-
Luís Santana
Malthus também previu apocalipses quando achou, meio astrologicamente, que a população cresceria bem mais que a oferta de comida. Hoje, o que temos é excesso de produção de grãos, desperdiçados ou muito mal distribuídos. Com a tecnologia disponível hoje, já não era para ter um único ser humano passando fome.
-
Hudson Rodrigues Lima
Desconfio que muitos autores como o citado apenas pecam quando não dão nome ao modo de produção que provoca crises para sobreviver, devem ter medo de serem chamados de esquerdistas ou de comunistas. O fato é que o modo de produção que conhecemos e acreditamos dá claros sinais que nos conduz para um abismo.
-
João José Aguiar
A humanidade tem evoluído ao longo dos séculos e milênios e acredito que assim continuará. Os desastres (pandemias, guerras, etc.) continuarão a acontecer e muitas vezes são indutores do melhoramento dos sobreviventes.
-
Jove Bernardes
A humanidade tem evoluído, Aguiar? Evoluído?
-
-
Alan Carlos Goulart Gomes
Um livro muito parecido com essas informações é de 2015 da jornalista Miriam Leitão - História do Futuro. Mas nele, ela aponta o que, especialistas de diversas áreas apontam como desafios a serem enfrentados a nível nacional.
-
Ernesto Dias Junior
Não é o primeiro, nem será o último, a brincar de Herman Kahn. Mãe Dinah deixou todos eles comendo poeira.
-
wladimir jurado lourenço
Putz ! A pior indicação do Hélio ( brincadeirinha ). Não vou comprar esse livro, a amostra do Kindle já é o bastante
-
NACIB HETTI
O Roubini é mara. Só faltou a guerra nuclear total.
-
José Cardoso
Como sempre há problemas e perigos diversos, não é difícil elaborar cenários catastróficos. Mas a frase mais pessimista e deprimente que já li foi do romeno Cioran: ' o pior é que o mundo não vai acabar.'
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Folha censurando isso? Vai tomar no c: Que chances há para o otimismo num país em que 50% desejavam a continuidade do Bozo genocida corrupto e, portanto, do desastre, e 40%, segundo o DataFolha, acham que ele fez um bom governo, além de cerca de 20% que acharam isso regular?
-
Marcos Benassi
Zé, meu caro, essa sua tá fácil, nem carecia ficar brabo: boa um O maiúsculo entre o algarismo e a %, tipo 4O% que vai que nem um quiabo. Nem carece xingar essa Herda de script ou mandar a phôia sentar no coqrete. Sejamos phinos. Hahahahah!
-
Galdino Formiga
Pode mentir e agredir o jornal?
-
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Que chances há para o otimismo num país em que 50% desejavam a continuidade do Bozo genocida corrupto e, portanto, do desastre, e 40%, segundo o DataFolha, acham que ele fez um bom governo, além de cerca de 20% que acharam isso regular?
-
Eduardo Freitas
A mensagem que fica é que o Brasil saiu do desastre, mas, não escapará de uma tragédia.
-
Rogerio De Souza Cruz
O colunista é irônico: após elucidar as ideias do economista tão otimista quanto Schopenhauer, nos deseja feliz 2023.
-
Marcos Benassi
Óia, Hélio, acho que vou usar esse texto como um aviso: não leia. Eu, que já não sou um otimista, vou me limitar a observar - com os ouvidos, porque inevitável - o caos que provém de meu vizinho de fundo e sua festa, com a trilha sonora distópica e os berros embriagados dos convivas. Em relação a isso, eu posso esperar pelo melhor: não passará das seis da matina. E não estou lá no meio daquele Doom! Hahahahah! (Mas, como a curiosidade mata gatos, ratos e porcos, vou espiar o livro, se calhar)
-
osmar Carneiro
Não se preocupe. Sempre pode piorar; só existe limite pra virtude
-
Paulo Raimundo
O texto foi removido a pedido do autor.
-
Nelson Oliveira
Como dizia uma piada dos anos 70: os otimistas acreditam que em breve todos estarão comendo m. Os pessimistas acham que a m. não vai dar pra todos. Assim mesmo, Feliz Ano Novo!
