Esporte > Melhor jogador da história, Pelé morre aos 82 anos, em São Paulo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Lindo texto, à altura da carreira do Rei Pelé. Parabéns à Folha por destinar o texto principal do obituário ao Juca Kfouri, um mestre das palavras.
Rio-São Paulo de 65, o Santos, já eliminado, jogava desinteressadamente contra o Vasco, que ganhava por 2x0, no Maracanã. Aos 40´ do 2o tempo, o zagueiro Fontana resolveu debochar e a perguntar em voz alta: Dizem que viria um rei aqui hoje, alguem viu por aà ? Quase no final, Pelé foi lá e empatou o jogo, após o 2o gol pegou a bola, levou ao Fontana, e disse: Toma, leva para tua mãe, diz que foi o rei que mandou.
O futebolista amador não tem noção da diferença entre ele e um futebolista profissional, mesmo que de time pequeno, ele pensa que a diferença é pequena e ela é monstruosa, agora imagine a diferença entre ele e Pelé. É algo como comparar a formiga e o elefante, ou até mais do que isto. No amador, eu era bom de bola, mas não pegava nem poeira entre os profissionais de time do interior, a diferença era inacreditável.
Excelente texto.
Sim, mas o tÃtulo mostra falta de habilidade com vÃrgula(s).
Romário disse que Pelé calado era um poeta.
Vindo do Romário, qual a importância?
O esporte é um fenômeno individual-social e, que, repercute polÃticamente como transformador a agregar no individual para que se represente como social. A observância da dignidade como fator preponderante a se justificar o Estado, tem como ferramenta de auxÃlio inexorável o esporte! Pelé foi este incentivo em vida e transforma-se em Ãcone com a sua morte, que, ao mesmo tempo, se constrói sÃmbolo de esperança social a alimentar aquilo mesmo que o construiu.
Enquanto isso, o Sarney continua aÃ...
Pelé foi rei porque foi um preto que ganhou muito dinheiro e não gostava de preto, nem da própria filha.
Pelé existiu, o mundo inteiro é testemunha.
Antes de mais nada Juca Kfouri, um texto maravilhoso! Sem dúvida o mais bonito que já vi sobre o Pelé! Parabéns companheiro de luta!
São muitas as pessoas que não conhecem bem a história de Pelé com a filha que dizem que não reconheceu, mas reconheceu, após disputas judiciais. O caso foi enrolado e em momento algum Pelé foi mau caráter, como alguns pensam e propagam. A história é longa, não dá para colocar aqui. Pesquise no Google, não propague uma difamação injusta de Pelé.
Foi no mÃnimo mau caráter. A moça era a cara dele, sei que isso não justifica, mas o Dna comprovou.
Dizem o pessoal da epoca e pesquisadores que o time da Franca em 58 era mais forte com relacao aos demais, que o da final dessa ultima copa. Jogadores Franceses no entanto, viveram um verdadeiro dia de te rror nos gramados da Suecia, ha 64 anos atras, quando tiveram pela frente um time do Brasil, comandado por Pele e Garrincha. Em termos de comparacao, seria como enfrentar a Argentina na ultima final, so que com Messi e Maradona pela frente. Mais que isso, creio. Feliz por ter visto Pele jogar.
Dizem o pessoal da epoca e pesquisadores que o time da Franca em 58 era mais forte com relacao aos demais, que o time dessa copa de 2022. Jogadores Franceses no entanto, viveram um verdadeiro dia de ter-ror nos gramados da Suecia ha 64 anos atras, quanto tiveram pela frente um time do Brasil, comandado por Pele e Garrincha. Em termos de comparacao, seria como enfrentar a Argentina na ultima final, so que com Messi e Maradona pela frente. Mais que isso creio. Saudades do Rei Pele!
Que texto primoroso! Obrigado, Juca. Obrigado, Rei Pelé!
Pelé que Deus o tenha! Aqui na Terra Pelé será lembrado como o Rei do Futebol primeiro e único não haverá substituto por anos-luz! Que Deus conforte aos seus familiares!
