Demétrio Magnoli > Errei sobre o impeachment Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas
No seu caso Demétrio, era melhor trocar o nome da Coluna para Erro do Dia. Fica a sugestão.
O melhor comentário foi esse acima do Michel.
Antes tarde do que nunca. Reconhecer erros, e não repeti-los, é boa maneira de seguir. Mas vale ressaltar, uma coisa é o erro na dimensão puramente pessoal, outra é na dimensão pública: olha onde esse grave erro coletivo nos levou. Institucionalidade é coisa séria, meus amigos. Não dá pra ficar brincando com isso.
Interessante essa pseudo "mea culpa". Quer dizer que você, um jornalista conceituado e experiente, se fazendo de incauto quando diz que "na época era desconhecido o projeto de poder que guiava as ações de Moro e da Lava Jato". Eu pergunto: desconhecido ? Santa ingenuidade hein Magnoli ? Juristas mais conceituados do paÃs, lideranças polÃticas importantes no cenário nacional e internacional, jornalistas independentes (não o seu caso, óbvio), todos já sabiam da farsa e vc ignorava né ? Sei.
"Presidentes sofrem impedimento quando perdem o apoio da esmagadora maioria dos cidadãos e uma sustentação mÃnima no Congresso". Certo. Então a Dilma deveria então ter comprado o congresso, como fez o sr Michel Temer, o Lula com o mensalão e até o Obtuso com o orçamento secreto? Será que o ilustre Demétrio escreveria colunas elogiando essa grande habilidade polÃtica?
Ajudou no golpe com sua pena afiada e em vez de fazer mea culpa reitera sua malfadada sentença. Bruno Dantas ora presidente do TCU afirmou em entrevistas a uma revista também de perfil claramente antipetista e apoiadora da queda de Dilma "O TCU em nenhum momento disse que a presidente Dilma cometeu crime de responsabilidade". Então Demétrio isso não é mea culpa e se lambuzar na mer(da) que fez.
Os desmandos, absurdos (com ampla cobertura diária da impremsa), seguidos da Lava Jato mostravam algo de muito errado. Quer dizer se não fosse a Vaza Jato estaria tudo bem?
Errou? Mas ele passa o artigo inteiro querendo provar seus acertos...
Reconhece o erro, mas reluta em aceitá-lo na plenitude de sua gravidade, afinal fez gravar na mente de boa parte da população, aquela retorica antiLulopetista ordinaria e esquizofrenica que acabou por ascender essa aberração q (ainda) habita o Planalto. Pelo menos tem a grandeza de reconhecer e de externar seu arrependimento, caso raro entre os representantes da imprensa brasileira, prepotentes, parciais e muitas vezes irresponsaveis.
Na verdade ele diz que errou, mas também que acertou, inclusive reiterou que a presidente Dilma cometeu crime de responsabilidade, ou seja, errei, mas estou certo também. Piadista esse Magnoso, se fosse irônico eu preferiria, porque a vaca grega chamada ironia dá coices, como diz um desconhecido meu chamado Benassi.
Pelisssaro, ele diz que errou, mas em todo o texto não constatei nenhum sentimento sincero de arrependimento.
A FSP mais uma vez agredindo os assinantes com o menosprezo a nossa inteligência... Isyo aà é autocrÃtica? É autodefesa de quem ajudou o golpe. A realidade esteve sempre clara e cristalina até para os menos informados...
Demétrio, é para ser humilde e pedir desculpas de verdade e não tentar justificar o injustificável. Venezuelização? Ameaça à justiça? Só pode ser uma piada, né? Todas as pessoas minimamente esclarecidas já sabiam o que estava acontecendo no paÃs, sua leitura polÃtica foi apenas mais uma oportunista dos antipetistas da imprensa que fomentaram o ódio ao PT e ajudaram na ascensão dos verdadeiros autoritários. Só para constar, não sou militante do PT, só não sou um desonesto intelectual.
Demétrio, se fosse sincero, deveria se desculpar a cada coluna!
continua errando em não fazer as conexões que levaram a crise economica. Tenta ignorar o ataque feito a estabilidade monetária pelo programa QE do Obama, sempre foi america first, a crise do dump do petróleo da arabia saudita, duas fortes crises climáticas, uma delas conhecidas por tomate e a necessidade de Cunha e congresso derrubar um governo que não intervinha para controlar a metralhadora giratória do lavajatismo, inviabilizaram o governo com as pautas bombas. Para que serve um colunista?
Com já lemos repetidas vezes, a Vaza Jato veio para desnudar as mazelas das instituições e do jornalismo brasileiro.
