Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Foi sim, Sr. Melo, ao arrepio das leis porque ao que saibamos , nem a lei do impeachment nem a constituição sofreram nenhuma alteração em relação ao assunto em tela. A lei é bem clara: foi cassado, perde os direitos políticos por oito anos. Foi assim com Collor e tem que ser com qualquer um, até que a lei do impeachment e a constituição sejam modificadas. Sempre fui eleitor do PT, mas também me considero um constitucionalista.

    Responda
  2. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    O ilustre articulista pode explicar porque ao arrepio das leis, os direitos políticos de Dilma foram preservados? Agradeço penhoradamente a resposta.

    Responda
    1. Antonio Melo

      Não foi ao arrepio da lei. A Câmara dos Deputados, ate por sentimento de culpa assim votou. E os autores do pedido de impeachment e apoiadores do impeachment não recorreram ao STF pq havia a possibilidade da legalidade do impeachment ser redescutida pelo STF. Além do mais, a perícia do Senado, q é uma ptova científica, concluiu q Dilma não fez pedalada. O Portanto, o imprachment já entrou para a história como um golpe parlamentar. Uma fraude como a prisão de Lula.

  3. Paulo da Silva batista

    Deveria Abaixar a cabeça e ficar quieto, remendo ficou pior do que a calça rasgada na bunda!!!!

    Responda
  4. Bruno GABRIEL DE MORAES

    Erro grotesco, interpretação errônea do momento do Golpe Constitucional, grotesca por ter fontes de informações das mais confiáveis, e, ter uma visão do Golpe tão rasa quanto um bolsominion, sem mais, mesmo reconhecendo o Erro não perde a arrogância...

    Responda
  5. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    Eu sempre desconfiei dos seus argumentos. Depois do triunfo do Lula, em que a nação soube se redirecionar para os caminhos democráticos, que pessoas como esse articulista nefastamente ajudaram a desviar, vem agora a pedir perdão, desculpas. Você não passa de um oportunista. Todos estavam vendo o que queria o Sérgio Moro e sua trupe. Você não engana mais ninguém. Vá cantar em outra freguesia.

    Responda
  6. Rene da Silva Bastos

    Errar é humano, mas insistir em erros é ...

    Responda
  7. Luiz Marques

    Um antipetismo recalcitrante, moral e intelectualmente sórdido.

    Responda
    1. Albert Niches

      Somos obrigados a concordar como pt???

    2. Pery Pedro

      Nosso unico erro foi nao ter feito o impeachment antes. Nao vi erro nenhum na opiniao original do jornalista. Todas as razoes pelo seu apoio ao Impeachment eram e sao legitimas. As mensagens ilegalmente hackeadas do Moro nao mudaram nenhuma delas. A recessao e a roubalheira foram reais. Pessoas sofreram de verdade. O unico erro foi a mudança do governo, e da linha editorial do jornal. Mas fica tranquilo. Daqui a 8 anos, quando o governo mudar, voce faz outro artigo igual.

  8. Alan Flavio

    Operação vou limpar minha biografia, muitos tentam também, um pouco tarde...

    Responda
  9. LAURINDO Bonilha REGUEIRA

    Contra essa fraca argumentação do Magnoli, anteponho o seguinte: como intelectual, teoricamente bem informado social e politicamente, esse erro não tem justificativa, a não ser que neguemos os dois adjetivos que expressei acima. Considerando, ainda, que só agora, após a grande imprensa assumir o erro é que ele também assume, acabo por concluir, que sei tanto quanto ele, afinal, parece que nossas fontes são as mesmas. Mas sou apenas um cidadão comum, com 81 anos e sem veleidades intelectuais.

    Responda
  10. Marcos Florindo

    Segue errando mesmo admitindo o erro...

    Responda
  11. Wilson Oliveira

    Erros políticos acontecem diariamente no Brasil, até em governos recém constituídos. Há situações em que o corporativismo político extrapola a nossa constituição descaradamente, mas o impeachment de Dilma foi legal e legítimo, cumpriu todos os ritos constitucionais democráticos exigidos e não pode ser afrontado por narrativas casuística. Na democracia, se respeita a decisão dos outros poderes, simples assim.

    Responda
  12. alexandre telles

    Não dá pra concordar, nem quando ele admite que erra.

    Responda
  13. Sandra Vasques de Araujo

    Demorou…

    Responda
  14. TIAGO SILVA

    O colunista não consegue ser crítico imparcial, ao tentar ensaiar uma imparcialidade ele escorrega no tom panfletário. Meu caro, quem troca o governo legítimo é o povo através da eleição e não através de um impeachment. Isso é uma arma para o Golpismo sim, apesar de você.