2022 entrará para a história como um ano de perdas de muitos brasileiros queridos, como Jô Soares, Rolando Boldrin, Gal Costa e Pelé.
A maior manchete de hoje foi "José Sarney ainda não morreu, apesar dos 152 anos de idade"
Parabéns Juca, belÃssimo texto! Mas com um personagem desse, fica mais fácil e dá prazer contar suas tantas histórias! O maior de todos os atletas indiscutivelmente, poderia ter sido mais influente em outras áreas em minha modesta opinião, mas foi um gigante, como pessoa e como brasileiro! Pelé é global e será eterno! Descanse em paz.
Corretivo: "Melhor jogador da história, Pelé, morre aos 82 anos em São Paulo".
O Jimi Hendrix do futebol. Todos podem aspirar apenas a imitá-lo, nunca igualá-lo. Tal e qual, o futebol nunca mais foi o mesmo depois dele. Que a terra lhe seja leve!
Parabéns Juca pelo Belo texto.
Bolsonaro deveria declarar feriado nacional!
Mas é feriado até o ano que vem.
Pelé, obrigado por toda a felicidade que você proporcionou ao Povo brasileiro. Poucos fizeram pelo Brasil o que você fez. O grande legado que Pelé deixou é simples e eterno: Ante de Pelé a camisa 10 era igual as demais, depois de Pelé a camisa 10 passou a ser do melhor jogador. Eterno.
O que dizer de um homem que, aos nossos olhos, cumpriu todos os seus propósitos? O que dizer de um homem que enfrentou todos os tipos de preconceitos e não submergiu? O que dizer de um homem, que ao pensá-lo, evoca os nossos melhores sentimentos, as nossas melhores lembranças? O que dizer de um homem que traz em si a nossa identidade, enquanto, povo? Pelé é Brasil! Brasil é Pelé! E assim será sempre lembrado em todo o mundo!
Parabéns pelo belo e verdadeiro texto. Pelé é Eterno.
Pelé, por Nelson Rodrigues, em 1958; "Por que perdemos, na SuÃça, para a Hungria? Examinem a fotografia de um e outro time entrando em campo. Enquanto os húngaros erguem o rosto, olham duro, empinam o peito, nós baixamos a cabeça e quase babamos de humildade. Esse flagrante, por si só, antecipa e elucida a derrota. Com Pelé no time, e outros como ele, ninguém irá para a Suécia com a alma dos vira-latas. Os outros é que tremerão diante de nós". VIDA O REI! ÚNICO, ABSOLUTO, ETERNO!
Sua majestade, o rei do futebol, partiu para um plano superior. Obrigado, Pele, pelas inumeras alegrias que proporcinou a mim e a milhoes de pessoas. Espero que o criador lhe mantenha muito ocupado ai para onde vai. E que de vez em quando, reuna com Garrincha, Maradona, Cruyff e outros e de um espetaculo de futebol ai em cima para o criador ver. Obrigado majestade, foi muito bom ver voce transformando o violento esporte Bretao, num espetaculo de arte!
O que me envergonha é que nessa copa, quando o Pelé tava internado, a Comembol promoveu uma homenagem a Pelé no Qatar. Nenhum ex-jogador brasileiro compareceu, só ex-jogador argentino. Alegaram problemas na agenda. Todos tinham ganho uma Copa do Mundo. Enquanto Pelé jogou pela Seleção, ganhou três, Ah, vão conhecer a história do esporte que vocês praticam!!!
Que dia triste! Pelé eterno nos remete ao sonho da imortalidade também do homem. Fica o mito para sempre. O homem se foi para os gramados do céu. Tive o privilégio de vê-lo em vários jogos. Nota 10 em todos os quesitos técnicos e espaciais do futebol. Cérebro e músculos de rei do futebol. Deus conforte a famÃlia.
