Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Um bom começo, Herminia seria distribuir melhor a obra da polarização, cuja existência depende de dois lados, ambos radicalizados. (Claudia F.)

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Hermínia deveria fazer jus aos galardões acadêmicos! Que a distinguem dos devotos que se perfilam às legiões de discípulos papalvos seguidores, à direita e à esquerda, de seus messiânicos líderes de fancaria. A polarização no país vem de longe! A redemocratização desvelou Lula e PT como os donos da retórica abrasiva: "Nós contra Eles". A ilustre acadêmica esqueceu do Lula Barba-Negra estampado nas camisetas como "Ferrabrás"? E da frase: "Estou com raiva"? Pois é! Um dia pós outro deu no que deu!

    Responda
  3. José Cardoso

    Um dos pontos dessa polarização é a crença de que o processo eleitoral foi comprometido pela manobra de tapetão do STF que anistiou o Lula. Do outro lado há a narrativa de que sua prisão foi pura perseguição e que a eleição de 2018 é que foi comprometida. Talvez uma solução de compromisso para reduzir essa contradição seja a abdicação de Luiz 19, dando a coroa ao Alckmin.

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    Dona Hermínia, Newton falava que toda ação tem uma reação contrária. Transpondo para a política, a ação deliberada da extrema direita deve ter causado uma reação contrária das outras forças políticas. O risco do novo governo é isolar-se das forças da frente ampla que lhe proporcionaram a vitória. As variáveis anti-PT e pró-PT estão altas, reduzindo as chances de um governo populista. Torçamos para que consigam melhorar a educação, saúde, segurança e empregos. Afinal isso afeta a todos.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Dona Hermínia, caríssima, a bem da precisão - já que a senhora tem histórico acadêmico, né? - eu gostaria de 'bistituir dois termos. Em lugar de Despolarização, peço licença pra usar Desbozogafização: não me parece que estejamos em pólos opostos, mas que um grupo, Bozogafizou-se em excesso, o que dá uns colaterais fortes. E o Bozo, como "obra", não exatamente desmontou o Estado, senão enKHagalhou-o: tá quase tudo ali, mas emerdeado de modo convicto. A Funai, p ex, tá lá, mas Sodendo índio.

    Responda
  6. Celso Muniz

    Ação deliberada da extrema-direita ? E só dela ? Esqueceram do "nunca dantes neste país" ? Esqueceram do nós x eles ? Esqueceram do ricos x pobres ? Esqueceram que "fizeram o diabo" para vencer em 2014 ? Esqueceram do "jamais permitirei que um tucano volte a ocupar a Presidência ? A primeira mão que ele beijou ao sair da cadeia foi tucana. E a puxada do tapete na Senadora Simone Tebet durante a campanha, apoiado por Renan Calheiros ? Niguém que polarizou vai despolarizar.

    Responda
  7. Rodrigo Andrade

    A conta deveria ser cobrada do pai da polarização, iniciada em 2005 por um tal LILS quando lançou mão do "nós contra eles" pra criar uma cortina de fumaça contra os "malfeitos" sendo descobertos no seu governo. Não se enganem, a paternidade do desastre dos últimos 4 anos e de tudo que ainda passaremos como sociedade polarizada é culpa de um partido só, que agora volta ao poder.

    Responda
  8. RICARDO BATISTA

    É, viramos EUA antes de ficarmos ricos. Tomara que ainda possamos restabelecer nossa outrora tão decantada tolerância. Ótimo texto! Feliz Ano Novo!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, viramos o pior do Tio Sam sem que "o melhor" (há o que discutir aqui, mas sigamos) viesse junto. Mai tá bão, vamo exportá nosso milico de desestimação pra lá, né? Quem mandou darem exemplo? Hahahahah!