-
Luiz Marcos de Carvalho
O primeiro é elementar meu caro Watson: 11 partidas. O segundo acho que a pergunta a ser feita seria algo como: "Se eu perguntasse a um morador de V o caminho para Mentirópolis, qual ele apontaria?" O terceiro acho que são 12 navios, pois quando ele parte de Lisboa já vai encontrar o que partiu 12 dias antes do Rio e assim sucessivamente vai encontrando um a cada dia até chegar ao Rio quando encontra o que está partindo naquele momento.
-
Eleide Goncalves
Na quinta questão, eu disporia seis velas em círculo - como de fossem as pontas de um hexágono - , colocaria uma vela no centro desse círculo e apagaria essa vela central. Será que é isso?
-
Luiz Marcos de Carvalho
Esqueçam o que disse acima sobre a solução do segundo e do terceiro enigmas. Descobri que estão erradas. Só está valendo a resposta do primeiro. kkkk
-
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
nas velas eu jogaria água. rsrsrsrsrsrsrs
-
Luiz Marcos de Carvalho
kkk. Foi o único pqra o qual não achei a solução. Essa sem dúvida iria funcionar.
-
-
Vito Algirdas Sukys
O matemático Tartaglia apresenta o seguinte enigma matemático gracioso: "Três lindas mulheres têm três maridos bonitos e jovens galanteadores. ELes estão viajando juntos e têm que atravessar um rio. O barco só comporta duas pessoas. Como eles vão passar, sabendo que para evitar escândalo nenhuma mulher pode estar na companhia de um homem a menos que seu marido esteja presente?" . Feliz Ano Novo a todos!
-
Vito Algirdas Sukys
Outro detalhe do quebra-cabeça: os maridos são também ciumentos.
-
-
Marcos Benassi
Êêê, seu Marcelo, sei lá dos resultados dos enigmas que vossa mercê propõe, mas já tô deveras aliviado em estar vivo pra lê-los! Muito grato dos textos desse ano, foram excelentes pra um arrefecimento temporário das temperaturas cerebrais. Quem diria que matemático ia ouvir uma dessas, não? Hahaha, ótimo fim de ano!
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Aguardo os resultados em coluna futura.
-
Eleide Goncalves
Luiz, o professor Viana só responde aos que lhe enviam as respostas por e-mail...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.