Demétrio Magnoli > Errei sobre o impeachment Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas
Que falta de honestidade intelectual! Impressionante! Acha que engana a quem senhor demetrio? Ademais , há trechos que não consegue concatenar lé com cré no raciocÃnio. Tô pra dizer que foram poucas as vezes que perdi tempo de maneira tão aguda quanto na leitura desse lamentável artigo.
Pobre Manhoso! Até hoje não é capaz de enxergar que Dilma, sem nomes para a articulação polÃtica, fato que a derrubou, tentou colocar o melhor articulador a seu lado, como ministro. Nomear Lula, naquela altura do campeonato, era uma tentativa desesperada de salvar o governo Dilma. Não de salvar Lula. Seis anos mais velho e não aprendeu nada.
Correto, Josimar. é só ler notÃcias da época para saber que Lula vinha sistematicamente recusando assumir o ministério (no que, acho eu, errou; quando aceitou já era tarde, infelizmente).
Opinião que pouco difere daquela dos que estão na porta do quartel, porém quer pagar de democrata. Famoso isentao que na verdade é só mais um radical com vergonha do que é.
Ao ler o comentário do Sr. veio-me uma alegria súbita, pujante, aguda, pois ao mesmo tempo dei-me conta de que o Sr. não é o editor-chefe da Folha. Estamos a salvo!
Os lulopetistas do partido e da imprensa, querem introduzir no Brasil uma espécie de "revisionismo histórico" através do negacionismo dos delitos do Mensalão, do Petrolão e da Dilma. Mas os erros da Lavajato não serão suficientes para essa reabilitação. Lula e o PT voltam ao poder mas nenhum revisionismo fajuto os tirarão do banco dos réus que a história já reservou para eles. Faltou ao Bolsonaro o impeachment que Dilma sofreu, pois ambos se equivalem na estupidez.
Onde no texto está esse revisionismo que diz que não houve Mensalão e Petrolão. O Sr. ao menos leu o artigo? Seja honesto, não fuja!
Ja que vc cre saber de tudo, porque nao apresenta qualquer evidencia que seja de seu conhecimento sobre mensalao, de algum envolvimento do PT com corrupcao na Petrobras, e da condenacao de Lula pelas maos do juiz renegado moro?
Dei risadas muito honestas lendo esse texto. A conclusão é o ápice
Tenta justificar o erro comum texto recheado de meias verdades, não seria melhor guardar teu perdão no teu superego do que escrever esse texto incongruente?
Não convenceu! Essa mea culpa fajuta tÃpica de um bolsonarista enrustido. Precisa melhorar muito, e aprender a disfarçar o ranso exposto na rua cara que somos obrigados a assistir no Em Pauta.
Convenceu a mim, que fui também a favor do impeachment. Para o Sr., que ao que parece quer não um mea culpa, mas um pedido de bençãos a Lula, não há análise baseada na realidade que baste. O que o Sr. busca é a autopenitência - e depois o enforcamento - do herege que pecou em sua religião: o lulopestismo. Ps.: Demétrio é o melhor do Em Pauta.
Aos patifes de plantão segue o argumento do polonês Leszek Koalkowski: "Em polÃtica, enganar-se não é desculpa”.
Este cara é um bomdonarista, sem sombra de dúvida.
No auge da pandemia, 4 mil mortos sufocados por dia, o Genocida não só perdeu o apoio da esmagadora maioria dos cidadãos, como era odiado e xingado por onde passava. Pela sua lógica ele deveria ter sofrido impeachment, correto? Qualquer malabarismo retórico para explicar as razões dele não ter sofrido impeachment, automaticamente comprovará que Dilma de fato sofreu um golpe.
