Comentários para:

Bolsonaro fora

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. antonio de albuquerque

    ja vai tarde

    Responda
  2. Rodrigo Gerolin Santana

    Avanços econômicos = marco do saneamento, reforma da Previdência, privatização (liquidação de empresas estatais). A análise está incompleta porque deixa inconclusa a questão: AVANÇOS ECONÔMICOS PRA QUEM??

    Responda
  3. João F G Piragine

    Brilhante.

    Responda
  4. Marcelo Ribeiro

    Loas à economia não condizem com a realidade da maioria dos brasileiros, especialmente a classe média, que sofre com a carestia dos preços, limitação de acesso ao crédito, dentre outras mazelas. De resto, foi uma hecatombe socioambiental sem precedentes, uma administração repulsiva sob todos os aspectos.

    Responda
  5. Felipe Mendes dos Santos

    Bolsonaro só não destruiu ainda mais o país porque não teve tempo. No centro disso tudo, um ministro da Economia que não gosta dos pobres em universidade e nem nas filas dos aeroportos.

    Responda
  6. germano siqueira

    Avanço econômico???!!! Kkkk Deixem de ser asnos

    Responda
  7. delane José de souza

    Um governo que chega ao fim sem conseguir fechar as contas; milhoes de brasileiros passando fome, bolsistas sem receber, farmacia popular sem recursos, etc., etc. Como é que a Folha consegue enxergar avanços na economia? A que empresas estatais privatizadas se refere? A Eletrobras? A deixou um mico maior que o valor da empresa? Saudades de um tempo em que a Folha era, de fato, Um Jornal a serviço do Brasil!

    Responda
    1. delane José de souza

      (A que deixou um mico...)

  8. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O que é legado para a Folha, para o povo é mais uma das heranças nefastas do Bozo, a começar pelo saque às aposentadorias.

    Responda
  9. Alberto Melis Bianconi

    Explica ai Folha, o avanço na economia não justifica o retrocesso democrático porque nunca justificaria, ou porque não foi grande o bastante? Ou seria o velho jogo de agradar a gregos e troianos? Ou o na verdade o antipetismo tem origem em meios supostamente mais sofisticados que a porta dos quartéis? Ou pode ser que foram todos pra festa de natal e deixaram o editorial não mão do estagiário?

    Responda
  10. Juliano Probst

    É a Folha de sempre. Mais liberal que o Posto Ipiranga, não sei em que país vive. Será que os seus jornalistas não viajam pelo Brasil, não investigam nada, o que não é novidade. Agora comemora o crescimento econômico em detrimento de todo um povo.

    Responda
  11. Juliano Probst

    É a Folha de sempre. Mais liberal que o Posto Ipiranga, não sei em que país vive. Será que os seus jornalistas não viajam pelo Brasil, não investigam nada, o que não é novidade. Agora comemora o crescimento econômico em detrimento de todo um povo.

    Responda
  12. eli moura

    avanço economico comparado com o quê cara palida? Com o fundo do poço dos ultimos dois anos? Batemos recordes de miseráveis, o emprego que subiu foi o informal sem rede proteção social e condenando o INSS a insolvencia por falta de contribuição. O estado está literalmente quebrado, não tem dinheiro para suas funçoes básicas, como aconteceu com a policia rodoviaria, universidades, farmacia popular, passaportes etc. Vá mentir pra tuasnegas semvergonhanacara.

    Responda
    1. eli moura

      Se vc não está indignado com este mentiroso editorial então vá procurar sua turma maneh aí debaixo.

    2. Miro Costa

      Alguém que ainda usa "cara pálida", "tuasnegas", etc. é realmente uma pessoa bem informadatão. Inclusive quanto à tão cara questão do politicamente correto. Tua fala lembra alguém, percebes? Mas te achas muito diferente, um ser moralmente superior. Vai tomar um banho de boas leituras, rapaz.

  13. José Cardoso

    Bom editorial. O novo governo deve seguir e ampliar os bons resultados na economia, enquanto melhora no trato com os jornalistas e na boa educação em geral, o que era o ponto fraco do Jair.