Demétrio agride a nossa inteligência ao dizer que a Vaza Jato desnudou o que ele não sabia sobre as tramóias de Moro e Deltan. Eu sabia e vc também sabia. Faz o mês culpa agora para tentar se salvar perante seus leitores. Largue a covardia e assuma que foi parcial porque odeia o PT.
Pelissaro, só não viu quem era muito inocente ou politicamente ignorante, ou os desonestos intelectuais e oportunistas. Demétrio e a grande maioria da imprensa brasileira estaria em qual grupo? rs
Caetano já declarou: "tinha algo muito errado e a imprensa foi omissa". Eu, como voce e Caetano tambem percebia isso. Ainda me pergunto até hoje, como pode um simples cidadao, aposentado e pacato ter aquela percepção, enquanto grande parte da influenciadora midia embarcava naquela farsa, que veio a entrar p os a-n-ais como o "maior escandalo juridico da historia". Como pôde gente tão experimentada, ter embarcado naquela esparrela, diante de tantas evidencias. Quem se lembra do "Powerpoint"?
Gostei.Não se deve ser apegado aos erros.
Faltou coragem para realmente assumir o erro. Tentou se eximir das culpas, mas sem reconhecer o essencial: foi golpe e ajudei a fazer.
Demétrio de Carvalho entende que não houve golpe porque não haviam tanques !
Que sacanagem é essa Antonio confundindo o Dezmetro Magnoso com o Olavo de Cavalo.
Achei a reflexão bem feita! Realmente naqueles anos o PT assombrava com escândalos institucionais, só não reconhece quem é fanático. Só discordo quando o texto diz: "desgoverno até o veredito da urnas." O que aconteceu depois dali foi o inÃcio de um desgoverno dos piores de nossa história.
Sem dúvida, o governo Dilma foi o pior governo que o Brasil teve, até conhecermos Bolsonaro. Só um grande paÃs sobrevive a duas tragédias quase consecutivas.
Meu caro Cabelo, sua autocrÃtica, perdida na página B12 de uma terça-feira, tem para mim o mesmo peso polÃtico de um cachorrinho latindo ao cair do caminhão da mudança, perdido no centro de Sampa! Quer agregar valor, faça-a em horário nobre, na vênus platinada, onde gozavas da condição de "especialista" em poha nenhuma, aliado à quele movimento canalha, com "supremo e com tudo", onde alugavas tua boca!
O texto do Demetrio foi escrito pelo olavo? Foro de SP, autoritarismo, venezuela! Demetrio diz, do auto de sua pompa antipetista: “errei, mas estou certo. Demetrio, deixa eu te falar três verdades: foi golpe, Lula e Dilma são inocentes e o seu texto pra ser ruim precisa melhorar muito!
Continua equivocado pois legitimo e legal não o foi. E sendo alguém não estudado, deveria ter pelo menos desconfiado se lesse a biografia de Moro.
Certo você! O dia a dia do jornalista é a lida com informações, e delas tirar o melhor. Ele sabia das barbaridades do Moro antes da LJ, é apenas mais um vaselina.
Aproveitou o falso mea-culpa pra reforçar o antipetismo. Venezuela, foro de SP, autoritarismo? Parecia que estava sendo psicografado pelo Olavo de Carvalho. Golpe? Claro que houve um sim., sem tanques e sem mostrar a cara de generais. Tramaram por um PSDB e ganharam um tresloucado que o grande legado será um rastro de destruição e um povo doente.
O colunista classifica sua posição de erro de avaliação, mas a justifica pela corrupção e fracasso na polÃtica econômica por parte do governo petista. Na realidade tenta salvar sua pele, pois como esoecialista em politica deveria pedir as contas ou ser demitido, assim como acontece com técnicos de futebol e CEOs quando se mostram incompetentes.
Parabéns pela reflexão (embora tardia, pq o senhor é formador de opinião e o estrago já foi feito com a sua contribuição) e tambem pela coragem de divulgar e publicar. Acho que isso contribui para aliviar um pouco o seu coração e fazer um resgate temporário de credibilidade (vamos ver daqui pra frente...).
Considerando-se qie esse poço de arrogância chamado Demétrio compõe o seleto grupo de formadores de opiniao - em larga escala, diga-se, já que atua na imprensa escrita e televisiva; não deveria caber uma secera punição pelo mal que causou?
Só comentou porque Lula venceu as eleições. Se Lula tivesse sido derrotado a concordância com o impeacjment seria silenciosamente mantida, isto em minha terra é praticado por demagogos e hipócritas. Jornalismo com certeza não é.
