Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Marcelo, alguém já disse que o cético não se desilude nem sofre. Mas, no fundo, ele espera que as suas previsões, por coerência, não o desiludam nem o façam sofrer. Isso, de certo modo, é otimismo.

    Responda
  2. José Cardoso

    Não entendo o que há de errado com Belo Monte, Jirau e Santo Antônio. Foi essa mentalidade ecológica estreita que levou a Alemanha a abandonar seu programa nuclear, tendo que comer na mão dos russos com o gás natural. Agora estão queimando carvão para se aquecer, porque nem gás (já ruim para o efeito estufa) há suficiente.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Marco, caríssimo, seu pessimismo tem o enorme mérito de dar, com precisão, o nome aos bois e aos medos. Isso é tão melhor do que o pessimismo-padrão que grassa pelaí (e por cá também), que talvez nem merecesse a alcunha, mas vá lá, é você mesmo a dá-la. Aposto mais na mudança das pessoas no tempo, e não somente pela belezura, mas por pragmatismo. Dona Tebet, por exemplo, seria esperta em ampliar o escopo de seus apoiamentos, ainda que perdendo parte dos originais. Muda-se, mesmo que por espertez

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, descorretor maledetto: trocou o nome do articulista?!

  4. Marco Nunes

    Todo mundo que enche a boca para falar do L esqueceu que ele é um cor ru p to condenado pela justiça. Que abstração é essa? Ele entrou e continuará o que não terminou.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Muitos enchem a cabeça de vento ao dizer "condenado": o processo e o juiz, ambos enKHagalhados, foram desqualificados e anulados (ah, vários outros não foram sequer admitidos e/ou finalizados com inocência). Como diria o Mordomo Gorpista, julgar-se-á o barbudo novamente, e aí pode ser.

  5. Marco Nunes

    Todo mundo que enche a boca para falar do L esqueceu que ele é um cor ru p to condenado pela justiça. Que abstração é essa? Ele entrou e continuará o que não terminou.

    Responda
  6. Hugo Oliveira

    Vai dar certo, muito certo e este espírito de porco (mais um) vai engolir este artigo ridículo

    Responda
    1. marcos machado

      Voce também acreditou quanto o Lula falou que o pré sal iria impulsionar o Brasil para o futuro, deuxe de ser pueril, homem........

  7. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Faltou falar do passado corrupto e corruptor dos governos Lula

    Responda
  8. WAGNER SOUSa

    Não é trivial compor um governo com a complexidade das forças políticas que temos. Ruralistas e indígenas, por exemplo, estão representados. A drástica redução do desmatamento, autoriza, sim, otimismo. Belo Monte, Jirau e Santo Antônio são importantíssimas para a geração de energia. O pré-sal nos faz produzir 3 milhões de barris. A era do petróleo não acabou ainda. Na economia, que cresceu 4 por cento ao ano, viu-se a pobreza ser reduzida e o desemprego despencar.

    Responda
  9. PAULO C NEVES

    Os atucanados voltaram. Depois de seis anos de escolhas dúbias e ceticismo sobre a democracia com povo. Em nome da "ciência" do mercado.

    Responda
  10. MARIA STELA C MORATO

    Vou desenhar pra vc que colocar ministros suspeitos não é muito saudável para o país

    Responda
  11. FLAVIO MORAES MAGALHAES

    Não Marcelo Leite, não autorizam não, muito pelo contrário, otimismo é a única palavra possível diante do cenário catastrófico de terra arrasada deixada por aquele que deixou o país ontem e de todos os seus atos indignos. E vc sabe disso!!!

    Responda
  12. Lucia Coelho

    O legítimo não vi mas já não gostei, ou nunca provei mas sei que não vou gostar.

    Responda
  13. wilson kfouri

    Gratidão eterna à Lula por ter nos livrado da aberração humana que nos assombrou por 4 anos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, essa é ótema: não concorda nem desdiz, apenas enfatiza um mérito capaz de botar o barbudinho no Céu. Tá ótemo e perfeitamente defensável.