Ah, não me diga que o senhor não entendeu à época que a Lava Jato era uma conspiração polÃtico-eleitoreira e que interromper o mandato da presidente Dilma não teria nenhuma função pedagógica ao eleitorado brasileiro? Estava na cara de quem quisesse - com isenção e sobriedade - ver tudo isso. Coisas que sempre lhe faltaram e continuam a lhe faltar, como o presente texto o demonstra muito bem. Não sei quanto aos outros leitores, mas quanto a mim, suas desculpas não estão aceitas
Com todo respeito, Sr. Rufino, mas vÃtimas somos todos aqueles que temos tentado manter a lucidez desde o ano de dois mil e treze. Se o senhor tivesse mantido algo dela, também saberia hoje que o PT não é o único culpado por termos chegado aonde chegamos! Há culpados em pencas por aÃ. Quanto a mim, não vou bater palmas para quem continua a escrever as mesmas falácias de sempre. As desculpas não são sinceras e o seu comentário é pouco lúcido, para não dizer infantil.
Com todo respeito, Sr. Rufino, mas vÃtimas somos todos os brasileiros que desde 2013 temos tentado não perder a lucidez. A culpa não é só do PT e o senhor, se tivesse mantido algo dela, saberia bem disso. Não vou bater palmas para quem é responsável por parte da infâmia em que vivemos e que vem, com um texto novamente eivado das falácias de sempre, pedir um perdão que não merece!
Errou, mas a culpa foi do PT. Até quando? Por isso que chegamos onde chegamos. Só há um culpado. O PT, os outros vÃtimas.
Errou, mas a culpa foi do PT. Até quando? Por isso que chegamos onde chegamos. Só há um culpado. O PT, os outros vÃtimas. Como diz os Reaças, VERGONHA.
Exato. Sempre existiram aqueles que sentiam o cheiro de lawfare podre no ar, e aqueles que aplaudiam o Marreco no ar (avião).
Errou quando apoiou o impeachment e erra agora ao "reconhecer o erro" num texto cheio de crÃticas ao governo da Dilma e ao PT. Será que um dia acertará? Duvido.
Ora, senhor Henrique, Que bom saber que o senhor guarda a criancice agora que é adulto. Parabéns.
Tradução: quem critica meu partido e meus politicos preferidos está errado. Sou uma criança no corpo de adulto.
Esse 'mea culpa' do Demétrio é tão fajuto!! Nem sei porquê o fez. Espero que o 'Nar loky' não apoveite essa 'iniciativa' da folha panamericana para ser mais cÃnico do que já é.
Sim, acabo de descobrir (não posso revelar as fontes): Demétrio recebeu 250 mil dólares em troca do artigo. O contratante foi Bill Gates, numa estratégia para recuperar o posto de homem mais rico do Mundo, derrubando assim o Império de Kim Jong Un. DaÃ, vê-se realmente que o artigo é completamente fajuto.
Foi ilegal, ilegÃtimo e imoral. Os 50 milhões achados um ano depois pode ter sido sobras do financiamento privado.
Ah, tá. Errei, mas nem tanto, né, senhor Demétrio? O congresso foi extremamente sujo, acusou uma presidente honesta de corrupção, coisa que ela não era. O antipetismo foi o criador do ovo da serpente do fascismo bolsonarista e o Brasil se dividiu ainda mais. Parabéns à Folha de São Paulo por ter contribuÃdo com isso. Pelo visto ainda não aprenderam, já que acusam o PT de ter "ideias velhas". O que seriam ideias novas?
Henrique Hermida, "melhores leitores" seriam pessoas assim como o senhor que se deu ao trabalho de responder todos os comentários? Ganhou bem pra ser advogado do colunista?
Caro Henrique, factualmente a Sra Geralda acertou em tudo que disse em seu comentario. De onde vc criou essa estoria de que sao comentarios fanaticos? Por que vc nao tenta nos iluminar com sua sabedoria e exponha entao a verdade. Sim porque sem mencionar fato algum, parece que so vc sabe o que realmente aconteceu nesse pais.