-
Marcos Benassi
E metade dela estará contaminada e incomível! Hahaha!
-
-
Alberto A Neto
"Oferecer-vos-ei como escravos e ninguém vos quererá". (Deuteronômio. Quinto Pentateuco). "Você consegue imaginar algo pior do que um mundo de trabalhadores. sem trabalho? Eu não!". ( Hannah Arendt - Origens do totalitarismo). "Amanhã será pior". (Sêneca). "O otimista é, antes de tudo, um mal-informado". (Paulo Francis). 2023 já é mais um ano perdido se somado à octaetéride de 2015 a 2022. Com o "otimismo da vontade" no zênite do possível: UM FELIZ 2027(vinte e sete) já estaria de bom tamanho!
-
Miriam Santos
Obrigada pelo ano de colunas incríveis, por favor, não nos deixe. Folha me deixou traumatizada em 2022.
-
Marina Gutierrez
Acredito nas previsões do economista mas sou otimista, nunca a Humanidade viveu tão bem como atualmente,existe ainda muita miséria, fome e guerra mas tentem imaginar a vida no passado, um passado não muito distante, o dos nossos avós e bisavós por exemplo, as duas guerras mundiais e doenças horriveis que foram erradicadas.
-
Humberto Giovine
A história mostra que a humanidade venceu inúmeras e perigosas catástrofes, venceremos as (possíveis) futuras! Um excelente e esperançoso 2023 à todos!
-
PAULO CURY
não acredito em ninguém que não acredite que queda de natalidade é um bom negócio
-
Eduardo Rocha
Eu não acredito. A queda da natalidade tem várias implicações negativas. Citando dois: ocorre de forma desigual e é maior onde há IDH mais alto. Envelhece a população e cria problema com os sistemas previdenciários. Parece piada, mas China, apos décadas da política de filho único, está com problemas de falta de gente.
-
-
Miltino de sousa ferraz
Hélio, talvez isto possa acorrer porém, brasileiro é guerreiro, trabalhador, competente, comprometido. Eu, por exemplo, com 74 anos, voltei a estudar, completar minha graduação e voltar a trabalhar. Espero estar remando a favor de todos nós para uma Democracia forte, vitoriosa, sem fome, sem violência, autoritarismo, AMAR muito nossas companheiras e filhos. Nunca permitir que outros decidam por nós, sempre interagindo, convencendo outros sobre as melhores decisões a tomar e evitar o erro
-
Joaquim Rosa
Nossa! Brasileiro é tudo isso? E mesmo assim elege um um tosco genocida e por muito pouco não o reelege. Que fase!
-
pedro bernardini
Bacana. Inspirador.
-
Marina Gutierrez
Bravo Miltino! Gostei muito do seu comentário.
-
ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER
Miltino, meus parabéns pela tua atitude e coragem. Me lembra a frase máxima de Jack London: o homem nasceu para viver e não para existir!
-
-
Galdino Formiga
A interpretação de livros quase sempre torna-se ilusão.
-
Guilherme Nobre Souto
Nas entre linhas , já está avisado de que venceu, mas para a folha, não levou, faz sentido o que li outro diz, com a demissão do Janio, guinada a direita total.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
E o que isso tem a ver com a coluna ?
-
-
Vito Algirdas Sukys
Li o livro "Megatrends: Ten New Directons Affecting our Lives" ( Mega-tendências : Dez Novas Direções Afetando nossas Vidas) de John Naisbitt de82. Lembrei das dicas de Fracis Bacon no Novum Organum: evite fazer generalizações apressadas. Faça experimentos para testar suas hipóteses. Algumas previsões de Nasibitt se confirmaram, outras não. Acredito que o mesmo deve ocorrer com o livro do economista. Outro livro que li foi sobre Mega Drives, tendências em marketing. Menos que10% aconteceu
-
Marcelo Galvao de Oliveira
Texto elaborado do alto da envergadura moral de quem já desejou a morte de alguém. Parabéns!
-
wilson kfouri
Com a derrota do miliciano psicopata genocida o que vier é lucro...
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.