na eleição de Lula, transferindo-lhe votos improváveis; assim como Marina, para quem se dá conta que o futuro está em perigo; assim com Alckmin, para quem não quer extremismos nem golpismo.

    Responda
  29. Ernesto Solis

    Tebet merece todo o reconhecimento e o respeito. Teve a grandeza que o ca na lha do Ciro Gomes não teve, defendeu com muita coragem nossa democracia.

    Responda
  30. Neli de Faria

    Parabéns! Penso que se não fosse o trabalho hercúleo de Simone ou se ela tivesse ficado neutra, o capitão cloroquina teria sido reeleito! Mas, parece que o Lula acha que venceu sozinho! Para pedir apoio da Simone foi correndo. Simone pensou no Brasil , o PT pensa em si próprio. Sempre pensou, desde a época de Maluf e Tancredo; Jânio e FHC; e em dezoito .

    Responda
    1. Neli de Faria

      Jair: se Simone tivesse agido como Ciro, hoje, estaríamos maldizendo a reeleição do capitão cloroquina.

    2. Christian Feitosa

      Sim. Concordo. E teve o apoio de Marina. Sendo que essa semana, já queria empurrar a pasta do meio ambiente para Tebet. Uma deselegância com Marina. Criar um cargo para ela. Está ficando feio essa definição de Ministérios. E esse aumento do número de ministérios, num país quebrado. Com milhões passando fome, deveria cortar cargos e ministérios. Votei , mas analiso e critico.

    3. MATHEWS NUNES MATHIAS

      Neli, se Tebet pensou apenas no Brasil, pq reivindicou justamente o Ministério do Desenvolvimento Social? Me parece que esse tipo de crítica coloca a senadora num lugar que não considera seus interesses políticos e não a reconhece como sujeito ativo nas negociações por ministério. O PT não deveria nomea-la para um ministério apenas por gratidão. Tebet é maior do que isso e merece um espaço onde, de fato, possa contribuir. Desenvolvimento Social e Meio Ambiente, infelizmente, não são as áreas del

    4. jair marzano

      E o seu Ciro, heim???

    5. jair marzano

      E o seu Ciro, heim???

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.