Os comentários a essa coluna, como o da Sra., demonstram como, para minha surpresa, a Folha está repleta de leitores fanáticos. É triste. Melhores leitores poderiam elevar o nÃvel do jornal.
A Folha vai fazer o seu "errei" também?! A Folha vai fazer a "tal autocrÃtica" ?!
Carlos, concordo em gênero e grau. Por isso, estou cancelando a minha assinatura da Folha. Este jornal, infelizmente, se tornou no Estadão. É melhor se fundir os dois. A dispensa do Jânio de Freitas foi a gota d'água.
Emerson , a folha não vai fazer autocrÃtica nunca, pq isso é tÃpico da pessoa de caráter, reconhecer seus erros , julgamentos e qdo,genuinamente der a cara a tapa e mostrar a todo mundo q se equivocou , recuar e repensar seus valores, algo q, infelizmente esta folha não faz , conspirando todo dia contra um governo que sequer começou . Pra folha e seus colunistas lam be bo tas dos patrões, autocrÃtica é só pro PT , Lula e nunca pros desenganados tucanos e cia bela , lamentavelmente.
É desesperador. Não existe mais racionalidade, apenas fanatismo e radicalismo, seja nas portas dos quartéis ou aqui comentando.
Luis, também estou estupefato, é um comentário mais absurdo do que o outro. É muito chocante! As pessoas muitas vezes sequer leram o artigo. Não falam de argumentos, mas são rápidos na ofensa. Ainda por cima, do alto de seus pedestais "recusam as desculpas", como se estivessem analisando a filiação de alguém ao PT. Vem um outro e diz que o objetivo é apagar o Petrolão. É a loucura total!
O impeachment de Dilma, foi sim um golpe, pois esse julgamento, não é jurÃdico, mas, polÃtico, como sabemos Dilma, ao contrário do autocrata extremista e irresponsável, Bolsonaro, cometeu todos crimes possÃvel, e impossÃvel, mas, não sofreu impeachment, porque, a elite branca comprava jatinho, enquanto o salário dos neoescravos derretia, portanto, golpe sim, você, tinha obrigação de saber, mais preferiu cair nos braços dos poderosos.
Hipocrisia, quando o terror bate a porta os responsaveis e co-responsaveis se esgueiram pelas sombras
Aquele tÃpico pedido de desculpas sem pedir desculpas. Lembrei-me daquele vÃdeo do Porta dos Fundos intitulado "Curtir sem curtir".
É, o senhor é um demérito. Eu errei ao ler o seu artigo.
Colunista talves tenha aderido ao golpismo por descuido. Mas a rede globo nao. A emissora do plim plim desde a fraude do mensalao (que nunca veio a tona com evidencias) ja tentava minar o otimismo da populacao com o crescimento economico, alem de so publicar noticias negativas a respeito do governo Lula-Dilma. A globo criou a criatura moro, um juiz ate entao obscuro, e deu superdestaque a manifestacoes fascistas. O Demetrio talves se salve dessa, mas a globo, a globo eh criminosa ate o pescoco.
Primeiro: talvez é com "z". Segundo: você nega o Mensalão como Bolsonaro nega o atraso das vacinas. São dois negacionista. Dêem as mãos e sejam felizes!
Demetrio batizou- se nas águas do Rio Jordão. Converteu-se a corja da companheirada. Esta esperando a " carteirinha" . Tanto faz..
Mais um que não leu o texto, achou que já sabia de tudo só pela manchete. O fanatismo é o mal do Brasil.
Infelizmente o colunista golpista, por falta de visão polÃtica aderiu ao golpismo de uma presidenta eleita democraticamente, assim como a rede globo e demais meios de comunicação. Com esta visão curta de desrespeito as normas constitucionais deram o prazer de afundar o paÃs aos primordios da idade das trevas e o terraplanismo fascista. A corrupção neste paÃs não foi inventada pelo PT mas pelos coronéis travestidos de centrão que estão aà empurrando emendas paralmentares goela abaixo.