Pelé era mesmo um gênio do futebol. Na única vez em que fui a um estádio de futebol foi em que um amigo palmeirense me convidou a ir ao Morumbi assistir a partida entre o Santos e Palmeiras. Sentamos no meio da torcida do Santos. Meu amigo com a camisa do Palmeiras. Pelé passou a bola entre as pernas do zagueiro. O estádio deu urros. A partida terminou em 1x1. O gol de Pelé foi no meio de uma retranca, com toque sutil, de gênio. Nunca esquecerei esse jogo. Pelé deixará saudades em todos nós.
Boas lembrancas, Vito.
Em frente à casa da minha avó tinha uma loja de móveis. O dono se chamava Zico. O motorista de entregas dos móveis era parecido com o Pelé, o apelido dele era Pelé, carinhosamente chamado assim, tamanha era a fama do jogador. Eu era pequeno e o Zico brincava comigo que eu ia passear na pick-up com o Pelé. Eu achava aquilo o máximo. Achava que era o jogador.
Pele' não foi simplesmente o melhor jogador de futebol da história. Edson Arantes do Nascimento foi considerado o atleta do século!
O pai de Pelé, Dondinho, se me lembro, também jogou futebol?
Hora de a CBF aposentar a camisa 10 na selecão brasileira de futebol. Obrigado Pelé!
Andamos tão carentes de Ãdolos que chamamos Bolsonaro de mito e Pelé de rei. Mito é assombração, e rei, rei de que????
Não foi tudo isso
Lindas palavras, Juca. Viva Pelé!
obrigado, vai se um rei de verdade, para o qual os deuses de futebol se ajoelheriam se existem. Pelé era genial com a bola nos pés e sem ela, era mais que a habilidade circense dos dois craques argentinos, mais que oportunismo de contra ataques de ronalducho e do banheira romário, subia mais que cristiano ronaldo, embora mais baixo, via muito mais o jogo que modric, zidane ou platini, liderava mais que cruyf, cobrava faltas melhores que marcelinho carioca ou zico. Um só rei e muitos suditos.
Bela homenagem
Meus sentimentos a toda famÃlia do Pelé .
Imortal. Lindo texto.
Não há nada nem ninguém que se compare ao que o Rei fez em campo.
Gênio! O maior de todos! Eterno! O Brasil deve muito à Pelé! Nosso maior embaixador!
O mundo do futebol não será o mesmo sem a lenda PELÉ !
Pelé genial! Lindo texto!
Pelé e Ayrton Senna, verdadeiros Ãdolos brasileiros. Exemplo de profissionalismo.
E pra jovens torcedores e jornalistas esportivos, especial/e estrangeiros, que minimizam a quantidade de gols que Pelé fez porque jogava em ligas “fracas”, não-europeias, havemos de lembra-los: ele fez o caminhão de gols que fez jogando contra a nata brasileira de meio-campistas e defensores. Os grandes craques brasileiros, tri-campeões como ele, jogavam no Brasil e não na Europa! Com todo o respeito ao Messi, boa parte de sua carreira e gols aconteceram numa liga de “2 times”.
O nosso rei subiu aos céus. Pele viverá eternamente aqui onde ele se tornou o maior de todos.
Obrigado por tudo Rei. Vai jogar no time do céu ao lado de tanta gente boa. Lá o hexa vai ser fácil. Pena que não vá passar na Tv.
Pelé, o magnÃfico.
Sem dúvida o melhor jogador de futebol de todos os tempos e em todo o mundo. Numa época em que os gramados dos melhores estádios mais pareciam os de campinhos de pelada. E a bola. A bola era maior, mais pesada e costurada à mão. Ficar redondinha, só nos pés de craques como ele, o Pelé. Vá em paz.
Morreu agurinha, agurinha.
Morreu Edson Arantes do nascimento, Pelé é imortal. Sua obra está aà para quem quiser visitá-la.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Esporte > Melhor jogador da história, Pelé morre aos 82 anos, em São Paulo Voltar
Comente este texto