Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo César de Oliveira

    João Cândido eh uma figura ambígua. Sua causa era justa, sem dúvida, mas um dos projéteis disparados pelos encouracados atingiu uma casa, matando duas crianças.Alguem deveria fazer um estudo para entendermos por que a imprensa da época não inflamou a população e os políticos para acabar com os castigos físicos entre os marinheiros antes que a revolta eclodisse.

    Responda
  2. Fatima Marinho

    Lembrei do Antônio Cândido quando li que o comando da marinha não quer colaborar com o governo Lula. Uma marinha escravagista e patriarcal até hoje. Está na hora de promover jovens negros na marinha e aposentar os velhos brancos do alto comando.

    Responda
  3. João Carmo Vendramim

    João Cândido, este merece reconhecimento de herói. A Marinha brasileira não reconhece porque bando de inúteis e caro ao erário. Pelo fim das Forças Armadas do Brasil

    Responda
  4. Tadeu Roberto Corbi

    Rubras cascatas Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas Inundando o coração do pessoal do porão Que, a exemplo do feiticeiros, gritava então... Glória a todas as lutas inglórias Que através da nossa história não esquecemos jamais. Salve o navegante negro Que tem por monumento as pedras pisadas do cais (Aldir Blanc)

    Responda
  5. josé cláudio do nascimento

    As forças armadas brasileiras nunca participaram de uma guerra. Na segunda guerra quem lutou foram civis da FEB. Elas só servem para dar despesa e para cometer crimes ou atrocidades. Que sejam extintas!

    Responda
  6. Diogo Carreira Alves

    Existe uma excelente HQ Nacional sobre este acontecimento, chama-se: Chibata! - João Cândido E A Revolta Que Abalou O Brasil, recomendo a todos!

    Responda
  7. Valdir Teixeira da Silva

    Parece que nossas Forças Armadas só sabem "cortar a carne" dos nossos compatriotas e nunca do inimigo. Ou melhor, para nossas Forças Armadas o nosso povo é o inimigo. Sempre que puderem vão dar chibatadas no povo. Mesmo após um século, essa atrasada instituição nunca se retratou. Lamentável!!!

    Responda
  8. Antonio Catigero Oliveira

    A lembrança de um líder revolucionário é muito importante. A História, e nossa Identidade, agradecem.

    Responda
  9. Jose Maria da Silva Alves

    A música de João Bosco é Aldir Blanc ",o mestre sala dos mares".é uma poesia musical sobre ele também. Vale conferir

    Responda
  10. Paula CMiranda

    E continuamos com o Exército, a Marinha e a Aeronáutica cometendo excessos.

    Responda
  11. noel neves

    João Cândido, louco por justiça!

    Responda
  12. Filipe Quintans

    Importante a lembrança das duas efemérides, mas não devemos esquecer dos livros importantíssimos de Edgar Morel e a Alcy Cheuiche sobre João Cândido e a revolta.

    Responda
  13. paulo de almeida

    Condenado a louco por denunciar loucuras. Ô mundo!

    Responda