    Responda
    1. TIAGO SILVA

      Mesmo que o Governo não esteja com ótima aprovação!

  15. Maria Lígia Porchat de Assis

    Hoje, o que o arrependido fala não me interessa mais.

    Responda
  16. Guilherme Pereira

    Não foi a primeira vez que você errou, ainda bem que, pelo menos neste caso, tem a dignidade de reconhecer. No entanto, o mal ao país já tinha recebido sua contribuição. Mesmo que o motivo alegado tivesse fundamento, só pelo fato de entregar o governo para Michel Temer já era razão mais que suficiente e necessária para ser contra o impeachment.

    Responda
  17. Romeu Temporal

    O cara é chato até quando diz estar arrependido. Mente sinceramente até quando diz ser uma Madalena arrependida...

    Responda
  18. Rubens gonçalves

    choro de maria madalena arrenpedida. " va e mao peque mais". o demetrio pecou e por causa desse pecado passamos 6 anos de retrocesso democratico. com temer , o vampiro, e o bolsonaro. o capiroto.

    Responda
  19. Rodrigo Caldas

    Depressão 2014-16? Essa é boa. A turma já se esqueceu da grande Depressão ética, moral e financeira de 2018-2022. Ou devo dizer 2018-- porque o estrago do bozonazismo foi grande.

    Responda
  20. Gilmar Maghenzani

    Demétrio o seu mea culpa é louvável, blz, mas ainda carece mais pq pedalada fiscal não é crime de responsabilidade e se for na CF lá está elencado a tipificação, foi um golpe grotesco é ilegal, e mais, vc não deu o direito da dúvida na inocência ao Lula nè?

    Responda
  21. Mauricio Dias

    Então, faz um esforço e junto com teu mea culpa, faz o mea conta! As pessoas que legitimaram o golpe e apoiaram o projeto totalitarista que se seguiu deveriam ser responsabilizadas pelos custos da destruição do país... A vaza jato e o bolsonarismo não foram só um erro, foram um genocídio e um empobrecimento gigantesco no país. Essa conta tem que ser paga pelos responsáveis.

    Responda
  22. stenio miranda

    sugiro ao demétrio a leitura do artigo de lênio streck, na ilustríssima de 13/02/23. ali está a receita do golpe que respeita o rito legal. aliás, essa tem sido a norma dos golpes nos tempos atuais. já foram vários pelo mundo e atualmente há um em andamento em israel, patrocinado pelo pavoroso benjamin netaniahu. caro demétrio, aquela modinha de golpe com tanques nas ruas é coisa do passado. o negócio agora é dentro das quatro linhas.

    Responda
  23. Luiz Gilmar Mazari

    "Hoje se sabe, via Vaza Jato, que Moro e seu Partido dos Procuradores guiavam-se por um projeto de poder. Na época, isso era desconhecido"..... Conversa mole pra boi dormir, cara pálida!!! Estava mais que óbvio desde o início da pilantragem, e eu um reles cidadão sabia, como o senhor, um jornalista com anos de estrada não sabia??!!! Seu colega Reinaldo Azevedo soube desde sempre do Partido da Lava-Jato. Tadinho do Demétrio, tão puro!!!

    Responda
  24. Irene Regina Pedroso Ferreira

    Todos aqueles que de alguma forma apoiaram o descarado golpe à Dilma tem suas mãos manchadas com o sangue de grande parte dos mais de setecentos mil brasileiros que perderam suas vidas na pandemia. Tudo isto e muito mais prejuízos nas mais diversas áreas econômicas, sociais, ambientais, culturais advindos da chegada ao poder do maior louco ao poder, o mito, fruto desse golpe e da Lava Jato.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      concordo, parabéns pelo comentário

  25. Guilherme Torres Godoy

    Todos sabem que o impeachmem foi um golpe sim. Olha os asignatários desse golpe, o presidente da câmara de deputados, Eduardo Cunha, Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Conceição Paschoal. Eles plantarão a semente do Bolsonarismo, o país foi destruído socialmente, ainda no superamos o odio desse falso misticismo. Adianta o mea culpa do jornalismo dessa época?

    Responda
  26. José Cláudio fernandes correia

    Senhor Demetrio Magnoli, o senhor erra novamente quando não entende a questão Lula x Banco Central. Leia André Lara Resende no Valor Econômico “O precipício fiscal e a realidade”, no livro “ Camisa de força ideológica”, entre outros autores, além das colunas diárias de Reinaldo Azevedo, seu colega aí na Folha

    Responda
  27. Nicolas Carvalho de Toledo

    Isso me parece uma carta de lamentações à morte do PSDB, puro suco de viuvez tucana.