    Responda
  14. Ney Fernando

    Um feliz ano novo a todos os colegas "comentadores".

    Responda
  15. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Num fica assim não, Folha! Se o mercado agir, o pato traz ele de volta.

    Responda
  16. Marcelo Magalhães

    Os zumbis já batem nas portas da burguesia rastejando por alguma comida cujo acesso lhes foi negado pelo governo neoliberal. Mas a Folha não os vê e não os percebe, porque eles não tem representação política. São resíduos de uma população trazida na condição de escravos para cortar madeira, extrair ouro, plantar café, cortar a cana atividades que foram substituídas pelas máquinas, portanto os tornam descartáveis, sem importância para figurarem nos modelos econômicos neoliberais. Excluídos, são .

    Responda
  17. Cláudio Ornellas

    Eu e o editorialista da Folha não vivemos no mesmo país. Em 2019, sem covid e guerra, e com a panaceia da reforma da previdência, o Brasil cresceu mísero 1%. As contas públicas só melhoraram por causa da inflação, o país patina no crescimento mesmo com a injeção de bilhões na economia, sem critério. O neoliberalismo é uma espécie de igreja, em que a fé se sobrepõe aos fatos.

    Responda
  18. João carlos Gonçalves de souza

    Interessante que a opinião da Folha coincide com a dupla Bolsonaro/Guedes.Folha o conservadorismo nunca será igual ao bolsonarismo . Uma coisa é defender uma boa gestão liberal competente e democrática. Outra situação é dissimular atos criminosos de Bolsonaro e defendê-lo .Lamentável .

    Responda
  19. Ernesto Dias Junior

    Avanço economico? Só se foi no salário do davila.

    Responda
    1. Raul Cabral França

      Também estou procurando esse avanço econômico. Acho que só chegou para o Mercado da Faria Lima, porque quem vai no mercado do bairro está deixando uma nota de cem e voltando com a sacola vazia.

    2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Avanço econômico do andar de cima. O andar de baixo disputou ossos no lixo.

  20. ROSA MARIA

    Editorial enviesado. Plebiscito FHC a favor do armamento, portanto Bolsonaro cumpriu o que o povo quer. A violência diminui. Auxílio Emergêncial, pois a mídia insistiu que a população saudável ficasse em casa sem trabalhar. O Presidente queria que cuidasse dos velhos e das crianças e que o povo trabalhasse. Portanto o Editorial é de cabo a rabo mentiroso. O ensino brasileiro tem que ser reestruturado, para evitar esse tipo de visão.

    Responda
    1. Ney Fernando

      O presidente queria que os velhos morressem porque isso seria bom para a previdência, e tirou máscaras do rosto de criancinhas. Quanto ao ensino brasileiro, ele o transformou em filme de terror. Devia ser condenado a percorrer o Brasil agarrado à frente de um caminhão igual ao patriota.

  21. Angelo Batista Goulart

    Esse período da posse do presidente Capitão Jair Bolsonaro até a derrota nas eleições para sua reeleição , No Brasil bolsonarista foi executada a agenda ultra-liberal , rentismo, privatizações, corte de direitos sociais e trabalhistas , afinal ele tinha que cumprir o que já estava pré-determinado pelo golpe , pelo capital financeiro interno e externo, pela a lava(vaza) jato , pela mídia corporativa ( organizações globo, folha de são paulo, Estadão etc. . destruir o Estado !

    Responda
  22. Florentino Fernandes Junior

    Feliz ano novo Benassi.

    Responda
  23. ANTONIO CZAS

    É difícil enxergar na economia alguma virtude. Não houve coerência nas ações de PG, ao contrário! Sob a batuta do referido Posto o que assistimos foram orçamentoa mal elaborados, desequilíbrio absoluto na distribuição de verbas, ao ponto de desmantelo de áreas sociais conjugado ao calote. Duvido que PG com esse tipo de conduta fosse contratado como CFO de alguma empresa.O Editorialistas deve ter expressado o que pensa o publisher, que pode ser um excepcional banqueiro, mas um péssimo homem de

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      ...de mídia. Tem faltado à Folha, e não de hoje, recuperar as análises econômicas com seriedade. Há análise provinda de bons colunistas, mas o jornal não emprega critérios de absoluta isenção. Parece que sente a obrigação de enxergar pontos positivos onde não os há. Isenção não é isto. Os pontos apontados como meritórios se devem antes às próprias discussões travadas há anos pelo Congresso. Fosse Guedes o condutor e teríamos apenas trapalhadas no que aprovado foi.

