Demétrio Magnoli > Errei sobre o impeachment Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas
Esse mea culpa é carregado de preconceito, cinismo e ainda mais arrogância que antes. Sua compreensão dos fatos é mÃope e automotivada pela própria ignorância da vida real e do jogo polÃtico originado nas latrinas dos donos do grosso dinheiro.
Precisar da Vaza Jato para descobrir a politização da Lava Jato é de uma inocência polÃtica incompatÃvel com um analista polÃtico (tão cheio de si). Melhor admitir: eu fiz parte do complô da imprensa que se associou à Lava Jato por puro antipetismo. É uma passagem vergonhosa da imprensa brasileira, a Folha incluÃda.
Arrogante. Quer admitir o erro só para contrariar, como sempre. Ninguém dá bola pra seu mea culpa. O silêncio vale ouro. Sua antipatia na Globo News é jogo de cena, mas não seu complexo de superioridade. Tanto faz você estar aà ou na Jovem Klu Klux Pan.
Demétrio, o collor mereceu ser impedido por muitos motivos, principalmente por ter roubado a poupança do povo; por seu egocentrismo e inabilidade polÃtica. A presidente Dilma foi traÃda por gente bandida como cunha, temer e mafiosos das finanças. E quem estudou a história do moro no caso Banestado já poderia saber que sempre foi incompetente. E quem começou a destruir o psdb foi o aécio que duvidou do resultado das eleições de 2014.
Ao pessoal do PT que vem aqui comentar: não foi golpe. Vocês são os patrio tários na versão da esquerda. Lunáticos delirantes. Caiam na real, não sejam como os bolsonsristas acampados em quartéis, vivendo num mundo paralelo da ideologia. De nada.
Me mostra então qual o crime que a Dilma cometeu, se vc conseguir eu pago a sua assinatura
Não é apenas o pessoal do PT. São milhões de brasileiros que foram jogados à própria sorte, sob o último governo que, este sim, deveria ser impedido, e não o foi, pelo orçamento secreto distribuÃdo.
Elenca os danos irreversÃveis provocados pelo impeachment de uma Presidente honesta, culminando com a eleição de Bolsonaro. Ainda assim resiste a chamar de golpe?! Quer golpe maior do que este? Pelas trágicas consequências ainda pagamos um preço super alto, com golpistas acampados em frente aos quartéis fazendo todo tipo de ameaça! Quase destruÃram o paÃs!
Por favor, alguém pode chamar o Champollion para decifrar o que o nobre articulista escreveu?
O autor da matéria faz um mea culpa espelhando no discurso da então presidenta da época, ou seja,longo e confuso.
Rodrigo Janot fazia parte da Lava Jato? Essa não! MAM
Mais confuso que esse pedido de desculpas somente os votos da ministra Rosa Weber. A conclusão do pedido é tão brilhante que eu, sinceramente, estou até agora sem saber se pediu desculpas ou não.
Vim pela curiosidade de saber se o sofista iria escrever algo interessante dessa vez. Mas não tem jeito, só fala e escreve mer da.
Nunca li um pedido de desculpas tão estranho. Chega a ser nojento. Ajudam a manipular a mente do povo massa de manobra e a eleger uma es cória bolsonarista e usam de subterfúgios para fugirem da responsabilidade por tudo o y vivemos nesses últimos anos. Pat ético.
Quem elegeu o bolsonaro foi aquele que só pensa em si, em seu projeto pessoal de poder.
Obrigada
Deveria pelo menos ter a honestidade de admitir que foi golpe. Se as instituições fossem respeitadas e a farsa de Moro na Lava a Jato tivesse sido desmascarada ao condenar Lula sem provas, o outsider Bolsonaro jamais teria sido eleito. O Brasil seria outro, melhor e maior. Todos foram coniventes, a imprensa, o judiciário e o Congresso. As instituições foram pisoteadas nesse episódio e as consequências funestas aà estão. Mais uma tragédia brasileira fabricada por uma elite descomprometida.
Belo comentário parabéns
Agora é tarde!
Esse falso sociólogo não passa de um demagogo barato, basta acompanhar a sua fala na Globo News, se tivesse estudado com Bourdieu seria expulso no primeiro dia.
