Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil na história foi colonizado pela metrópole que não valoriza e nem liga para a Ciências e pesquisas, culturalmente medíocre já foi moldado e herdou da mesma, a sociedade de hoje só importam com assuntos fúteis e programas de TV.

    Responda
  2. Paulo Astor Soethe

    „Primeiro, não dá para fugir da tarefa de reconstruir as pontes entre a comunidade científica brasileira e a população que a financia.“ Perfeito! Um passo importante: difundir ciência na educação básica, a partir da integração sistemática dos professores à comunidade científica brasileira. Em todas as áreas. Educação e ciência de mãos dadas representam, em poucos anos, uma população mais numerosa de jovens pesquisadores, de onde vem qualidade e empenho por mais recursos, não apenas estatais.

    Responda
  3. José Cardoso

    Não tenho os números, mas talvez tenha havido uma grande expansão da pós graduação nas últimas décadas, e o total para as bolsas não tenha aumentado na mesma proporção. O fato é que minha bolsa de mestrado no final dos anos 70 era, em valor atualizado, aproximadamente o triplo do que é pago hoje. Com os recursos escassos, é preciso dar bolsas(decentes) apenas à áreas essenciais para o desenvolvimento do país.

    Responda
    1. Eduardo Pires

      José, concordo em parte., aposentei-me recentemente, depois de mais de 40 anos trabalho universitário. Passei por vários cargos e experimentei os altos e baixos do financiamento da ciência. No meu convívio, aqui e no exterior, com cientistas de muito maior gabarito que o meu, aprendi que todas as ciências são importantes para o desenvolvimento de um país. O mundo é muito complexo e precisamos de tudo. Agora, principalmente de um governo que reverta o ódio que um grupo muares nutre pela ciência.

  4. Francinete Fernandes de Sousa

    Exatamente. Essa ideia de missionárismos dos cientistas parece um projeto. Um mestrando, um doutorando ganha riduiculamente pouco(isto em governo de direita, de esquerda) revelando que a Ciência não é levada a sério. País injusto, atrasado, vergonha total.

    Responda