  24. Mauricio Borborema de Medeiros

    Avanços econômicos?! Que visão pequena do que é a economia. Vergonhoso para um jornal como a Folha.

    Responda
  25. Florentino Fernandes Junior

    Robson, tente começar o ano com menos odio no coraçao. Parece bolsominion

    Responda
  26. Florentino Fernandes Junior

    Começa amanha

    Responda
  27. Fernando Antônio P Lemos

    Só porque os mais ricos ganharam dinheiro e os outros foram prejudicados com as reformas, com a volta da fome e o aumento da miséria, não quer dizer que houve avanços na economia. Pelo contrário Estamos pagando esse preço. Pagamos tudo mais caro: combustível, comida, moradia, saúde. Eu me aposentarei dez anos depois do que tinha direito. Não foi avanço. Foi desastre.

    Responda
  28. Florentino Fernandes Junior

    Cslma redbanho. A miseria vai sumir das ruas e vai chover picanha e mel.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cerveja! Hahahahah!

  29. Fernando Antônio P Lemos

    Avanços econômicos? Vou me aposentar 10 anos depois do que iria; pago um combustível muito mais caro do que em 2018; as minhas compras no supermercado são uma ínfima parte do que comprova no início desse desgoverno; meu salário está congelado; a saúde ficou muito mais cara; meu padrão de vida caiu. A miséria e a exploração aumentaram. Há gente passando fome nas ruas. Para quem houve, então, houve avanço? Para os abastados. Foi um desastre.

    Responda
  30. paulo werner

    Calma, moço, logo vcs voltam pra vender as praias e os aquíferos do Brasil. E se o governo de esquerda for exitoso, basta algumas pautas bomba no Congresso e outra lavajato pra vcs novamente interromperem a crescente participação dos pobres na renda nacional.

    Responda
  31. Sérgio Silva

    As our president already has cowardly fleed the couuntry, I just have to say in clear english: editor, you've gotta be fucking kidding!!!

    Responda
  32. Luiz Segantini

    O editor da FSP deve ter muitas ações da Petrobrás!

    Responda
  33. Luiz Segantini

    A FSP esquece de dizer que neste ano foram sacados mais de 70 bilhões de dólares do nosso fundo de reserva cambiais. Né FSP?

    Responda
  34. Rubens Nakasima

    Basta olhar as ruas de São Paulo para refutar a conclusão desse texto. Como falar em melhora econômica com tantas pessoas na miséria? A FSP, assim como os Farialimers e Youtubers, têm que entender que economia é muito mais do que uma planilha de Excell ou um punhado de índices.

    Responda
  35. Alexandre Arantes

    Venda de estatais, quais e de que forma? Avanço? Manter legado? É algum tipo de primeiro de abril, pegadinha do malandro? Editorial inacreditável.

    Responda
  36. elder bregolin

    Depois dessa que o Bolsonaro aprontou as bandeiras nas casas de muitos patriotas de ocasião vão sumir. Aguardem...

    Responda
  37. elder bregolin

    Cadê o mito? que mico !!

    Responda
  38. José Bernardo

    Para "criticar" bolsonaro a FSP da pec da gastança é de súbito tomada de sobriedade e comedimento: o "fora bolsonaro" que jamais foi capaz de entoar mesmo diante dos piores ataques dele à democracia se torna "bolsonaro fora"; e a promoção deliberada, pelo desgoverno, de retrocesso e ataque frontal a todos os valores civilizatórios torna-se "pauta conservadora"; a ode guedista do parágrafo final, então, é risível para qualquer um que vá a um supermercado...