Muito boa esta "mea culpa " do Demétrio Magnoli. Nesta época do processo de impeachment eu li com muito gosto e confiança Mino Carta (Carta Capital), e continuo até agora. Mas eu gosto da sua coluna, Demétrio, e vou continuar assinando a Folha de São Paulo. Obrigada Fernanda Pacheco
Um falso sociólogo… Fim de carreira Adeus!
Parabéns Demétrio. Reconhecer o erro é importante mesmo que dissimulando. Atingi o meu objetivo: Lula foi eleito, você reconheceu o erro, um raivoso me chamou de amante do Lula. PT saudações!
Muito simplista esse conteúdo. Palestra boa para convencer secundarista principalmente.
Escreve vc aÃ, uma coluna digna. Amante do Lula.
Argumentos frágeis e de conveniência dão nisso. Voltará ainda para revê-los tantas outras vezes, pois não se sustentam.
Foi o golpe que causou a fuga de capitais e a crise. Não foram as pedaladas, tantas vezes feita no paÃs. Nenhuma ação de um ministério provoca fuga de capitais como instabilidade jurÃdica, seja correto a partir de agora, pelo menos...
O partido que pediu impeachment de todos os outros presidente falando que o impeachment na presidente deles é golpe ? Depois não entendem porque de 10 milhões de votos em disputa no segundo turno, 7 milhões foram para Bolsonaro (não votaram nele no primeiro turno). E sobre o presidente do STF (Ricardo Lewandowski, indicado por Lula) não suspender os direitos polÃticos da presidente afastada conforme escrito na CF, nenhuma palavra sobre o não cumprimento do "devido processo legal".
Armando, o congresso não agiu porque estava sentado em cima do orçamento secreto.
Verdades e mentiras. A decisão sobre Dilma veio toda do julgamento no congresso, não foram decisões do STF. Os lÃderes viram que o impeachment era um ação polÃtica exagerada, por isto não cessaram os direitos polÃticos, o resultado de tudo isto todos conhecem. O furo orçamentário de Dilma foi pouco mais de cem bilhões, do Bolsonaro foi de setecentos bilhões . Dilma pedalou mas bosonaro foi de moto grande com flatulência, nem por isto o congresso agiu.
O partido que pediu impeachment de todos os presidentes, quando é na presidente deles diz que é golpe. Seria o PT então, concordando com eles, um partido golpista ? Sobre o presidente do STF não suspender os direitos polÃticos da presidente afastada, rasgando assim a CF diante de todos, nenhuma palavra, apenas que o Moro não cumpriu o "devido processo legal". Seria o PT um partido formado por pessoas desonestas, sem o intelectual depois, pois não há intelectualidade em ser desonesto.
Até pra reconhecer erros próprios esse cara tergiversa em cima de uma ideologia vingativa. Embromador não acredito em você e muito menos concordo com o seu emendar.
Fãmulo da plutocracia agora vem com essa conversa mole. Vai catar coquinho rapaz.
Nem havia crime de responsabilidade (pressuposto legal para a instauração do procedimento), nem houve, como agora reconhece o colunista, razão polÃtica para o impedimento. Faltou justa causa e o STF, ao não trancar o processo, mais uma vez errou, contribuindo para uma má compreensão do instituto do impedimento!
#voltajanio
Errou pelas razões erradas, e a emenda saiu pior do que o soneto, pois acrescentou mais erros ao erro original.
Impeachment é processo polÃtico! Presidência da República é cargo polÃtico é não técnico. Em suma, quem errou foi aquele que só pensa em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder.
Anderson: não sou comentadora oficial, porque quase todos os meus textos vão para moderação. E . Luiz, inveja? Tenho da Marie Curie, de Nair de Tefe...
Anderson não sou cara para ninguém. Comentadora oficial? De jeito nenhum. Quero distância de trabalho.Impeachment é processo polÃtico,existe no Brasil desde mil novecentos e cinquenta, lei mil e setenta e nove, recepcionada pela Constituição de oitenta e oito. Não há necessidade de o ato ser enquadrado num tipo penal. Collor,pelo mesmo fato que foi impichado, foi absolvido pela Corte Suprema. Presidência da República é função polÃtica e não técnica.