    Responda
  28. Rives Passos

    Demétrio, você quase nunca acerta!

    Responda
    1. Rives Passos

      Você, Sérgio Moro e Temer...tem uma parcela de responsabilidade nos setecentos mil. Do trio, vc é o menos responsável, mas, contribuiu...ainda que sem intenção. O que começa errado, nunca será certo!, Sociólogo!

  29. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    O impeachment de Dilma Foi um arranjo tão grosseiro que criou um neologismo jurídico. Ao arrepio da Constituição Federal e da lei do impeachment, deixaram de cassar os direitos políticos da presidente apeada do poder. O pior: liderado pelo então presidente do STF e que foi "engolido" pelos demais ministro da corte Suprema.

    Responda
  30. Johel Souza Filho

    Texto excelente! Destacando: "A queda da presidente propiciou ao lulismo um álibi narrativo capaz de ocultar, ao menos parcialmente, o fracasso de suas doutrinas —que, tudo indica, voltarão a assombrar o país."

    Responda
    1. Albert Niches

      Concordo plenamente! Não tenho partidos de estimação, nem políticos. Quem criminaliza a política são os politiqueiros!

    2. Gilmar Maghenzani

      Quem apoia o golpe contra Dilma tem de apoiar o golpe contra o Lula

  31. Andréa Rafael

    Quando parlamentares recebem propina para derrubar uma presidenta eleita, justa, honesta, democrática, quando o concílio decreta que vai "estancar a sangria", quando a imprensa é PARCIAL e atende interesses individuais contribuindo com divulgações falsas que propagam a falta de empatia com uma mulher honrada, chamamos a isto de Golpe. Reconhecer o erro político não basta. A história já está revelando o passo a passo deste Golpe, basta escolhermos de qual lado ficaremos na história brasileira.

    Responda
    1. Albert Niches

      Fanatismo, quis dizer.

    2. Albert Niches

      Fanatismos cega!

    3. Luiz Bartolotti Bartolotti

      Nem tanto , a Dilma foi um poste sem farol.

    4. Joel Pedt Silvestre

      Pois é! Faz um esforço hercúleo para desculpar-se, mas deixa nas entrelinhas que vai continuar atacando o governo Lula. Deveria ter pedido perdão tb para as famílias que perderam entes queridos por falta de vacina ou de oxigênio.

  32. Jorge Barbosa

    Começa desde já a reconhecer as barbaridades ditas na GloboNews... Fique calado... Como sociólogo e geógrafo é péssimo profissional e como jornalista e humano é pior ainda

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      ai não concordo o que vc acha dele tem de ficar pra vc pq cancelamento sem fundamento não é legal

  33. Claudio Luiz da Cunha

    Você vive errado

    Responda
  34. Ronaldo Junior

    Os comentários são os melhores... a nata dos pensadores deste nosso Brasil de donos da verdade absoluta! Eu gosto daqueles que ameaçam cancelar a assinatura, ou seja, eles acham que, por estarem pagando, o texto tem que refletir o que eles querem ler! E aqueles que acham que pessoas, como os jornalistas e os comentaristas, que aqui escrevem, são, conseguem ser imparciais! Que ingênuos! Ninguém é e esse não é o problema!

    Responda
  35. Alberto Bianco

    Professor, o senhor não errou... o senhor foi arrogante, mesquinho, cego, auto confiante demais como um pivete que rouba carteira na praça... Tem gente que nem se tiver 100 anos de idade e clareza mental acerta, você simplesmente é um esquerdista de natureza que caiu no conto do vigário de direita, simplesmente imperdoável! Hitler ganhou a confiança dos burgueses alemães da mesma forma, na base da mentira e favorecimento.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      esquerdista ele? tá brincando

    2. Renato Hideo Caetano da Silva

      O Baraka não sabe nem pedir desculpas..

  36. Wellington da Silva

    Demétrio M. é um golpista, só fala abobrinha... o bolsonarista mais esdrúxulo que eu tenho notícia.

    Responda
  37. Marcos Medeiros

    O que esse escreve e fala che ira a mo fo. Consegue ser o pior na Globo News e na FSP, não merece nenhum destaque.

    Responda
  38. Marcos Medeiros

    O que esse escreve e fala cheira a mofo. Consegue ser o pior na Globo News e na FSP, não merece nenhum destaque.