    Responda
    1. José Bernardo

      Some-se a isto a manchete da edição: a deserção e fuga vergo nhosa do pior mandatário da história da República torna-se, pela FSP, uma protocolar "ida aos EUA"; "antes da posse de Lula", não se refere ao sucessor dele, a quem deveria passar a faixa: deve ser algum novo governante em alguma lua de Júpiter...

  39. Hugo Oliveira

    O jornalão guedista continua na tese de "avanço econômico" já pensando em pavimentar a dupla Leite -Tebet em 2026...onde está isso ? Maior dívida pública da História, empregos altamente precários sendo gerados , uma taxa de desocupação enorme entre jovens, primarização ainda maior das exportações, aumento visível da pobreza e desigualdade...onde reside essa melhoria ? Nas aplicações do mercado financeiro? quanta desinformação...

    Responda
  40. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    O final do editorial é a prova indiscutível que se pode mentir e deturpar os dados e números corretos.

    Responda
  41. Marcos Benassi

    O final do editorial é pro pessoal não se sentir muito culpado da crítica que fez nos primeiros quatro-quintos?

    Responda
    1. José Bernardo

      Não, Marcos: os primeiros quatro quintos são protocolares, mero pretexto para o último parágrafo, que é o que de fato conta e que ainda contém advertência para que se preserve o "precioso" legado...

  42. Ricardo Andrade

    A dívida pública parou de crescer, a inflação caiu e o número de empregos subiu forte? Melhorias econômicas para quem? A Folha parece disseminar notícias falsas. Possivelmente, habita um mundo muito longe da maioria dos trabalhadores brasileiros e mais próximo do mundo bolsonarista.

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      O editorialista fala que a inflação caiu, mas a queda que houve foi artificial com a redução de impostos diminuído a arrecadação de impostos. A inflação caiu para a classe média que possui carro, etc… e foi uma medida eleitoreira. O aumento de inflação para os brasileiros mais pobres, para a maioria dos brasileiros, é visível nos supermercados. Dito isto, este editorial da Folha dissemina notícias falsas e isso não é questão de opinião, é um fato.

  43. Emerson Luis de Moraes

    Paulo Guedes deixa o governo com R$ 5,87 trilhões em dívida pública, ou seja, foi a única coisa grandiosa realizada. Além do legado da volta do Brasil ao mapa da fome, onde 33 milhões de irmãos brasileiros passam por insegurança alimentar grave. Muito estranho este sucesso econômico louvado pela @Folha.

    Responda
  44. Said Ahmed

    Algum faria-limer guedista deve ter escrito esta opinião. A inflação caiu mas está tudo pela metade do dobro quando vou ao mercado. Desemprego caindo às custas da situação precária de trabalhadores e aposentados. Só um faria-limer para elogiar este legado guedista. Mas não surpreende, futuro precário é o que a Folha deseja para todos nós. Quando a precariedade dos mais fracos vira miséria, o conforto dos mais fortes vira precário.

    Responda
  45. Said Ahmed

    Algum farialimer guedista deve ter escrito esta opinião. A inflação caiu, mas está tudo pela metade do dobro quando vou ao mercado. Desemprego caindo, mas às custas da situação precária de trabalhadores e aposentados. Só um farialimer para elogiar este legado guedista. Mas não surpreende, futuro precário é o que a Folha deseja para todos nós. Quando a precariedade dos mais fracos vira miséria, o conforto dos mais fortes vira precário.

    Responda
  46. Florentino Fernandes Junior

    Fsp como sempre isenta e precisa.

    Responda
    1. Robson Simões

      Ironia, né ?

  47. João Pedro Sousa

    O legado do desgoverno Bolsonaro: Fome, Miséria, Morte e destruição.

    Responda
  48. Caio Gomes

    Parei no bigode. Tá de sacanagem. "Avanço econômico"? Oi??? Isso no meu dicionário é negacionismo, hein folha?

    Responda
    1. Robson Simões

      Kkk...Dá-lhe Caio ! É muita cinismo da fsp. Jornal imundo.