Demetrio fez parte da matilha que ilegalmente perseguiu a ex presidenta Dilma, ajudou a propagar inumeras inverdades a seu respeito, contribuindo em muito para minar sua popularidade e capacidade de governar. Depois que o problema se tornou uma bola de neve, ainda veio a publico dizer que era urgente impedir Dilma. Pensava, como outros engabelados, que era so tirar Dilma que investimentos internacionais choveriam no Brasil. Ajudou sim, jogar o pais no caos e ser governado por um psicopata inepto
Mesmo admitindo erro Demétrio esqueceu que o rancor petista é eterno e não perdoa. Tem que ajoelhar no milho ao estilo Reinaldo, fazer a devida penitência, concluir de forma categórica que o impeachment foi golpe, que Dilma é uma santa martirizada pelos fascistas e que dentro do horizonte histórico/polÃtico/ cultural, sua gestão foi o governo perfeito (Claudia F.)
Perfeito, Cláudia. Perfeito. E ao que me consta, não houve pedido de desculpas a esses tais petistas radicais. Demétrio argumentou sobre porque errou - fez o mea culpa, ou seja: declarou sua culpa. Ponto.
Não só o Reinaldo, como o Marco Antônio Villa e muitos outros, perceberam o quão foi o erro ter chocado o ovo da serpente. Ainda bem, né!
Que conclusão mais desonesta. Você fala pelo PT ? Que desculpas que não são desculpas foram essas do articulista? Solução para governo ruim é voto na eleição subsequente, não "inventar" um impeachment que até hoje cobra o seu preço ao PaÃs.
Quando que o PT pediu pro Reinaldo Azevedo ajoelhar no milho? Ele percebeu que só o PT era capaz de destruir o fascismo bolsonarista que a imprensa ajudou a chocar.
Demetrio nao foi longe o suficente no seu pedido de desculpa. Disse que o impeachment foi legitimo quando nunca houve crime de responsabilidade, estao ai os tribunais e o congresso para provar. Entretanto, caso Demetrio a partir de agora se prontifique a trabalhar em prol do Brasil, e nao ficar minando, com mentiras, o governo de um partido de que nao gosta, ai sim, talves possa-se perdoa-lo.
Quando foi que Dilma e o PT confrontaram o sistema de justiça.? Lula foi para a prisão numa sentença sem nenhuma prova e nenhuma balburdia foi feita por seus militantes. Ele usou o que prevê a Constituição para sua defesa. Constituição esta que foi atacada assim como o devido processo legal por um juizeco polÃtico. Agora com Bolsonaro vc sabe o que é atacar a justiça ou também não aprendeu nada com isso?
Marli , se o PT fizesse um milésimo do que fez o inominável , todos os seus dirigentes seriam presos sumariamente com a desculpa esfarrapada de praticarem atos subversivos que colocariam em risco o estado democrático de direito. O PT e Lula despertam nas elites um sentimento de despeito e medo , por reconhecerem neles o único inimigo real , de valor e capaz de enfrenta-los de igual pra igual.
Só o fato de dona Dilma não ter voto nem pra sÃndica de prédio, mostra o acerto da medida extrema. Quanto ao pt, espero que aprenda a governar com minoria no congresso e com metade da população atenta a qualquer deslize.
E o que você espera que essa "metade da população atenta a qualquer deslize" aprenda sobre esse governo que apoia? O que "essa metade" tem aprendido com um governo, o único da nossa história, que termina orquestrando atos terroristas?
Vc continua apoiando o golpe.
Os leitores da folha podiam ficar sem um texto que não acrescenta nada a não ser que o colunista continua pensando exatamente igual. Vc se sentiu pressionado a escrevê-lo para não ter o mesmo fim de Jânio de Freitas ?
