-
Adailton Alves Barbosa
- Texto excelente, mas como assistente quero destacar esse trecho:Mas o que torna o final de 2022 tão ansiado é a esperança de que ele leve consigo os últimos quatro anos.
-
Rafael Faria
Excelente texto/síntese do ano que o fim está porvir.
-
José Roberto Mathias
Texto fantástico. Só uma coisa a acrescentar: o (des)governo do Inominável foi tão catastrófico que os 200 anos da Indenpendência passaram à margem; os 100 anos da Semana de Arte Moderna ficaram restritos a pouquíssimas manifestações (principalmente aqui em São Paulo - o verdadeiro palco dessa transformação); e tantos outros esquecimentos por parte desse Capitão Inominável que esfaqueou nossa Saúde, nossa Cultura e, principalmente nossa Educação.
-
Chiara Gonçalves
Finalmente o fim do governo do crápula! Demorou uma eternidade, mas chegou!
-
paulo zulli
a gente sobrevive, mas que desgosto ler colunista que tem dificuldade de entender liberalismo, adora um clichezinho e acha que essas pessoas só pensam em si. Afetação de moralidade até na psicanalise, quem diria...fica até mais bizzarro, menos honesto.
-
José Bernardo
Reflexão primorosa. Sabemos, contudo, que este período tem de ser ultrapassado, mas não esquecido - para entendermos porque fomos atropelados pelo trem que já havia descarrilhado, ou porque tantos votaram para que esse período ainda continuasse...
-
Marcos Benassi
Ôôô, dona Vera, inda bem que o passaralho não levou todas as psicanalistas que escrevem por aqui - to supondo também que os eventuais textos do seu Dunker continuem. Olha, agora há pouco lembrei, no texto do Álvaro Costa e Silva que, infelizmente, o Brasil não tem a dinâmica de Paraty, construída pra que a maré, em seu movimento, lavasse da rua o estrume e a Herda: ah, que alívio o fim de 2O22!, verdade, mas a Josta, teremos que tirar à mão. Vam'bora, vassoura e água em punho. Bom fim de ano!
-
neusa maria equi
Parabéns pelo texto. Acho que até 95% sentiu o estado de fraqueza, físico e emocional dos últimos 4 anos, Alguns perceberam logo após a eleição, outros durante e no final um grande número, mas... como em toda história tem uma mas, sobraram os de frente aos quarteis!!!
-
davi vieira de freitas
Faltam cinco dias para já ir tarde. Ufa!
-
marcos fernando dauner
os três últimos anos foram muito difíceis . e piorados graças ao nosso desgoverno .
-
maristela ramos
No di 31 de outubro puder ter a dimensão dos estrago emocional que foram esses últimos 6 anos. Acordei leve, respirando pausadamente. A sensação era que as sombras estavam dissipando. Ainda não acabou. Mas há esperança
-
Adriana Santos
Ex-presidente que ainda é o presidente da República, diga-se.
-
Paloma Fonseca
Acho interessante perceber que instituições como a família, a escola e o trabalho funcionam como estruturas que dão ordem para nossa psique: "há gente se ocupando disto e daquilo e elas contam comigo e poderei contar com elas para tal ou qual atividade". É bom ter um governo de cuidado no país, pois em cada um de nós reside um espírito de porco que pode ser alimentado e crescer em contextos econômicos desfavoráveis como o atual.
-
Marcos Benassi
Ôôô Paloma, minha cara, mas o meu porco não aceita a lavagem Bozolóide, não: pode até ter sido alimentado irregular e tortuosamente, engoliu umas crises colloridas, fhceanas, mas essa ração Bozofrênica não traz à tona meu espírito porcino, não. Aliás, pelo contrário, trouxe um espírito de corpo cidadão que, falá pocê, até melhorou uma ou outra coisa. Não a empatia, como comentei dia desses com outro colega leitor: tô nem aí se a perna do Bozo cair; nisso, piorei.
-
-
Antônio Carlos de Paula
Para mim foi um martírio assistir quase todos os dias o presidente genocida falando besteirol naquele cercadinho ridículo. Ufa.
-
Sérgio Chaves
Foi duro mesmo..
-
-
Pedro Martins
Quando vc se achar que sua vida não faz sentido, lembre-se de que há idiotas acampados em frente a quartéis.
-
Marcos Benassi
Mmmmm.. Pedro, sabe que não me consola? A deles, *ganhou* sentido - triste norte, mas ganhou. Quando eu precisar d um Bozo pra mindar sentido, tomo tento e peço um revórvi emprestado pra algum Bozolóide. Ou ele me faz a gentileza.
-
-
max ribas
O Brasil sempre foi um País difícil para viver. Porém, nestes últimos 4 anos convivemos com duas pragas ao mesmo tempo e ficou quase impossível viver. Compartilho do mesmo sentimento e só quero que este ano acabe.
-
Vilarino Escobar da Costa
Parabéns , nós sobrevivemos ao bolsonarismo!
-
Nelson de Paula
Muitos seguem achando que no país não há lugar para todos os brasileiros.
-
Gaya Becker
Sem querer ser pessimista eu diria que na vida real, depois da tempestade vem a inundação e depois, quiçá, a bonança. Mas perseverar é preciso, então sigamos em frente lutando por dias mais alvissareiros!
-
RICARDO BATISTA
Se é verdade que depois da tempestade vem a bonança, tomara que o próximo ano marque a retomada de um sonho de país. E de um projeto de nação. Precisamos voltar a sonhar. Feliz Ano Novo!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.