    2. marcos machado

      Não se iluda amigo, depois dos abutres bolsonaristas, virão os chacais e hienas petistas, a transição e a formação do governo petista já diz muito do ranço do pt, se prepare!...ah, eu votei nulo!...jamais votaria num ex presidiário ou num futuro presidiário....

  14. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    C h a t o

    Responda
  15. Antonio Catigero Oliveira

    Sem dizer que a maioria das políticas sociais e ambientais conquistadas no período Lula-Dilma foram destruídas, a crítica carece de contrapontos.

    Responda
  16. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Cada um tem suas preferências, seus nomes, ministros e políticas de sonho. Já Lula se depara com a realidade de que não tem como governar sozinho, que há um Congresso adverso e um país dividido, e é mestre na articulação política. Esse é um metier em que poucos podem lhe ensinar alguma coisa. Exercitem as suas predileções fiscalizando e cobrando o governo com honestidade e visão política.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Outra ótema, como a do colega Wilson. Assino debaixo de ambas, se me permitem.

  17. Alberto Soares Soares

    Cético!

    Responda
  18. Maurizio Ferrante

    Gosto muito de colunistas com o complexo de Nostradamus. Se eu fosse mais organizado guardaria por alguns anos suas previsões, só para minha futura diversão.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bom comentário. Pegando carona, sugiro à Folha, em sua nova fase Destra, coluna: As Novas Centúrias, por Marcelo Leite. Michel de Notredame, conhecido nas rodas da malandragem, porém, era mais esperto. Profecias hermeticas. Acertava sempre. Só bobos fazem profecias explícitas. Bom 23 a todos.

  19. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Cada um querendo puxar a brasa para sua sardinha, infelizmente não há brasa suficiente. Mas como o próprio Presidente Lula costuma dizer que a política é a arte de conciliar os divergentes, me parece que é exatamente isso que está acontecendo na composição dos ministérios. Que a sociedade organizada ajude o governo a fazer os devidos ajustes que fatalmente ocorrerão, pois o governo estará aberto para eventual reforma ministerial.

    Responda
  20. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    E o que falar do convite ao amigo Maduro??

    Responda
    1. Edemar Afonso Gonçalves

      Maduro é presidente da Venezuela, vizinho e parceira comercial do Brasil. "Perdeu Mané, não amola".

  21. jose vanzo

    Lula se elegeu por uma frente ampla pela democracia.Resta saber se ele ,na prática, acredita nela.

    Responda
    1. Rosilene Xavier Mourao

      É hora de nos perguntarmos, o que nós cidadãos, podemos fazer pelo nosso país. Lula não se candidatou a Deus.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não se trata de crença mas de necessidade. A realidade se impõe. Lula é um ótimo articulador político, sabe que não consegue governar só com as esquerdas.

  22. Laudgilson Fernandes

    O futuro nos espera...talvez Lula apenas queira representar a sociedade brasileira, nas suas contradições.

    Responda
  23. MARIA STELA C MORATO

    Perfeito. E o que dizer da escolha da ministra do Turismo?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Precisa desenhar sobre a necessidade de contemplar as diversas forças políticas que o apoiam?

  24. Francinete Fernandes de Sousa

    Cansativo. No Brasil , parece que o importante é lacrar. De jornalistas a homens/ mulheres públicos... quando esse país vai entender que a gente quer menos discursos e mais resolução de peoblemas. Que importa se é de esquerda de direita, o cidadão precisa matar sua fome, quer ser já de comida, de Cultura, de segurança,de infraestrutura... Trabalhe Haddad, Simone,Dino...Nos dê o país que merecemos,justifiquem nossos impostos pagos com suor e lágrimas!

    Responda
  25. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Empossado sem percalços? Como assim? O que homens como Marcelo Leite, e outros tantos desta Folha, é inventar vários percalços - em um esforço de conduzir o governo a uma mediazinha neoliberal faria limers e tudo o que jamais dará certo nesse país. E insistem. O sr. Marcelo Leite é só mais um - e fraco, por sinal.

    Responda
    1. Afonso Tadeu Madeira de Oliveira Oliveira

      Por sinal, fraquíssimo!