Não dá para ler tudo pois é de uma boçalidade e desonestidade que beira k ridÃculo. Esse senhor continua a dizer que o processo foi legÃtimo e kegal! É muita disfarçatez (ou será cara de pau mesmo?) querer dizer inclusive que havia um risco de "venezuelanizacao" em nosso PaÃs. Onde esse senhor vive? São tantas diferenças e particularidades inerentes a cada paÃs que não vale à pena enumerar. Basta ler, estudar, observar um pouquinho. Simples assim!
Errou então, e continua errando! Não aprendeu nada, um caso perdido!
Faz outro "Errei" sobre esse errei. Fica calado. O tolo fala e se incrimina. Tolo voluntarioso.
O colunista perdeu a chance de ficar calado.
Esse sujeito só disse e desdisse e disse novamente e desdisse. Uma chatice. Por que o senhor não se cala de vez? Que saco!
A Folha apela o verniz de pluralidade, que só engana gente empertigada, da súcia do tal Demétrio Magnoli. Todos fascistas pintados como democratas.
Impeachment no regime presidencialista, sem crime de responsabilidade, é golpe aqui ou em qualquer outra republiqueta de bananas, sejam elas de direita ou de esquerda. Errou, mas não aprendeu.
Amanhã refaça o refeito: não houve pedalada fiscal droga nenhuma, Dilma foi totalmente inocentada, você leu?. Foi puro e simples golpe da extrema direita, apoiado pela mÃdia, essa Folha inclusive, e os ressentidos e ávidos de tudo do paÃs, que deu nessa geringonça quase trambolho.
Não tenho como localizar agora, mas está em um dos meus comentários a textos escritos pelo colunista onde vaticino que a análise apresentada pelo colunista carecia de profundidade: tanto a despeito do impeachment quanto da lava jato. Artigo publicado nesse jornal (o que me causou espanto), da lavra do Raduan Nassar, apresentou a realidade dos fatos . Essa "mea culpa" só constata o que eu havia dito: que o colunista não dispunha de estofo para lê a sociedade brasileira. Aà está!
Bom, tentou pelo menos. Errei sobre o impedimento" " embora legÃtimo e legal, não devia ter sido feito" " a pedalada ocorreu sim e foi crime de responsabilidade fiscal sim" Então tinha razões fundamentadas e clima polÃtico para interromper o mandato legÃtimo da presidenta, mas foi erro de defende-lo pelas consequências do mesmo? Eh isso? Errado muito mais nesse mea culpa.
Mea culpa? "As 'pedaladas' violaram a Lei de Responsabilidade Fiscal"? O impeachment foi legal? Não foi um golpe parlamentar? Tenha dó. E ainda tentar raciocinar sociologicamente com argumentos tÃpicos de um sem-noção iracundo!?
E eu pensando que iria falar de um erro não de avaliação, e sim de caráter, o racismo, por exemplo num de seus texto: “Floyd, branco”, e muito outros.
Enquanto tantos demonstram tantas certezas, pretéritas e futuras, nada como a reflexão e análise para assumir erros de avaliação praticados no curso da história. O tempo sempre esclarece e revela os fatos manipulados e ocultados geralmente pelos falsos moralistas. Parabéns Demétrio, em tempo de tanta vigarice intelectual, benvinda uma demonstração de hombridade.
Diante do que vi aqui, sugiro ao colunista que escreva outro "mea culpa", pois esse não colou.
Errou, mas ao que parece, não aprendeu nada.
Demétrio foi mais um dos "colaboracionistas". O jornalismo deve ser movido por perguntas e não por respostas. Viraram porta-vozes do juizeco e sua gangue de procuradores. Sem questionamento, servindo de forma subserviente aos seus patrões. E insiste que o Lula está errado, quando o que ele mais quer é acabar com a fome. Será se pessoas como Demetrio conhecem a fome?
Perda de tempo.
Continua errando com essa mixórdia de impeachment legal. Demétrio, quando teremos seu mea culpa II?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Errei sobre o impeachment Voltar
Comente este texto