Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Marcos de Carvalho

    O primeiro é elementar meu caro Watson: 11 partidas. O segundo acho que a pergunta a ser feita seria algo como: "Se eu perguntasse a um morador de V o caminho para Mentirópolis, qual ele apontaria?" O terceiro acho que são 12 navios, pois quando ele parte de Lisboa já vai encontrar o que partiu 12 dias antes do Rio e assim sucessivamente vai encontrando um a cada dia até chegar ao Rio quando encontra o que está partindo naquele momento.

    Responda
    1. Eleide Goncalves

      Na quinta questão, eu disporia seis velas em círculo - como de fossem as pontas de um hexágono - , colocaria uma vela no centro desse círculo e apagaria essa vela central. Será que é isso?

    2. Luiz Marcos de Carvalho

      Esqueçam o que disse acima sobre a solução do segundo e do terceiro enigmas. Descobri que estão erradas. Só está valendo a resposta do primeiro. kkkk

  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    nas velas eu jogaria água. rsrsrsrsrsrsrs

    Responda
    1. Luiz Marcos de Carvalho

      kkk. Foi o único pqra o qual não achei a solução. Essa sem dúvida iria funcionar.

  3. Vito Algirdas Sukys

    O matemático Tartaglia apresenta o seguinte enigma matemático gracioso: "Três lindas mulheres têm três maridos bonitos e jovens galanteadores. ELes estão viajando juntos e têm que atravessar um rio. O barco só comporta duas pessoas. Como eles vão passar, sabendo que para evitar escândalo nenhuma mulher pode estar na companhia de um homem a menos que seu marido esteja presente?" . Feliz Ano Novo a todos!

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Outro detalhe do quebra-cabeça: os maridos são também ciumentos.

  4. Marcos Benassi

    Êêê, seu Marcelo, sei lá dos resultados dos enigmas que vossa mercê propõe, mas já tô deveras aliviado em estar vivo pra lê-los! Muito grato dos textos desse ano, foram excelentes pra um arrefecimento temporário das temperaturas cerebrais. Quem diria que matemático ia ouvir uma dessas, não? Hahaha, ótimo fim de ano!

    Responda
  5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Aguardo os resultados em coluna futura.

    Responda
    1. Eleide Goncalves

      Luiz, o professor Viana só responde aos que lhe enviam as respostas por e-mail...