Luiz inveja? fiz-me sozinha na vida!; migrante, impedida em Cornélio Procópio ter feito admissão,não pude fazer o ginásio,Castro Alves, por não ter registro de nascimento1965;estudei: supletivo do ginásio, colégio, faculdade , pós graduação, , conheço mais de trinta paÃses. Venci na vida. Por isso meu maningue menoscabo : não estudou porque não quis...votei, porque bolsonaro é terrivelmente ruim.Engana apenas pseudo intelectual.PolÃtico é para ser cobrado e não idolatrado.
Não liguem muito para a Neli, não. É só inveja do Lula.
Comentadora oficial, responda qual foi a infração polÃtico-administrativa praticada e comprovada?
Continuação: a lei orçamentária; o cumprimento das leis e das decisões judiciais.
Cara comentadora oficial, segue uma relação: São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra: a existência da União; o livre exercÃcio do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação; o exercÃcio dos direitos polÃticos, individuais e sociais; a segurança interna do PaÃs; a probidade na administração;
Derlan: então, Collor também foi golpe? T Nem para ser original o marqueteiro do pt foi. Parlamentarismo? Não acompanho!
Isso no parlamentarismo. no presidencialismo brasileiro é golpe!
Corrijo-me, por um sinal indevido : à presidência da República é cargo polÃtico e não técnico!
Impressionante que continua errado!
Que interessante! BelÃssima iniciativa da Folha! Grandeza dos colunistas que toparam. Sorte a nossa, assinantes. Fui a favor do impeachment, mas essa argumentação de Demétrio é muito sólida.
Mea culpa por dever do ofÃcio.
Foi um golpe total sim. Não houve legalidade porque seguiu o rito. Foi um golpe do Legislativo. Mas, esse reconhecimento sobre o aspecto polÃtico já é um caminho para alguém tão arrogante quanto Demétrio.
O marqueteiro do PT nem para ser original foi! Collor também achava que era golpe! Confira manchete da Folha de nove de novembro de mil novecentos e noventa e dois! O erro foi quem ungiu um técnico e não um polÃtico.
Impeachments acontecem em democracias. Chamar o que houve de "golpe do legislativo" é nada mais que deturpar o nome do processo. É chamar o instituto do impeachment de golpe. É dizer que não existe impeachment, só existe golpe. Seja mais.
Quiseram mergulhar na insipiência e incompetência polÃtica, como todo o capitalismo , foram capitaneado para vender mais um espaço monetizado na mÃdia !Desculpa e pouco, eu tiraria o cavalo pra descansar ! Vai para o Avai , quem sabe lá ninguém o reconheça de pijama e pantufas !!!
Magnoli deve ter sofrido muito para escrever esse texto. Daqui a 4 anos irá escrever o "errei de novo" ao tentar concertar sua torpe avaliação do golpe, bem como agora ao fazer mum exercÃcio de futurologia, virou vidente, para criticar a polÃtica econômica de um governo que sequer iniciou.
Covarde!!
Fanático pelo quê mesmo?
Um ato de grandeza intelectual - reconhecer que errou -, na mente do fanático torna-se um ato de covardia.
Bastaria escrever: "Eu errei, me desculpem"... nas o ego é tão grande que necessita escrever um texto para no final justificar o erro. Assim a grandeza do erro é o não erro.. desde modo não se aprende. Triste.
Henrique, o objetivo da coluna espelha-se na iniciativa do NYTimes.. se falar de algo que errou porém justificar o erro como um "não erro" dizendo que no contexto A, B, C.. ou usar o famoso "mas" ("eu errei, mas..") e ainda "eu estava errado porém o fulano.." isso não é reconhecimento sincero. Era melhor ter escolhido outro "erro" para se reconhecer e se desculpar. Não é vergonha humana neste gesto tão nobre. Veja, se eu interpretei errado seu comentário Henrique, me desculpe, eu errei.
Não seria necessário explicar se as pessoas soubessem ler. O texto explica o porquê do erro. Um erro de análise, como o proprio autor classifica; qual seja: achar que caso não houvesse impeachment o PT poderia continuar o ataque ao sistema de Justiça. Forte argumentação.