Deram mesmo uma contribuição enorme para o Brasil afundar, para aumentar a fome, o desemprego, o dinheiro dos que já tem muito dinheiro. Acorda.
Esse "reconhecimento de erro" é de uma safadeza vergonhosa. O autor não reconhece nenhum erro de fato. O "erro" que ele cita é polÃtico, pois a previsão errada dele é que o PT nunca voltaria ao poder. Ele se arrepende que as atitudes tresloucadas do tipo "fins justificam os meios" não atingiu o fim desejado. Se Lula tivesse perdido, ele não veria nenhum erro em apoiar impeachment e lava jato. Esquece que o PT voltou mais por causa de quem o substituiu e pela falta de alternativas decentes.
É verdade, o sujeito é um vaselina!
Na mosca, se o inominável tivesse ganho, ele ficaria quietinho, até por medo de represália.
Concordo 100%
Pois é sr, sem o impeachment terÃamos apreendido a lição para onde a polÃtica econômica do PT nos levaria. Mas não se preocupe, agora a Dilma II vai continuar o trabalho.
Só não viu o golpe, o comentarista polÃtico que não quiz ver, bastava ser imparcial (como todo bom e sério comentarista tem que ser), não se ateve ao caso concreto, virou um antipetista um militante, preferiu jogar pra galera, falhou e falhou feio.
Que eu me lembre só o Reinaldo Azevedo foi honesto e deu nome aos bois.
Não somente viu como atuou de forma a tirar do governo uma presidente honesta.
Coisas estranhas acontecem na polÃtica, não só no Brasil. Color, Dilma. Trump, há muitas coisas que desconhecemos. Como escreveu Benjamin Disraeli, “Os governos não governam, mas apenas controlam a máquina do governo, sendo eles próprios controlados pela mão oculta.” Para onde vão levar o Brasil e seu povo empurrado para baixo.
Ao meu ver Sergio Moro e a lava jato deram uma contribuição inestimável e continua tendo meu apoio !
Deram mesmo. Para os EUA e outros que ganharam e continuam ganhando muito com o golpe. Sem contar os empresários brasileiros sem caráter algum.
Só se foi uma autocontribuição! Afinal virou ministro e agora senador!
E qual seria essa "contribuição inestimável '?
Ele é o rei das previsões furadas.
O ideal seria abrir espaço para os leitores apontarem os erros dos colunistas e, em seguida, dar a esses senhores o direito de defesa... Como foi feito, os vaidosos senhores escolhem erros comuns para se mostrarem figuras humildes. Em outra coluna o Rui Castro diz que errou pq o filme que colocou em primeiro lugar ficou em segundo... Rsssds
Concordo, José. Humildade e reconhecimento do erro passaram longe. Esse, por exemplo, usou o mea-culpa pra reforçar seu antipetismo e renovar seu estoque de ataques à Dilma e Lula.
Demérito mignoli. Minha assinatura não dura muito.
Se o Demétrio começar a fazer mea culpa de tudo que escreve, vai precisar de mais espaço nessa coluna. Mas duvido, o ego não permitiria ir tão além.
Conservadorecos têm seu lugar no entretenimento
Análise superficial dos erros. Só o comportamento arrogante perante os colegas da Globo News denúncia o que há no Ãntimo do seu ser. Pra ser um bom comentarista precisa acima de tudo conhecer a si mesmo.
Que sujeito ridÃculo esse colunista,aliás perfeitamente alinhado com os editores da FSP
Esperemos a tal "mea culpa" para seu ataque covarde às cotas raciais...tá bem atrasada.
O articulista tenta, mas não consegue fazer autocrÃtica e seu teclado só repete os mesmos mantras dos que defendem os interesses da Banca, lançando mão até mesmo de maniqueÃsmo raso.
Foi um golpe, idiota!
"Mea culpa"? Um desculpa para continuar (sempre) acusando o outro.
Reconhecer mea culpa, quando este veÃculo de comunicação e formador de opinião também o fará? Pelo visto continuará apoiando e produzindo mais ódio em todas as edições. Reconhecer o erro , Pero no mucho.
A FSP demitiu o Jânio e ficou com isso a� "Jeniais"
Sombrio o tempo em que vivemos...
Dizer que foram as "pedaladas fiscais" que configuraram na maior crise "desde 1930" é forçar a barra (tendendo ao infinito) - assim como sugerir que é crime (até a perÃcia que embasou o senado disse que não foi).. e colocar LRF nesse contexto, piorou o soneto. No mais, tá desculpado, Demétrio. Aproveito pra antecipar os próximos pedidos de desculpas, que virá.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Errei sobre o impeachment Voltar
Comente este texto