-
Camila Falcão Almeida
o que não me espanta em nada é só ter ómi cis aqui falando bobagem
-
José Miguel Ortega
Ih isso merece uma aulinha de biologia. Ter ovário x próstata é, na evolução, tão antigo quanto ter orelha. Isso, os mamíferos tem o sistema X/Y típico deles, e o sexo biológico macho x fêmea. Ah mas menstruar é quase só mulheres, chimpanzés, gorilas, orangotangos menstruam um pouco. Menstrua quem não tem cio! Ora, essa sexualidade de não ter cio e ter psique é muito moderna na evolução, é por ai que passa a questão do trans. Foi legal a tentativa, mas rola um estudo de biologia ai!
-
Camila Falcão Almeida
poxa, talvez te falte uma interpretação de texto melhorzinha, tantos livros bons disponíveis para leitura....
-
-
Alexandre Pereira
Talvez, quando pararmos de tentar fazer da exceção a regra e de classificar grupos com tanta facilidade, definindo com simplicidade vil que os demais aceitem de forma inconteste um determinado ponto de vista, usar estruturas de governo para se impor sobre os demais e, também, quando deixarmos as crianças fora disso, as pessoas se entendam. No mais, ainda espero por quem assuma as consequências, pois surfar a onda é irresponsavelmente fácil.
-
marcos machado
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
RANULFO FELIX JUNIOR
Concordo. E o livre arbítrio e o amor entre eles, também é criação de Deus. E o ódio a qualquer tipo de amor, não é de Deus. Então é de quem?
-
Marcos Benassi
E os cachorro, vampiro, anão de jardim, fadinha do dente e eticéteras? Incréu comunista rubrovermelhudo! Hahahahah!
-
-
Kleber Veloso
Sobre jornalismo e literatura eu parei no feijão e o sonho. era mais simples.
-
Marcos Benassi
Bernardo, meu caro, confesso que não sei se compreendo sua síntese - parto do mesmo início (branco, cis...) mas sem o auxílio da literatura, daí... Eu ainda não me animei a fazer esse percurso pela discussão "da menstruação": acho todo mundo inerentemente merecedor de respeito, dentro do arcabouço identitário de sua escolha; não mudam os paradoxos, conflitos e desejos, mas a persona sob a qual ocorrem. Pode ser simplório, é o risco que corro. Lerei de novo seus dois artigos, quem sabe entendo?
-
Eli Leib STERN
O que é cansativo, meio que filhote do politicamente correto, é a expectativa que passemos a nos debruçar e esmiuçar distinções, quando nem as temáticas têm encaixe natural na agenda pessoal. Discriminar ñ é usar o estereótipo definidor da particularidade; e sim atribuí-lo à pessoa que está à sua frente
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.