João Pereira Coutinho > 'Pinóquio' de Guillermo del Toro nunca irá chorar lágrimas de vergonha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Little Couto, És o melhor crÃtico de cinema do Brasil!
Texto sensacional! (por Maria José)
Animação e texto merecedores de aplausos.
Esse poema eu conheci do “Homens em tempos sombrios” da Hannah Arendt. Obrigado pela lembrança e pelo texto delicioso, grande abraço.
O filme é primoroso e seria uma vergonha se não ganhasse o Oscar . Chorei muito com a história tocante desse Pinóquio.
Orra, Coutinho, que coisa linda esse poema do Auden, hein? Rapá, melhor eu ler poesia antes de morrer, ou Zeus me pega no contrapé - "Cá está a planilha que você teria feito se tivesse lido mais poesia!" Fiquei com a boca cheia d'água com esse Pinóquio também, nem me lembro se li na infância ouse fiquei no seu Valdisnei. Mas vou reler Perrault e Andersen, porque me lembrei do sombrio de seus contos "de fadas", e de que nunca olhei pra eles depois da infância. Capaz de aprender coisa que preste!
Filme maravilhoso!!! Simplesmente magnÃfico!!
Lindo e lúgubre, biscoito fino mesmo. IncrÃvel que mesmo numa animação é insuportável ver alguém perder um filho. Só uma falha que em nada compromete : no começo Gepetto parece mais ser avô do que pai do Carlos.
No filme existe a formação do caráter, mas eu tive uma perspectiva diferente... Pinóquio representa a impulsividade e espontaneidade da infância, que incomodam. O fato de ter um fascista e um padre exigindo a disciplina do seu comportamento é muito simbólico. Ele é um espÃrito livre e questionador que deve ser domado e uniformizado na escola. Uma possÃvel carreira artÃstica, para a qual ele tem talento e seria admirado, é condenável. Lembrando também Rousseau, a sociedade o corrompeu.
Carlo foi vÃtima de um bombardeio na Grande Guerra de 1914-1918, e não na Segunda Guerra. Corrija aÃ
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > 'Pinóquio' de Guillermo del Toro nunca irá chorar lágrimas de vergonha Voltar
Comente este texto