Demétrio Magnoli > Imaginando o ano novo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hernan Chaimovich

    Caro Demétrio: Sonhar faz parte da vida e nos mantém saudavelmente criativos. Pode adicionar a teu sonho que o Lula, depois de ver os índices de aprovação subirem até as nuvens por ter realizado os sonhos do Demétrio, reconhece que depois do Palocci a política econômica foi desastrosa, que a queda da Dilma não foi golpe e que a corrupção na Petrobrás foi aproveitada pelo PT.

    Responda
  2. herbert tresoldi

    Demais! Se não puder sonhar é preferível estar morto!

    Responda
  3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Armínio e Persio ? Caí da cama c esse "sonho"

    Responda
  4. gustavo alves de oliveira

    Torço por seu sonho, Demétrio. Afinal, os normais têm dificuldade de sair da zona de conforto. Só sonhadores e loucos mudam, renovam e vislumbram barquinhos marafora. Lula, cabra da peste iluminado e safo, é lucido, mas sonhador. Aguardemos as loucuras do Lula lunático.

    Responda
  5. Renato Guilherme Lebrao Nunes

    Infelizmente viajou!

    Responda
  6. José Cardoso

    Não é o mais provável, mas não custa sonhar.

    Responda
  7. roberto barbosa de castro

    Viajou bastante.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Viajou na economia. O projeto sonhado foi o perdedor no pleito. Demais itens com muitas chances de se realizarem parcial ou totalmente.

  8. Henrique Marinho

    Nao viajou. Mas sonhou alto demais.

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Bem isso rsrs.

  9. Daverson Furlan

    Faltou o congresso mudar as regras para estabelecer ministros do stf, fazendo com que sejam escolhidos dentro de uma lista tríplice formada pelos melhores na carreira da justiça. E não sendo mais cargo vitalício.

    Responda
  10. José Bernardo

    Como cada um de nós, torcedores, o articulista acha que, para vencer, o time tem que ter a escalação e jogar da forma que ele imagina; mas o que de fato importa é que o time jogue limpo, bem e, se possível, vença...

    Responda
  11. Marcos Benassi

    Zeus te ôva, prezado. A conferir, né? Bom 2O23!

    Responda
  12. Wilson Junior

    Dá pena de acordar deste sonho.

    Responda
  13. Henrique Hermida

    Acho que para um ano cem porcento feliz, faltaria uma reforma política com o fim de partidos puramente fisiológicos, levando a uma mudança de paradigma na relação executivo-congresso. Além da eleição de um novo presidente da Câmara!

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Essa reforma é a raiz da mudança estrutural, mas depende exclusivamente do parlamento. Difícil de acontecer numa tacada. Levará anos. Não vamos esquecer que o que designamos centrão é uma herança da ditadura militar. Redução do número de partidos e reforma das estruturas partidárias inclusive com obrigatoriedade de cartilha ideológica em todos os temas podem avançar aos poucos.

  14. Henrique Hermida

    Sonhar não custa nada. A parte que mais me tocou foi o encontro com Zelenski e o reconhecimento da agressão criminosa perpetrada pela Rússia, além da reivindicação da integridade territorial da Ucrânia. Infelizmente, por tudo que tem sido dito - e pelo histórico -, não podemos esperar isso do lulopestismo. Espero ansiosamente por suas colunas no ano que vem, e fica aqui meu pedido à Folha: Demétrio duas vezes na semana! Feliz ano novo!

    Responda
  15. Vito Algirdas Sukys

    A natureza dos problemas econômicos e políticos é tal que as soluções oferecidas não podem ser tidas como provas rígidas ou refutações rigorosas. Esses problemas são debatidos há dois mil anos e provavelmente serão nos próximos dois mil. Aquele que acha que tem a solução possivelmente vai se defrontar com alguém que apontará a falácia de suas suposições. Uma explicação é apenas mais provável do que outra. Não é a prova rígida. O debate é necessário.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Caro Henrique, isso não é uma relativização. Isso é uma constatação que as soluções dos problemas econômicos e políticos não são definitivas e consensuais. Se fossem tanto a esquerda como a direita deveriam aceitar as soluções propostas pela oposição. O debate sobre a objetividade e a verdade na ciência, também tem mais de dois mil anos.

    2. Henrique Hermida

      Essa relativização é nociva e não leva em conta os exemplos da história. Óbvio que o debate é necessário, mas muitas vezes as soluções são, sim, objetivas, simples, e até óbvias. Falta é vontade política ou os interesses é que são outros.

  16. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    Viajou.

    Responda
  17. Geraldo José Geraldo

    Aguardem...vai ser melhor do que estava, pelo menos a dignidade, respeito e empatia...voltou!

    Responda
    1. Henrique Hermida

      "Melhor do que estava" é colocar um sarrafo muito, mas muito baixo mesmo. Se não houvesse ninguém na presidência seria "melhor do que estava". É mais do que "melhor do que estava" que nós temos que cobrar. O Brasil merece mais do que simplesmente "melhor do que estava".

  18. Alberto A Neto

    Feliz 2027! Millôr Fernandes sempre esteve com a razão e sua ironia sarcástica revelava-se profética: "O Brasil será, sempre, o país do futuro".

    Responda
  19. marcos andrade moraes

    Direto! MAM

    Responda
  20. fauzi salmem

    Sim, Demétrio.

    Responda
  21. Junior Lima

    Que seja uma base profética do altíssimo e com adendos à se fazer,Demétrio!

    Responda
  22. RICARDO BATISTA

    Se metade dessas coisas acontecerem, já estará bom demais. Ou que pelo menos Lula rearranje o Estado brasileiro, e comece a reverter a destruição bolsonarista. Feliz Ano Novo! Será melhor, com certeza.

    Responda
  23. Valdir Teixeira da Silva

    Não viajou. Será mais ou menos 80% disso.

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Hilário. Infelizmente, sabemos que não será. Está posto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.