Ruy Castro > Deliciosa e rude franqueza Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Proudhon disse primeiro: "Toda propriedade é um roubo assegurado por lei."
Eu tive a felicidade de ler alguns escritos do Shaw, inclusive o magnÃfico Pigmalion, que foi transformado em filmes - um de 42 com roteiro do próprio Shaw, e outro de 64, com a atriz Audrey Hepburn. Mas a citação sobre "acrescentou que todo rico é l..drão ou de filho de l..drão
Meu post saiu truncado: o que Proudhom disse é que toda prop é um r..bo e que todo rico é la..dr ou filho de la...dr
Gostei mais de algumas outras, como: O assassinato é a forma mais extrema de censura"; "Quem sabe, faz; quem não sabe, ensina"; "Já poderÃamos ter o socialismo, se não fosse pelos socialistas"; Talvez estas mereçam igualmente uma coluna. A propriedade não é apenas comédia, mas também fundamento do Estado e do estágio atual da civilização, quer se queira, ou não.
Olá Ruy, como sempre excelente crônica. Mas gostaria de saber pq vc não escreveu nada sobre o Pelé, dado o q ocorreu?
Cara, não li mesmo. me perdi. valeu o toque.
Constantinides, você não leu a fabulosa crônica do Ruy na última quinta-feira, “Torcendo por Pelé”? Teve gente que leu e chorou.
Proudhon, também disse que "toda propriedade era um roubo".
Nunca o li, mas acabei com uma impressão desfavorável dele por conta do Aldous Huxley, que considerava seus personagens intelectos vazios, sem desejo.
Por aqui tinhamos o nosso Bernard Shaw, chamado de Barão de Itararé. Mas parece que o Barão-Aparicio não gostava desta comparação.
Shaw, sempre sensacional; o problema, como sempre, é o uso da obra. Para o bem ou para o mal, uma vez revelada, segue conforme o entendimento de quem a lê.
Cara, salvo algum engano meu e do acaso, nunca li Shaw (a menos que assistir Shawn, o Carneiro, tenha esse valor). Nem o fac-simile do cartãozinho. É mais um buraco no meu queijo suÃço educacional. Se fôra hoje, algum espertinho fotografava o cartão, emitia um nft, e embolsava um dinheirim. E a máxima continuava valendo, com a adição de um bobo comprador.
Shaw não foi original. Pelo menos nessa. Copiou e parafraseou Proudhon, que declarou: "La propriété, c'est le vol!" (A propriedade é um roubo!)
Frases? Que tal ''Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, TubaÃna'. Bleargh!
Hey! Nunca se esqueça do ozônio fiofal! Hahahahah! Se formos fazer uma lista das grades do Bozo, embora seja uma tarefa emética, pô, dava pano pra manga. E muita risada na leitura!
Tem duas frases dele que eu acho certeiras : os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. E liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.
Não o Bozo! É uma vÃtima da Liberdade, um mártir, que a enfrentou bravamente - pelo menos com cara de bravo; parece que não muito mais que isso, o que está gerando uma certa "liberdade de decepção" no meio da Bozonéscia... Hahahahah!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Deliciosa e rude franqueza Voltar
Comente este texto