Santo Deus, o que a mudança de poder não faz. Demetrio Magnoli que sempre admirei e que destoava totalmente de seus colegas da Globo News por sua cultura e firmeza de opiniões, como Aras, abjura de tudo que defendia e rende-se a essa criatura que aà está. Pedir desculpas por indicar um filme é uma coisa. Agora, algo visceral, como pedir desculpas por convicções, alto lá. Que tempos, que costumes.
Está aà alguém que não conhece a história de Demétrio, não lê suas colunas semanais e, aliás, não leu sequer o artigo em questão. Viu a manchete e deu-se por satisfeita para fazer julgamentos equivocados. A Folha merece leitores melhores...
Primeira vez que me deparo com um fake mea culpa. Excepcional montagem, parabéns! Forte candidato ao Framboesa de Ouro.
O negacionista da realidade. Pixel sobre tela.
Parabéns pela coragem de rever, o risco para a democracia foi enorme. E ainda não está afastado. Muita gente só se tocou depois da eleição recente, após os atos dos bolsonaristas. E alguns só depois do ato terrorista.
Sim, HercÃlio, também mudei de opinião com esse artigo.
Sim, HercÃlio. Depois dessa argumentação também mudei de opinião.
"Pacheco e seu imenso talento!"
Parece texto de aluno de Ensino Fundamental I. O importante para a Folha, Globo News e outros empregadores é que ele emite opinião de senso comum como se fosse especialista no assunto e consegue enganar várias pessoas que não percebe o óbvio. O Demétrio pode entender de análise polÃtica ou do que seja, mas, quando escreve ou comenta na TV transparece que não sabe nada, é um simples ignorante emitindo opinião de algo que não domina.
Claro, quem sabe muito é o grande Bruno Elton. Comentarista no Jornal Lugar Nenhum e no site Boteco.
Você é bozolóide, né ?
Sim, Demétrio, vc foi mais um gol pista desse pais que agora vem tentar arrumar a imagem. Não dá. Não houve erro (até uma criança de 5 anos sabia o que estava em jogo em 2016); houve conivência.
A única coisa que concordo hoje com este sr é que a punição da senhora Dilma Rouself pela pratica das tais pedaladas fiscais deve uma punição por demais exagerada. O atual presidente fez várias praticas de governança muito mais graves e não sofreu o afastamento do cargo. O congresso julgou com exagero a sra Dilma e se omitiu nos vários descalabros cometidos pelo Bolsonaro
Paula, sua conclusão foi simples e objetiva.
Na realidade este presidente fez coisas muito piores que Dilma, porém não foi afastado por que comprou o centrão. Ela não comprou o congresso. Deu no que deu. Isso me faz ver que ela foi honesta, embora , tenha errado no comando do governo, mas não foi corrupta, não entrou no jogo do centrão
Endométrio Rocamboli se enrolou todo nesse artigo vil , estupido e arrogante...
Cada comentário que eu leio me impressiona mais! É possÃvel que tantos analfabetos sejam assinantes da Folha?
A recessão não foi o resultado da polÃtica econômica da Dilma, a recessão foi o resultado do abandono da polÃtica, por parte de quem deveria executá-la. Os polÃticos e juÃzes entraram numa guerra e nada mais foi feito em matéria de polÃtica econômica.
Lendo uma indignidade dessas, é que me vem a confirmação de ter acertado ao cancelar a assinatura dessa FSP, decisão tomada quando da demissão do Janio de Freitas. Esse artigo do Demétrio é de uma pobreza intelectual que justifica a postura de prática contrária à excelência do jornalismo outrora praticado aà na Barão de Limeira. RIP. Em tempo: espero a censura a este comentário como recibo.
Vá com Deus! Menos um pra comentar sandices na seção do leitor. Texto com argumentação sólida. Tanto é que me convenceu.
Não, cara, você nao entendeu nada, nem começo, nem no fim, nem agora. Talvez por conta da sua arrogância.
Tipo assim, erramos e demos argumentos pro Lula ganhar. Seja ao menos honesto e assuma que você e seu grupo deram um golpe jurÃdico.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Que texto ruim
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Errei sobre o impeachment Voltar
Comente este texto