Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Ivo Santos Filho

    Faltou o EG escrever que qualquer servidor (embaixador aí incluso) pode e deveria se recusar a divulgar men_tiras, pactuar com per_seguições e tor_turas etc. Contudo, o "amor" ao cargo, salários e regalias os fez/faz repetir Jarbas Passarinho: "às favas os escrú_pulos da consciência...". O EG deveria mais era mostrar as relações e semelhanças entre a dita_dura de 1964 e o governo que está findando, faria um enorme serviço à história.

    Responda
  2. Marcelo Rosa

    De modos que faltam 3 dias para a gente parar de ouvir no tocante a , cuestao, talquei. Afff. Já vai tarde!!!

    Responda
  3. CLAUDIA ROVERI

    Sempre bom lembrar que o serviço público deve ser sempre conduzido da forma mais impessoal possível.

    Responda
  4. Andre Rypl

    Coluninha bizarra. Escrita por encomenda de algum amigo, decerto.

    Responda
  5. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Todo Presidente medíocre começa por Jota: Júlio Prestes, João Goulart, Jânio Quadros, Jair Bolsonaro.

    Responda
    1. Claudio Monteiro

      Julio Prestes nunca foi presidente , foi eleito em 30 ,e não tomou posse .

    2. Claudio Monteiro

      Julio Prestes nunca foi presidente , foi eleito em 30 , GV manobrou para tomar o poder .

    3. Claudio Monteiro

      Julio Prestes nunca foi presidente , foi eleito em 30 , e os militares de novo deram um golpe para ele não assumir a presidência .

    4. Claudio Monteiro

      Joao Goulart não foi medíocre , tiraram um presidente eleito democraticamente do poder , primeiro não deixando tomar posse com a renuncia do Jânio , deixaram ele como presidente sem poder por quase 1 ano , tiveram que fazer um plebsito para o povo escolher o regime de governo , foi reconduzido ao poder por causa do plebsito , mentiram em plenário dizendo que ele deixou o cargo vago , mentira ele tinha ido fazer uma visita a porto alegre , o destituiram do poder , um presidente eleito pelo voto .

  6. Roberto Rangel

    Concordo com Elio Gaspari. Os atuais embaixadores pouco puderam fazer pelo Brasil, amarrados que estavam na "diretrizes" de relações exteriores ditadas por Bolsonaro e seus apaniguados, que levou o Brasil a um inédito isolamento mundial. É bom lembrar que os diplomatas do PT também se isolaram do mundo desenvolvido, enquanto ajudavam empreiteiras brasileiras na venda de obras para paisecos africanos.

    Responda
  7. David Roberto Medeiros

    Mais uma bobagem "espírita" com exemplo lá da ditadura. Tá chato!

    Responda
  8. Alcione Malheiros dos Santos

    É cassa às bruxas afastar servidores "servis" ou que se encantaram com o política "anti-globalista" de Ernesto Araújo, que transformou o Brasil num pária internacional? Talvez Gaspari deve ter esquecido dos diplomatas muito bem alinhados com a ditadura militar! E talvez do infame Câmara Canto embaixador brasileiro no Chile que perseguiu exilados políticos brasileiros e colaborou no golpe de estado de Pinochet e que nunca foi incomodado!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Temos embaixada, consulado ou mesmo uma pequena representação nas quinas da terra plana? Se não, sugiro Ernesto Araújo como adido na Sibéria ou em Edimburgo dos Sete Mares, a vila mais isolada do planeta.

  9. Hercilio Silva

    Não se deve caçar bruxas, no caso do Iramaraty tem sim de tirar a turma da teoria Olavo de Carvalho, nada acrescentam a diplomacia. Ah, o jornalista não informou o que rolou nos últimos 4 anos, ou não se deu ao trabalho. Caça as bruxas e esquemas de espionagem exatamente como na ditadura. Com o mesmo grau de incompetência na arapongagem.

    Responda
  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    País pegando fogo . Terrorismo e o escambau e elio vem falar de Itamaraty. Tenha paciência. #voltajanio

    Responda
  11. Alberto A Neto

    Bom mesmo, no tocante ao Itamarati, é "O Senhor Embaixador" de Érico Veríssimo. No mais, pouco há de novo no paraíso do Barão do Rio Branco, onde os viventes do serpentário usam punhos de renda. Salvo raríssimas e honradas, que as há, exceções à regra geral.

    Responda
  12. newton penna

    O articulista faltou esclarecer o que seria a "caça às bruxas" na futura gestão do Itamaraty. Será que ele considera tal a retirada de postos chaves de diplomatas que flertaram com o fascismo bolsonarista?! Como sempre, o Elio é dúbio, pouco esclarecedor.

    Responda
  13. João Luís de Matos

    Difícil seria se não houvesse diplomatas descumprem regras básicas, postando bobagens em Twitter e namorando o golpe. Para esses o exílio ou o inferno no cargo.

    Responda
  14. NACIB HETTI

    Lula quer relações diplomáticas e comerciais com o mundo todo. Precisamos exportar nossos produtos e abrir mercado para a empreiteiras nacionais. Precisamos fazer a grana circular novamente.

    Responda
  15. André Vieira

    Folha, não era melhor ter demitido o chato do Gaspari e ter ficado com o Jânio? Geisel deve estar com o s@co doendo.

    Responda
  16. Ronaldo Luiz Mincato

    Elio e sua compulsão a lamber os coturnos dos milicos!

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Ôôô, sêo Elio, mas o doutor Vasco tá demandando de nós uma Gama e tanto de conhecimentos sobre o Itamaraty pra entender o recado. Que tem gente sibilina, nós podemos supor sem nenhuma dificuldade; em qual direção apontam as línguas bifidas, nem tanto. Nóis num temo diproma em fofoca dipromática, seu Vasco! Hahahahah!

    Responda
  18. LUAN ANTUNES DE BARROS

    Namoral, Gaspari é irritante demais

    Responda
  19. JO ALMEIDA

    Sei.. gosto das cartas psicografadas do Gaspari , ele está falando em código, sobre ditadura e sobre quem vai tomar posse. A saber.. Maktub

    Responda