    Responda
  39. Tocha Alves

    Alás que texto ruim este seu, na verdade penso em cancelar a folha por causa deste seu texto, cínico e fraco. Como vc. Retifico, hoje penso em cancelar a folha por sua causa!

    Responda
  40. Monique Endrew Barbosa Gonçalves

    Texto confuso demais.

    Responda
    1. Tocha Alves

      Demétrio, fui seu aluno e gostava de vc. Desse dia em diante passei a ter vergonhe de ter sido seu aluno e de ter te elogiado sobre geopolítica. vc errou rude e pedir desculpas 8 anos depois não vai te isentar de nada. Vc é golpista e se acontecer de novo vc vai "errar" o lado de novo. Na época cancelei a assinatura da folha por sua causa. Hoje penso em cancelar pela demissão de Jânio de Freitas e pela exclusão da coluna do Gregório Duvivier. Assumir o erro não te isenta de culpa.

  41. Jihan Arar

    Deixa eu te contar um segredo: Você sempre erra! Sua mente jurássica e cheia de preconceitos não te deixa enxergar um palmo diante do teu nariz! Se você considerou a era Dilma desastrosa para a economia, o que dizer da era Sarney? O que dizer de FHC, quando o salário mínimo não comprava uma cesta básica? Nos poupe dos teus devaneios! Para que tá feio!

    Responda
  42. Wagner Nobuo Hanaoka

    O impeachment foi ilegítimo e ilegal! Vai estudar com o Reinaldo Azevedo que ele desenha para você entender, Magnoli !

    Responda
  43. Marcos Roberto Banhara

    Pelo título, achei que era um mea culpa; ledo engano! O Colunista tenta escrever certo por linhas tortas... Crítica o impeachment, mas com escopo de criticar o novo governo, que mal começou (falo em tempo, não em atitude)! Um dos mais nojentos textos que já li, comparáveis a Mein Kampf!

    Responda
  44. Eduardo Vieira

    Por gente, e jornalistas assim, que o jornalismo padrão foi para o espaço. Como acreditar em pseudo pensadores que apenas se deixar levar pela onda, para lá ou para cá? Quantos embarcaram na enxurrada do golpe em razão dessas opiniões e levaram o País ao caos e a um retrocesso quase irrecuperável? Cada pedido de desculpa, ou "mea culpa" como eles adoram dizer, nasce um canal independente no You Tube...

    Responda
    1. Julio Cesar Costa Santos

      Eles precisava manter o emprego nesta Folha e nos afins cheios de (de)formadores de opiniões.

  45. Edson santelmo

    Mangnolli, sua máscara está pelo avesso, mire-se num espelho.

    Responda
  46. roberto silva

    Coitado, tentando parecer um jornalista ponderado e imparcial, é um elitista que não consegui esconder seu ódio aos pobres, deveria ser apenas ignorado mas com o espaço que ainda tem na mídia fica difícil,uma mistura de Janaína Paschoal com Paulo Francis pouco carismática.

    Responda
  47. Giane Maria de Souza

    Errei porque fui ler seu artigo achando que você iria fazer alguma análise que preste. Você não consegue! O seu ódio ao PT é maior do que a sua suposta capacidade de articulação intelectual. Suas análises são carregadas de preconceitos e ódio de classe, além de serem chatas.

    Responda
    1. Luiz Gilmar Mazari

      Esperar o que de um ex-Libelú??

  48. Alexandre Gonçalves da Silva

    Acontece, meu caro, que tem pessoas que não podem errar. Um historiador e colunista político do seu naipe não poderia ter errado com os sinais explícitos que o Sr Sérgio Moro já dava na época. Se o piloto de um avião erra, 200 mortos. Se um engenheiro erra um cálculo de um prédio, dezenas ou até milhares podem morrer. Se um médico diz que a pandemia só matara 800 ao invés de 800 mil, nem preciso dizer quantos morrem. Só fazer as contas. Então, para algumas pessoas, errar não é opção.

    Responda
  49. REINALDO CATALDI

    Demorou... o estrago foi feito... elegemos um demônio que sacaneou o país.

    Responda
  50. Marcelo Fogaça

    O tempo é senhor da razão...aceitamos sua mea culpa envergonhada, cínica e pejorativa...mas é mea culpa. E olha que demorou um pouco para á ficha cair...400k mil mortos à mais, 30 milhões passando fome e 100 milhões só com 2 refeições, quase 15 milhões de desempregados e 30 milhões na gig economy, a menor taxa de investimento da história, caos político e institucional, etc...

    Responda