Opinião > Errei sobre a Ucrânia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Candido Borges

    Eu também errei sobre a Ucrânia. Achei que o Putin ficaria apenas nas ameaças para que o Zelensky acabasse se comprometendo a não associar seu país à OTAN. Não contai que o Putin fosse tão inconsequente e o Zelensky tão lacaio dos EUA a ponto de bancar uma guerra com a Rússia na base do "vocês mandam as armas e a grana e nós mandamos nosso povo morrer". De resto, a análise do J.B. Natali é absurda, como alguém assim pode se dizer "especialista em política internacional"? Não sabe de nada!

    Responda
  2. Ernesto Dias Junior

    Erra de novo, como toda a imprensa, diga-se, ao chamar Putin de "autocrata", um eufemismo covarde. Putin e xijinping são itadores. Por que ninguém diz?

    Responda
  3. paulo de almeida

    Primeiro vale elogiar qualquer tentativa de reconhecer os próprios erros, pois pelos comentários aqui, vê-se o estrago que tais enganos causam, dando combustível à política da calúnia orquestrada por Putin. Vale lembrar que se tratando de guerra, só um único país no mundo reconheceu e reconhece seus erros, e não foi Rússia nem USA que o fez.

    Responda
  4. Valdir Teixeira da Silva

    O surgimento da ultradireita está diretamente ligado à queda dos padrões de vida nesses países. O liberalismo econômico, nas últimas décadas, só concentrou renda e fez as pessoas perderem os empregos. Com isso, a população caiu no canto dos fascistas, culpando os imigrantes, a globalização e caçando inimigos imaginários.

    Responda
  5. Alberto A Neto

    Não, não erraste! Apenas não consideraste que na Ucrânia também há um Tiririca. Não no Parlamento; na presidência.

    Responda
    1. Ernesto Dias Junior

      Tsk, tsk.

    2. Ronaldo Oliveira

      E isso não exime em nada a psicopatia do ultraconservador Putin, que usa lema semelhante ao tal, Deus, pátria, família e liberdade, na Russia.

    3. paulo de almeida

      A lavagem, cerebral, funcionou.

  6. Marcelo Lucena Diniz

    Texto pavoroso. O colunista segue sem entender o básico do básico sobre a guerra, a afiliação política do próprio Zelensky, os objetivos da ultra dividida UE… E por mais que eu me esforce não entendi que tipo de proximidade solidária podem ter Chile e Ucrânia.

    Responda
    1. José Antonio Bonato

      É... vc não entendeu nada mesmo.

  7. Rodrigo Soares

    Por mais que eu abomine Putin, abomino mais o nazista Zelensky e outra como o cara é autocrata se o mesmo foi eleito? Isso vale para Merkel?

    Responda
    1. Ronaldo Oliveira

      Bolsonaristas e parte da esquerda vivem em comensal na desinformação sobre Putin. Dias atrás ouvi de um bolsonarista que a Russia é comunista. Lembro aqui que Putin não é sucessor nem mesmo do Boris Iéltsin nas ideias. Putin é ultraconservador e usa lema parecido com Deus, pátria, família e liberdade. Persegue minorias, elimina seus inimigos com envenenamento e por aí vai. Independente da sua ideologia, Zelensky segue as regras da democracia e hoje é líder cem porcento aceito do povo ucraniano.

    2. Macdowell B Costa

      Zelensky nazista? Viajou nesta.

    3. Alek Benito

      Zelensky é judeu. Precisa rever os seus conhecimentos gerais.

    4. JOSE HENRIQUE DA SILVA

      Foi eleito!? Com todos os concorrentes presos ou 'legalmente' incapacitados!?

  8. Luiz Gomide

    Errou e vai continuar errando: o colunista não sabe que a época da guerra da Crimeia, idos de 1850, o Império Russo vendeu o Alasca para os EUA para financiar a guerra? Acha agora que a Rússia aceitaria a Ucrânia ceder a Crimeia para OTAN? O porto de Sebastopol foi construído a época de Catarina II. O país EUA é o catalisador dessa guerra.

    Responda
  9. Luiz Fregonesi

    A trajetória de Berlusconi, que foi primeiro ministro 4 vezes nas duas últimas décadas, e o nascimento da Liga Norte, nos dizem quase tudo sobre o Bel Paese e sua "guinada" para aquilo que o país vive hoje politicamente com a Meloni. É claro que cooperam também o nascimento do Movimento 5 Estrelas e a falência das esquerdas no território. Quanto à Ucrânia, me embrulha o estômago esta leitura que associa o avanço da OTAN à invasão e massacre operado por Putin no país.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Luiz, vou embrulhar seu estômago um pouco mais lembrando que ainda em tempos pré-Putin, foi acordado com a Rússia que a OTAN não se expandiria para as antigas repúblicas soviéticas. Mas para os EUA, foi como um dos incontáveis acordos feitos com os povos nativos: foram passando a boiada (depois de exterminarem os búfalos). A única ex-república soviética que sobrou foi a Ucrânia, que, além da extrema proximidade étnica e histórica, abriria um enorme front a oeste da Rússia. Não deu para aturar...

  10. Leonardo Trindade

    Como é isso? Extrema direita na Itália e na Hungria é ruim, mas na Ucrânia tá de boa? Não compreendo esse tipo de raciocínio, muito menos uma imprensa que bate palma pra um mal ator fazendo o papel de presidente.

    Responda
  11. Luiz Eneas Costa Junior

    O ilustre colunista esqueceu-se do acordo entre a Washington e a Rússia, quando do fim da guerra fria, de não avançar a Otan em direção à Rússia? Quando a Rússia quis armar algum país vizinho (Cuba) o EUA não gostaram nem um pouco. Estão tentanda salvar sua economia com a única 'arma' que lhes resta, a indústria militar.

    Responda
    1. Luiz Gomide

      Exato, Luiz Eneas Costa Junior: exemplificando, a Boeing estava "mal das pernas", mas recuperou a "vitalidade" com os investimentos obtidos com o Governo Biden, caindo fora do acordo com a EMBRAER.

  12. Abigaill Santos Sousa

    E serio que o colunista usou o termo "excessivamente mariquinhas"? Desisto!

    Responda
    1. antonio mateos

      Que ato falho, hein Natali! Pois é, às vezes todo o discurso arrumadinho, politicamente correto, com críticas viscerais ao extremismo etc., dá uma derrapada dessas. As erupções do que nos está internalizado cedo ou tarde acaba por surgir. Nota zero.

  13. Maria Almeida

    Só rindo... A Educação Básica nas escolas da Vila Mariana é pior que a do sertão mineiro, onde fui criada. Com que então o ilustre colunista não sabe nada da História do mundo ocidental...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.